Muitas pessoas confundem justiça com vingança e entre elas existe muita diferença. A justiça se refere a um modo ético de viver, ao respeito pelo próximo e à proteção da vida, da propriedade e da ordem. A vingança nada mais é que uma forma de retaliação.
Perceba que alguém que busca a vingança é motivada por uma raiva que se baseia em questões dolorosas não resolvidas. A pessoa acaba se concentrando tanto em revidar a dor sofrida, que se esquece de que está maltratando a si mesmo.
Para a pessoa que busca a vingança, ela parece justa e correta, entretanto vingança nada tem a ver com justiça. Em Levítico 19,18 lemos: “Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”.
A vingança não fará nenhum individuo melhor, é difícil mas é necessário agir como o Senhor nos pede, quando você sentir vontade de se vingar, lembre-se de que Deus habita em todas as pessoas.
Ora, isso quer dizer que você, diante de qualquer semelhante, tem que proceder como se estivesse perto de Deus. Se você estiver tomado pela raiva, eleve seu pensamento e orações ao Senhor, pedindo que te cure e tire de você qualquer sentimento negativo contra seu semelhante. Seguir o que o Senhor nos pede é sempre sábio e eficaz.
Deus tira de nós qualquer sentimento vingativo,
Ensina-os a amar o nosso próximo, cada dia mais,
Dá-nos um coração bondoso e compassivo, amém!
Padre Alberto Gambarini
Nenhum comentário:
Postar um comentário