quinta-feira, 8 de março de 2012

O DOM DE SER MULHER

A natureza tão bela da mulher


A alegria de ser mulher está entremeada de desafios que nosso tempo impõe ou que nós mesmas colocamos como alterações em nossa forma de ser. Faz parte da realidade feminina, nos dias atuais, várias jornadas de trabalho: empresa, casa, cuidar dos filhos, do marido, de si, levá-los à escola, muitas vezes criá-los sozinhas, e tantas outras situações vivenciadas pela mulher. Porém, muitas mulheres se sentem perdidas, não encontrando sentido na vida, e acabam endurecidas e até mesmo entristecidas.
Mesmo assim, acredito que o grande desafio das mulheres é ser mulher. Como assim? Já percebeu o quanto a mulher perdeu sua origem? Mas qual é o natural do ser mulher? Na competição por direitos iguais, as vemos colocando-se, muitas vezes, como rivais dos homens, como aquelas que disputam, da mesma forma, os espaços antes ocupados por eles. É claro que precisamos trabalhar e ter nossas conquistas, mas já viram quantas se queixam da solidão, da falta de um companheiro, do abandono?

Por que insistimos na diferença entre os sexos? Por que a mulher insiste em ser aquilo que sua própria constituição física não permite? A nossa constituição humana não nos faz ser assim. Homem e mulher não são iguais, a começar pelos cromossomos, não é mesmo?

Na tal "guerra dos sexos" tanto homem quanto mulher são perdedores por deixarem de viver a beleza do dom de cada um. A mulher por ser feminina, doce, sensível, acolhedora, mãe, enfim, batalhadora, persistente. Tudo isso é muito natural na realidade feminina, mas o grande desafio é não deixar de lado as habilidades que foram confiadas a cada uma de nós em nossa constituição.

O Papa João Paulo II tece, em uma de suas cartas, um belíssimo comentário sobre nós, dizendo que "rende graças por todas e cada uma das mulheres: pelas mães, pelas irmãs, pelas esposas; pelas mulheres consagradas a Deus na virgindade; pelas mulheres que se dedicam a tantos e tantos seres humanos, que esperam o amor gratuito de outra pessoa; pelas mulheres que cuidam do ser humano na família, que é o sinal fundamental da sociedade humana; pelas mulheres que trabalham profissionalmente, mulheres que, às vezes, carregam uma grande responsabilidade social; pelas mulheres perfeitas e pelas mulheres fracas".

Com toda a beleza que foi dada especialmente a nós, vale uma grande reflexão ligada à importância da valorização da essência feminina. Ao deixar essa essência de lado, muitas vezes nos fechamos ao amor, àquilo que é natural a cada uma de nós. 

Deixamos de nos valorizar e, muitas vezes, queremos ser valorizadas pelos homens. É tempo de rever nossa postura no mundo, de voltar ao essencial; não vamos voltar ao século passado, mas é importante que possamos atualizar o ser mulher em nosso tempo, não nos esquecendo da riqueza deste dom, único e especial: SER MULHER!. É tempo de retomada: viver valores esquecidos, dons adormecidos e sinais do feminino, a natureza tão bela da mulher, do equilíbrio, da doçura e da força, de todo este universo de características que a fazem MULHER e que, muitas vezes, foram deixadas de lado.
Elaine Ribeiro

ENTREGA- TE A DEUS

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”. (Sl 36,5)
destraveEscolhi esta passagem bíblica para partilhar algumas reflexões, pois a considero profunda. Instigante esta passagem, não acham? Quando pensamos neste verbo ‘entregar’, nos vêm logo à mente alguns questionamentos: “Como assim, entregar o meu caminho, a minha vida?
Deus Pai, misericordioso e amoroso, nos deixou livres para escolhermos o caminho a seguir. Desta forma, em nossa caminhada escolhemos, decidimos se queremos andar sozinhos ou entregar a Ele o comando da nossa vida. Entregar o caminho a Deus é confiar nEle do mesmo modo que um bebê confia e se entrega no colo de sua mãe. Entregar-se verdadeiramente é isso, abandonar-se nos braços do Pai. Por vezes, até queremos entregar nossas preocupações a Ele, mas nosso lado frágil nos faz inseguros, não nos permitindo descansar no Senhor.
Não estou querendo dizer que seja fácil vencer algumas fragilidades próprias de todos nós seres humanos. Mas convido você que está lendo agora, a fazer esta experiência de entregar-se nas mãos do Pai do Céu.
Há algumas semanas, em meu local de trabalho, tive a oportunidade de participar de uma palestra muito interessante. Um ponto importante que a palestrante falou foi no que diz respeito às nossas escolhas, classificando o mundo como dual. Realmente, se aplicarmos esta ideia ao que propõe nossa reflexão, veremos que há semelhança.
Voltando ao início do texto, falamos que Deus nos deixa livres para decidirmos se queremos ou não trilhar o caminho da vida com Ele. Já podemos observar aí a tal dualidade. Temos somente duas opções, deixar Deus agir em nossa vida ou seguir sozinhos aos trancos e barrancos.
Assim, percebemos que não podemos ser um meio termo para o Senhor da vida. Ele nos quer por inteiro, não segurando num fiozinho as nossas inseguranças. Se decidirmos nos entregar verdadeiramente a Ele, experimentaremos a verdadeira paz em nosso ser. É só entregar, confiar e esperar que o Senhor tudo pode realizar em nossa vida.
Roberta Almeida

JESUS PÃO DA VIDA

No Evangelho de São João, encontramos o discurso a respeito do Pão da Vida. Jesus antecipa aos discípulos o maravilhoso tesouro que iria nos deixar:
"Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele" (Jo 6,54-56).
Depois de ouvirem as palavras de Jesus, os discípulos murmuraram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?" (Jo 6,60). Não foi o povo quem disse isso, muito menos os escribas, nem os fariseus ou os doutores da lei, nem mesmo os judeus contrários a Jesus: quem disse isso foram os Seus discípulos, os escolhidos para segui-Lo. Aqueles que o Senhor havia mandado à Sua frente, para pregarem e operarem milagres em Seu nome.
Depois das palavras de Jesus, "muitos discípulos o abandonaram e não mais andavam com ele" (Jo 6,66). Eles partiram, não acompanharam mais o Senhor. Poderíamos até pensar que esse foi um momento de crise dentro do ministério do Senhor Jesus. Ele corria o risco de perdê-los [discípulos], depois de prepará-los e formá-los. Portanto, se Jesus não quisesse dizer que Seu Corpo é verdadeira comida e Seu Sangue verdadeira bebida, com certeza teria chamado os discípulos de volta e explicado que se tratava de uma linguagem simbólica, espiritual.
Contudo, o Senhor não voltou atrás no que Ele queria dizer, apesar de Seus discípulos não aceitarem. Eles não tiveram a paciência de esperar. Se perseverassem, entenderiam que Jesus lhes daria o Seu Corpo e o Seu Sangue na forma de pão e vinho, pois foi isso que Ele realizou na Última Ceia.
Diante dessa situação, Jesus questionou os Doze: "Vós também quereis ir embora?" (Jo 6,67). Assim, correu o risco e desafiou os apóstolos. Foi como se dissesse: "Eles foram embora, porque não quiseram aceitar: acharam muito duro. Vocês também querem ir embora? Não posso e não vou voltar atrás. É isto mesmo que vou fazer: dar minha carne como comida e o meu sangue como bebida. Porque minha carne é a verdadeira comida, e o meu sangue é a verdadeira bebida. Vocês querem ir embora também?". Pedro logo respondeu: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6,68).
Pedro e os apóstolos permaneceram ao lado de Jesus. Pela graça de Deus, também permaneceremos com Pedro e com os apóstolos, ao ficarmos ao lado da Igreja, que acreditou nas palavras de Jesus Cristo: "Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele" (Jo 6,55-56).
Não podemos ser como os discípulos, que se afastaram por considerarem muito difícil a doutrina. Ou, ainda, como aqueles que celebram a ceia, mas não creem que Jesus está realmente presente na hóstia consagrada, não acreditam que Ele está renovando o Seu sacrifício em cada Santa Missa.
Embora não consigamos entender, com nossa inteligência, a maravilha que Jesus fez, ficamos com Pedro e com os apóstolos. Permanecemos com a Igreja e professamos: "A quem iríamos, Senhor? Somente tu tens palavras de vida eterna. Cremos e sabemos que tu és o Santo Deus".
Jesus falou em “carne e sangue” para não pensarmos que se tratasse de um símbolo ou somente de um espírito. Ele especificou bem: "Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele". Assim, deixa claro o seguinte: "Eu não dou apenas espiritualmente, eu me dou verdadeiramente. O mesmo Corpo que foi estraçalhado na cruz e que hoje está diante do Pai é o Corpo que eu vos dou. O mesmo Sangue que foi derramado na cruz, pela vossa salvação, eu hoje vos dou, para que tenhais a vida eterna, e para ressuscitardes Comigo no último dia".
É o mistério da fé. A pessoa humana de Jesus pode estar onde quiser, como a velocidade do pensamento: não há empecilhos. Pode passar pelas paredes, pelas pedras, não tem peso. É assim também o Corpo ressuscitado e glorioso de Jesus.
(Trecho extraído do livro “Eucaristia - nosso tesouro” de monsenhor Jonas Abib

CONSAGRAÇÃO A DIVINA MISERICÓRDIA


Ó Santíssima Trindade, quantas vezes o meu peito respirar, quantas vezes o meu coração bater, o meu sangue pulsar em mim, outras tantas mil vezes eu desejo adorar a Vossa Misericórdia.
Desejo transformar-me todo em Vossa Misericórdia para tornar-me o Vosso reflexo vivo, ó  meu Senhor. Que a Vossa Misericórdia que é insondável e de todos os divinos atributos, o mais sublime, se derrame do meu coração e da minha alma sobre o próximo.
Ajudai-me, Senhor, para que os meus olhos sejam misericordiosos de modo que eu jamais suspeite nem julgue as pessoas pela aparência externa, mas perceba a beleza interior dos outros e possa ajudá-los.
Ajudai-me, Senhor, para que os meus ouvidos sejam misericordiosos, de modo que eu esteja sempre atento às necessidades dos meus irmãos e não me permitais permanecer indiferente diante de suas dores e lágrimas.
Ajudai-me, Senhor, para que minha língua seja misericordiosa de modo que eu nunca fale mal dos meus irmãos; que eu tenha para cada um deles uma palavra de conforto e de perdão.
Ajudai-me, Senhor, para que minhas mãos sejam misericordiosas e transbordantes de boas obras e não se cansem de fazer o bem aos outros, enquanto, de minha parte, aceitarei as tarefas mais difícies e penosas.
Ajudai-me, Senhor, para que sejam misericordiosos também os meus pés para que levem sem descanso ajuda aos meus irmãos, vencendo a fadiga e o cansaço; o meu repouso seja o servir aos outros.
Ajudai-me, Senhor, para que meu coração seja misericordioso e se torne sensível aos sofrimentos dos outros; ninguém receba uma recusa do meu coração. Que eu conviva sinceramente, mesmo com aqueles que abusam de minha bondade. Quanto a mim, me encerro no Coração misericordiosíssimo e eucarístico de Jesus, silenciando aos outros o quanto tenho que sofrer.
Eterno Pai, eu ... estou aqui diante de Vós, atraído pela Vossa infinita Misericórdia. Com toda a confiança, em vossas mãos entrego toda a minha vida, meu corpo, minha alma e meu espírito, meu passado, presente e meu futuro, orações e trabalhos, dons e fraquezas, alegrias e tristezas. Consagrando-me para colaborar na Vossa messe. Quero aproveitar todas as minhas possibilidades para professar, proclamar e praticar a Vossa Misericórdia.
Ajudai-me, Senhor, a colocar todo o meu entusiasmo a Vosso serviço. Que a minha resposta ao Vosso convite seja sempre generosa, dando-me muitas forças para que nunca desanime nas tentações e provações da vida.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém

INTERCESSÃO


O Ministério de Intercessão é direcionado àqueles que sentem o chamado de doar a vida a Deus e ao outro atraves do seu sim na oração.
A palavra ‘intercessão’ significa a ação de “por-se entre”, pedindo em favor de outro, clamando a misericordia de Deus para seu povo, estando aberto as palavras de Deus.
Mesmo antes da vinda de Jesus ja existia intercessores que clamavam a misericordia de Deus para uma determinada pessoa ou um povo, poderiamos falar de Abrrao, Moises, Maria Santíssima, entre outros.
O intercessor sente uma necessidade de ter uma intimidade com a Mãe de Deus ,pois ela e uma grande intercessora que pisa a cabeça das serpentes, e intercede ao seu filho Jesus por nós. Quem se sente chamado a interceder precisa procurar essa intimidade com Maria, encontrando nela a verdadeira doação, a perseverança, autoridade crista, humildade, confiança e fé em Jeus Cristo.
A doação no ministério se faz a partir do sim de cada dia, na fidelidade aos direcionamentos de interceder pelas particularidades da Comunidade e de outras pessoas.
A perseverança se encontra em cada batalha espiritual, no qual precisamos ir além do nosso cansaço e comodidade, estando em prontidão como um exercito diante do Senhor.
A autoridade concedida ao ministro de intercessão é um dom de Deus, que precisa ser acolhido como uma graça e um profunda humildade. Precisamos ter a consciência que ao interceder precisamos tomar posse dessa autoridade de ser um intercessor de Jesus, que nao teme em proclamar a vontade de Deus e acredita que a palavra “Jesus” tem o poder de desarmar toda artimanha do inimigo.
A humildade é um dom em que o interceder precisa ter a consciência que ele é o canal da graça de Deus, mas quem faz é o próprio Senhor.
A confiança e a fé são aquelas que regem a oração, pois para consiguir essa graça de Deus e ter a vitória em uma batalha espiritual precisamos acreditar que o Senhor esta conosco e ele quem realiza prodígios e milagres.
A passagem Armadura do Cristão Ef 6,10-20 é a oração de proteção e confiança do intercessor, que tem o Sao Miguel Arcanjo como seu guarda fiel que esta junto nas batalhas espirituais.

“Rezar de tal forma nas outras pessoas que o céu se abra sobre elas”
——–