segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A MINHA CASA É DE DEUS

Com Deus faremos proezas, realizaremos maravilhas. Por isso faça a sua parte: lute, ore, interceda, jejue, sacrifique-se, fale, exorte. Faça tudo o que estiver ao seu alcance. Chegará a hora em que cada pessoa da sua família haverá de se decidir e voltar para a casa do Pai. E quando isso acontecer, o Senhor mesmo irá dizer: “Meu filho, minha filha, tem confiança; os teus pecados te são perdoados”.

Depois o Senhor cuidará do restante: curando a paralisia, dando roupas novas, sandálias e anel novo de filiação, como ocorre com o filho pródigo.

Declare isto diante do Senhor: A minha casa é de Deus! A minha família é de Deus! É preciso que eu faça uma grande “Cruzada” para, no poder do Senhor, na unção do Espírito Santo, retomar o lugar santo que é a minha casa, que é a minha família. Quero reconquistar e devolver para Deus minha casa e minha família. Entro nessa Cruzada, Senhor, investindo tudo. Invisto a minha vida, até o sangue, para reconquistar para Ti o lugar santo que é a minha casa.

Monsenhor Jonas Abib

ONDE NOSSA SENHORA CHEGA , TUDO SE TRANSFORMA

Quando Nossa Senhora nos visita, tudo na nossa vida muda, como mudou na vida de Isabel:
“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre’” (Lc 1,39-44).
Ao longo de todo este dia, peçamos a Nossa Senhora que nos visite e nos alcance a graça de sermos cheios do Espírito Santo.
Fique conosco, Virgem Maria, ao longo de todo este dia.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

O VERDADEIRO SENTIDO DO ADVENTO

Imagem de Destaque

 Tempo de penitência, mas com alegria predominante e não tristeza



Precisamos compreender o significado do Advento, que vem do grego parusia, que significa presença, chegada, presença iniciada.
 Nesse significado "presença iniciada de Deus", o Todo-poderoso dá início ao mistério da redenção com Sua presença. Presença de Deus no mundo que já começou e presença que apenas começou, não consumada, a qual vem para dissipar as trevas do mundo e dos nossos corações. A presença do Cristo no mundo como Salvador.
 Advento, a vinda do Senhor, já começada. Para levar o cristão a não ficar preso àquilo que passou, mas Àquele que virá. Nosso olhar deve estar voltado para o Senhor que vem.
 Neste mistério do Advento precisamos ter uma posição ativa diante do Senhor e em preparação para Cristo fazer parte da nossa vida e vir ao nosso encontro. São Bernardo nos ajuda a compreender este mistério quando diz: “Este mistério é a revelação do próprio Deus em suas perfeições. É o plano concreto de Deus para a salvação do homem e a restauração do mundo todo em Cristo. Este plano é visto, não como um projeto hipotético, mas sim como um fato atual. É o Reino de Deus entre nós este mistério só pode ser conhecido por aqueles que penetram n'Ele, que acham seu lugar no Cristo Místico e por isso encontram o mistério realizado e preenchido em si mesmo”.
 Por isso, este tempo é de penitência, mas com alegria predominante e não tristeza. Com a espiritualidade da esperança. Tempo de vigilância com lâmpadas acesas e preparados para a grande parusia.
 Tempo de procurar os valores eternos, caminho de humildade, sobriedade, lealdade a liturgia e firmes na fé.
 É de recolhimento interior de compunção, princípio da conversão, uma transformação, a metanoia.
 Padre Reinaldo Cazumbá

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).

Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.

O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."

O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.

Uma linda confirmação deu-se quando Juan Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: "Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de 'Santa Maria de Guadalupe', embora não tenha explicado o porquê". Diante de tudo isso muitos se converteram e o santuário foi construído.

O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.

No ano de 1971, alguns peritos inadvertidamente deixaram cair ácido nítrico sobre toda a pintura. E nem a força de um ácido tão corrosivo estragou ou manchou a imagem. Com a invenção e ampliação da fotografia descobriu-se que, assim como a figura das pessoas com as quais falamos se reflete em nossos olhos, da mesma forma a figura de Juan Diego, do referido bispo e do intérprete se refletiu e ficou gravada nos olhos do quadro de Nossa Senhora. Cientistas americanos chegaram à conclusão de que estas três figuras estampadas nos olhos de Nossa Senhora não são pintura, mas imagens gravadas nos olhos de uma pessoa viva. 
       Declarou o Papa Bento XIV, em 1754: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação".
       Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.
       No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira. 
       Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

O TEMPO DE NOS FORTALECER É AGORA


Chegará o dia em que sofreremos perseguições por causa da Eucaristia. Voltaremos à mesma situação dos primeiros cristãos. Seremos julgados, presos e condenados à morte. Isso não deve nos assustar, mas nos servir de alerta: o tempo de nos fortalecer é agora.
Quando chegarem esses tempos difíceis, quem for forte aguentará. Quem não se fortaleceu terá perdido a chance e correrá o risco de negar Jesus, o Evangelho e a própria fé. Hoje é o tempo de despertar novamente nossa fé!
Apesar de tudo, quando chegarem os tempos difíceis, será lindo. Receberemos uma força e uma fé extraordinárias. Isso nos dará a coragem de sermos mártires e nos levará a não renunciar à fé e não negar aquilo que somos. Quando Jesus vier em Sua glória, triunfando sobre tudo e sobre todos, as Santas Missas estarão acontecendo. Por causa do “pequeno resto” fiel, a Celebração Eucarística nunca deixará de ser celebrada na face da terra.
Monsenhor Jonas Abib

ORAÇÃO PARA ENFRENTAR AS FORTES TEMPESTADES

“Senhor, estou intercedendo agora por essa minha irmã e por esse meu irmão pelas dificuldades da vida, pelas fortes tempestades enfrentadas. Os olhos deles se turvaram e não conseguem encontrar a Tua presença, mas, peço agora: restabelecer neles a capacidade de Te encontrar.
Senhor, eles precisam dessa experiência, agora! Na força do Teu Espírito, peço essa graça! A partir do coração, põe em ordem esses sentimentos, dá serenidade às emoções! Restabelece, Senhor, a capacidade natural que o ser humano tem de Te encontrar, mas que muitas vezes é perdida no tempo da tribulação. Peço que as Tuas mãos possam tocar agora no coração e nos olhos desse meu irmão e dessa minha irmã. Basta um toque das Tuas mãos para que a visão da fé a da esperança seja restabelecida.
Senhor, aquilo que aos homens é impossível para Ti é possível! Retira esse irmão e essa irmã da escuridão e da cegueira espiritual! Senhor, vem em socorro dessa necessidade urgente! Livra aqueles que se viciaram em ser os coitadinhos da vida e aproveitam dos seus muitos problemas e sofrimentos para serem o centro das atenções dessa escravidão! Rompe, Senhor, com todas as reações de agressividade que alguns foram vivendo, atacando a todos a sua volta, se tornando uma pessoa fria e amargurada.
Senhor, basta que eles experimentem a Tua presença com eles e tudo isso estará superado! Senhor, que a Tua Luz seja presença e que eles possam ver. Amém.”
Padre Fabricio