sábado, 8 de março de 2014

DIA DA MULHER


Uma Ave Maria por todas as mulheres!

Ave, Maria, cheia de graça
O Senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria, mãe de Deus
Rogai por nós, pecadores
Agora e na hora da nossa morte.
Amem. 

JEJUM E ORAÇÃO SÓ TEM SENTIDO COM A PRÁTICA DA CARIDADE

O jejum e a oração precisam fazer de nós pessoas mais caridosas, afetuosas e ternas umas para com as outras.
“Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão” (Mt 9,15).prepara para esperá-la e, assim, quando ela chegar, aí sim a alegria será plena
Nós estamos no tempo da espera, na expectativa do Reino de Deus definitivo. Já sabemos que o Senhor está entre nós, e estamos a caminho deste Reino; o jejum é um grande remédio que nos ajuda a viver a expectativa deste Reino. No meio de nós, celebramos isso de forma mais intensa por intermédio da Páscoa de Jesus, que é a Sua manifestação gloriosa
.Nós jejuamos durante este tempo quaresmal, porque, depois, liturgicamente, quando o Senhor estiver entre nós, no tempo pleno da Páscoa, então não jejuaremos mais, porque nós estaremos com o Noivo vivo e ressuscitado no meio de nós
A Igreja nos convida a viver de forma profunda a espiritualidade deste tempo da Quaresma. Façamos o jejum de forma discreta, humilde, mas eficaz, porque o Senhor nos ajuda a sermos melhores e a termos autocontrole sobre as nossas atitudes.

QUE SAIBAMOS RESPEITAR E VIVER A DIFERENÇAS GUIADOS PELO ESPÍRITO


O discípulo de Jesus Cristo não tem a missão de julgar, condenar e de mandar ninguém para o inferno; o discípulo de Jesus Cristo ama e respeita!
”Jesus disse: ‘Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”’ (Mc 9, 39-40).
 A Palavra de Deus, hoje, nos chama a refletirmos sobre o cuidado e o respeito que precisamos ter com aqueles que pensam ou agem diferente de nós. Aqueles que, muitas vezes, não estão nos mesmos grupos que nós estamos, que não oram do jeito que nós oramos e que não falam de Deus como nós falamos.
Os filhos de Deus não são iguais: os grupos e a diversidade são características próprias da sociedade em que vivemos, como também é uma característica da Igreja de Jesus Cristo e dos discípulos de Jesus. Se nem os apóstolos eram iguais, do mesmo modo havia pessoas que não estavam diretamente naquele grupo, mas começavam a pregar porque conheciam o que Jesus fazia e começaram a falar em nome d’Ele, a expulsar demônios em Seu nome, e fazer a obra que Ele fazia.
Sabem, meus irmãos, existe na Igreja do Senhor tantos grupos diferentes, diversificados, com espiritualidades tão diferentes da nossa, uns mais carismáticos, outros mais voltados a obras de caridade, outros vivendo uma caridade mais mística e mais profunda; outros voltados à contemplação, à reflexão bíblica.  São todos da escola do Senhor, são todos discípulos do Senhor! Existem irmãos que são de Igrejas diferentes, Igrejas separadas, têm um modo histórico de viver essa fé; mesmo na Igreja Católica, mesmo a divisão que há entre nós e os nossos irmãos do Oriente ou os ortodoxos e entre muitas Igrejas Protestantes sérias que pregam o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O discípulo de Jesus Cristo não tem a missão de julgar, condenar e de mandar ninguém para o inferno; o discípulo de Jesus Cristo ama e respeita! E o julgamento pertence a Deus, pois se conhecem as árvores pelos frutos que elas estão dando. Às vezes, perguntamos: ”Mas Deus age em outras Igrejas?” Deus age onde Ele quer agir, o Espírito Santo não é propriedade de Igreja nenhuma, o Espírito Santo não é propriedade nossa nem de ninguém! O Espírito sobra onde quer e ninguém sabe aonde Ele vai parar!
Deixe-me dizer: é óbvio que a verdade da fé, a fé em plenitude, a fé no seu sentido mais pleno e total, Nosso Senhor Jesus Cristo depositou na Sua única Igreja Católica e Apostólica, mas as centelhas da fé, as migalhas da fé e outros modos de viver essa mesma fé podem ser vividas por tantas outras pessoas, por isso é preciso não julgar nem condenar ninguém, somente amar!
É óbvio que não me faço cego aos erros, aos pontos de vista doutrinários que, muitas vezes, ignoram pontos importantes da Palavra de Deus. Mas o mais importante é que não deixemos de amar, que nos respeitemos, que saibamos viver as diferenças no espírito da caridade d’Aquele que é o único Mestre de todos: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Padre Roger Araújo

VINDE Ó DIVINO ESPÍRITO SANTO

Vem, ó Divino Espírito Santo, Água Viva, fonte inesgotável de Amor e Misericórdia, humildemente invoco agora a Vossa Santíssima Presença e Vosso Santíssimo Poder infinito sobre mim, sobre os meus familiares e sobre esta casa.
Entra hóspede adorável, em nossas vidas e transforma radicalmente o nosso lar. Carregai na correnteza do Vosso Rio de Água Viva, todos os sofrimentos e aflições, doenças e vícios, desavenças e angústias, bem como toda espécie de pecado e ofensa à TRINDADE SANTÍSSIMA, da qual fazeis parte e Sois a Pessoa-Amor. Mais do que nunca estamos, eu e toda minha família, inteiramente abertos à Vossa ação transformadora. Agi, Santíssimo Senhor, como nunca antes agistes em nosso favor.
AMÉM.

ESPÍRITO SANTO GUIA-NOS... PELO DESERTO DESTA QUARESMA!!!


Que o Espírito Santo Nos Guie, assim como Guiou JESUS no Deserto e Guiar a nossa Santa igreja Através do Nosso Papa Francisco, para Vivermos o Tempo da Quaresmal , buscando fazer o JEJUM que agrada ao Senhor!!!...
“Será este o jejum que Me agrada”...
*O jejum é forma tradicional da Penitência quaresmal, Embora não necessariamente nos moldes antigos, ele conserva sempre a sua oportunidade... Mas o jejum não se substitui a outras obrigações, à frente das quais estão as da Justiça e as da Caridade...
O jejum, como outras formas de abstinência, são sinais da libertação do nosso espírito, para melhor servirmos a Deus e ao próximo; mas a maior de todas as Virtudes é a Caridade, o Amor acima de Tudo á DEUS e aos nossos irmãos!!...
Leitura do Livro de Isaías. ( Isaías 58. 3,9)
“O jejum que Me agrada não será antes este: quebrar as cadeias injustas, desatar os laços da servidão, pôr em liberdade os oprimidos, destruir todos os jugos? Não será repartir o teu pão com o faminto, dar pousada aos pobres sem abrigo, levar roupa aos que não têm que vestir e não voltar as costas ao teu semelhante? Então a tua luz despontará como a aurora e as tuas feridas não tardarão a sarar. Preceder-te-á a tua justiça e seguir-te-á a glória do Senhor. Então, se chamares, o Senhor responderá; se O invocares, dirá: ‘Estou aqui..."
Obrigada Senhor por um dia nesse tempo Reflexão!!!
*Que Nossa Mãe Maria Cheia da Graça do espírito Santo nos ajudem a Atravessar nosso Deserto!!!
*AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA...
.....DEUS nos ABENÇOE!!!

E BASTOU UMA PALAVRA EFATÁ


“Abre-te”, diz Jesus ao surdo-mudo. E ele saiu de seu isolamento e de seu silêncio mortal.
A ordem “abre-te” existe porque há dentro de nós algo fechado. 
O que é que está muito fechado em você que o impede de se comunicar com os demais e com o mundo?
Como podemos levar isso pra nossa vida! Quantos de nós ainda têm o coração fechado, os olhos, a mente, os ouvidos? E mesmo assim, exigimos, pedimos, gritamos pela voz de Deus, pelas curas, pelos milagres, mas se quer acreditamos que isto pode ser possível. Simplesmente estamos fechados para Ele.
Hoje, Cristo vem humildemente pedir; ABRE-TE. Para o Amor, para o serviço, para o perdão. Abra seu coração para que Ele possa entrar e fazer as maravilhas que somente Ele é capaz.

Abra seu coração a quem lhe oferece a amizade. Abra-se aos que necessitam de seu carinho. Abra seus ouvidos e mova sua língua para aqueles que necessitam de suas palavras de consolo e de conforto. Quem tem ouvidos novos e os lábios libertados do mal tem também os olhos abertos para os demais, a mão estendida para os necessitados e o coração limpo para testemunhar o verdadeiro amor. Quem faz o bem não faz barulho.

DEUS É PURA VERDADE


Se Deus é a mais pura verdade então significa que a mentira só pode vir daquele que é a contradição da verdade, o demônio. Você é filho de Deus ou do diabo? Se você é filho de Deus então veja o que a Palavra nos diz: “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador”. (Colossenses 3:9-10). Saiba que a mentira tem destruído famílias inteiras. Meu filho, minha filha, não seja destruidor(a) de vidas, aja com a verdade, diga a verdade. É melhor ser conhecido por ser uma pessoa justa e verdadeira do que uma pessoa desonesta e mentirosa.

Padre Cleidimar

NOSSO AUXÍLIO ESTÁ NO SENHOR

Precisamos recorrer a Deus em todas as nossas necessidades. Ele é nosso auxílio, nosso amigo fiel. O Senhor nos ilumina em todos os momentos e em todas as situações.
Como diz a Palavra, “pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca” (Isaías 49,15).
Reforcemos a nossa confiança no Senhor.
Rezemos: Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

COMODISCERNIR QUAL PENITÊNCIA FAZER?

A penitência quer nos fazer lembrar de uma mortificação
Primeiro, a penitência quer nos fazer lembrar de algo, de uma mortificação da nossa carne, de uma mortificação dos nossos sentidos para nos lembrarmos do centro da nossa vida, que é Deus. Então, a penitência tem que ser algo que lhe custe. Por exemplo, não dá para fazer penitência de carne se eu prefiro frango; não dá para fazer penitência de uma coisa que eu não tenha como comer todos os dias. Todos os dias você come caviar? Não tem como você fazer penitência de caviar, sendo que você não come isso todos os dias, então, tem que ser algo que verdadeiramente você vá sentir falta. Por exemplo: "Ah, eu gosto muito de café!" Opá! Se eu gosto muito dessa bebida, isso vai me fazer falta. Então a penitência tem que ser algo que recorde você o ''para que'' você a está fazendo.

Se não resistirmos até o fim da penitência, vale a pena recomeçá-la? 

A  Quaresma é um período que se estende por mais de quarenta dias; se formos colocar na ponta do lápis, dá mais de quarenta dias. Quedas, temos que lutar com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, para não cair, mas se cairmos, devemos começar de novo e levantar, retomar, começar do zero! O que Deus vai ver é o seu desejo de cumprir aquilo e não verdadeiramente se somente você consegue ou não!

Claro, vai ser uma vitória até para você mesmo quando você chegar no fim dos quarenta dias com a graça de Deus você poder ter resistido. Vamos dizer que você faça penitência de refrigerante, por exemplo. Porque a penitência é diferente do jejum, vou deixar muito claro: a penitência é algo do qual você se abstém; o jejum é uma das refeições das quais você se abstém. Então, eu vou ficar sem tomar refrigerante – aí no domingo de Páscoa, você com aquela alegria: ''Fiquei esse tempo todo, agora vou com essa alegria celebrar''. É claro que você não vai tomar o refrigerante que você não tomou há cinquenta dias. 

Mas caiu, começa de novo, retoma, peça perdão a Deus e começa do zero, assim como Deus faz em todas as nossas realidades. 

No domingo também é preciso fazer penitência? O que a nossa Igreja diz sobre comer ou não comer carne nas quartas e sextas-feiras da Quaresma? É obrigatório?

Vale a pena explicar o que é jejum e o que é penitência. A Igreja, por tradição, tem os dias de guarda e por tradição as sextas-feiras são dias penitenciais, então, o dia de jejum. O que é jejum? Existe uma diferença clara entre jejum e penitência; existe o jejum da Igreja que é o mais simples. Existe um livrinho do padre Jonas, chamado: ''Práticas de jejum''. O jejum é justamente se abster de uma ou de todas as refeições, em vista de algo. Na sexta-feira como é a tradição da Igreja, é normalmente um dia de se abster de carne, quanto mais a sexta-feira da Quaresma, como a Quarta-feira de Cinzas, também é um dia que nos abstemos de carne, não comemos carne, então o jejum é nessa realidade. 
A penitência, como já disse, é algo que você retira, que pode ser algo de alimento ou pode ser algo de atitude. Diácono, domingo é dia de jejum e de penitência, ou, não é? Domingo não é dia de jejum, mas a sua penitência você não precisa parar de fazer no domingo. Suponhamos que eu faça uma penitência quaresmal de não tomar refrigerante, imagina como seria fácil, se eu faço de segunda a sábado e no domingo eu encha a cara de refrigerante. 

Como é uma penitência você pode levá-la até o fim da Quaresma. Agora jejum nós fazemos em que dia? A Igreja nos pede que o pratiquemos todas às sextas-feiras da Quaresma e, na Quaresma de uma forma geral, você o vai adaptando conforme a sua realidade e a sua saúde, como é que isso pode ser feito. Agora, domingo não é dia de fazer jejum, eu não posso domingo, por exemplo: "Ah! eu não vou almoçar porque meu coração está penitenciado". Lembremos: Nós fazemos memória, nós celebramos o tempo que Jesus passou no deserto, nós vamos celebrar a paixão, morte e ressurreição d'Ele, mas sem nos esquecermos de que Jesus Cristo está vivo. Então, domingo é dia de celebrar a ressurreição de Jesus, seja na Quaresma ou em qualquer realidade, por isso, domingo não é dia de jejum. Mas, não ''seja sem vergonha'', você não precisa ficar suspendendo a sua penitência nos domingos não! Você pode vivê-las, tanto no tempo da Quaresma como em qualquer tempo litúrgico. 
Renan Félix