sexta-feira, 25 de maio de 2012

SÓ HÁ VERDADEIRA SOLIDÃO ONDE FALTA DEUS


O que é Pentecostes? Em Pentecostes nós renovamos a cena do 
"Cenáculo”. Cenáculo idealmente ligado ao de Jerusalém onde, há quase dois mil anos, se verificou a primeira prodigiosa efusão do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria Santíssima. Naquele dia nasceu a Igreja una, santa, católica e apostólica. Una, porque é tornada mistério de comunhão pelo Espírito, ícone da Santíssima Trindade na terra; santa, porque o Espírito conserva nos seus membros a santidade de Cristo Cabeça; católica, porque o Espírito a estimula a anunciar a todos os povos o único Evangelho de salvação; Apostólica, porque através do ministério dos Apóstolos e dos seus sucessores, o Espírito a orienta pelas veredas da história.
Naquele tremendo dia os Apóstolos receberam os dons do Espírito Santo. Jesus ressuscitado dissera aos discípulos: "Permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto" (Lc 24, 49). Isto aconteceu de forma sensível no Cenáculo, enquanto todos estavam reunidos em oração com Maria, Virgem Mãe. Como lemos nos Atos dos Apóstolos, repentinamente aquele lugar foi invadido por um vento impetuoso, e umas línguas de fogo pairaram sobre cada um dos presentes. Então, os Apóstolos saíram e começaram a proclamar em diversas línguas, que Jesus é Cristo, o Filho de Deus, morto e ressuscitado (cf. At 2, 1-4). O Espírito Santo, que com o Pai e o Filho criou o universo, que guiou a história do povo de Israel e falou por meio dos profetas, que na plenitude dos tempos cooperou na nossa redenção, no Pentecostes desceu sobre a Igreja nascente tornando-a missionária, enviando-a para anunciar a todos os povos a vitória do amor divino sobre o pecado e a morte.
O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem Ele, ao que se reduziria ela? Sem dúvida, seria um grande movimento histórico, uma instituição social complexa e sólida, talvez uma espécie de agência humanitária. E na verdade é assim que a julgam quantos a consideram fora de uma perspectiva de fé. Na realidade, porém, na sua verdadeira natureza e também na sua mais autêntica presença histórica, a Igreja é incessantemente plasmada e orientada pelo Espírito do seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é precisamente o fruto do invisível Espírito divino.

Padre Wagner Augusto Portugal

A SOLUÇÃO PARA VOCE ESTÁ NO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO

"A população que estava no meio de Israel foi atacada por um desejo desordenado; e mesmo os israelitas recomeçaram a gemer: 'Quem nos dará carne para comer?', diziam eles" (Nm 11,4).
O problema daquele povo era comida: eles queriam carne. Não era nem uma necessidade, mas um capricho. Deus olhou para a súplica daquele povo, mas a solução primeira do Altíssimo foi o Espírito Santo. Depois veio a carne. O problema de Moisés era dar carne àquele povo. O que Deus Pai faz? "Multiplica" o Espírito Santo que estava nele para mais setenta anciãos. Depois deu a solução ao povo (cf. Nm 11,24-32).

Você também tem problemas com os quais luta: filho drogado, brigas no casamento, marido adúltero, mulher infiel... Talvez seu problema lhe pareça sem solução como o daquele povo. A primeira solução é o derramamento do Espírito Santo, depois virá o restante.
Encha-se do Espírito Santo cada vez mais! Deixe-se batizar por Ele. Como o lenço que se encharca na água, deixe-se encharcar pelo Espírito Santo de Deus. Essa é a solução.
Se o seu problema são as drogas que você anda experimentando aqui e ali – diz que não está viciado, mas você não as deixa - não fique arranjando desculpas: a solução para você, como para aquele povo cujo problema era a carne, é o Espírito Santo derramado "setenta vezes mais".
Se o seu problema é a bebida: você diz que não é alcoólatra e que bebe socialmente apenas cerveja (mas quem disse que a cerveja não leva ao alcoolismo?), apenas um aperitivo... Você sabe que depende disso como algumas pessoas dependem do cigarro, a solução para você também está no derramamento do Espírito Santo. 
Se o problema é econômico, de desemprego, a solução está no encher-se do Espírito Santo. Se seu problema é a depressão, você está sem força, sem alegria, desanimado, sem vida, a solução para você - antes de médicos e remédios - você também precisa do Espírito Santo. 
O Espírito Santo está aí. É tão fácil recebê-Lo! É como respirar. É pedir. É querer. É suplicar. Peça o Espírito Santo! Peça profundamente: "Senhor, já entendi: preciso do Espírito Santo, preciso do derramamento do Espírito Santo setenta vezes mais".
O problema daquele povo era a carne, era a comida. A solução de Deus foi o derramamento do Espírito Santo "setenta vezes mais". Para ficar setenta vezes mais cheios do Espírito Santo, orar em línguas é a receita.
A maior graça é deixá-Lo [Espírito Santo] rezar em você. Você nem imagina as soluções que virão com sua oração, ou melhor, quando deixar o Paráclito orar em você. Nesse momento, sua garganta, suas cordas vocais, seus lábios e sua boca serão instrumentos do Espírito Santo. 
Talvez o problema não seja você, mas alguém da sua casa, alguém próximo: parente, amigo, colega de trabalho. Da mesma forma, a solução para essa pessoa é que ela seja batizada no Espírito Santo. Faça de tudo. Peça, interceda. Ajude-a a ir a um grupo de oração, a um Seminário de Vida no Espírito Santo, a um encontro [de oração]. Não desanime! Não pare de pedir enquanto não conseguir de Deus essa graça. A vontade de Deus é o derramamento do Seu Espírito Santo sobre todos nós.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TENHO SEDE DE DEUS


