sábado, 13 de outubro de 2012

A FÉ CONSTRÓI QUALIDADE DE VIDA


Todas as barreiras que nos impedem de chegar até Deus são derrubadas pela fé, porém, é necessário que entremos no caminho de santidade rumo ao Senhor. E certamente em nossa vida, na caminhada diária existem muitas situações que precisamos da fé para nos mantermos de pé, pois não nos faltam ocasiões de sofrimentos e dores, que são superadas pela força da fé. 
A fé é portanto ma necessidade para nossa qualidade de vida, quando nos lançamos mão dela, sabemos onde podemos confiar. Podemos defini-la como São Paulo nos ensinou na carta de São Paulo aos Hebreus (Hb 11,1): “A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem.”
Porém, não podemos reduzi-la apenas aos sentimentos, emoções, lágrimas, a fé é uma decisão, diante principalmente daquelas situações que querem nos fazer desistir. Quem tem fé não desisti diante do primeiro obstáculo, não se deixa escravizar por qualquer coisa. 
Afirma o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 155 que: “Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina: Credere est actus intellectus assentientis veritati divinae ex imperio voluntatis a Deo motae per gratiam – Crer é um ato da inteligência que assente à verdade divina a mando da vontade movida por Deus através da graça"
Meus irmãos precisamos gerir os obstáculos do nosso dia a dia, e avançarmos a luz da fé, para isso, a Palavra de Deus nos oferece alguns itinerários seguros, um destes está no Salmo (55) que diz: 
Ó Deus, escuta a minha oração, não rejeites minha súplica; presta-me atenção e atende-me. Estou ansioso na minha tristeza e me perturbo pelo grito do inimigo, pelo clamor do malvado. Pois sobre mim fazem cair desgraças, me perseguem com furor. Meu coração treme no meu peito e terrores mortais se abateram sobre mim. Temor e tremor me invadem e me oprime o horror. Então digo: Ah! Se eu tivesse asas como a pomba para voar em busca de descanso! Fugiria para longe, iria morar no deserto, buscaria um lugar de refúgio, protegido da fúria do vento, longe de qualquer tempestade... Eu invoco a Deus e o Senhor me salva. De tarde, de manhã e ao meio-dia lamento-me e suspiro, e ele escuta minha voz; vai me dar a paz, livrando-me dos que me combatem: pois meus adversários são tantos!... Entrega ao Senhor tua ansiedade e ele te dará apoio, nunca permitirá que vacile o justo”. 
Quantas vezes diante das dificuldades, das ansiedades, queremos fazer como o salmista arrumar asas para voamos para longe, mas o próprio Salmo nos ensina que Ele cuidará de nós, se entregarmos ao Senhor todos os nosso problemas. 
Meus irmãos o sentido da nossa vida é amor, e quando nos colocamos neste itinerário, por fé somos capazes de vencer tudo, enxergamos as portas abertas diante dos fracassos, não paramos neles, mas avançamos por fé, certos que o Senhor tem o melhor para nós, e assim, as tragédias que acontecem em nossa vida, são transformadas em beleza. 
Precisamos da fé para não nos tornarmos escravos dos problemas, portanto irmãos “entrega ao Senhor tua ansiedade e ele te dará apoio, nunca permitirá que vacile o justo (Sl 55, 23)”. Tenha fé, e não tenha medo de dar passos rumo sempre ao Senhor.
Padre Adriano Zandoná 

PRECISAMOS PROGREDIR NA FÉ


Um novo sol, um novo cenário, um novo dia e um novo jeito de viver nos convém diante da novidade do Espírito Santo. Não podemos ficar parados diante do que já passou, ao contrário, somos chamados a progredir, na fé, em todas as circunstâncias e a ter um coração agradecido a Deus. “Que Ele, por seu poder, realize todo o bem que desejais e torne ativa a vossa fé” (II Ts 1,11c).
Tudo o que fizermos, façamos unidos a Jesus e Lhe perguntemos: “Senhor, como devo fazer?  Por onde devo ir? Indicai-me o caminho para que eu não me separe de Vós em nenhum momento, porque, na Vossa companhia, sinto-me em total segurança e tudo se faz novo”.
Obrigada, Senhor, pelo Vosso imenso amor.
Luzia Santiago

ONDE ESTÁ PEDRO, AI ESTÁ A IGREJA CATÓLICA ?

Um verdadeiro critério para um verdadeiro católico

A Igreja de Cristo é peregrina; caminha na história. Isto faz parte da sua essência, pois que ela é continuadora e testemunha da obra salvífica de Deus que, sendo eterno e imutável, entrou no tempo dos homens, primeiro na história de Israel, o Povo eleito da Antiga Aliança e, na plenitude dos tempos, de modo pleno, em Jesus Cristo, Cabeça e princípio da Igreja e Salvador da humanidade.

A verdade de Deus, transmitida na Tradição apostólica, é imutável, mas vai sendo compreendida cada vez mais, cada vez melhor, cada vez de modo mais abrangente pela Igreja através do tempo. Não há como fugir disso: a temporalidade, a progressão, é inerente ao homem! Como também as limitações da cultura de cada tempo e civilização. E a Igreja, portadora da eternidade que entrou no tempo, vai peregrinando, vai compreendendo sempre mais e melhor nos caminhos da história; assim vai exprimindo sempre a mesma Verdade - que não é simplesmente uma teoria ou uma doutrina, mas uma Pessoa: Jesus Cristo - de modos novos e com palavras novas.

Mas, ela não precisa temer! Cristo lhe prometeu: “Eu estarei convosco até o fim dos tempos!” Prometeu-lhe também o “Espírito da Verdade”, que haverá sempre de conduzir adiante a sua Igreja, até a Verdade plena, pois testemunhará sempre Jesus e sua salvação: “Ele tomará do que é meu e vo-lo anunciará!” Por isso a Igreja sabe que nunca poderá errar na sua profissão de fé.
Essa profissão não é um velho baú, cheio de verdades teóricas enferrujadas, mas, ao invés, é a viva Tradição apostólica, sempre interpretada de novo sob a guia do Espírito Santo, suscitando sempre novos desafios ante os desafios de cada época, de modo que, cada geração eclesial pode ter certeza de permanecer na mesma fé, sempre igual e sempre nova.

E para que a guarda da verdadeira fé e o modo de interpretá-la e transmiti-la fosse autêntico, sem cair nos delírios dos avançados nem no medo e no apego doentio a uma segurança do passado, própria dos atrasados, Cristo dotou a sua Igreja de um Magistério, formado pelo Papa, Sucessor de Pedro, e pelos Bispos em comunhão com ele, sucessores dos Apóstolos. Somente eles têm a autoridade dada pelo Cristo e confirmada pelo Espírito de interpretar retamente a fé da Igreja.

Num mundo confuso, numa Igreja batida por tantas ondas, quando Satanás, ao não vencer pelo menos do relaxamento e da secularização, tenta enganar pelo mais do exagero e de um tradicionalismo tão bobo quanto prepotente, a humilde comunhão com os pastores reais que o Cristo real colocou à frente do rebanho, é a mais decisiva garantia de que estamos seguros na verdadeira fé. Que Deus nos conserve, caro Visitante, neste caminho! As portas do inferno não prevalecerão! Valerá sempre o velho axioma, tão repetido pela sã Tradição: Ubi Petrus, ibi Ecclesia catholica!” – Onde está Pedro, aí está a Igreja católica! Para não haver dúvida: o nome de Pedro é Bento XV
Dom Henrique Soares da Costa 


O ARCANJO RAFAEL E A CURA

Espero que você conheça, na Bíblia, o livro de Tobit e Tobias. Tobit era um homem muito bom e vivia numa terra estrangeira; neste lugar, os judeus não eram bem-vindos, por isso, quando morriam, seus corpos não podiam ser enterrados. Mas Tobit era um homem temente a Deus e, à noite, sorrateiramente, enterrava os judeus já mortos. 
Um dia, Tobit ficou cego e sua esposa caçoou dele, perguntando-lhe: “Este é seu Deus, que o tornou cego?” Mas ele permaneceu fiel ao Senhor. 
Alguém, de uma terra distante, devia dinheiro a Tobit. Então, ele mandou seu filho Tobias buscar essa quantia. Durante a viagem, Tobias encontrou-se com alguém que queria acompanhá-lo pelo caminho. Era o Arcanjo Rafael. 
Rafael, que significa, a “medicina de Deus”, ajuda-nos em nossa cura. Ele disse a Tobias que fosse pescar um peixe, pegasse o intestino deste e o coloque sobre os olhos de seu pai. Deus, deste modo, recuperou a visão de Tobit. Por isso Rafael é chamado o “remédio de Deus”.
Se todos nós precisamos de Miguel, porque somos atacados pelo espírito do mal; se precisamos de Gabriel, pois ele nos traz a mensagem de Deus e nos ajuda na evangelização; também precisamos de Rafael, porque todos precisamos de cura, precisamos que Jesus coloque Suas mãos sobre nossas feridas e nos cure.
Podemos olhar para cura de diversos pontos de vista, inclusive a partir dos nossos problemas físicos. Mas alguns se perguntam: “Será que Deus tem interesse em minha cura física?” Pensar deste modo é um erro. O Senhor mandou Jesus para nos curar, para nos fazer íntegros: “Eu vim para que tenhais vida e a tenham em abundância” (cf. João 10,10). Portanto, Jesus não veio para salvar apenas a alma, mas também a nossa humanidade, para tocar no homem por inteiro. 
O Senhor nunca disse a ninguém que não estava interessado nas curas físicas, mas impôs sua mão sobre as pessoas e curou a todas. 
Quando mandamos “ide”, essa é a missão da Igreja, e quando falamos de Igreja, falamos de nós mesmos, portanto, cada um de nós é mandado para curar de modo diferente, seja com um sorriso ou uma mensagem. Às vezes, você pode curar alguém com um e-mail, um abraço que demonstre amor.
Jesus é a Boa Notícia da nossa vida, o Salvador. Não podemos guardar para nós essa Boa Nova, mas anunciá-la pelo mundo, curando uns aos outros, curando os enfermos. A cura é uma missão da Igreja, e se ela ignorar isso, estará traindo Jesus.
A evangelização sem cura e libertação torna-se uma bela teoria, mas ninguém vai se importar. Tenha cuidado, porque se nos mantivermos apenas na cura e libertação, sem usá-la para a evangelização, para trazer as pessoas a Jesus, seremos discípulos de Cristo, o qual cura e liberta.
Jesus estava interessado na cura de Tobit, por isso lhe enviou o anjo, a fim de que recuperasse a visão. 
Talvez, você tenha câncer, doença do coração, pressão sanguínea alta ou baixa, diabetes, problemas no fígado, nos rins ou nos pulmões. E você acha que Deus não está interessado em você? O Senhor conhece todos seus problemas. 
Há também a necessidade da cura psicológica. Jesus veio também para nos curar psicologicamente. Ele curou a samaritana, curou Pedro depois deste tê-Lo negado. Jesus olhou para o apóstolo com amor.
O Senhor curou Maria Madalena. Ele nos chama pelo nome, e essa já é uma cura psicológica. 
Talvez, muitos de vocês tenham raiva de alguém e já tenham uma pedra nas mãos para jogar em seu inimigo, na sua sogra, no seu cunhado... Jesus não lhe pede para não atirá-la; Ele apenas lhe diz que você o faça se estiver sem pecado. O Senhor nos conhece por dentro e por fora; não podemos nos esconder d'Ele. Ele é o único que pode nos curar, perdoar nossos pecados. 
A outra cura é a libertação. Todos nós, de alguma forma, somos atacados pelo espírito do mal. Não o somos da mesma forma, porque o demônio tenta sempre encontrar nossa área de fraqueza, e não somos fracos da mesma maneira. Como um general esperto, ele ataca as áreas da nossa fraqueza. 
Precisamos fortalecer esses pontos fracos da nossa personalidade. Pode ser a inveja, a raiva, a agressividade, a violência, a luxúria, a perversão sexual, o ódio contra alguém, a falta de perdão. Podem ser tantas coisas! Mas se você for esperto, vai fortalecer esta área, pois é, nela, que o demônio vai tentar atacá-lo. 
Muitas pessoas se sentem fracas, porque entram em pânico diante de uma situação. 
Também no livro de Tobias, vemos que, durante a viagem, Tobias encontrou-se com a mulher de sua vida: Sara. 
O Arcanjo também está presente na vida de Sara, esposa de Tobias, pois ambos estavam tentando encontrar a companhia adequada. O pai Tobit tinha muito medo de que seu filho encontrasse uma esposa de outra religião; por outro lado, Sara também estava com medo, porque já tinha tido sete esposos e todos haviam morrido na noite do matrimônio. Isso parecia ser um sinal de Deus, de que ela não deveria se casar. No entanto, o Senhor provê, por meio de Rafael, o encontro entre Sara e Tobias. 
Deus também enviou Rafael para proteger Tobias durante sua viagem, diante de seu encontro com o devedor de seu pai. Muitas vezes, em nossa viagem, encontramos acidentes e percebemos que, facilmente, poderíamos estar envolvidos nele. É aí que percebemos o quanto Deus nos protege. 
Hoje, queremos pedir que Jesus que desamarre as amarras que o demônio coloca em nós.
Frei Elias Vella 

NÃO ESTIMULE METAS PEQUENAS NA SUA VIDA

O Senhor quer que lutemos constantemente para rezar e viver as virtudes cristãs. Isso é coisa para santos, para pessoas que querem ser santas; este é o caminho do cristão, é o caminho de santificação, o caminho do bem. Essa é a receita para nos preparamos a vinda do Senhor. 

Você pode achar que eu estou radicalizando, mas não o estou. Por isso, faça a meta de amar, entre na graça de Deus e em seu esforço você vai chegar longe: à santidade. E no céu só entram santos. 

Ainda hoje pare, olhe de frente e decida-se a viver e a amar. O Senhor quer sua decisão, por isso, Ele o enche de graça. Não estipule metas pequenas em sua vida, estipule grandes. Não deixe as trevas ofuscarem o seu olhar. Por essa razão, precisamos do Espírito Santo. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ORAÇÃO DA CRIANÇA



Jesus, hoje quero pedir-lhe uma porção de coisas, porque sei que você escuta sempre a oração dos pequeninos.
Veja Jesus, eu sou ainda uma criança, mas faça que eu cresça e seja gente de verdade, como papai e mamãe.
Que eles sejam muito felizes; que eu os ame sempre, que eu seja um filho obediente, e um dia, grande e bom como eles.
Proteja meus professores, pois me ensinam tanta
coisa bonita.
E eles me falaram que um dia Você disse: “Deixai vir a mim os pequeninos”.
Então, Jesus, acolha nos seus braços a mim, todos os meus coleguinhas e as crianças do mundo inteiro.
Que todas nós sejamos alegres, felizes e amanhã possamos fazer alguma coisa por aqueles que hoje fazem tanto por nós.
Jesus, eu lhe peço: "Fique sempre conosco e abençoe, hoje e sempre, todas as crianças". Amém.


Padre  Marcelo Rossi

NO SENHOR ENCONTRAMOS O REPOUSO

Talvez você esteja com o coração pesado e precisando do Senhor. Tenha certeza de que Ele mesmo está chamando todos nós. Vamos acolher este convite que Ele nos faz hoje: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso" (Mateus 11,28). 
Ou talvez você esteja carregando o fardo do seu casamento, de seus filhos adolescentes ou casados. Pode ser que você esteja vendo o casamento de seu filho desmoronar, aquele de quem você esperava tanto. Talvez, o seu próprio casamento esteja desmoronando. 
Muitas vezes, nós estamos com a alma cansada e isso se reflete em nosso corpo: não dormimos, passamos a noite com sonos intermitentes, então, não vemos a hora de ela [noite] chegar novamente, e depois, não vemos a hora de chegar o dia. Mas, hoje, o Senhor está dizendo para você que vá a Ele, pois n'Ele você vai encontrar o repouso e o descanso de que precisa. 
Graças a Deus, quantos de nós já encontramos solução no Senhor! Nós já experimentamos maravilhas em nossa vida. Quanta coisa nós pedimos e o Senhor nos concedeu. Seja qual for o peso que você esteja carregando, o Senhor está lhe dizendo: "Venha a mim, meu filho, você que está sobrecarregado com o peso dos fardos e Eu lhe darei descanso e repouso".
"Senhor, Tu sabes as dores da alma que esses irmãos estão carregando. É promessa Sua e eles estão vindo, estão acreditando. Dá a cada um de Seus filhos e filhas o descanso, o repouso de que precisam, porque, muitas vezes, esse descanso vem porque o Senhor pousa Sua mão entre nós. Dá-nos, meu Deus, o repouso da alma, do espírito e o alívio de que precisamos". 
No Senhor encontramos repouso, paz, alegria, paz, amor, enfim, tudo de que precisamos para seguir nossa jornada.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova