sexta-feira, 19 de julho de 2013


"Eis que teus discípulos fazem o que é proibido no dia de sábado".
(Mateus 12:2)

Os homens impõem um jugo pesado, cheio de regras e limitações, mas para Deus o Amor é a regra maior que pode ser vivenciado a todo dia e a qualquer hora.
Muitas vezes a desculpa do “dia de sábado” esconde uma má vontade para que não façamos o bem, por acomodação, por preguiça, por falta de interesse.
Preferimos oferecer a Deus sacrifícios baratos, oferendas sem sentido do que ocupar o nosso tempo em dar atenção a quem necessita do pão da Palavra de Deus, do alimento espiritual ou mesmo de um simples ouvido para desabafar.

Jesus Cristo veio nos mostrar que a misericórdia do Pai não se prende a fórmulas, conceitos ou regras humanas.
Deus não age conforme os homens pensam e pregam.
Ele deseja matar a fome do homem e não se importa de se oferecer como alimento para a nossa fome espiritual não implicando o dia nem a hora.
Porque sonda o nosso coração e conhece os nossos desejos mais profundos, o Senhor não impõe condições para nos saciar.
Mas, Ele precisa de nós, homens e mulheres, como instrumentos da Sua misericórdia para revelar ao mundo que Ele é Senhor também dos “nossos sábados”.

A SACRALIDADE DA SEXUALIDADE HUMANA

Deus não quis gerar filhos sozinho e, também não era possível que a criatura humana, sozinha, os criasse. Deus quis fazer uma sociedade entre Ele e a criatura humana, para povoar de filhos esta terra e o céu! Justamente por isso o inimigo nos leva para caminhos errados da prostituição, do adultério, de namoros avançados, da masturbação, porque sabe da sacralidade da vida e da sexualidade humana. 

Todos nós acabamos sendo carentes de amor, de afeto, pois, muitas vezes, não recebemos amor suficiente ou não fomos valorizados por pessoas importantes para nós, na nossa casa, na escola, entre amigos... E muitos de nós, ao começarmos a despertar para a vida afetiva, o que nos foi oferecido foi sexo e não amor. Por essa razão, o estrago é grande. 

Somente em Jesus vamos restaurar nossa auto-estima e receber as curas físicas, emocionais e espirituais de que necessitamos. Somente n’Ele encontramos a paz e o amor de que precisamos para ser felizes e equilibrados. Cristo, pessoalmente, vem até nós, para nos curar e libertar. Passar horas com Ele, diante do sacrário, é o melhor remédio. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A PRUDÊNCIA É PRÓPRIA DOS QUE ESTÃO A SERVIÇO DE DEUS

Ser prudente é saber que para tudo existe um momento
“Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10, 16)
Jesus está nos mandando para o mundo, pois, no meio dele, seremos testemunhas do Evangelho, desse amor misericordioso de Deus que, um dia, nos conquistou e mudou nossa vida.
Como devo me comportar no meio do mundo uma vez que sou portador do Evangelho? A primeira coisa é ser muito prudente, assim como as cobras o são, sabendo o momento de recolher e o momento de dar o bote.
Não precisamos ter uma rapidez exagerada ao querer pregar o Evangelho de uma só vez, ao converter toda nossa família no primeiro momento nem querer converter o mundo todo de uma só vez. É necessário ter a sede de que isso aconteça, mas sabendo também esperar o tempo de cada um.
Ser prudente é saber que para tudo existe um momento, é não se deixar abater pela frustração diante das dificuldades que nos serão impostas.
Uma vez que somos prudentes, também somos mansos, capazes de saber esperar o momento e a graça de Deus. Sabendo se conformar até mesmo quando as coisas não vão bem.
Que Deus nos dê a prudência e a mansidão para que, no meio do mundo, sejamos testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo.
Padre Roger Araújo - Comunidade Canção Nova

SER DO BEM É SER DE CRISTO

Devemos nos perguntar: “O que é o bem?” O bem não é uma coisa subjetiva, não é algo que cada um tem em conta da própria opinião. Em última instância, o bem é Deus! Bem é aquilo que traz felicidade. Existe uma espécie de “hierarquia” dos bens. Existe o bem que traz uma pequena felicidade e outro que traz uma maior felicidade.

Por exemplo: existe o bem em comer uma deliciosa refeição e existe o bem em cuidar da própria saúde. Qual deles é maior? O bem de cuidar da minha saúde é maior que o bem de comer um alimento que me dá prazer, porém, pode causar mal à minha saúde (se for o caso de um alimento que não posso comer apesar de me dar prazer). Dentro desta hierarquia, eu preciso sempre optar pelo bem maior, pelo bem que me traz uma felicidade maior. E, nesta hierarquia dos bens, é preciso compreender que o bem maior é Deus.

Deus é o bem que não passa. E eu preciso hoje fazer a escolha por este Deus que é o sumo bem.

É próprio do insensato confundir os bens. Ele acaba por se confundir na escolha de um bem sempre maior. Veja: quantas pessoas, inclusive inúmeros pregadores, afirmam que esta vida é o bem maior que Deus nos deu. Isso é errado! Todo mundo sabe que essa vida é linda, é maravilhosa, e que o Padre Paulo Ricardo sempre lutou em favor da vida, sempre lutou contra o aborto, as drogas e tantas outras coisas que violam a vida humana. Mas esta vida, apesar de ser tão importante, não é o sumo bem! Existe uma Vida (com “V maiúsculo”) que difere desta vida (com “V minúsculo”) que vivemos. É por esta Vida na eternidade que os mártires se sacrificaram.

Esta vida aqui é linda, é importante, mas é também passageira. Precisamos saber para onde estamos indo. Dentro desta hierarquia dos bens, precisamos estar focados neste bem que está acima de tudo: Deus. Não podemos abrir mão da Vida Eterna.

Na sexta-feira, dia 05 de julho, a Santa Sé lançou a primeira Encíclica do Papa Francisco chamada Lumen fidei. Esse documento foi escrito a “quatro mãos”, pois o Papa Emérito Bento XVI também participou da elaboração desse documento. Veja quanta riqueza! Num mesmo documento temos toda a genialidade teológica de Bento XVI e a extraordinária sabedoria pastoral e profunda espiritualidade do Papa Francisco.

E o que esse documento diz? Ele diz que a nossa fé em Deus é nossa resposta ao Amor d'Ele. E isto é muito importante, pois ilumina a nossa vida, pois não basta acreditar que Deus existe. O diabo acredita que Deus existe, mas nem por isso ele mudou. Não é verdade?

Precisamos acreditar no amor de Deus. Lúcifer, o anjo decaído, acredita que Deus existe, mas não acredita que Ele é Amor. Ele acha que Deus é ruim. Ele tem uma intuição básica e se acha mais sábio do que Deus. Na verdade, Satanás não passa de um idiota. O demônio está à solta no mundo. Veja: o Papa Francisco muito tem falado sobre o diabo. Ele abençoou uma imagem de São Miguel Arcanjo e consagrou à proteção de São Miguel toda a Santa Sé. Que maravilha isso!
E qual é o ataque do diabo em nossa vida? Ele nos diz: “Se Deus amasse você, você não teria essa doença”. Ou a alguém que está endividado, ele diz: “Se Deus amasse você, Ele lhe daria o dinheiro necessária para pagar suas dívidas”. É assim que Satanás age. Ele nos visita e traz uma lista de coisas que ele diz: “Tá vendo? Deus está errado em tudo isso!”.

Somos gente do bem, meus irmãos! O Amor de Deus nos visita em Jesus Cristo. O Amor e a Bondade do Pai se revelam na Encarnação de Jesus Cristo. Precisamos acreditar nesse Amor divino e assumí-lo como o nosso sumo bem. Meus irmãos, precisamos colocar em ordem a nossa vida.

O rosto do Deus verdadeiro se manifesta em Jesus Cristo! Não seguimos uma ideia, uma teoria, uma ideologia. A nossa fé se baseia em Jesus Cristo, o rosto amoroso do Deus verdadeiro. E quando colocamos Cristo no centro das nossas vidas, vamos nos transformando em gente do bem.

Quando o Brasil foi descoberto em 1500, o primeiro ato realizado nesta terra foi a celebração da Santa Missa. Meus irmãos, na Eucaristia nos encontramos com este sumo bem que se fez carne. É através da Eucaristia que Deus vai colocando a nossa vida em ordem e nos livra da destruição. O fato da Missa ter sido celebrada aqui em nossa nação, é um sinal da sua identidade: Cristo é o centro da nossa nação. As falsas doutrinas querem arrancar a centralidade de Cristo no nosso meio. O Papa Francisco já nos alertou que devemos confessar a centralidade de Jesus Cristo na nossa fé. Do contrário, a nossa Igreja se resumirá a uma simples ONG.

Jesus é o nosso farol. Ele é o nosso caminho claro. E a grande dificuldade que vivemos hoje é o fato de que as pessoas querem viver sem Jesus.

Já nos ensinava o Papa Pio XII que muitos dizem: “Cristo sim, a Igreja não!” Então, dão mais um passo e passam a afirmar: “Deus sim, Cristo não!” e, por fim, dão o passo definitivo à perdição e passam a dizer: “Deus não!”.

Não negue a Igreja! Porque aquele que nega a Igreja acaba também por negar a Cristo. E, se você negar a Cristo, acabará também por negar a Deus!

Só quem é do Maligno acaba por rejeitar o Amor de Deus. Não podemos relativizar a fé católica, meus irmãos! Quem nega a Cristo e Sua doutrina, e acaba por fazer o mal - e todo tipo de atrocidade - não é gente do bem. Satanás nos leva a nos perdermos em pensamentos vãos e nos afastarmos da Verdade.Existe um caminho para ser gente do bem: e é ser católico apostólico romano!

A Igreja não é uma ONG. Nós não somos “ongueiros”! Somos católicos!

Venham para Jesus! Jovens, voltem-se para Cristo. Ele está de braços abertos esperando por cada um de vocês. Voltem para a Igreja e coloquem Jesus como centro de suas vidas. Assim, vocês aprenderão a ser gente do bem.
Padre Paulo Ricardo 

O PERDÃO É UMA NECESSIDADE NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

Deus criou a família e a fez para que seja um refúgio de paz, alegria, equilíbrio em meio a angustia, a falta de esperança e confusão da sociedade em que vivemos.

importante que saibamos que o perdão e o respeito são alicerces para uma família tranquila e feliz. O perdão é uma necessidade no relacionamento familiar.

Em Romanos 12,21 lemos: “Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os  NOhomens”.

A maioria das famílias tem problemas, às vezes pequenos, às vezes maiores, mas, por mais graves que possam ser os erros dos nossos familiares o perdão continua a ser necessário.

Enquanto esta necessidade não for satisfeita, as situações dos envolvidos só piorará, e não adianta achar que só o tempo curará as feridas, somos cristãos e devemos ter a capacidade de perdoar. Do que adiantará pagar o mal com o mal?

Pedir, dar e aceitar o perdão é vital para a saúde espiritual e emocional de qualquer família. É preciso aprender a aceitar as diferenças, evitar agressões verbais e aprender a ouvir.

Uma família deve estar alicerçada pelo amor, aquele que ama procura fazer algo em favor de quem o ama, se primeiramente houver o resgate do amor, será muito fácil perdoar.

Senhor, dai-nos sabedoria para apreciar a vossa palavra. Que a tenhamos sempre em nosso coração e em nossos lábios para vive-la e levá-la aos nossos semelhantes. Obrigado Senhor pelas verdades reveladas na Sagrada Escritura. Amém!
Padre Alberto Gambarini