domingo, 2 de março de 2014

ORAÇÃO SÃO PIO



Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila 
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

NOS DIAS DE CARNAVAL

Nos dias de Carnaval, rezemos juntos pedindo à Virgem Maria que rogue a Deus pelos nossos filhos e os ilumine nestes dias agitados. Que Maria inspire o coração de cada jovem, para que perceba que a maior alegria é ver o Senhor caminhar ao nosso lado e fazer a história conosco!

PAPA FALA SOBRE A QUARESMA E FAZ APELO A PAZ NA UCRANIA

Francisco recordou  que a humanidade tem necessidade de justiça, reconciliação e paz, e pediu a todos uma atitude de  solidariedade fraterna.
O Papa Francisco  recordou que a Quaresma “é o caminho de conversão, de luta contra o mal, com as armas da oração, do jejum, da misericórdia”.
Antes do Angelus, o Papa comentou como de costume a liturgia desde domingo. Segundo Francisco esta liturgia evoca “uma das verdades mais reconfortantes: a Providência divina”.  Francisco explicou porém que a providência pode parecer ilusória a quem vive em situação de precariedade ou de miséria, mas que as palavras de Jesus são atuais, e recordam que não se pode servir a dois senhores: Deus e a riqueza.
“Enquanto cada um cuidar de acumular para si, nunca haverá justiça. Se, pelo contrário, confiando na providência de Deus, procurarmos conjuntamente o seu Reino, então não faltará a ninguém o necessário para viver de modo digno”.
“Um coração ocupado pela avidez de possuir é um coração vazio de Deus”, advertiu o Papa. “Num coração possuído pelas riquezas, não há muito lugar para a fé”. O Papa destacou que só dando a Deus o lugar que lhe compete, o primeiro lugar, é que somos levados pelo amor a partilhar os bens com quem precisa, ao serviço de projetos de solidariedade e de desenvolvimento.
“O caminho indicado por Jesus pode parecer pouco realista, em relação à mentalidade comum e aos problemas da crise económica, mas, pensando bem, conduz-nos à justa escala de valores. Diz Jesus ‘A vida não vale mais do que o alimento, mais do que a roupa?’ Para fazer com que a ninguém falte pão, água, roupa, casa, trabalho, saúde, é preciso que todos nos reconheçamos filhos do Pai que está nos céus, e portanto irmãos entre nós, e nos comportemos em conformidade”.
O Papa concluiu recordando o tema do Dia Mundial da Paz, celebrado 1 de janeiro: “Fraternidade, fundamento e caminho para a paz”, dirigindo o olhar para Nossa Senhora, Mãe da divina providência: A ela confiamos a nossa existências, o caminho da Igreja e da humanidade.
Ucrânia
O Papa Francisco recordou hoje que “a humanidade tem necessidade de justiça, de reconciliação e de paz” e pediu a todos uma atitude de reconciliação e de solidariedade fraterna em relação a “todos os que, nestes tempos, são provados pela indigência e por conflitos armados”.}

Não faltou um apelo à oração pela Ucrânia: “Peço-vos que continueis a rezar pela Ucrânia, que está a viver uma situação delicada. Ao mesmo tempo que faço votos de que todas as componentes do país se empenhem em superar as incompreensões e em construir conjuntamente o futuro da Nação, dirijo à comunidade internacional um premente apelo para que apoie toda e qualquer iniciativa a favor do diálogo e da concórdia”.

ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR

O Espírito Santo nos recorda das coisas que lemos, ouvimos, sentimos e presenciamos. Assim, a Palavra de Deus é tão encarnada em nós que nos faz lembrar de passagens bíblicas para que possamos pregar e falar o que Deus nos pediu.

Hoje, a Palavra nos recorda de que devemos acumular sabedoria, pois a vida é rica e vamos aprendendo a aconselhar as pessoas; portanto, devemos escutar, com atenção, os conselhos dos pais para os filhos e também os conselhos dos mais velhos.

Cada vez que eu leio Flipenses 4,4  'Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!' –, Deus fala algo ao meu coração. Assim, cada vez que eu ler essa passagem, Deus falará algo novo para mim.

O Senhor nos pede para sermos alegres sempre, mas como nos sentirmos sempre assim? Mesmo que estejamos atravessando um momento difícil, é preciso nos alegrarmos sempre, mas temos de nos preparar para viver todos os momentos. A ordem do Senhor é alegrar-se. Quando? Sempre. E de que maneira? No Senhor.

Às vezes, estamos vivendo um tempo muito difícil, quando não vemos motivos para sorrir; mas devemos escutar a voz de Deus, porque, mesmo diante dos momentos tristes, é preciso nos alegrarmos no Senhor.

A ordem de Deus para nós é que a bondade d'Ele seja conhecida por todos aqueles que nos conhecem.

Peguemos, por exemplo, as quatro estações: verão, outono, inverno e primavera. Se você comparar a sua vida com as estações, qual ela seria? Se fosse verão, estaria tudo dando certo, seus projetos estariam todos acontecendo bem e não haveria onde colocar tanto louvor. Portanto, se você está vivendo esse tempo, dê glórias a Deus.

Depois do verão, vem o outono. As folhas começam a cair e as chuvas são diferentes, porque estamos nos preparando para viver o inverno. Começamos a perceber que já não somos tão requisitados, o nosso telefone não toca mais com tanta frequência e sentimos que algo está acontecendo de errado. Nós somos surpreendidos por situações não esperadas.

Há pessoas que podem estar vivendo o inverno, pois estão se sentindo falidos, acometidos de uma doença ou em tratamento de uma depressão; podem ter sofrido uma calúnia e estão saindo de cena, pois tudo está nublado. Mas a Palavra de Deus nos diz para sermos alegres no Senhor mesmo diante das dificuldades.

Passando este período de inverno, a primavera começa a chegar na sua vida. Embora ainda não seja verão, estamos caminhando para ele. A nossa vida volta a florir novamente, porque os sinais de ressurreição começam a aparecer.

Depois de tudo isso, o verão volta. Por isso, devemos sempre nos alegrar no Senhor. Mesmo passando por todas essas estações na nossa vida, precisamos ter a certeza de que Deus está caminhando ao nosso lado. 'Alegrai-vos sempre no Senhor!' E mesmo diante de todas as situações, Deus nos pede para sermos bondosos com as pessoas. Ele nos conhece como ninguém, por isso sabe que, mesmo diante das dificuldades, somos capazes de distribuir bondade para aqueles que estão ao nosso lado.

O Senhor nos deu dons e também a capacidade de praticarmos sempre o bem. Ele quer nos curar e nos tirar da inércia. Ao olhar para nós, Ele sabe a estação que estamos vivendo e nos diz: "Alegrai-vos no Senhor agora e para sempre". Uma vez que estamos felizes, precisamos mostrar para as pessoas a bondade que temos.

Mesmo diante dos momentos de dor e de lágrimas, devemos ser capazes de cometer um ato de bondade, um conselho, uma palavra amiga, um gesto de caridade. Mesmo no pior momento da nossa vida, e quanto mais dura for a prova, nós podemos exalar bondade.

Muitos podem passam uma vida inteira sem conhecer Jesus e sem acreditar no Seu amor. Ele nos amo primeiro. O Senhor acredita que, um dia, todos chegarão próximos a Ele. Muitos não esperam o momento de dor para se aproximar; outros, no entanto, precisam desse momento para se aproximar do amor do Pai.

É na fraqueza que experimentamos a fortaleza. É sobre a doença que acontece a cura; sobre a ofensa que acontece o perdão. Portanto, diante desses momentos no qual encontramos o Extraordinário, que todos nos vejam fazendo bondade.

A nossa bondade tem de ser conhecida na nossa família e em nosso trabalho, independente do momento pelo qual estamos passando. “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo.” (Felipenses 4,4-5)
Dunga 
Comunidade Canção Nova

É PRECISO PERMANECER NO FERVOR DO ESPÍRITO

Alegrai-vos no Senhor”. É assim que nestes dias, nós somos convocados a aproveitar o carnaval, porque não existe pecado em aproveitá-lo, o que existe é uma forma aprendida e saudável de aproveitar este tempo. 

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Fl 4, 6-9).

A ordem de Deus nesta passagem bíblica é “não vos inquieteis”; ou seja, não existe contraindicação para a oração. Em todos os momentos da nossa vida nós somos chamados a orar. A oração nunca sai de moda. 

A primeira leitura diz que “quem está sofrendo recorra à oração”. O tempo de sofrimento não é tempo de reclamação, é tempo de oração. No tempo de alegria também se reza, também se elevam hinos. Ou seja, está sofrendo? Reze. Está alegre? Reze. 

As pessoas quando estão doentes, fazem de tudo, buscam todos os meios e só depois, quando acham que não tem mais jeito, é que procuram a oração. Entenda que não há contraindicação em buscar o médico, em fazer o tratamento. A Palavra não está dizendo que quem está doente não deve tomar o remédio, que não deve fazer o tratamento. A medicina caminha junto com a fé. Não tem mal nenhum em você fazer seu tratamento e neste tempo ir rezando, porque a medicina cuida do corpo e a oração cuida da alma. 

“A oração fervorosa do justo tem grande poder”. Mas o que é uma oração fervorosa? 

Quando você coloca água no fogo, depois de um tempo naquele fogo, ela vai aquecendo, começam a surgir umas bolhinhas e, se ficar ali por muito tempo, vai ferver e ficar purificada. A oração fervorosa é aquela que permanece neste fogo do Espírito, vai entrando em ebulição e nos purifica. A oração fervorosa é aquela que está numa permanente experiência com o Espírito Santo. Uma oração fervorosa depende de uma permanência sob este fogo do Espírito. 
Existe muita gente que acha que a oração fervorosa é aquela oração teimosa. A oração teimosa é aquela que a pessoa “determina” o que Deus deve fazer.

O que é um justo? O justo é aquele que está num processo de ajustar a sua vida ao Evangelho. Ele foi escolhendo se ajustar à vontade de Deus. A oração do justo é aquela que se ajusta à vontade de Deus, é justamente ao contrário da oração do teimoso, na qual Deus precisa "se ajustar" à vontade dele. Nós entramos neste processo de conversão, de ajustar nossa vida à vida de Jesus.

“Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados”.

Todos nós já nos desviamos da verdade. Todos nós, que estamos na luta para nos ajustar, já nos desviamos da verdade.

Existem grupos, leis, cabeças pensantes que ficam pensando em como desajustar a sua família, o seu casamento, à nossa vida cristã. E como isso acontece? Vou dar um exemplo: uma pessoa boa, que comprou um abadá para sair num bloco de carnaval. Aí começa o processo de desvio, porque juntamente com o abadá vem a liberação para beber à vontade e duas camisinhas na sacola. A pessoa nem pensou em usar a camisinha, mas depois de beber todas e com aquelas músicas que falam ‘beija’, ‘esfrega’, ‘pega dali’, etc., a pessoa já foi [levada a pecar]. Daí, aquela pessoa, que estava pensando em "se ajustar", ela diz na Quarta-feira de Cinzas: “O que eu fiz?” “Quantos eu beijei?”, “Com quantos eu dormi?”
Irmão, nunca diga “eu nunca vou me desviar”. Não pense que você, só porque veio para a Canção Nova, não pode se desviar, pois quem procura vai achar. Eu e você corremos o risco de nos desviar, sim, porque a preocupação não é com o número de pessoas que estão se desviando, a nossa preocupação não deve ser com aqueles que se perdem, mas sim com aqueles que estão ali mornos, que nunca trouxeram os que se desviaram. Estes são os piores, porque não estão nem frios nem fervendo, estão mornos.

O Evangelho mostra que aquele grupo de crianças, que estava indo em direção a Jesus, queria se ajustar a Ele e estava na via certa; mas, no meio do caminho, aparecem aqueles que se acham os bons, os melhores, para desviá-las [crianças]. Cuidado porque muita gente boa, gente do bem, se não permanece no fervor também corre o risco de se desviar!

Jesus diz no Evangelho que, o Reino dos Céus, é daqueles que O recebem como uma criança empolgada com o presente. Você já experimentou dar uma meia para uma criança? A mãe acha lindo, mas a criança quer um brinquedo. Experimente dar um brinquedo para uma criança para ver com que fervor ela o recebe. O Reino dos Céus deve ser recebido como uma criança recebe um brinquedo. Jesus está nos dizendo: vem receber o Espírito Santo, vem receber o meu Reino de uma forma fervorosa! 
Padre Fabrício 
Sacerdote missionário da Comunidade Canção Nova

SENHOR

Senhor, desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.
Senhor, diminua meu ritmo apressado, com uma visão de eternidade do tempo.
Senhor, em meio as confusões do dia, dê-me a tranquilidade das montanhas.
Senhor, retire a tensão dos meus músculos e nervos, com a música tranquilizante dos córregos, rios e cachoeiras.
Senhor, ajuda-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.
Senhor, acalme meu passo, para que eu possa perceber, no meio do incessante labor do cotidiano, dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a tua presença constante no meu coração.
Senhor, acalme meu passo, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e saber calar-me para escutar a tua voz.
Senhor, acalme meu passo, e inspire-me a que eu possa enterrar minhas raízes, no solo dos valores duradouros da vida, a fim de que eu possa crescer, até as estrelas do meu destino maior

A ALEGRIA EM VOLTAR PARA CASA

Meus irmãos, todos nós, homens e mulheres, buscamos a alegria. Muitas vezes, as pessoas buscam-na nas drogas, na prostituição, nos jogos. Ninguém peca para buscar a felicidade, ninguém vai ao hospital e pede uma injeção para ser feliz. Deus Nosso Senhor nos fez para sermos felizes, mas essa felicidade não pode ser encontrada em lugares errados.

''Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera?Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos. Outros sim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus'' (Rom 8, 23-27).

Uma pessoa animada tem a alma cheia de Deus. Quantos de nós tem perdido a alegria por causa dos sofrimentos! Você pode estar com o coração desanimado, mas Deus pode transformar a sua tristeza em felicidade. O Senhor transforma a tristeza em alegria. É hora de deixar que Jesus transforme o seu coração.

Meu irmão e minha irmã, você já se perdeu alguma vez? Há uma grande alegria em voltar para a casa! O demônio quer acabar com cada um de nós, quer acabar com as pessoas que vão para o Carnaval do mundo. Muitas vezes, nós viajamos espiritualmente e nos perdemos da nossa fé. Nós vivemos em um mundo tão corrido, que deixamos a casa de Deus e nos distanciamos da casa do Pai por causa dos afazeres deste mundo.

Você está fazendo a alegria de Deus? Muitas vezes, nós, que estamos na caminhada, sentimos uma ferida em nós. Quando pecamos, sentimos que estamos machucando o coração de Deus.

O Senhor se alegra com a alegria de Seus filhos, por isso nos entregou o Seu Filho, para salvar a nossa vida. A Semana Santa não precisa ser um tempo de lágrimas, mas de alegria, pois o Senhor morreu para nos salvar. Muitas pessoas estão machucando o coração de Deus, porque estão no mundo das drogas, da prostituição.

Dois pontos para fazer a alegria do Senhor: quando nós lutamos contra a tentação e quando nos levantamos após uma luta. Levante-se! Alegre-se! Deus nos convida a viver a alegria no Senhor.

Muitas vezes, por causa do pecado que vivemos, nós nos tornamos pessoas tristes. O grande risco deste mundo é a tristeza individualista, pois muitos de nós encontram a tristeza por causa da comodidade. O que você procura em um carnaval fora de Jesus? Uma noite de prazer?

Quantos casamentos estão correndo riscos, porque um ou outro se fecha para a individualidade! O Senhor nos concede a graça de retomarmos a nossa vida. O remédio para a nossa vida é a felicidade!

A alegria do coração prolonga a vida! Um elogio, uma palavra de ânimo traz a alegria de volta. Filhos precisam dizer palavras que trazem alegria aos pais, pois esta os cura. Quem tem alegria no coração está sempre em festa. Um olhar luminoso alegra a alma. Quem tem um coração perverso não encontra a felicidade.

Um coração alegre é um bom remédio! É preciso permitir que a alegria da fé comece a despertar dentro de você. Alegrai-vos no Senhor!
Emanuel Stênio 
Missionário da Canção Nova.

REZAR POR TODAS AS PESSOAS DEPENDENCIA / VÍCIO

Hoje quero rezar por todas as pessoas com dependência/vícios. Faça comigo esta oração e me envie seus pedidos de oração, colocarei todos no Altar do Senhor!

Senhor Jesus,
A Ti me achego suplicando a tua ajuda!
Estou no fundo do poço e vejo uma luz que é a Tua presença. Por isso recorro a Ti.
Minha vida foi destruída pelo vício.
O que no começo era prazer e aventura, agora se tornou uma tristeza, dor e o que é pior, na mais cruel dependência.
Encontro-me num vale de lágrimas.
Quero me libertar do mal
que tem desgraçado a minha vida,
mas não tenho conseguido.
Só Tu ó Jesus misericordioso,
podes me libertar
e me transformar em nova criatura!
Renova minha alma e todo o meu ser.
Em Ti confio. Amém!

Padre Alberto Gambarini

MÃE DO SENHOR

A Mãe do Senhor, sob o título de Nossa Senhora das Graças, visitou o Brasil no ano de 1930, aparecendo para duas jovenzinhas num sítio no interior do Recife. Uma das videntes, a Irmã Adélia, faleceu no dia 13 de outubro p.p., contudo, a mensagem a ela transmitida pela Virgem Santíssima continua atual e oportuna.

Em perfeita consonância com as suas demais aparições, a Senhora das Graças preveniu as jovens de que três castigos se abateriam sobre o Brasil e que o país seria tomado pelo comunismo. Ora, a situação da sociedade brasileira não deixa margem para dúvida de que a Senhora estava certa. O país está cada mais mergulhado no ideal socialista e no marxismo cultural.

Felizmente, além de alertar para o perigo, a Virgem Santíssima ofereceu também o remédio: oração e penitência. Portanto, que todos A obedeçam intensificando as súplicas e os atos de reparação para evitar que a chaga do comunismo se abata definitivamente nesta Terra de Santa Cruz.

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós.

Padre Paulo Ricardo

UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO

 
Na evangelização, uma parceria que dá certo é o trabalho dos sacerdotes e dos fiéis leigos. Sem nunca competir, mas em espírito de cooperação e unidade, os leigos podem chegar onde nós padres não podemos. Estão presentes em realidades que, muitas vezes, não alcançamos, por isso são uma ferramenta importante na ação evangelizadora.

Leigos bem formados e conscientes de suas identidades cristãs fecundam as diversas realidades da vida secular onde estão inseridos, a partir de seus lares até o trabalho, o comércio, a política... Evangelizam pelo seu testemunho de vida que fermenta toda a massa com a força do Evangelho.

Como o fermento que, sem aparecer, tem a força de fermentar toda a massa, os fiéis leigos contribuem diretamente para a construção do Reino de Deus, a partir de realidades muito concretas. São verdadeiros discípulos e missionários do Evangelho, promotores da vida e comunicadores dos valores evangélicos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O MEU PASSADO ENCONTROU PERDÃO

Compaixão é um jeito profundo de amar
Penetrando a dor que não deixa gritar
Sente tudo e não precisa explicar
Existe alguém que me conhece muito bem
Me ouviu quando eu falei sozinho
Na solidão aquela lágrima enxugou
Compaixão, alegria e salvação
Deus me conhece irmão
Vive perto do coração
Vivo o céu, porém com os pés no chão
Meu passado encontrou perdão
Me mostra o caminho e me estende a mão
Me dá o direito de sofrer e calar
Soube me esperar quando eu não queria chegar.”

Hoje, é como se Deus visse à sua "linha do tempo" e tocasse em situações que aconteceram em sua vida, em coisas que fizeram com você ou, até mesmo, em coisas que você fez a si mesmo. Essas situações geraram feridas em você, e quando se lembra delas, sente remorso. Deus, agora, lhe diz: "Não suporto mais ver você sofrendo!". 

“Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." (Hb 4,11-13)
A sombra só existe na hora da luz. Mais do que a sombra, é Deus em sua vida. Mesmo na hora das trevas, no passado ou no presente, Deus esteve e está sempre com você. O seu passado encontrou-se com o perdão, e quando você experimentar a graça de ser perdoado, mesmo se recordando de seus erros, Deus não mais o cobrará, pois a sua dívida já foi paga. 

Por pior que tenha sido o seu pecado, a sua mentira, eles precisam se encontrar com o perdão de Deus. Você precisa e merece passar pelo sacramento da conversão e pela libertação. Faça isso, é um direito que você tem. A sua felicidade, hoje, precisa dessa resolução. 

O seu passado precisa encontrar o perdão. Perdoe aquela pessoa de quem você guarda ressentimentos, deixe esses sentimentos maus para trás. Quando não resolvemos algo, nós sentimos raiva e ódio, mas esses sentimentos não vêm de Deus, e sim do diabo. Diabo quer dizer ''divisão''. Então, ao sentir isso há divisão ente você e a outra pessoa. Por isso vá à sua paroquia e procure um padre para você se confessar.
Dunga