terça-feira, 8 de outubro de 2013

DIA DO NASCITURO

Qual é o lugar mais perigoso de se viver no mundo hoje?
Qual é o lugar mais perigoso de se viver no mundo hoje? Será a Síria, onde milhares morrem vítimas de uma atroz guerra civil? Serão os lugares do submundo do crime? Seria nas igrejas cristãs situadas em pleno território islâmico? Onde? O lugar mais perigoso do mundo de se viver é a barriga da própria mãe! Uma realidade que seria inimaginável se não fosse verdade: o lugar, que deveria ser o mais aconchegante e terno do mundo, se tornou a passagem mais perigosa que um ser humano pode fazer na sua existência.

Se, neste momento, eu fosse uma alma prestes a ser infundida num embrião humano, e tivesse consciência disso, eu estaria apavorado. Não são milhares, mas milhões e milhões de crianças brutalmente assassinadas por ano no ventre materno. E o pior: por quem? Pela própria mãe, pelo próprio pai.

Se a vida humana, em seu momento mais tenro e indefeso, está sob a mira de quem mais deveria guardá-la e protegê-la, de que ela vale? Ela não tem mais valor absoluto e inviolável, mas está condicionada à segurança, ao bem-estar e aos interesses de terceiros. Nessa escala de valores, toda a vida humana está em risco.
Por essa razão, o Dia do Nascituro, comemorado no dia 8 de outubro, celebra especialmente a vida do bebê no ventre de sua mãe, mas não somente isso, celebramos neste dia o valor inviolável da dignidade da vida humana, do seu início até o seu fim. Não é somente a vida do nascituro que está em questão, mas a vida humana, especialmente em sua condição de fragilidade e de inutilidade para a sociedade.Tanto é que a legalização do aborto, até o último instante antes do nascimento, em alguns países, já faz surgir uma lógica que é a “eutanásia de recém-nascidos”.

Algumas pessoas na Holanda, na Alemanha e acadêmicos na Austrália raciocinam que, se a criança pode ser morta um minuto antes de seu nascimento natural, por que não poderia sê-lo alguns minutos após o seu nascimento? Muito lógico! Isso pouparia os gastos com exames pré-natais para se verificar patologias genéticas, entre outras. Essa eugenia pós-natal ainda não soa bem, mas em breve se tornará lei. Daí, virão novos passos como eugenia em qualquer fase da existência humana, conquanto que a vida não esteja de acordo com os padrões sociais da época.

Porém, não precisamos ir ao futuro. Hoje, se a vida vale tão pouco diante do bem-estar, sucesso, bem materiais, até mesmo diante dos animais, ela acaba por perder o sentido em si mesma. Sem sentido os jovens se entregam às drogas, à prostituição, até o fim (também “lógico”) que é o suicídio, cada vez mais comum entre o público juvenil.

Aí surge a pergunta: “Por que os jovens estão tão violentos e sem esperança?” Novamente a lógica evidente: nessa cultura de morte, na qual inclusive são bem aceitas celebrações artísticas da morte (me refiro, por exemplo, à naturalidade no uso da caveira como ingênuo enfeite nas roupas de nossas crianças), que beleza e sentido tem a vida?

Porém, para nós que cremos em Deus, um sinal inquestionável desse valor é o fato de o próprio Criador ter escolhido passar por esse caminho da existência humana e fazer essa nossa experiência de ser gente indefesa, sob a guarda dos seus pais. O Filho de Deus poderia ter entrado no mundo de qualquer forma que quisesse, mas escolheu ser nascituro. Com isso, esse momento da vida humana, que já era grande por si mesmo, ganhou significado divino, porque o próprio Deus se fez nascituro.

Sendo de tão grande valor e beleza, a vida do nascituro deve ser celebrada. Celebrando o Dia do Nascituro queremos também protegê-lo ao suscitarmos nas pessoas, nas famílias e na sociedade, a consciência de que os nascituros têm o direito à proteção de sua saúde e vida, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. Celebrando o nascituro, celebramos a vida de cada ser humano, porque todos, invariavelmente, foram ou serão um dia um nascituro.
André L. Botelho de Andrade

EVANGELHO DO DIA 08 DE OUTUBRO

Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor.

