segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


Permitamos que o Senhor tome a nossa vida e a transforme. Que essa transformação contagie aqueles que estão ao nosso redor. O mundo, as pessoas, precisam da bondade e da verdade que o Cristianismo promove naquele que se abrem a serem transformados pelo amor de Jesus e amam como Ele. Que brilhe a vossa luz entre os homens. "Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo 
Padre Roger Luis


PREÇO POR ESCOLHAS ERRADAS

O preço que pagamos pelas escolhas erradas que fazemos ao longo da estrada, não se paga momento da escolha, mas no decorrer da vida. Se tratando de escolhas baseadas em paixões sem sabedoria os juros são mais altos. Assim, como comprar a crédito é um vício quase incorrigível quando se entra nela. As paixões da vida sem sabedoria se torna para a alma uma realidade sem controle. 

Muitas pessoas só acordam para o vício das compras, depois que as dívidas arrebatam com suas finanças. Outras só acordam de suas paixões depois que elas arrebatam o coração e os afetos. Pior é quando ambas ou uma delas destroem a vida inteira de uma pessoa.

Antes de comprar ou se apaixonar busque a sabedoria para que ela guarde seus passos. Um degrau importante neste caminho consiste em aprender com os próprios erros. Veja na sua própria vida se você não comete os mesmos erros de ontem, com outro nome hoje. Isto já será um bom começo para a sabedoria ser sua companheira nas escolhas da vida. 

Padre Roger Luis

FELIZES SÃO AQUELES QUE ESPERAM NO SENHOR!

Eu me identifico com este refrão bíblico, porque eu esperei no Senhor, me uno a muitos que esperaram e, como eu, alcançaram graças, e digo àqueles que ainda não as receberam: vale a pena esperar!
“Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá”. Digo a você que confiei nas palavras dessa leitura, o Senhor quer que você confie nelas também. Espere no Senhor, confie n’Ele. 
A palavra-mestra é confiar; diga com fé: “Senhor, eu confio em Vós, por isso eu vou em frente por acreditar que vou ser atendido”.

Não é o Senhor quem nos dá o pão da angústia, isso vem dos próprios acontecimentos e da fragilidade do nosso corpo; mas quando a angústia vem ao nosso coração, o Senhor não se aparta de nós. O Senhor estará ao nosso lado, como Mestre, para nos conduzir na nossa angústia e tribulação. 

O Senhor é um maravilhoso pedagogo. E quando estamos na angústia e na aflição, Ele está como um Mestre, que nos pega pela mão. 
Hoje o Senhor está de braços abertos para receber você! Acolha o chamado de Jesus! Aceite o abraço de Jesus! 

Monsenhor Jonas Abib

O SENHOR QUER QUE SEJAMOS TÃO CORAJOSOS OD APOSTOLOS

O Senhor quer que sejamos tão corajosos quanto os apóstolos que anunciaram o Evangelho – cheios dos dons do Espírito Santo – e converteram os pagãos. Para isso, precisamos pedir ao Senhor que tire de nós todo o temor e todo o preconceito e respeito humano. Deus nos mostra que todos – os que participam das pastorais das paróquias, dos movimentos e de tantas coisas lindas que o Espírito Santo inspira na Igreja – tiveram a graça da conversão no Espírito. 

Temos que ter coragem de deixar o Espírito de Deus falar por nós e em nós. Precisamos rezar para as pessoas, pois maravilhas e milagres acontecem. O Senhor quer que tenhamos essa coragem. Nós da Canção Nova usamos os dons carismáticos publicamente porque o mundo está precisando deles; mas não fazemos mais do que a nossa obrigação. Quero que todos os meus filhos da comunidade sejam melhores do que eu em tudo; e que todos aqueles que são beneficiados por essa obra sejam melhores do que nós. 

"Senhor, derrama de forma nova, durante todo este dia, o Espírito Santo sobre cada um dos meus irmãos. Enche-os do Espírito Santo e dá-lhes a coragem e a intrepidez daqueles primeiros cristãos a partir da própria casa, rezando pelos doentes, tendo a ousadia de pedir a cura e usando todos os dons que o Senhor nos concede para que sejamos um povo semente. A única semente capaz de transformar este mundo pagão e fazer dele um lugar verdadeiramente cristão". Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Monsenhor Jonas Abib

A CURA DOS AFETOS E DAS EMOÇÕES

É preciso identificar as próprias feridas e ausências
Muitos de nós precisam conquistar cura e equilíbrio em nossos afetos, visto que somos seres profundamente relacionais e, justamente por isso, colecionamos feridas que nasceram dos relacionamentos que experienciamos na vida. Nascemos e vivemos em um contexto profundamente relacional, pois, desde a mais tenra idade, encontramo-nos ligados a outras pessoas na família, na escola e, posteriormente, no trabalho.

Ninguém nasce para viver sozinho. Todos precisam de amigos, de relações calorosas e afetuosas, de uma família etc. É natural do ser humano o desejo de estar emocionalmente conectado e, quando essa necessidade não é satisfeita ou quando é vivida de maneira desequilibrada, acontece um intenso sofrimento psicológico/emocional que acaba nos marcando com profundas feridas. 

Aqui, mais uma vez ressalto, com clareza e objetividade, que a causa de nossas feridas afetivo/emocionais estará sempre ligada à experiência do amor, a sua ausência ou a sua incorreta expressão e vivência. Afirmo, mais uma vez, que apenas o amor poderá curar as feridas por ele ocasionadas. Não, obviamente, a experiência de “qualquer amor”, mas de um amor que seja verdadeiro e que realmente nos devolva à vida.

Para um autêntico processo de cura, faz-se necessário, inicialmente, abrir-se inteiramente à experiência do amor de Deus, que é infinito e incondicional, acolhe-nos como somos e nos abarca em nossas afetivas necessidades. Por consequência, abrir-se à experiência do amor humano, visto que todos temos a necessidade de amar e sermos amados para alcançarmos a cura e o equilíbrio interior
A derradeira restauração em nossos afetos só se tornará possível, como bem expressou a Encíclica Deus Caritas Est, com a união de dois amores em nosso coração: o humano e o divino, o Eros e o Ágape. Serão essas, pois, as duas realidades que transformarão nossas emoções: o amar e ser amado, na dimensão humana, e o permitir-se ser amado por Deus, também amando-O. Será este o amor que nos curará e nos devolverá à vida, visto que ele traz em si a perene possibilidade de nos ressuscitar, transformando nossos emocionais invernos em belíssimas primaveras.

Lamentavelmente, muitos são os corações que colecionam profundas feridas emocionais em virtude de, na vida, só terem experienciado “relacionamentos de troca”. Em tais relacionamentos, o afeto é ausente e imperam unicamente a cobrança e os pessoais interesses. Em virtude dessa realidade, tais corações não se sentiram amados e “aprovados” por aquilo que verdadeiramente são, sendo sempre acostumados a “pagar” para receberem o afeto e a alheia aprovação. 

Essas pessoas só eram amadas e valorizadas quando davam algo em troca, correspondendo aos interesses egoístas de alguém. Este imperfeito modelo de relacionalidade, acrescenta, ainda que de forma velada pelo inconsciente, agudas marcas e feridas no coração. Essa prática é, infelizmente, muito comum e, ao mesmo tempo, extremamente prejudicial, visto que gera uma concepção utilitarista do amor por meio do qual o afeto será falsamente ofertado no “mercado” dos interesses pessoais, na maioria das vezes, acentuadamente egoístas. Assim, o coração humano se sente constantemente usado e abusado e, por consequência, vazio de amor e afeto em um verdadeiro raquitismo emocional, o qual fará se ausentar de sua compreensão a crença no imenso valor presente em sua vida e em sua história. Tal concepção e comportamento é, sem dúvida alguma, a gênese de muitas feridas e deformidades emocionais contemporâneas.

Para dar concretos passos nesse processo de cura, precisaremos nos empenhar para construir relacionamentos de comunhão; não de troca. Na comunhão, as iniciativas de amor são livres e realizam o ofício de vivificar a essência do bem no coração. Esses relacionamentos não exigem nada (nenhuma paga) em troca do amor. É claro que eles não são mágicos nem caem do céu, mas precisam, obviamente, ser construídos com paciência e, sobretudo, com constantes iniciativas de amor.
Padre Adriano Zandoná

SEJA SENSÍVEL AO AMOR DE DEUS

O amor consiste no seguinte: “Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória pelos nossos pecados” (I Jo 4,10) .
O fato de saber reconhecer as delicadezas do amor do Pai, na trama ordinária da vida, é uma graça do Senhor. Moisés explicou muito bem isso ao povo ao enumerar as provações, os sinais e os grandiosos prodígios que presenciou: “Até o dia de hoje, Javé não vos tinha dado um coração para compreender, olhos para ver e ouvidos para ouvir” (Dt 29,4).
Compreender. Esta é uma autêntica revolução! Não somos nós que andamos a girar à volta de Deus, para tentar atingi-Lo e amá-Lo, mas é Ele quem gira à nossa volta, até o momento em que consegue uma brecha no nosso coração.
“Senhor, dá-nos um coração sensível à Tua presença, para que possamos reconhecer-Te como Nosso Senhor e amigo.”
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

O SENHOR NÃO SE CALA, MAS EU VOU FICANDO SURDO

A Bíblia diz: àquele que tem, dar-se-á mais ainda. E àquele que não tem, até aquilo que ele pensa ter vai perder. Porque Deus é assim: se obedeço, o Senhor vai me dando mais sabedoria; se sou dócil, Ele me responde mais e mais e vou crescendo, justamente em obediência e sabedoria. 

Mas se Deus fala, mostra, e não obedeço, vou ficando "casca dura", ficando surdo. O Senhor não se cala, mas eu vou ficando surdo, calejado em não ser mais capaz de entender o que Ele está mostrando e em não obedecer. Mas Deus Pai nos dá uma grande chance de aprender a sabedoria em todas as coisas de nossa vida. Comece a fazer isso, a partir de agora; se você já fazia, melhor ainda; se não, comece a fazer:

- Pergunte a Deus sobre tudo;

- Comece a colher lá dentro de você a resposta do Senhor, espere essa resposta;

- Uma vez que o Todo-poderoso lhe deu a resposta, obedeça.

São três coisas simples: pergunte tudo, colha a vontade de Deus lá no fundo do seu coração e, terceiro, obedeça. !

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

REZEMOS PELA PAZ !



Meu bom Deus, 
gostamos de te ouvir através de tuas santas palavras, 
queremos ter sabedoria em nossos relacionamentos e 
impregnar de paz todos os ambientes que frequentarmos.
Que tenhamos palavras sábias capazes de evangelizar a todos.
Que sejamos portadores da tua paz e do teu amor.
Amém

Padre Alberto Gambarini