quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


O SENHOR NÃO SE SATISFAZ COM EXTERIORIDADE

Você deve conhecer a expressão “santo do pau oco”. Deus não se agrada daqueles que tentam enganá-Lo ostentando uma imagem de santidade. O Senhor não se deixa enganar. Os homens veem as aparências; Deus vê o coração. Seus valentes guerreiros precisam ser formados na essência do Evangelho.

O Senhor não se satisfaz com exterioridade, pois Ele abomina os “sepulcros caiados” (cf. Mt 23,27). Por isso quer nos dar um coração novo e um espírito novo e nos formar discípulos segundo o Seu Coração. 
“Sereis perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste” (Mt 5,45).
Este é o propósito de Jesus para nós. 
Só não o conseguiremos se não quisermos, se não cooperarmos. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUAL A DOUTRINA DA IGREJA SOBRE O PURGATÓRIO ?

cruzO purgatório é a purificação final dos eleitos que morreram na graça e na amizade de Deus, mas que não alcançaram, ainda, a santidade necessária para usufruir da alegria celestial. A purificação fi­nal nada tem a ver com o castigo dos condenados. Dois textos bíblicos são fundamentais na compre­ensão deste tema: Mt 12,31 e 2Mc 12,46.
  
No texto de Mt 12,31, diz-se que o “pecado contra o Espírito Santo não será perdoado nem no presente século e nem no futuro”. Esta afirmação nos leva a deduzir que alguns pecados poderão ser perdoados no século futuro.

Já em 2Mc 12,46, Ju­das Macabeu mandou oferecer um sacrifício expiratório pelos que haviam morrido, a fim que obtivessem o perdão dos pecados. A partir destas citações e de sua Tradição, a Igreja sempre orou pelos defuntos, particularmente na celebração Eucarística, para que purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus (cf. CIC 1030-1032).


Fonte: Sou Católico: Vivo a minha fé, CNBB

O CHAMADO

Quem faz o bem pode ser chamado de ungido do Senhor
Infelizmente, ou até felizmente, vivemos numa situação humana marcada por grandes diferenças. Em determinados casos, podemos chamar de profundos abismos, seja na área social, política, econômica, psicológica, religiosa etc. Isso está muito claro entre o Criador, totalmente perfeito, e a criatura, condicionada às inumeráveis imperfeições.
Dentro das condições naturais da vida, todas as pessoas são chamadas à perfeição ou, pelo menos, a fazer esforço para viver nessas condições. Portanto, a correspondência a isso depende de cada um. Só assim é possível haver ordem social, convivência harmoniosa e diminuição dos extremos, porque eles são excludentes e, às vezes, desumanos.
Todo chamado supõe alguma resposta, que deve ser assumida com muita responsabilidade. A proposta de Deus, contida na Sagrada Escritura, é apresentada nessas condições e traz consequências para a vida social. Agindo assim, estamos contribuindo para o bem das pessoas e participando da construção do que motiva o bem viver, a harmonia na comunidade.
Quem faz o bem pode ser chamado de “ungido do Senhor”, de quem entendeu o sentido da vida e exercita suas qualidades para construir um mundo e uma sociedade como ambiente saudável. Todos nós podemos contribuir para vivenciar essa utopia, quebrando os muros existenciais que aumentam e fortalecem as distâncias.
Um chamado, na visão cristã, identifica-se com a palavra vocação ou missão de construir alguma coisa. A vida não pode ser infecunda como um parasita, que não contribui com nada. Sendo criatura, cada pessoa participa do projeto criador de construir, de dar perfeição e condições de vida para toda a obra criada, principalmente, o ser humano.
Falar de chamado, como vocação, significa perfeição, mas também santidade, isto é, de uma vida ofertada para o bem da comunidade e para o seguimento de Jesus Cristo. Supõe engajamento comunitário para transformar a sociedade em ambiente de amor e fraternidade. Corremos o grande perigo da fuga e do distanciamento da realidade, da rebeldia contra a vontade do Criador, deixando lugar para o envolvimento do reino do mal, da injustiça e da falta de paz.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)

PROCURE ENQUANTO É TEMPO ,SE LIBERTAR DE TUDO QUE TE APRESIONA

É fácil atrairmos coisas ruins quando nossos pensamentos e ações estão direcionados a o que é mal, mas podemos e devemos atrair coisas boas cultivando o bem em cada gesto, palavra ou ação que fizermos.

Muitas pessoas vivem a procura de falsos deuses como superstições, horóscopos, feitiçaria entre outros e deixam a graça do único e verdadeiro Senhor passar. Atraia as bênçãos de Deus, sendo fiel somente a Ele, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Ele mesmo nos diz em João, 14,6: “... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Portanto, não há desculpa para o nosso afastamento desta verdade. Jesus veio exatamente por causa de nossa fraqueza, de nossos pecados, pois sabia e sabe que somos falhos e frágeis e que nada podemos sem sua graça.

Procure enquanto é tempo, se libertar de tudo o que te aprisiona ao que não te leva a Deus, olhe sempre a vida que lhe foi concedida como uma oportunidade de praticar o bem, e não pare no meio do caminho olhando para trás, o que passou passou, Deus que é amor, sempre perdoa as nossas faltas.

Os caminhos do mundo são tortuosos e só atingem o lado externo das aparências e das vaidades. Não perca a oportunidade de receber agora o abraço amoroso de Deus e ouvi-lo dizer o quanto você é importante. Deus está pronto para restituir a alegria e a coragem que você precisa para seguir todos os dias ao lado Dele.

Senhor, queremos viver em paz
e levar a paz, a harmonia a todos.
Afasta para longe nossos maus pensamentos e
não nos deixe espalhar a discórdia.
Que sejamos verdadeiros promotores da paz. Amém!

QUANTO MAIOR A DIFICULDADE MAIOR A CONQUISTA

Quanto maior a dificuldade, maior a conquista. Não pense ser absurdo. Atualmente qual esta sendo a sua maior luta diante da vida? Quem sabe você esta se sentindo como o pequeno Davi diante do gigante Golias.

Davi venceu Golias com uma espécie de estilingue e uma pedra. O segredo de sua vitória veio do fato de trazer no coração a certeza de que com Deus venceria. Precisamos da pedra da confiança, para isso não basta pensar positivo.

Temos que dizer eu posso, mas não perdendo de vista que quem nos capacita é Jesus Cristo. Diante da ameaça de Golias, a reação de Davi foi "Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos exércitos" (1Sm 17,45). Não tenha medo das lutas da vida, enfrente-as com a sua fé!

Padre Alberto Gambarini

EM JESUS HÁ UMA NOVA POSSIBILIDADE

Deus começa sempre de novo conosco. O Senhor “conhece o fundo da nossa alma” (Sl 138,14c) e não desiste de nós por causa das nossas fragilidades; ao contrário, a cada novo dia que amanhece, Ele nos dá novas possibilidades para vivermos de maneira nova e a graça de “perseguirmos o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama em Jesus Cristo” (Fl 3,14).
O amor de Cristo Jesus se renova por cada um de nós, a todo instante; portanto, alegremo-nos no Senhor.
Obrigada, Senhor! Eu confio em Vós!
Luzia Santiago

O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO

O Reino de Deus acontece quando nós nos convertemos e quando nós cremos no Evangelho!
Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: ”O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc 1, 14-15) .
O tempo de Deus no meio de nós já se completou; o tempo de Deus no meio de nós já está realizado, o tempo das promessas de Deus no meio de nós está cada dia mais se concretizando. E é por isso que o Reino de Deus está próximo de nós.
O Reino está próximo, no meio de nós, do qual começamos a fazer parte quando nos abrimos para esta realidade. A primeira delas é ao nos ”converter”, a palavra ”converter” tem um sentido muito profundo biblicamente falando, quer dizer ”mudar”. A palavra ”converter” quer dizer: “Se eu sou uma coisa, agora eu preciso passar a ser outra coisa. Eu vi uma coisa desta maneira, agora estou vendo de outra maneira”.
A conversão é própria das pessoas que se abrem para a graça do Reino de Deus. Ninguém de nós pode abraçar o Reino de Deus e permanecer a mesma pessoa, a não ser que nós não nos abramos para aquilo que o Reino traz para nós; a não ser que o nosso coração fique fechado e simplesmente escute a Palavra, mas não permitamos que ela faça uma obra em nosso interior.
Conversão quer dizer ”metanoia”, isto é, mudança de mentalidade. Eu já não penso da mesma forma como as pessoas normalmente pensam, eu não penso no mundo e nas realidades existentes nele como o mundo pensa; pois, quando eu me converto para o Reino de Deus, a minha mentalidade é a do Reino de Deus. Porque, infelizmente, muitas pessoas, mesmo na Igreja, mesmo servindo a Deus, fazem isso com uma mentalidade ainda pagã, não com a mentalidade de Jesus, não com a mentalidade do Evangelho, não com a mentalidade do Reino de Deus.
A ”conversão” significa abraçar um novo estilo de vida, um nova maneira de pensar, agir e de viver na sociedade. Por isso Jesus diz que o Reino de Deus acontece quando nós nos convertemos e quando nós cremos no Evangelho. O Evangelho é vida e passa a ser vida dentro de nós, ele nos dá a direção, o caminho pelo qual devemos seguir e trilhar para termos a mentalidade de Jesus.
Este tempo da graça que estamos vivendo, em um novo ano, é mais um convite para que a nossa vida seja transformada pela mentalidade do Evangelho!
Padre Roger Araújo

COMO TRATAR UMA PAIXÃO PROIBIDA ?


Recebo alguns e-mails de pessoas vivendo uma “paixão proibida”; isto é, se encantaram, apaixonaram, por uma pessoa com quem não podem um dia se casar. Há muito, os filósofos já diziam que “o coração tem razões que a própria razão desconhece”. Como explicar para a razão que o coração de uma mulher casada se apaixonou pelo colega de trabalho ou vice-versa? Certamente há razões para isso, mas a razão fica perdida, ela não entende essa “lógica”.

Uma moça escreveu- me dizendo que há anos é apaixonada por um padre. Ela sabe que não pode namorar com ele, e muito menos se casar com ele; é até catequista na igreja dele; mas a paixão persiste teimosa, fazendo doer a alma. Está “doente de amor”.

Um rapaz me escreveu que ama a esposa, tem dois belos filhos, mas agora ficou apaixonado pela colega de trabalho, e agora? O que fazer? Ele me diz que a moça não sai da cabeça dele, mesmo quando está abraçado à esposa. É o amor proibido! O que fazer? Certamente muitos “chutam o pau da barraca” da razão e se jogam no abismo do coração... E o prejuízo é grande. Qual a saída? Não há outra. Incontinente, “cortar o mal pela raiz”; sem dó nem piedade dos gemidos do coração; se a paixão é proibida tem de ser cortada na raiz, por mais que doa na alma. A erva daninha não pode crescer porque senão mata a boa árvore.

É claro que não é fácil “cortar” uma paixão proibida, pois é uma decisão da razão que o coração não acompanha; ele continua a gemer como o gato no telhado abandonado pela gata. Jesus deu o remédio: “vigiar e orar”, o espírito é forte, mas a carne é fraca. Então o jeito é “fugir”. Se a paixão é proibida, é veneno; e de veneno se foge. Muitos chegam à extremidade do abismo para depois tentar voltar; é um risco muito grande. É verdade que a melhor paisagem é aquela que a gente vê “no limite do abismo”; mas, um passo em falso... tudo destrói.

Então, a solução é, mesmo em lágrimas, “fugir”; rezar, implorar a graça de Deus para “cortar na raiz o relacionamento”. Nada de conversas, cartas, e-mails proibidos e “afagos lights”... O que os olhos não veem, os ouvidos não ouvem, e as mãos não tocam, o coração não sente. De um amor proibido só temos uma saída, fugir, como se foge de qualquer perigo. Mesmo que se tenha de fazer como o filósofo grego Ulisses, que precisou ser amarrado na barca para não se entregar aos braços tentadores e mortais da sereia encantada da Odisseia.

Certamente você está dizendo: “mas isso é muito difícil!”. Sim, eu diria, é quase impossível sem a graça de Deus, sem a oração e a “fuga heroica”; mas é um belo presente que você dá a Deus; porque quanto mais difícil é para você fazer a vontade Dele, mais Ele se alegra; mais mérito você tem.

Quanto mais for difícil dizer “NÃO!” a uma paixão proibida, mais se agrada a Deus e se livra do perigo. Mesmo que os espinhos das rosas firam sua alma, ofereça a Deus flores puras e perfumadas de um coração que lhe pertence.
Felipe Aquino