'Deus quer falar ao seu coração... Ele o entende'
No tempo de Jesus, a vida era difícil. Como você deve saber, não havia água encanada, luz elétrica, transporte fácil, supermercados, enfim, a vida não tinha todas essas comodidades que, no dia de hoje, a gente tem o costume de chamar "essenciais".

Para fazer um percurso de uma cidade a outra, durava-se quase um dia inteiro. Por exemplo, se eu aqui em Cachoeira Paulista resolvesse visitar Aparecida do Norte, voltando a pé, levaria em torno de oito horas, se caminhasse em passos largos; isso só na ida. Hoje, de carro, eu levo meia hora, pra ir e meia hora pra voltar...
Então, pense comigo: aquela multidão que seguia Jesus era muito disposta. Bastava saber onde Jesus se encontrava e eles deixavam tudo para sair de um lugar para outro atrás Dele.

E são diversas as passagens na Bíblia, onde encontramos gente que saía atrás de Jesus sem eira nem beira, tendo, inclusive, em determinadas situações, Jesus se compadecido desse povo, pois eram como ovelhas sem pastor. Logo que sabiam que Jesus estava ali, eles corriam para ouvir Suas palavras, para pedir-Lhe um milagre e para aquecer o coração com os ensinamentos e os preceitos que o Mestre lhes dava.
Foi assim no Sermão da montanha, foi assim que aconteceu o milagre da multiplicação dos pães, logo após a cura da sogra de Pedro, onde ele teve que despedir a multidão... Foi junto para se despedir da multidão que Ele entrou numa barca onde posteriormente ele teve que acalmar as tempestades...

Quando eles estavam com o Mestre não tinham fome, nem sede. Se preciso fosse, dormiam ao relento. Para estar com o Mestre não havia um obstáculo. Tudo era resolvível para eles.

Hoje, não precisamos andar léguas para ver Jesus, pois Ele está vivo no meio de vós. Antigamente, para vê-Lo, as pessoas sofriam, se gastavam, mas hoje, Jesus está em muitas capelas espalhadas pelo mundo. No entanto, são poucos os que buscam ouvir Suas Palavras, pedir-Lhe curas e milagres, escutar os Seus conselhos.

Você tem ido à capela próxima da sua casa? Lá está o mesmo Jesus que andava por Jerusalém... É só dar uma chegadinha lá! Ele vai estar o esperando. Quer falar ao seu coração, igual como Ele falava para aquele povo. Quer curar você do mesmo jeito que Ele curava enquanto caminhava no meio daquelas multidões.

Mas ainda assim, talvez você não tenha uma capela tão perto de você, ou talvez a capela próxima da sua casa passe boa parte do tempo fechada. Mas lembre-se, Ele está no meio de nós! Pegue a Bíblia, leia, medite a Palavra. Jesus igualmente se manifesta. Eleve o seu coração pela força de uma oração. Fale com Deus. Ele o entende. Vamos, tente...

Que Jesus possa lhe dar essa "sede" que o povo daquele tempo tinha por Sua palavra. Peça; diga:

- Jesus, fonte de água viva, dá-me a graça de ter a sede da tua Palavra. Retira de mim todo o comodismo. Eu quero te buscar a todo custo, Jesus! Dá-me essa sede de te buscar. Eu quero ser forte, como aquele povo era, quando o assunto era estar contigo. Aquele povo era assim também Senhor! Dá-me a graça de ser firme e perseverante na busca pela tua presença e santidade! Amém.

TROCAR OLHARES COM O SENHOR

jesus16.jpg (17243 bytes)

 Ele espera ansiosamente a nossa visita!

São Francisco de Assis é um grande exemplo de Amor a Jesus Cristo! Seu respeito pela Igreja onde Cristo se faz presente no Santíssimo Sacramento impressiona! Conta a história que Francisco juntamente com os seus discípulos, logo que avistavam a cruz santa da Igreja e lembravam que ali estava Nosso Senhor, se ajoelhavam em profunda adoração!! Que carinho grandioso para com Jesus! 
Quantas vezes passamos em frente à alguma capela e nem sequer lembramos em olhar para Jesus, adorá-Lo, para contemplar tão grande e único Amor! Pelo contrário, concentramos o nosso olhar para as coisas exteriores, para a agitação que nos condiciona a uma realidade fria e vazia.
Temos tempo para tudo: trabalho, estudos, cursos, família, amigos, passeios, viagens, novelas, futebol,... e para Jesus... qual é o tempo que eu dedico para adorá-Lo e visitá-Lo no Corpo Eucarístico que anseia ser um comigo?! Sem Jesus, esse "tempo para tudo" se torna "tempo para nada"! O que parece ser de extrema importância, sem a Essência Divina, se esvazia e se perde na concretude dos dias. Jesus esta lá, tão humilde, com tantas Graças a derramar sobre mim, sobre você, e Ele espera ansiosamente a nossa visita! 
"Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé" (Efésios 2, 8). Jesus se dá por inteiro a nós! Basta olharmos com os olhos do coração, da fé, de profunda gratidão para com este Amor que é todo Perfeição, todo Bondade, todo Ilimitado! Cada vez que eu visito e adoro o Santíssimo Sacramento mais eu me delicio com o Amor gratuito do Nosso Senhor!
Adoração significa mandar beijos! Jesus espera ser íntimo na nossa vida, Ele quer ser olhado por mim, ser olhado por você! Ele espera o nosso carinho! Saiba: Jesus tem saudades de você! E o único desejo de Jesus é amar você, meu irmão, na situação que você se encontra, com a aparência que é própria sua, com a sua personalidade! Você é único e o Amor de Jesus Sacramento é Único por você!
Que nessa troca de olhares com o Amado você possa se impregnar de toda essa Doçura que é característica fiel no Santíssimo Sacramento! Mande um beijo pra Jesus, admire-O, agradeça-O pelo dom da vida! Você é puro dom de Deus!
Cantemos com os Anjos de Resgate: "Quanto mais eu vejo aos olhos da fé, mais eu sinto o corpo de Jesus! E há em mim, em meu coração, alegria de unir-me a Deus... E eu sei que há em Deus o desejo de se unir a mim pra me curar..." Entregue o seu coração a Ele, prostre-Se diante Dele, humilhe-Se perante a humildade do Senhor! Ele é nossa Jóia rara, fonte de vida que não se acaba! Entregue a Ele todo o seu ser, toda a sua vida, todas as suas preocupações, deixe que Ele seja o centro do seu caminhar, do seu pensar, do seu falar... 
Quanto mais eu visito a Jesus, quanto mais eu o Olho e aprecio tão grande Amor, quanto mais eu ficar na Sua presença, mais semelhante a Ele eu serei! Até com o jeitinho de Jesus eu vou ficar, vou pensar como Ele pensou, sonhar como Ele sonhou, viver como Ele viveu!! Quer ser santo? Esteja na companhia de santos, de Jesus Sacramentado que tantas maravilhas têm para te abençoar! Basta que você tome posse das Graças que o Senhor tem preparado para você!
"Agora, porém, graças a Jesus Cristo, vós que antes estáveis longe, vos tornastes presentes, pelo sangue de Cristo" (Efésios 2, 13). Jesus Eucarístico leva você aos braços do Pai, conduz você à Plenitude do Céu, ou melhor, faz de você um pedacinho do Céu! Com o Seu precioso Sangue me lavou e me tornou filha de Deus!
Adriana, em sua música "Pacto de Esperança", nos leva a mergulharmos na adoração: "Me surpreende, Senhor, achar-Te tão pequeno em um humilde Pão... que sendo Tu o maior, possas aí estar, demonstrando o quanto humilde és, demonstrando como és capaz de Amar..."!
Ame mais a Jesus! Mande beijos a Jesus! Receba as Graças que Ele têm para te dar! Não há troca de olhares mais abençoados do que aqueles fitados no Senhor! 
Meus irmãos, "já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus" (Efésios 2, 19).

Luciana Suardi Alves