A confiança do forte é temer a Javé, que é um refúgio para seus filhos. O temor de Javé é fonte de vida, para evitar os laços da morte. Povo numeroso é honra para o rei, mas a falta de gente é ruína para o príncipe. O homem paciente é cheio de inteligência, mas o impulsivo exalta sua própria ignorância. Coração tranquilo é vida para o corpo, mas a inveja é cárie nos ossos."
Entre tantos conselhos maravilhosos que a Palavra de Deus nos dá, um deles está o trecho de hoje. “A confiança do forte é temer a Javé, que é um refúgio para seus filhos”.
Você quer confiar em alguém com segurança? No amor e na amizade com Deus está a confiança segura. O Senhor coloca, no caminho de todos que O amam, pessoas em quem se possa confiar.
No amor e na intimidade com Deus, está o temor ao Senhor, que é fonte de vida. E diz a Palavra: “O homem paciente é cheio de inteligência, mas o impulsivo exalta sua própria ignorância. Coração tranquilo é vida para o corpo, mas a inveja é cárie nos ossos”.
Como saber se o seu coração é mais bondoso do que invejoso? Se você é paciente ou impaciente? Sendo íntimo de Deus, porque a intimidade com Ele o fará conhecer a si mesmo. Quanto mais você O conhece, mais você se conhece.
Então, se você quer fazer um grande bem a si mesmo, primeiro, tenha intimidade com Deus. Como ser íntimo d’Ele? Pela oração e pelo amor. Quanto mais você rezar e amar, mais amigo do Senhor você será.
Se você não reza há algum tempo, volte a rezar imediatamente. Recorra a Ele, clame a Sua ajuda, peça sabedoria nas suas escolhas, guarde n’Ele a sua alegria. Tudo o que você investir em Deus se multiplicará.
O temor do Senhor é fonte de vida. Quem reza se renova e escapa dos laços da morte espiritual, física e emocional. Então, invista em você e seja íntimi do Senhor. Quando você investe n’Ele, está investindo em você também.
Segundo: tenha paciência. A pessoa paciente é prudente, sabe esperar, tem tranquilidade e consegue até ser compreensivo com o outro.
Em terceiro, tenha o coração bondoso, não sinta inveja da felicidade do outro. Um coração bondoso é fonte de saúde física. Quem está bem por dentro, por fora fica bem também.
Deixe Deus mostrar a você quem foi que Ele criou, seja íntimo d’Ele. Quanto mais você confiar n’Ele, mais você aprenderá a confiar em si mesmo. Estando perto d’Ele, você começará a ouvir-se mais, a amar-se mais, a reconhecer o seu valor, a expressar seus sentimentos sem medo.
Tudo isso é um processo que começa no temor do Senhor, pois a confiança em Deus faz você esperar. A esperança dos Seus filhos é a fonte da vida, a qual requer paciência e bondade. A pessoa paciente é prudente, cuida de si, investe em si e protege o coração de tudo que é ruim.
Aproxime-se de Deus para fazer um investimento verdadeiro em você. Deixe o Espírito Santo lhe mostrar quem você é, pare de se comparar com as pessoas, porque você é único. Invista nas suas qualidades, você tem muitas coisas boas. Fazendo isso, você não perde tempo com os defeitos.
Mas isso você só consegue tendo intimidade com o Senhor, pois a paciência leva à prudência.
“Senhor, dá-nos essa graça. Nós queremos ser mais íntimos de Ti, mais pacientes e prudentes e ter um coração bondoso, apartado de toda inveja. Vem, Espírito Santo, e dá-nos essa graça.”
Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário