segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A IMPORTANCIA DA CURA INTERIOR

Uma chave para a cura total da pessoa
Em resposta àquilo que Jesus e a Igreja fazem por nós, duas ações devem ser realizadas. Jesus, primeiro, foi a todas as cidades e aldeias da Galileia, e a todos os lugares para pregar a Boa Nova a todas as pessoas. Jesus também disse para os seus irem a todos para lhes conceder cura e libertação e, se precisassem, também cura espiritual e cura física.

A cura interior profunda é muito importante e necessária para que sejam descobertas e sanadas as fontes mais significativas de todos os males que nos afligem. Muitas vezes, a pessoa não consegue cura espiritual, sem antes passar por uma cura interior; caso contrário, permanece naquilo que chamamos de hábitos compulsivos de pecar. Com frequência, por exemplo, um viciado em drogas não receberá cura a menos que seja curado interiormente das causas que o levaram ao vício da droga. 
Satanás condena; Jesus cura. A cura interior é uma espécie de chave para a cura total da pessoa. Da mesma forma, sem a cura interior, não é possível ser curado de doenças físicas, tampouco experimentar a libertação. Deus quer que sejamos totalmente curados. São Paulo diz, na Carta aos Tessalonicenses, que Deus não nos quer curados parcialmente, mas por completo; não superficialmente, mas em profundidade. Ele nos quer perfeitos em corpo, mente e alma. "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso" (Mt 11,28).

No entanto, vale ressaltar que a cura física é a menos importante. Já ouviu falar sobre Helen Keller? Ela era cega, surda e muda, mas foi uma das grandes filósofas do século passado. Qunado damos muita ênfase à cura física, isso não vem de Deus. Jesus disse: "É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga" (Mc 9,43). Você já ouviu isso? Eis o motivo pelo qual Jesus não afirmou: "Vinde a mim você que quer cura física". Isso não é o mais importante, mas sim a cura espiritual, a experiência de perdoar todos os pecados, como o que acontece no sacramento da confissão, para que possamos experimentar o "poder perdoador" de Deus, o abraço do Pai.

A importância da cura interior se deve também às limitações da medicina e da psiquiatria. Acreditamos que a cura aconteça por meio da medicina e da oração, mas quando nos deparamos com os limites de ambas, então é Deus que vem e ultrapassa esse conhecimento. Todos os dias, encontro pessoas que me relatam a incapacidade dos médicos de fornecer um diagnóstico preciso.

No processo de cura interior, nada pode ser desvalorizado, tudo deve ser levado muito a sério, pois disso depende uma vida de plena liberdade.
Padre Rufus Pereira 

Estando próximos de Deus, aprendemos a valorizar o que realmente tem valor. Aprendemos a amar e perdoar. Entendemos que o pouco tempo que temos nesta terra é para ser bem vivido, e que não podemos perder tempo com realidades que não valem a pena. Se tiver que perdoar, perdoe; se tiver que pedir perdão, peça; se tiver que recomeçar, recomece. A nossa vida vai ser muito mais feliz e bem aproveitada! 
Padre Roger Luis

PEÇA A DEUS PARA RETIRAR TODO MAL QUE ESTÁ EM VOCE



Ressentimento, raiva, ira, desejos de vingança, tudo isto não pode estar numa alma cheia do Espírito Santo. Quando verdadeiramente Deus habita em mim minhas reações são outras. Paz, brandura, temperança, afabilidade, amabilidade... Frutos de quem está cheio do Espírito Santo. Se você vem agindo como quem não tem o Espírito de Deus, peça a Ele que renove o seu ser e lhe retire todo desejos de vingança, ressentimento, magoa, ira... Todo mal contra o seu irmão(ã). Quando Jesus diz perdoar até setenta vezes sete é perdoar infinitamente. Jesus não pensava naquele momento na pessoa a ser perdoada e sim em quem estava perdoando. Ou seja, quando Ele nos manda perdoar é porque sabe que adoecemos quando guardamos magoas, ressentimentos e tantos outros sentimentos ruins. Atendendo o mandato de Jesus, perdoe, pois o maior beneficiado será você!

Padre Cleidimar Moreira