sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SÃO JOSAFÁ

Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo. João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana.

Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos.

São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos. Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

São Josafá, rogai por nós

NÃO ENTREGUE A DEUS OS PROBLEMAS MAS SIM A ORAÇÃO

Quando amamos alguém, não o julgamos, pois é bom estar perto de quem nos faz bem. Jesus é mais do que isso, pois Ele se apaixonou por nós com um amor de predileção, que brota de Suas entranhas. O Senhor não desiste de nós! Muitas vezes, diante das dificuldades, temos vontade de desistir, mas o Senhor não nos abandona. “Hoje é o dia que o Senhor reservou para nós! Quando nos descobrimos as situações tornam mais fáceis, muitas vezes esbarram situações de decadência. Não precisamos camuflar algumas situações diante de Jesus. Eu vos dei uma terra que não lavrastes, cidades que não edificastes e nas quais habitais, vinhas e olivais que não plantastes e cujos frutos comeis. Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o de coração íntegro e sincero. Lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram do outro lado do rio † Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Contudo, se vos desagrada servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram no outro lado do rio ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. O povo respondeu: “Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir a deuses alheios. Pois o Senhor, nosso Deus, foi quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes sinais diante de nossos olhos e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus”. Então Josué disse ao povo: “Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós e, depois de vos ter tratado tão bem, vos tratará mal e vos aniquilará”. O povo, porém, respondeu a Josué: “Não! É ao Senhor que serviremos”. Josué então disse ao povo: “Sois testemunhas, contra vós mesmos, de que escolhestes o Senhor para servi-lo?” Eles responderam: “Sim! Somos testemunhas!” — “Sendo assim”, disse Josué, “tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”. O povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e obedeceremos à sua voz” (Josué 24, 13-24).
Moisés tornou-se o intercessor daquele povo, ele foi ao encontro de Deus. Da mesma forma, quando perdermos a nossa fé, existem os padres e  a Canção Nova para nos reanimar. É muito fácil falar da Misericórdia de Deus quando está tudo bem. Não podemos ser católicos somente quando está tudo bem; precisamos ser católicos nas provações também. Moisés viveu esta experiência com o povo e nos ensinou a realizar a missão que Deus nos pede agora.

Você pode fazer tantas coisas absurdas, mas quando há o arrependimento, o Senhor sorri para você e diz: "Você fez tantas coisas, mas há uma que você ainda não viu". Com o Senhor não precisamos ter medo. Você se sente infeliz? Jesus é a fonte da esperança que não pode faltar no coração das pessoas. Podemos ficar tristes, mas nunca devemos perder a esperança, pois o maligno quer derrubar você de várias maneiras. O inimigo de Deus quer semear e alimentar a descrença; não recorra ao que é mais fácil. Josué nos diz  que não busquemos outros deuses, pois Deus é "ciumento". A história do Senhor é sempre uma novidade para nós. Quando está tudo bem, presenciamos algumas surpresas.

A nossa alma tem sede de Deus como uma planta sedenta por água. Proclame: "Senhor, eu quero ser um adorador. Eu quero ser melhor", pois é o desafio de todos os dias. Em nosso ponto de desequilíbrio, mostramos ao Senhor o quanto amamos. A experiência do matrimônio é a mesma da nossa aliança com Deus. Se você errou, peça perdão ao Senhor, pois Ele sempre estará ao nosso lado. Seja melhor hoje!

Temos facilidade de desordenar as situações, por essa razão, não conseguimos dar o passo. Deus grita ao nosso coração: "Quem precisa mudar é você!". Não é fácil proclamar a santidade, pois ela exige a renúncia.

Se algo não deu certo, se você feriu alguém e não foi o canal da graça do Senhor para essa pessoa e começou a seguir outros deuses, saiba que o manual da nossa santidade é a Palavra de Deus. O Catolicismo funciona na cabeça e no coração. Quando tudo parecer um caos, devemos levantar a bandeira da certeza, pois o mundo que precisa mudar está dentro de nós. É maravilhoso viver a experiência com o Senhor.
Todo o contexto da Sagrada Escritura leva à liberdade. Precisamos estar atentos nas nossas atitudes, pois não podemos entregar as nossas vidas ao abandono. O Senhor nos permite atravessar o deserto. "Quando o sofrimento bater à porta, abra-a" (Padre Fábio de Melo).

Não peça a Jesus que resolva o seu problema, mas que você o entenda. O sofrimento entra na nossa vida de maneira elegante, não podemos esperar Deus de maneira passiva. Hoje é o tempo que o Senhor lhe concede. Não queira que as pessoas olhem para você como uma placa escrita: "Eu sou o problema". Mostre as maravilhas de Deus.

São Francisco, no momento da doença, disse: "Neste momento no qual a carne dói, louvo ao Senhor". Ele quis dizer: "Não somos donos de nós mesmos". Não entregue a Deus os problemas, mas sim a oração.

O Pai estava pronto para aniquilar o povo, mas Moisés interveio, pois o Senhor nos prometeu uma vida longa. Deus escutou o apelo daquele homem. Senhor, queremos crescer como homens de Deus, queremos viver como um templo de santidade.
Padre Sílvio César

COMO SUPERAR AS TRISTEZAS

 

Com um rosto sorridente, o homem duplica as capacidades que possui
Esta é uma receita espiritual para quem quer vencer, em Deus, todas as suas tristezas; não guardá-las consigo, nenhuma, entregar todas a Deus, de verdade.
Se você quer ser feliz, então, proíba a si mesmo de cultivar a tristeza, se mostrar de rosto triste e mal-humorado.
Olhe para trás e veja quantos sofrem mais do que você, com câncer, numa cadeira de rodas, num leito de hospital,... e mude já este rosto triste, ainda que tenha de fazer violência a você mesmo. Cultive a alegria; ela espalha bênçãos; ela contagia os outros. Alimentar tristezas é criar um clima de intranquilidade que gera enfermidade. 

Seja feliz, porque muitos precisam de você para viver, muitos esperam o seu sorriso, muitos precisam se contagiar com a sua alegria. Lembre-se, viver é um privilégio, por isso, você precisa cultivar, diariamente, a planta preciosa da alegria. Você tem o direito de chorar, mas mesmo entre lágrimas nunca tem o direito de renunciar à alegria. Sorria, pois o sorriso é o idioma do amor universal: até as crianças o compreendem. Confúcio disse que “quando você nasceu todos sorriam, só você chorava. Faze por viver de tal modo que, à hora de sua morte, todos chorem, só você  sorria”.

Aconteça o que acontecer, viva alegre. A alegria dissipa as nuvens mais negras. Para isso é preciso cuidar dos pensamentos; pois a nossa felicidade depende da índole dos nossos pensamentos. Quem souber dominar seus pensamentos, saberá governar a sua vida.

É saudável saber que nada é estável nas coisas humanas; portanto, é preciso saber evitar tanto a euforia na prosperidade quanto a depressão na adversidade. A imaginação é a alma da tristeza ou da alegria; ela precisa ser dominada; saiba que é mais fácil reprimir a primeira fantasia do que todas aquelas que a seguem.

O pensar bem é causa de saúde e de felicidade; muitas vezes, o contentamento torna os pobres ricos; o descontentamento torna os ricos pobres. Você sabe que “quem ama o feio, bonito lhe parece”. Tristezas não pagam dívidas, portanto, de nada vale alimentá-las. Não se pode também ficar remoendo os  tristes acontecimentos  do passado,  pois sabemos  que “águas passadas não movem moinhos”. Como dizem os ingleses: “não adianta chorar sobre o leite derramado”; é melhor ir logo em busca de outro.

Com um rosto sorridente, o homem duplica as capacidades que possui. Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios.
O povo diz sabiamente que quem canta seus males espanta. Quando você mergulha na tristeza, não consegue subir um degrau; mas se você se firma na alegria, consegue galgar montanhas.

Acho que você já ouviu a história daquele rapaz que andava triste porque não tinha sapatos, até que encontrou alguém que não tinha os pés... estancou as  lágrimas no mesmo instante. Certamente muitos estão em situação pior do que a nossa. O melhor remédio para a própria tristeza é procurar com presteza consolar a tristeza dos outros. Nada seca tão depressa como uma lágrima, quando enxugamos a lágrima alheia. A caridade produz a alegria; todas as pessoas e grupos que fazem o bem aos outros são alegres.

É fundamental manter o bom humor; ele é, em primeiro lugar, o melhor promotor da saúde. Um sorriso custa bem menos que a eletricidade e dá mais claridade. A alegria não está nas coisas, mas em nós, e ela é para o corpo humano o mesmo que o sol é para as plantas. Quem está contente jamais será arruinado. A vida não aprecia aqueles que se lamentam. Ela os coloca de lado. Ela ama aqueles que a amam.

Nas horas difíceis ou constrangedoras, saiba vencer a tristeza e o mau humor com uma brincadeira saudável, sem ofender aos outros. Certa vez o Papa João XXIII fez uma visita a uma paróquia de Roma; e ao passar pelo povo ouviu uma senhora dizer para outra: -  "Nossa, como ele é gordo!" O Papa ouviu, virou-se para a mulher e disse sorrindo: - "Minha senhora, o Conclave não é um concurso de beleza!" E continuou a caminhada.

Um casal viajava com os filhos; e de repente a esposa começou a se queixar para o marido: “Você não me abraça mais; não me faz mais aqueles carinhos gostosos que fazia quando a gente viajava junto...” E foi reclamando. Muito tranquilo e sem se ofender o marido virou para ela e disse: “Meu bem, naquele tempo a gente não viajava de Kombi com cinco crianças brigando nos bancos de trás!” E foi só risada! Saiba transformar um momento de tensão num momento de descontração, brincando.

A lamentação é uma das coisas mais tristes do relacionamento humano; nada resolve e cria um clima de pessimismo, acusação, tristeza e amargura.Estamos acostumados a reclamar das coisas que nos aborrecem, mas não vemos o lado bom que também existe em nossa vida.

Não fique se queixando tanto dos impostos que você paga, isso significa que você tem emprego, ou tem bens... Não posso reclamar da confusão que eu tenho de limpar após uma festa, pois isso significa que estive rodeado de amigos... Da mesma forma, não devo reclamar das paredes que precisam ser pintadas, da lâmpada que precisa ser trocada, porque isso significa que tenho minha moradia... Assim como não devo me lamentar porque eu não achei um lugar para estacionar o carro, pois isso significa que além de ter a felicidade de poder andar, tenho um carro que muitos não têm.

Não reclame da senhora que canta desafinado atrás de você, ao menos isso significa que você  pode ouvir. Não reclame do cansaço e dos músculos doloridos que você sente ao final do dia porque isso significa que você tem saúde para trabalhar...
E assim, eu e você poderíamos multiplicar esses exemplos.

Por mais difícil que esteja sua situação, tente sorrir, você verá que será mais fácil passar por mais essa prova... Se não resolver seu problema, agradeça a Deus por eles e peça coragem para enfrentá-los com dignidade. Não estrague o seu dia. A sua irritação não solucionará problema algum... As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas... Assim como seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar...   O seu mau humor não modifica a vida. A sua tristeza não iluminará os caminhos. O seu desânimo não edificará a ninguém. As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você...
         
Se você acordou nesta manhã com mais saúde do que doença, você é mais abençoado do que um milhão que não sobreviverão nesta semana. Quantos por este mundo estão enfrentando os perigos das guerras, o horror das bombas, a solidão de uma prisão, ou as aflições da fome! Quantos não podem frequentar uma igreja sem o medo de molestamento, prisão, tortura, ou morte... Quantos não têm comida em casa, roupas, uma casa para morar... Tudo isso faz a gente concluir que é uma grande blasfêmia ficar reclamando da vida e da própria sorte.

“O que perturba os homens não são as coisas que acontecem, mas sim a opinião que eles têm delas”, disse Demócrito (461-361 a.C). Uma pedra pode ser vista de muitas maneiras: O distraído nela tropeçou. O bruto a usou como projétil. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Já, David matou Golias. Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura. E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem! Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Felipe Aquino