REFLEXÃO:

Jesus chama a atenção de Marta. Mas ela não foi censurada porque estava trabalhando, mas porque estava “agitada, ansiosa, inquieta por tantas coisas”.
Maria é elogiada não por estar sentada, acomodada, mas por estar “à escuta da Palavra”.
A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupações do dia-a-dia.
A preocupação e a correria pelo trabalho, não só causam cansaço e até estresse;mas podem também reduzir nossa atividade a simples barulho, se não houver uma pausa para a escuta da Palavra. Jesus nos quer ensinar que - escuta da Palavra e trabalho - não devem constituir um dualismo. Tanto uma como outra são atividades que nos acompanham e nos sustentam .
O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.

ORAÇÃO

Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.
Amém!

NA MISSA ,O PAPA, EXORTA FIÉIS A ESCUTAREM A VOZ DE DEUS

Citando o exemplo do bom samaritano, Papa disse que se deve deixar que Deus escreva a história de cada um
Em Missa, Papa exorta fiéis a escutarem a voz de Deus“Deixemos que Deus escreva a nossa vida”. Esta foi a exortação do Papa aos fiéis na Missa celebrada nesta segunda-feira, 7, na Casa Santa Marta. O Santo Padre deu destaque às figuras de Jonas e do Bom Samaritano.
“Jonas serviu o Senhor, rezou muito e fez o bem, mas quando o Senhor o chamou, ele fugiu. Ele tinha a sua história já escrita e não queria ser incomodado. O Senhor o enviou a Nínive e ele tomou um navio para a Espanha, fugindo do Senhor”, começou o Papa em sua homilia.
Ele explicou que é uma tentação cotidiana fugir de Deus, não sentir sua proposta no coração e ignorar seu convite. Francisco citou o episódio do sacerdote que passava pela rua e viu um homem moribundo, jogado no chão. Para não chegar tarde à Missa, o padre continuou seu caminho, sem ouvir a voz de Deus que falava com ele ali.
Em seguida, Francisco recordou o levita que também passou e ignorou o homem, temendo que este fosse morto e ele fosse obrigado a testemunhar diante do juiz. “Ele também fugiu da voz de Deus”, disse o Papa, acrescentando que somente teve a capacidade de entender a voz de Deus aquele que fugia constantemente dele: o pecador, o samaritano que mesmo afastado de Deus, ouviu a sua voz e se aproximou.
“O samaritano não era acostumado a práticas religiosas, à vida moral, mas, todavia, ele entendeu que Deus o chamava e não fugiu. Se aproximou, curou suas feridas com óleo e vinho, colocou o homem em seu cavalo, levou-o a seu albergue e cuidou dele. Perdeu toda a sua noite”.
O Santo Padre explicou então que Jonas, o sacerdote e o levita fugiram de Deus porque seus corações estavam fechados, não podiam ouvir sua voz. Ao contrário, um samaritano que passava ‘viu e teve compaixão’: tinha o coração aberto, era humano. Jonas, disse o Papa, queria escrever a própria história, bem como o sacerdote e o levita. Já o pecador deixou que Deus a escrevesse.
“Agora eu me pergunto e pergunto a vocês: nós deixamos que nossa vida seja escrita por Deus ou queremos nós escrevê-la? Somos dóceis à Palavra de Deus? Temos capacidade para encontrar a Palavra de Deus na história todos os dias, ou não deixamos que a surpresa do Senhor nos fale?”

ESTAR EM SINTONIA COM DEUS

Quem está na sintonia de Deus e com Deus, pode ser convidado para muitas tarefas edificantes. É a própria virgem Maria quem nos ensina: 
“Fazei tudo o que Ele vos disser”.(Jo 2,1-5) 

Poderá até acontecer que não conseguimos entender em profundidade esta presença real de Deus em nós, mas Deus entende.
Ele estará sempre conosco, se dermos permissão… 
E o resultado da presença do Senhor em nossas vidas, é tremendo, é maravilhoso. Quando Deus encontra espaço em nós para tomar posse, o milagre acontece. Sempre será assim.Haveremos sempre de encontrar graça, muita graça, se deixarmos Deus agir em nossas vidas. Deixar Deus agir em nós, é o grande segredo da felicidade.
Basta que deixemos o Espírito Santo entrar em ação.
Em Maria o Espírito Santo encontrou total abertura e docilidade. Exatamente por isso é que ela foi a eleita para ser a Mãe do Salvador e porque ´Todas as gerações a proclamarão bem aventurada (Lc 1,48).
Portanto, deixemos espaço para Deus agir em nós. Nossa vida será muito mais feliz.
Afinal, Deus mesmo é a melhor fonte de felicidade.
E tenho certeza, o anjo do Senhor está sempre pronto a nos dizer, concretamente



A PALAVRA DE DEUS NA MENTE E NO CORAÇÃO

Impressiona-me ver como Jesus venceu a tentação: Ele sempre recorreu às Sagradas Escrituras. Devemos fazer o mesmo. Tenho aprendido que precisamos levar o livro da Palavra de Deus em todas as ocasiőes: na bolsa, no trabalho, em casa, enfim, onde quer que estejamos. São as Escrituras que formam em nós a mente de Cristo! Se trouxermos a Palavra de Deus na mente e no coraçăo, ao necessitarmos de força, consolo, sabedoria e discernimento, encontraremos nela o que buscamos.
Para tomar uma decisão, conversar com alguém ou vencer a tentaçăo, peçamos que, nesse momento, o Espírito Santo faça brotar de nosso interior o versículo bíblico de que necessitamos. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para qualquer obra boa” (II Tim 3,16-17).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

O SANTO ROSÁRIO É A ORAÇÃO DOS VENCEDORES



O Santo Rosário é a oração dos vencedores, daqueles colocam no Senhor a sua confiança.
O anjo entrou onde a Virgem Maria estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28).
Nós, hoje, celebramos o Dia de Nossa Senhora do Rosário. É um dia grandioso e importante para nós. Não nos lembramos do “Rosário pelo Rosário” simplesmente, mas de Nossa Senhora do Rosário ou Nossa Senhora da Vitória ou Nossa Senhora do Combate. Maria, Mãe de Deus, que vai à nossa frente.
No século XVI, quando houve a grande batalha de Lepanto, a nossa fé católica parecia que ia sucumbir, ia ser tomada pelos inimigos da fé. Naquele contexto, os cristãos saíram às ruas com um Rosário nas mãos invocando a intercessão de Nossa Senhora, e todos rezando o Santo Rosário. E o povo de Deus venceu aquela batalha.
O Santo Terço e o Rosário são as armas preciosas que Deus colocou em nossas mãos para vencermos as batalhas da vida. Primeiramente as batalhas interiores, as batalhas da própria alma. Meditar os mistérios do Santo Rosário é meditar a nossa própria fé, é alimentar a nossa própria fé; é rever a nossa própria vida à luz dos acontecimentos da vida de Jesus Cristo e de Sua Mãe entre nós.
Portanto, aqueles que acham que rezar o Santo Terço é apenas “debulhar” as bolinhas do Rosário e repetir as “Ave-Marias”, saibam que o Santo Rosário é uma das orações meditativas, contemplativas, mais belas e poderosas que existem. O Santo Terço tem um poder de cura interior para a alma e para o coração. Quando contemplamos os mistérios de Cristo, contemplamos e meditamos nossa própria vida. Por isso, hoje, não reze somente o Santo Terço repetindo as Ave-Marias, mas contemple e medite cada um dos mistérios.
O Santo Rosário é a arma dos combatentes, do grande combate espiritual que batalhamos e precisamos vencer. É a oração dos vencedores, daqueles que colocam no Senhor a sua confiança. É a oração do povo simples, do povo que tem confiança no Senhor e que tem, na Mãe de Deus, um grande refúgio em todos os momentos.

AS PESSOAS ESTÃO TOMANDO CONSCIÊNCIA QUE A INVEJA NÃO LEVA A NADA SOMENTE O QUE CONSTRÓI É O AMOR

A cada dia as pessoas tem tomado consciência de que a inveja não leva a nada, somente o amor constrói. O amor é a coisa mais fantástica que possuímos, veja, é certo afirmar que ele é praticamente o definidor das coisas, tanto isso é verdade, e nós podemos constatar, que as coisas existem ou deixam de existir pela intensidade do amor, e nós somos o que somos pelo amor.

Você já pensou como seriamos se não existisse em nós esta energia interior impulsionada pelo amor, como viveríamos? É por isso que Jesus nos diz em João 15, 17: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros”.

Muitas vezes julgamos a vida dos outros por meio de determinados moldes sociais, e, os moldes são terríveis, pois eles não são a nossa realidade. Aceitar os outros pelas suas diferenças e não apesar delas é verdadeiramente amor. Quanto mais nós nos conhecemos ou conhecemos alguém, mais temos a capacidade de entender e, consequentemente, amar.

Meu bom Deus,
muito obrigado pela tua graça, não pagamos nada por ela,
é tudo dom gratuito de tua bondade.
Perdoa a nossa ingratidão e faz-nos sempre carentes de tua ajuda.
Muda a nossa maneira de ser,
reforma o nosso procedimento,
faz-nos instrumentos de tua paz e dá-nos o dom do equilíbrio.
Amém!

Padre Alberto Gambarini