domingo, 7 de novembro de 2010

JUVENTUDE : UM ESTADO DE ESPÍRITO

Fomos criados para ser felizes

A juventude é, realmente, um estado de espírito. Lembro-me da minha infância, quando, a partir dos sete anos, diariamente, ao ajudar a Santa Missa às 5h30min, no Santuário de Santo Antônio, escutava os idosos frades franciscanos, ao pé do altar, pronunciarem "Introíbo ad altare Dei, ad Deum qui laetificat iuventutem meam" - "Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que dá alegria à minha juventude". Juventude de setenta, oitenta, noventa anos!

Deus nos criou, nos deu a vida! Dom Maravilhoso! Cada um de nós tem a sua história de origem. É sobre a aceitação real dessa história que devemos construir a nossa felicidade. Fomos criados para ser felizes. Talvez não estejamos percebendo plenamente o amor de Deus por nós ao nos criar e ao criar para nós tudo o que existe. O Papa Paulo VI, ao pressentir a proximidade da morte, exclamou: "Oh, superficialidade imperdoável! Não ter percebido a beleza de tudo o que Deus criou para mim, por amor!" E pede ao Senhor perdão por considerar esse sentimento um pecado. "Oh, beleza sempre antiga e sempre nova, quão tardiamente te amei!" (Santo Agostinho).

Realmente, a beleza da vida, da arte, de tudo o que Deus criou é reflexo d'Ele. O Todo-poderoso é a beleza absoluta, da qual deriva e participa toda beleza criada. A propósito da arte, o Papa João Paulo II, na Carta aos Artistas, por ocasião do Ano Santo, afirmou que ela é essencial para a evangelização.

Deus nos criou para si, e devemos estar sintonizados com Ele: pela oração formal, pela contemplação da natureza, pelo cultivo da arte, pela comunicação com nossos irmãos. Se fizermos assim, estaremos vinte e quatro horas por dia sintonizados com o Senhor, vivendo, cada momento presente, sem nos preocupar com o momento seguinte, sem estresse nem depressão.

E dessa forma, vamos acumulando juventude, alegria e, aos noventa anos, poderemos dizer: "Irei ao altar de Deus, do Deus que alegra a minha juventude."

Esperamos, um dia, pela graça de Deus Pai, tomar posse daquela morada à qual Jesus se refere no Evangelho: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós" (Jo 14, 1-4). Porque nós conhecemos o caminho, a verdade e a vida.



(Artigo produzido a partir da homilia de Dom Lélis em maio de 2006).

Dom Lélis Lara
Bispo emérito de Itabira - Cel. Fabriciano (MG)

MESTRE NO EXERCÍCIO DA MISERICORDIA

A maior necessidade do ser humano é a da Divina Misericórdia. Nós vamos percebendo que a necessidade da Divina Misericórdia é essencial para a nossa vida. Aos poucos vamos vivendo de forma tão intensa que a misericórdia vai fazendo parte da nossa vida.

ós vamos percebendo que esta construção [da igreja] vai acontecendo a cada dia. Hoje eu olho e vejo toda aquela obra e vem no meu coração que, toda obra de Deus ela é concluída, mas esta obra começa em nós, porque esta "Casa da Misericórdia" está sendo construída dentro de nós. Assim como os engenheiros, os mestres de obras e todos os que trabalham naquela igreja, vão construindo um pouquinho mais a cada dia, assim também Deus vai construindo a Casa da Misericórdia a cada dia em mim e em você.

O salmo 118, 2 diz: “Eterna é a Sua misericórdia”

O eterno é aquilo que teve um início, mas não terá um fim. O amor de Deus é eterno na minha vida, a misericórdia de Deus na minha vida é eterna, não se acaba. Não importa o que você faça de ruim, não importa a sua miséria, porque misericórdia é justamente o encontro do coração de Deus com a nossa miséria. Não pense que você é apenas pobre, você é miserável, todos nós somos miseráveis porque fomos contaminados pelo pecado original. Mas isto não é o fim, porque Deus vem com seu amor ao encontro do miserável, e é isto que significa misericórdia.

Nós sabemos que a sede do amor e da bondade é o coração, e é este movimento do coração do Pai em direção a minha miséria que se chama misericórdia. Deus que não poupa amor, não mede esforços para encontrar a nossa miséria.

Misericórdia não é sentimento, misericórdia é uma atitude concreta de Deus para com os seus filhos, uma atitude para realizar algo na vida do miserável, enviando a Pessoa de Jesus Cristo. Jesus é a Misericórdia encarnada do Pai.


“Porque também nós outrora éramos insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda espécie, vivendo na malícia e na inveja, detestáveis, odiando-nos uns aos outros. Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.” (Tito 3, 4-7)

Esta atitude de Deus que se encarnou em Jesus é a misericórdia. Onde quer que você esteja, lá está a misericórdia de Deus. Onde quer que tenha um ser humano na face da terra, lá está a misericórdia de Deus. Jesus assumiu a morte de cruz para salvar todos os homens, este ato de misericórdia ainda se estende a todo o gênero humano.

A devoção à Divina Misericórdia nos conduz a Jesus, nos faz ter um encontro pessoal com o Senhor, um relacionamento pessoal com Jesus. Em Jesus o derramamento da graça vai transformando o coração, porque, miseráveis e pecadores nós vamos ser ate o último instante da nossa vida. A misericórdia é a atitude que aos poucos vai mudando a nossa vida, é um caminho de conversão.

Os milagres e os prodígios não são o centro da devoção à Divina Misericórdia. Eu sei que nós recebemos inúmeros testemunhos de cura e de milagres, mas a conversão é o objetivo maior desta devoção. Os testemunhos de conversão são muito maiores do que os de cura, porque a conversão é o maior milagre que podemos receber da Divina Misericórdia. Por isso, diante de um problema, de uma enfermidade, de uma provação, até mesmo se você está em meio ao pecado, diga: Jesus, eu confio em vós!

Jesus disse a santa Faustina: “este é o tempo da Divina Misericórdia. Ela é a ultima tábua de salvação para os pecadores, porque depois virá o tempo da justiça” Nós estamos neste tem da misericórdia , mas depois virá a justiça e nós não poderemos fazer mais nada. Se isto não te fizer estremecer eu não sei mais o que pode fazer.

Este movimento que Deus foi fazendo com a Canção Nova Ele vai fazendo com você, porque a Canção Nova hoje é uma "apóstola" da Divina Misericórdia, mas começou com alguns missionários que eram devotos; logo, a devoção foi se espalhando entre nós e transbordou para todo o povo de Deus. Assim é a misericórdia, ela é contagiante, ela se espalha, ela vai atingindo outras pessoas através dos apóstolos da Divina Misericórdia. Você é chamado a sair daqui sendo um apóstolos da Divina Misericórdia.

AGORA É HORA DO ESPÍRITO SANTO


Esta é a hora de irmos para Deus, de nos abrirmos ao Espírito Santo, de sermos cheios d'Ele, dos dons d'Ele e de vivermos n'Ele. Essa é a hora de Deus!

O mundo está tão perturbado que, hoje, ou você é de Deus ou perece com esse mundo que está desabando. Em meio a tantos problemas, nas situações enfrentadas por você, é o Senhor que vem lhe dizer: agora é a hora de Deus! Mais do que nunca você precisa ser d'Ele. Agora é a hora do Espírito Santo. Nesses tempos, ou você é cheio do Espírito Santo e suporta a pressão desse mundo que desaba ou então vai desabar com ele.

Mas o Senhor é providente, pois desde 1967 Ele tem derramado sobre a Igreja a graça do batismo no Espírito Santo. No passado, não víamos esse derramamento glorioso sobre a Igreja como nos dias atuais.

Se Deus tem derramado seu Espírito nesses tempos é porque a humanidade está sedenta: ou se abre para o derramamento do Espírito Santo e aguenta o redemoinho que o mundo está enfrentando ou então ruirá como uma casa construída na areia. Deixar-se invadir por essa graça que o Senhor está nos oferecendo é como construir uma casa na rocha: tornamo-nos seguros, firmes.

Deus abençoe você!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova