quarta-feira, 8 de junho de 2011

CONFIAR É ENTREGAR-SE A DEUS SEM RESERVAS

“No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé, coragem! Eu venci o mundo!” É a ‘chave de ouro’ do Evangelho de hoje. Jesus vê chegar a Sua hora do triunfo final do bem sobre o mal deste mundo, da vida sobre a morte. E, por isso, fala abertamente aos Seus discípulos que reconhecem o fato, mas, infelizmente, não sob o mesmo ponto de vista d’Ele. Assim, vendo a fraqueza, a debilidade e a limitação dos discípulos em apreender a Sua mensagem – apesar dos três anos de caminhada com o Mestre da Vida – alerta-os sobre o que irá acontecer: “Eis que vem a hora em que vos dispersareis, cada um para o seu lado e me deixareis só”.
Que hora é essa? Jesus faz alusão ao processo da Sua Paixão e Morte. Abandonado por todos os Seus, Ele é condenado, pregado na cruz e morre entre ladrões, deixando-se passar por criminoso mais temido do mundo, até mesmo por Barrabás.
Mas, porque Ele não está sozinho, – Seu Pai é testemunha ocular da Sua fidelidade, garra e coragem – ao terceiro dia ressuscita dos mortos e dá definitivamente por vencida a morte. Foi pela fidelidade, confiança e esperança no Deus presente em Sua vida que Cristo jamais desanimou diante de Seus algozes. Como bom atleta que se prepara para uma maratona, observou as regras com disciplina. Como bom soldado soube ser perseverante e como excelente camponês trabalhou duramente e, no final, veio a bonança, o triunfo e a vitória.
Este mesmo Jesus, que tem por perto o Seu Pai, também está perto de mim e de você, meu irmão. Ele sonda os nossos passos e, assim como Ele confiou a Seu Pai – e foi atendido -, assim seremos nós se a Ele confiarmos a nossa causa! Precisamos confiar plenamente em Cristo, que venceu o mundo por Sua fidelidade ao Pai e por Sua Ressurreição.
Confiar é entregar-se a Ele sem reservas e por Ele deixar-se guiar. Ele é a luz que ilumina nosso caminhar, muitas vezes obscuro e difícil. Virá a hora da tristeza, da angústia. Mas ela não prevalecerá sobre nós! A glória que Deus nos reserva é imensamente grande. É incomparável!
Por Cristo e com Cristo não há situação sem solução. Todos os obstáculos são resolvidos. As contas nos cartórios são sanadas. As dívidas pagas. Problemas grandes ou pequenos se convertem em realizações, felicidade e alegria. O único elemento que Ele exige de mim e de você é: “Tende fé, coragem! Se assim for, como Eu venci o mundo – diz o Senhor – vós também comigo sereis vencedores porque Eu estou convosco até a consumação dos séculos”.
Fica comigo, Jesus! Sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis ao Seu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las! Amém.
Padre Bantu Mendonça

A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO

Em sua primeira vinda, o Senhor escolheu um homem, João, para preparar seus caminhos. Igualmente agora, antes da sua segunda vinda, que é a definitiva e, portanto a mais importante, o Senhor escolhe sua Igreja para ser sua voz que clama no deserto e prepara seu povo para sua vinda.
Na primeira vinda, o Senhor estava começando a obra da redenção. Na segunda, Ele dará o arremate, a finalização. Se é importante quem coloca o alicerce, mais importante ainda é quem dá o acabamento, quem faz com que a obra seja concluída. Antes de sua segunda vinda, o Senhor está enviando novamente uma voz.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

VIVER SOB O SOPRO DO ESPÍRITO SANTO

É desejo de Deus que tenhamos um conhecimento maior do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é o pleno amor do Pai para Seus filhos. Espírito é a tradução do nome d'Aquele que nos ama. Para O amarmos é preciso que O conheçamos. O nome que foi proclamado pelos profetas, pela Virgem Maria e pelos apóstolos é Ruah. Esse nome significa o espaço aberto, onde se percebe mais facilmente o sopro do vento, onde o homem se move e respira. Um espaço atmosférico, que significa vento e respiração.
A Igreja diz que o Espírito Santo é a sua respiração, pois Ele dá vida a ela e aos sacramentos. Ele move, atua e faz acontecer todos os atos em nossa vida religiosa, no sacramento do batismo, do matrimônio, do crisma, da confissão, da Eucaristia.
"No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas" (Gênesis 1,1). A partir desse conceito, existe alguma realidade na sua vida que está um caos? A sua vivência, a sua família, a sua situação financeira, a sua relação com Deus? A Palavra nos diz que o Espírito Santo de Deus pairava sobre o caos e o organizava.
 Existe algo na sua vida que está um caos, chegou a hora de pedir ao Espírito que a organize. Peça a Ele o sopro de Deus para começar a colocar ordem naquilo que está bagunçado na sua vida.
Há pessoas em estado profundo de depressão, com muitos problemas familiares, de modo que somente o sopro de Deus é capaz de devolver a elas a possibilidade de voltarem a viver, a ser felizes de novo e de ver sentido na sua vida novamente.
Meu irmão, Deus quer soprar sobre você, sobre sua vida. Ruah é o sopro d'Aquele que pode dar a vida nova, dar a você a possibilidade de viver uma experiência profunda. O Senhor quer proporcionar a você a graça da vida.
Mesmo quando as coisas dificultam a nossa vida, temos a certeza de que viver uma experiência com o Espírito Santo é viver a vida que o Senhor tem para nós.
Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se” (Atos dos Apóstolos 1-4).
Ali começou uma grande manifestação daqueles homens e mulheres. Se lermos o Ato dos Apóstolos, vamos ver tudo o que mudou na vida dessas pessoas a partir do sopro do Espírito. Eles nunca mais foram os mesmos e se tornaram corajosos para levar o Evangelho aos pagãos, que não conheciam a Deus. E o Espírito Santo começou a se derramar também sobre eles.
Senhor, eu quero Lhe pedir, nesta hora, que nos conceda a graça de experimentarmos a ação transformadora do Seu Espírito. Realiza em nossa vida esta obra, para que sejamos imersos na Sua experiência e tenhamos a graça de experimentar o sopro, a Sua presença, o Seu poder. Que nada O impeça de agir em nossa vida".
Eu quero declarar sobre sua vida o sopro do Espírito Santo Paráclito para que você seja portador d'Ele onde estiver. Que o Espírito de Deus o acompanhe como acompanhou os discípulos. Eu declaro, em nome de Jesus, sobre a sua vida, um reavivamento espiritual; e peço que, a partir de agora, comecem a se manisfestar em você os carismas do mesmo Espírito para a Igreja e para o povo de Deus.
Diga a você mesmo: "Eu quero que o Espírito Santo me alcance, quero livrar-me das amarras que me enjaulam. Eu quero ser conduzido pelo sopro de Deus. Senhor, quero experimentar Sua graça, Sua força, Seu poder".
Meu irmão, é hora de você entender que Deus caminha com você; Ele não o deixa sozinho! Mas você precisa se deixar ser conduzido por Ele, pois se não fizer isso, ficará parado nas desgraças e não permitirá que a fortaleza do Senhor permita a sua vitória.
Deus nos criou para sermos vencedores. Deixe o sopro do Espírito acompanhá-lo, renová-lo, conduzi-lo, reanimá-lo. Deixe o Espírito trazer sobre sua vida o reavivamento espirital, que irá acompanhá-lo e fazê-lo um vencedor.
Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu pela imposição de minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de força, de amor e de moderação” (II Timóteo 1,6-7).
Padre Roger Luis