quinta-feira, 12 de junho de 2014


A COPA VAI COMEÇAR!

Vamos fazer da Copa o momento da família, do encontro com os amigos
Durante 30 dias, os olhos de todo o mundo se voltarão para o Brasil, especialmente para os nossos gramados, para as 12 arenas que foram construídas ou reformadas para ser a sede de uma das maiores paixões mundiais: o futebol, esporte com mais adesão em todo o mundo. Qualquer lugar do planeta que você visitar, existe um campinho de futebol. A bola rola, o ano inteiro, em todos os cantos do mundo, procurando passar debaixo de uma trave para tirar do torcedor um grito de gol.
O Brasil é conhecido mundialmente por seu talento e pelas escolas de craques que se formam em nosso país. Somos, de fato, o país do futebol, somos o único time a participar de todas as Copas, o único pentacampeão do mundo. Os jogadores brasileiros jogam nos cinco continentes e sempre estão entre os melhores do mundo. Faz parte da nossa cultura ser otimista, ter uma torcida positiva e acreditar sempre, mesmo quando não somos os melhores nem temos a seleção ideal. O fato é que a família e os amigos gostam de estar juntos para vibrar e torcer pelo país.
Não queremos mascarar as duras realidades sociais e econômicas que os brasileiros enfrentam. Não podemos fechar os olhos para as falcatruas e os desvios de verbas feitos para construir os estádios. Não queremos esquecer que o Brasil tem graves problemas a ser enfrentado na saúde, na educação e no transporte público. Não podemos negar que a Copa do Mundo enriquece empresas e fomenta a indústria da bola. Um verdadeiro império de magnatas enriquece à custa da paixão mundial por um esporte tão popular.
O fato é que o futebol é do povo e pertence à juventude; a maioria das crianças amam correr atrás da bola. O esporte é saudável, favorece a educação, a confraternização e a convivência entre as pessoas e os povos. Com todos os problemas e percalços que possa haver no meio da estrada, a bola continua a rolar. Vamos vibrar, vamos torcer, vamos confraternizar, fazer da Copa uma festa saudável e um momento de refrescar a mente e o coração para continuarmos a luta por um Brasil e um mundo mais justo e melhor. Existe um tempo para cada coisa. Uma coisa de cada vez. Quem vive só do luto, do desânimo e do fracasso não é capaz de saborear a vida com todas as dimensões de luta e celebração que ela tem.
Vamos fazer da Copa do Mundo o momento da família, do encontro com os amigos. Se o Brasil ganhar dentro de campo, bom demais; se não ganhar, bom também! A bola vai continuar rolando em nossas ruas, praças e esquinas, em nossos campos e escolas. Nossa torcida é para que a vida e a dignidade humana sejam respeitadas, para que seja combatido o racismo, o preconceito e a violência. Que todos tenham o direito de lutar por uma vida digna e mais humana dentro e fora dos campos.
 Uma boa Copa para todos nós!
Padre Roger Araújo

QUEM PERMANECE EM DEUS ESTÁ NA LUZ


Com razão diz também São João numa epístola sua: Deus é luz (1Jo 1,5); e quem permanece em Deus está na luz, da mesma forma como ele próprio está na luz. Portanto, uma vez que temos a felicidade de estar libertos das trevas do erro, devemos caminhar sempre na luz, como filhos da luz. A esse propósito, diz ainda o Apóstolo: Vós brilhais como astros no universo. Conservai com firmeza a palavra da vida (Fl 1,15-16)."(São Cromácio). Caminhemos na luz, permaneçamos na Palavra! Felicidade certa, testemunho fiel
Padre Roger Araújo

MUITO BOM SABER E CONHECER OS SIMBOLOS LITURGICOS....

As insígnias episcopais compreendem objetos que simbolizam o poder, a jurisdição, a prudência, o amor e a fidelidade do bispo à Igreja e àqueles que lhe foram confiados. São insígnias pontificais: mitra, báculo, anel, cruz peitoral e pálio (CB 57). Normalmente todos os bispos têm direito ao uso dos 4 primeiros (estes também são concedidos aos abades, como falaremos em outra ocasião). O pálio, feito com lã de ovelhas oferecidas ao Papa no dia de Santa Inês, 21 de Janeiro, é concedido aos arcebispos e patriarcas pelo Romano Pontífice. Tal cerimônia se dá no dia 29 de Junho na basílica de São Pedro, na solenidade de São Pedro e São Paulo (ver fa última foto). O anel e a cruz devem ser sempre usadas, mesmo quando não se usa batina.
A mitra, segundo o cerimonial dos bispos, é usada “quando está sentado; quando faz a homilia; quando faz as sauda­ções, as alocuções e os avisos; quando abençoa solenemente o povo; quando executa gestos sacramentais; quando vai nas procissões.”
O Bispo não usa a mitra: “nas preces introdutórias; nas orações; na Oração Universal; na Oração Eucarística; durante a leitura do Evange­lho; nos hinos, quando estes são cantados de pé; nas procissões em que se leva o Santíssimo Sacramento ou as relíquias da Santa Cruz do Senhor; diante do Santíssimo Sacramento exposto.”
O Bispo pode não usar a mitra quando tiver que tirá-la em seguida, ou quando deslocar-se em uma distância pequena e logo na seuquência tenha que tirá-la. À esquerda uma mitra ornada com o brasão do papa João Paulo II bordado às ínfulas (faixas na parte trazeira). (CB 60)

QUEIRA RECEBER A EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO

Ser instrumento do Espírito Santo não é resultado da nossa perfeição nem da nossa santidade. Pelo contrário! Nosso caminho de santificação, de perfeição, passa, necessariamente, pela efusão do Espírito Santo, pois não é possível apenas com nosso esforço. Certamente, podemos colaborar, cooperar, deixar-nos trabalhar pelo Senhor, mas é Ele quem faz tudo. 

Nossa conversão verdadeira acontece quando somos recriados no Espírito Santo. A partir daí, tomamos gosto pela oração, pela escuta da Palavra de Deus, e começamos a participar realmente da Missa e dos sacramentos, a trabalhar na Igreja, cooperando com o Senhor.

Desse modo, não podemos, por nós mesmos, conceder nem privar os outros da graça que recebemos gratuitamente. "Quem crê em mim, do seu seio, do seu interior, jorrarão rios de água viva." Basta isso. 

Quando recebi a efusão do Espírito Santo, tudo durou um dia só. Padre Haroldo J. Rahm, SJ, passou pelo nosso seminário e concedeu um dia de retiro aos seminaristas. Ele falou sobre os dons, os carismas do Espírito Santo, sobre a Renovação Carismática. Na época, não entendi o que significava efusão do Espírito, dons nem carismas na perspectiva da Renovação Carismática. Sabia o que eram os carismas, os dons, mas não da maneira como estava acontecendo: as pessoas sendo curadas, orando em línguas. A confusão tomou conta de minha cabeça. Não entendi nada

No entanto, o Senhor semeou, no meu coração, um desejo muito grande. Nem sabia que graça era aquela que receberia, mas a queria muito. Quando o padre Haroldo impôs as mãos sobre mim e fez uma oração breve, não senti nada, pareceu-me que nada havia acontecido. Mas, à noite, sozinho no pátio do seminário, comecei a orar como nunca havia orado na minha vida. 

Tudo começou a mudar, foi o surgimento do olho-d'água. Era aquela a efusão no Espírito Santo, do jeito que Jesus falou: "Do seu interior correrão rios de água viva". Sabemos que um rio de água viva nasce de um olho-d'água, não há outra forma. Foi assim na minha vida; será assim na sua.

Depois de três meses, fui fazer uma experiência de oração com padre Haroldo e levei três jovens comigo; foi então que, ouvindo as palestras sobre efusão do Espírito e os dons, comecei a entender o que estava acontecendo comigo. Nos três meses anteriores, Deus me deu a graça de experimentar muitas coisas novas. Meu sacramento e minha vida mudaram e tornou-se mais verdadeiro o arrependimento dos meus pecados. 

Ali, na experiência de oração, fui encontrar a explicação daquilo que, pela graça de Deus, estava vivendo. 

Você quer ou não ser transformado pelo Espírito Santo? Não sei o grau de sua aridez, de suas dificuldades espirituais, só sei que chegou a hora: o Senhor quer que você mergulhe na graça da efusão do Espírito Santo. 

Vamos dizer ao Senhor: Senhor Jesus, quero receber a efusão do Espírito Santo, como diz a Tua Palavra: "Sereis batizados". Quero ver-me banhado no Teu Espírito, possuído, até as últimas fibras do meu ser, pelo Espírito Santo de Deus. Vem, Espírito!

"Sim, Jesus, dá-me Teu Espírito. Plenifica-me, Senhor. Derrama sobre mim o Teu Consolador. Senhor, concede-me a graça. Peço que manem de mim rios de água viva, que se realize em mim a promessa: 'Vós sereis batizados no Espírito Santo'. Realiza a Palavra, Senhor Jesus:'Do seu interior correrão rios de água viva'.Realiza a Palavra: 'Descerá sobre vós o Espírito Santo. Recebereis força, poder e sereis minhas testemunhas até os confins da terra.'"

Vem, Espírito Santo, porque eu preciso de Ti agora. Cobre cada um dos meus (nomeie cada pessoa que você deseje abençoar) e o conduz a Tua Igreja. Vem, Espírito Santo, derrama-Te sobre nós. Jesus, Tu és o batizador; batiza-nos no Espírito Santo. Precisamos desta graça. Cumpra-se, Senhor, a Tua Palavra. Amém!


Artigo do livro: "Aspirai aos dons espirituais", monsenhor Jonas Abib

PRESBÍTEROS

O múnus do ministério do Bispo “foi por sua vez confiado em grau subordinado aos presbíteros, para que – constituídos na ordem do presbiterado com o fito de cumprir a missão apostólica transmitida por Cristo – fossem os colaboradores da ordem episcopal” (Pio XII, Fidei Donum). “O ofício dos presbíteros, por estar ligado à ordem episcopal, participa da autoridade com que o próprio Cristo constrói, santifica e rege seu corpo. Por isso, o sacerdócio dos presbíteros, supondo os sacramentos da iniciação cristã, é conferido por meio daquele sacramento peculiar mediante o qual os presbíteros, pela unção do Espírito Santo, são assinalados com um caráter especial e assim configurados com Cristo sacerdote, de forma a poderem agir em nome de Cristo Cabeça em pessoa” (PO 2).

“Embora os presbíteros não possuam o ápice do pontificado e no exercício de seu poder dependam dos Bispos, estão contudo com eles unidos na dignidade sacerdotal. Em virtude do sacramento da Ordem, segundo a imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote, eles são consagrados para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento” (LG 28). (viaVeritatis Splendor)

Os presbíteros, embora não gozem da plenitude do sacramento da ordem, são eles verdadeiramente sacerdotes que celebram o sacrifício eucarístico também na ausência do Bispo, embora sempre em seu nome. Antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, o ministério de sacerdote do presbítero se dissolvia diante da presença do Bispo. Os presbíteros não eram ordinariamente chamados a concelebrar com o Bispo e acabavam servindo ao Bispo em diversos ministérios não propriamente sacerdotais como presbíteros-assistentes e diáconos-assisntetes. Na missa da Quinta-feira santa, um número limitado tomava uma posição de concelebrantes "de honra", sem contudo oferecer o sacrifício na Santa Missa.

Com os presbíteros tomando seu posto como sacerdotes na liturgia do Bispo, os cargos de assistência recaem agora exclusivamente sobre os demais ministros. Um efeito colateral disto, porém, foi a proibição de ministros superiores exerceram cargos inferiores, como os presbíteros oficiarem como diáconos. Isso parece um tanto equivocado, a princípio, por que não se perde o ministério inferior com o recebimento de um superior; em segundo lugar, por que embora com o diaconato permanente e as ordens menores tendo sido transformadas em ministérios leigos, por vezes existem ministros superiores em excesso e ministros infeiores em falta; tal proibição pode ser pastoralmente pouco vantajosa para certas comunidades com este perfil.

PAI PERDOEM SEUS FILHOS

Perdão é decisão, mesmo que seu coração esteja ferido por aquilo que alguém lhe fez. Hoje, Deus está querendo lhe dar a graça do perdão; disponha-se a perdoar seja o que for. 

A falta de perdão está acabando com você. Mesmo que esteja magoado, ferido, seu coração é de pai, de mãe. Talvez, esse seu filho tenha trazido desonra para sua família, e isso esteja acabando com você espiritual e psicologicamente. É como soda cáustica colocada na boca, começa a corroer por onde passa e está acabando com você. Mas o Senhor está lhe dando a graça de perdoar. Em nome de Jesus, perdoe seu filho. 

Perdão não é sentimento, mas um ato de vontade. Queira perdoar, agarre essa graça para a sua vida e diga no fundo do seu coração: “Eu perdoo”. Diga o nome de seu filho ou da sua filha e perdoe-o (a). Mesmo que você já não tenha esperanças que ele mude, faça o esforço de perdoá-lo. Pais e mães, que o amor de vocês seja um "dreno" para retirar todo mal que o seu filho já fez e sirva para que sejam recuperados. Seja o que for, perdoe-o. Peça a misericórdia de Deus para alcançar essa graça do perdão

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ORAR EM MEIO A TRIBULAÇÃO

Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos". O Senhor quer nos ver alegres nas tribulações e nas situações que parecem impossíveis de se resolver. É ordem do Senhor sermos alegres. 

O cristão passará por uma grande tribulação, por isso o Pai está nos treinando para sermos homens e mulheres de oração, mesmo nos momentos de dor. Mas para isso é preciso pedir o Espírito Santo. Precisamos pedi-Lo a Deus. Peçamos a Ele a graça divina e aprendamos a orar sem nos desesperar. 

Tudo o que você pedir em oração peça com fé. Não aja como um derrotado, mas como alguém que crê, porque Deus diz: "Quem pedir, receberá".

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova