domingo, 5 de junho de 2011

A DISPOSIÇÃO PARA RECEBER OS DONS DO ESPÍRITO

Se não o escutamos, não saberemos o que Ele deseja de nós
O que podemos e devemos fazer para que o Espírito de Deus venha a nós e nos satisfaça com Seus dons? Quais devem ser nossas atividades e disposições interiores para atrair e receber ao Espírito Santo?
1- Uma primeira disposição: Deveríamos despertar ainda mais em nossos corações o desejo pelo Espírito Santo e Seus dons. É o mesmo desejo que tinham os apóstolos e a Santíssima Virgem quando estavam reunidos no cenáculo esperando o Espírito Santo prometido. É a súplica é: Vem, Espírito Santo! Esperamos-Te com ânsias, porque somos tão débeis, porque necessitamos Teu poder transformador.
Deveríamos despertar profundos afetos de ânsias para que Ele tome em Suas mãos nossa educação, nossa transformação em autênticos filhos de Deus, em homens simples com alma de criança. Por isso, temos que chegar a ser homens e mulheres que anelam pelo Espírito de Deus.
2- Uma segunda disposição: Devemos esforçar-nos mais para estar em silêncio, para estar sós e tranquilos interiormente. Trata-se de um isolamento e uma solidão repleta de Deus. As forças da alma devem estar concentradas não em nós, mas em Deus. Somente assim poderemos escutar o que o Espírito Santo nos sopra. Se ao nosso redor e, sobretudo, se em nosso interior, existe tanto ruído, tantas vozes alheias, tanto espírito mundano, então não poderemos escutá-Lo. E se não O escutamos, tampouco saberemos o que Ele deseja de nós e nos sugere. E assim nunca vamos perceber Sua presença em nossa alma nem vamos acreditar em Sua atuação e influência em nossa vida.
3- Outra disposição é a oração humilde. Diz o Padre: “Parece-me que chegou o momento em que iremos juntar as mãos e orar. Necessitamos muito mais de oração que de exercícios. Certamente, isso não quer dizer que devamos deixar de praticar o amor filial. Mas sabendo que só possuímos as velas e que é o Espírito Santo quem deve insuflá-las, nos sentimos em dependência total diante de Deus. Devemos cultivar, então, o heroísmo da oração humilde”. Havemos de ser mestres da oração e da humildade.
4- Uma última disposição que atrai o Espírito Santo é o espírito mariano. Sabemos que a Virgem Maria, no Dia de Pentecostes, encontrou-se no meio dos apóstolos. E não duvidamos que, sobretudo, por sua poderosa súplica maternal o Espírito Divino veio sobre cada um deles. E assim também nós devemos unir-nos a ela na espera do Espírito Santo de Deus.
Haveremos escutado alguma vez as palavras de São Luís Maria Grignion de Montfort, que o padre-fundador repetia tantas vezes: O Espírito Santo quisera encontrar nas almas a Santíssima Virgem, quisera encontrar atitude e espírito marianos, quisera encontrar um amor profundo a ela. E quando Ele descobre numa alma a Maria, então não há alternativa que penetrar nesta alma com seus dons e realizar milagres de transformação.
E a causa disso? Como na Encarnação o Espírito Santo e a Virgem Santíssima colaboraram para que nascesse Jesus, assim o Espírito de Deus quer também hoje em dia cooperar com Maria, para que Cristo, o Filho do Pai, nasça e viva em cada alma. Por isso, não é casualidade que o Padre nos convida a ampliar nossa Aliança de Amor celebrando essa mesma Aliança também com o Espírito Santo. Então, Ele nos dará Seus dons, o dom da sabedoria, para que todos possamos conquistar o espírito filial.
Padre Nicolás Schwizer - Shoenstatt mov.apostólico

É NA PERSEVERANÇA QUE NÓS FAZ ENCONTRAR A VITÓRIA

Onde você se encontra agora reze com essa passagem bíblica. Eleve ao céu o seu clamor. Peça com confiança porque Deus lhe irá responder. Muitas vezes, mal falamos com o Senhor porque achamos que Ele não nos responde; no entanto, isso nos afasta d'Ele e de Sua resposta. Eu digo a você: "Confie n'Ele! Ele irá lhe responder!"
Oração não é murmúrio nem lamentação. Nela o coração está aberto, por isso se torna capaz de obter a resposta do Senhor. Experimente algo diferente no dia de hoje.
Muitas vezes, precisamos descer com humildade do lugar onde estamos para vencer as situações que vêm até nós. Peça a Deus a inspiração, Ele está com você.
O Todo-poderoso fala no nosso íntimo, em nossa consciência. Precisamos estar atentos, buscar a face do Senhor e recorrer a Ele. Nesta manhã chegou o momento de fazer uma prece ao céu. Independentemente do lugar em que você está agora reze com o seu Senhor como quem acredita e confia n'Ele.
É na adversidade que você descobre os amigos de verdade, aqueles que estão ao seu lado, de fato, por uma verdadeira amizade. Se assim é com os homens, imagine com Deus, com Aquele que é mais que amigo.
Nas provações da vida estas palavras têm sabor em nossos lábios: "És meu auxílio, não me deixes, não me abandones, Deus meu salvador". Contudo, não deixe chegar este dia, busque-O hoje.
Não importa o drama que você está vivendo. Eu lhe pergunto: "Onde você repousa o drama da sua vida hoje?" Dê o passo hoje para fora da tribulação, reze, seja íntimo do Senhor. Em Deus você avança e encontra proteção: "Tenho certeza de que vou contemplar a bondade do SENHOR na terra dos vivos".
Reze e tome posse dessa passagem bíblica, seja forte e espere no Senhor. É a perseverança que nos faz alcançar a vitória. Quem desiste já perdeu! Se você está sem forças para esperar, busque-as em Deus, Ele vai lhe responder: "Ainda que pai e mãe me abandonem, o SENHOR me acolhe".

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

COMUNICAR A PRESENÇA DE DEUS

O relacionamento humano acontece num processo de comunicação 


Celebramos o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital". Dia que coincide com a Festa da Ascensão do Senhor, como fato que solidifica a comunicação de Deus com o Seu povo, criando possibilidade do humano se tornar divino.
Na Ascensão o Senhor Jesus volta para a casa do Pai, de onde saiu, confirmando e abrindo caminho para todo aquele que procura vivenciar a autenticidade da vida de fé e de testemunho da verdade. Esse fato acontece dentro de uma dimensão de comunicação e de relação consciente com Deus, na vivência comunitária
O relacionamento humano acontece num processo de comunicação, seja no "calor humano", seja intermediado pelos meios da tecnologia, pelas ondas midiáticas, destacando hoje a admirável força da internet, podendo aproximar ou também distanciar as pessoas no seu relacionamento e convivência.
Os cristãos se esforçam para comunicar a presença de Deus no meio das pessoas. Foi o que fizeram os apóstolos do Senhor com o instrumental que tinham. O mesmo ocorre nos novos tempos com recursos de alta qualidade. A tecnologia é a grande aliada do anúncio da Palavra de Deus, qualificando as formas de comunicar. A mídia faz com que a comunicação transcenda os limites do próprio comunicador. É o milagre da vida que passa pelo avanço tecnológico, revelando perfeitamente o mistério de Deus e o mistério da criatura humana na capacidade de comunicação. Esta é a dinâmica com o Criador tornando possível o existir por força de Sua Palavra.
Neste dia dos meios de comunicação social damos destaque para a imprensa, o rádio, a televisão e a internet. Podemos até dizer que, para o cristão tornar-se testemunha da fé, no contexto de hoje, ele deve estar presente nesses meios, fazendo com que ali haja o espírito de vivência cristã.
A mídia, para ser autêntica, não pode ser marcada tão fortemente pelo sensacionalismo, provocadora de consumismo e maliciosa em favor da opressão e da injustiça. É fundamental ter em conta o "senhorio" de Cristo, que vence o mal com a vida.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto