terça-feira, 7 de maio de 2013


É PENA QUE A ORAÇÃO AINDA NÃO SEJA PRÁTICA DIÁRIA

É uma pena que em nosso tempo a oração ainda não seja uma prática constante e diária. Antigamente as pessoas gastavam horas rezando, enquanto a geração atual ora pouco, e se reza bastante é porque está enfrentando uma grande adversidade e deseja soluções imediatas.

Mas, rezar é mais que pedir pelas nossas necessidades sem nenhum compromisso com Deus. Em João 15,7 está escrito: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.”

A oração deve fazer parte do nosso viver diário. Quando temos comunhão com Deus, obtemos resposta para nossas orações. Permanecer em Deus é estar unido a Ele constantemente, entregando nossa vida toda inteira em Suas mãos, quem está unido a Deus vive de acordo com a sua palavra e guarda os seus principios.

É interessante que despertemos para a urgente necessidade da oração. A melhor maneira de fazer isto é começar imediatamente, se não consegue com suas próprias palavras que tal começar a meditar a oração do Pai Nossa, ensinada pelo próprio Cristo?

A nossa vitória está na ORAÇÃO! As nossas armas são suficientes o bastante para garantir a paz e a felicidade em nossos lares: a BÍBLIA, o TERÇO, a EUCARISTIA e a CONFISSÃO. Precisamos exercitar a nossa fé, constantemente.

Meu bom Deus,
fortifica o nosso ânimo para que,
tenhamos coragem de por em prática diariamente nossas orações.
Ajudá-nos a fazer o bem e nos afasta do mal
que está sempre à nossa espreita.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

OLHEMOS HOJE PARA O ALTO


O nosso olhar passeia por muitos lugares à procura de respostas, de confirmações, de apoio, de cumplicidade, justificação e tantas outras coisas, mas a Palavra do Senhor aponta-nos onde, de fato, devemos fixar o nosso olhar:
“Levanto os olhos para vós, que habitais nos altos céus. Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores, como os olhos das servas estão fixos nas mãos de suas senhoras, assim nossos olhos estão voltados para o Senhor, nosso Deus, esperando que Ele tenha piedade de nós” (Sl 122, 1-2).
Tiremos, hoje, os olhos das pessoas, dos problemas e das dificuldades; mantenhamos o nosso olhar fixo em Jesus, porque “é d’Ele que vem o que esperamos” (Sl 61,6).
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

PARA TUDO HÁ UM TEMPO


Para tudo há um tempo debaixo do céu, há um momento para cada detalhe acontecer! Aos poucos, a história da nossa vida vai sendo tecida não só com a consonância de cada dia, mas também em suas dissonâncias!
Em cada acidente, em cada pausa, a música que somos nós vai sendo composta com a certeza de ser a primeira e a última, a única, a mais bela e especial. Por sermos únicos e especiais aos olhos de Deus, não podemos deixar que nada nem ninguém roube a certeza de sermos amados e cuidados pelo Pai.
Muitos, hoje, martirizam-se e ficam remoendo coisas que viveram no passado, situações de pecado, brigas, desentendimentos e situações que insistem em trazer à tona em seu coração. Enquanto não cortarmos o cordão umbilical com o nosso passado, não conseguimos viver bem o nosso presente.
Experimente, a partir de hoje, pedir a Deus a cura do seu passado, dos seus ressentimentos, traumas e medos.
O Senhor fez você para ser livre e para ser feliz! Tudo o que o prende e o faz chorar, hoje, o Senhor quer libertar e lhe dar um ânimo novo para prosseguir sem olhar para trás.
Faça esse propósito com Deus e peça em oração: “Senhor Jesus, eu Te dou livre acesso ao meu passado para que possas me curar e me fazer homem novo, Senhor!” Não quero mais estar preso ao que já passou, pois meu passado não é maior do que os planos que Tu tens para mim.
Hoje, é o tempo da graça. Agora é o momento de declarar: “Hoje, livre sou!”. A melhor receita para ser feliz é viver o hoje bem vivido na presença do Senhor!


Espírito Santo, estamos diante de Vós, sob o peso de nossas culpas, mas reunidos em Vosso nome. Vinde a nós e ficai conosco! Penetrai em nossos corações.

Ensinai-nos o que devemos fazer, que caminho seguir; mostrai-nos como devemos agir para podermos, com Vossa ajuda, agradar-Vos em tudo. Que somente Vós sejais o inspirador e o doador de nossos pensamentos. Vós, que amais infinitamente a eniqüidade, não permitais que subvertamos a justiça.

Que a ignorância não nos leve a praticar o mal, nem nos deixemos guiar pela parcialidade, nem por interesses pessoais, mas sejamos firmemente unidos a Vós, para que sejamos uma só coisa convosco, jamais nos desviando da verdade. Espírito Santo, assim como nos reunimos em Vosso nome, do mesmo modo, guiados pelo Vosso amor, que permaneçamos na justiça. E que nesta terra jamais nos afastemos de Vós e, na vida futura, alcancemos a felicidade eterna.

Vinde, Espírito Santo Criador, visitai as almas daqueles que são Vossos; enchei com Vossa Graça Celestial os corações que criastes!

Vós sois o Divino Consolador, o dom inefável do Altíssimo; a fonte viva, o fogo, a caridade, a unção espiritual das almas.

Concedei-nos Vossos santos dons! Sois o dedo de Deus, o objeto real da promessa do Pai.

Colocai Vossas Palavras em nossos lábios ascendei Vossa Luz em nossas almas; insuflai Vosso amor em nossos corações e amparai sempre com Vossa força, nossa carne desfalecida.

Afastai para longe de nós o inimigo, apressai-Vos em dar-nos a paz; fazei com que, sob Vossa condução, evitemos tudo que nos seja prejudicial; fazei com que por Vós, conheçamos o Pai, assim como o Filho, e Vós, que procedeis do Pai e do Filho, sede sempre o objeto de nossa crença.

Glória a Deus Pai, a seu Filho, que ressuscitou dos mortos assim como o Paráclito, por todos os séculos.

Amém...

RESGATADOS PARA RESGATAR

Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto” (Is 55,6). Graças a Deus, quantos vieram buscar o Senhor e o encontraram! Eu posso dizer a você, que veio buscando o Senhor e O encontrou pela primeira vez, de maneira nova: Parabéns! Deus o abençoe! 

Nós estamos no tempo em que Deus se põe de braços abertos para acolher a todos que vêm a Ele. Você sabe que, em tudo na vida, há um tempo de duração. Você sabe que as frutas, por exemplo, só aparecem em um determinado momento. Dizemos que estamos no tempo de manga, de goiaba... Depois, em outro tempo, não vamos tê-las. Podemos ter vontade de comê-las, mas se não for o tempo delas, não vamos encontrá-las. O Senhor, no entanto, é sempre misericordioso, mas também é justo. Ele está esperando por você e pelos seus.

No Evangelho sobre o trabalhador da última hora (Mateus 20,1-16a), aquele pai de família vai, de madrugada, buscar operários para sua vinha. A plantação está pronta para ser colhida e a uva tem de ser apanhada no tempo exato; por essa razão, ele vai, de madrugada, procurar trabalhadores. E volta às 9h, às 12h, às 15 e às 17h. 

Por que ele volta tantas vezes? Porque ele é o dono da vinha e os cachos de uva têm de ser colhidos, pois não podem se perder. É por essa razão que ele vai buscar operários também às 17h. Mas por que ele faz o pagamento daquele jeito, começando pelos funcionários das 17h, os quais trabalharam apenas uma hora? Ele não igualou o pagamento. Na verdade, ele foi grato aos que trabalharam o dia inteiro, mas grato a todos que trabalharam, principalmente aos que foram às 17h, porque senão as uvas teriam se perdido. 

Nós não somos da primeira hora nem da segunda, mas somos da última hora, fomos colhidos agora e precisamos ser muitos gratos ao Senhor, porque esses operários nos levaram para Ele e, hoje, precisamos permanecer no Senhor. Eu e você precisamos ser firmes, fortes e lutadores.

Você é operário do Senhor até mesmo em gratidão por ter sido colhido e trazido de volta a Ele. Você é chamado a ser evangelizador e entrar no trabalho do Senhor. Na Igreja, há lugar para todos, mas, na evangelização, vocês leigos podem ir onde os bispos e nós padres não podemos ir; em primeiro lugar, na sua família, você é o primeiro apóstolo da sua família. 

Há muitos filhos que ainda precisam ser colhidos pelo Senhor. Você é o apóstolo da sua casa, é o evangelizador. Dizemos que santo de casa não faz milagres, mas a grande arma não está na boca, está nos joelhos. Reze, reze, reze. Chegue até a cama de seu filho, quando ele estiver dormindo, e reze por ele. Queira, realmente, que seu filho seja resgatado pelo Senhor. Não desanime, busque todas as ocasiões. Facilite para que ele se encontre com outros jovens em tantos movimentos que o Senhor tem suscitado em sua Igreja e você verá o efeito que isso fará. É preciso que você queira a salvação de seus filhos.

Infelizmente, há muitos pais que, na nossa cultura, são durões e não vão à igreja. Estes precisam ser resgatados pelo Senhor, pois não podem se perder. Não basta que eles sejam bonzinhos, eles precisam voltar para Deus, para os sacramentos.

Meu irmão, isso é muito sério e lindo. Não perca tempo! Está na hora de acordarmos e darmos tudo, pois o Senhor nos dará o pagamento daquele que trabalhou o dia todo. O Senhor quer dá-lo também a você, então, comece onde puder começar. Se você ainda não tem o aprendizado, como levar o Evangelho? Fale daquilo que você é, hoje, e daquilo que você conseguiu. A vida fala mais que mil palavras.

São Paulo diz: “Irmãos, Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1,20c-24.27a). 

Paulo foi como um bom operário, o qual não deixou nenhum “cacho de uva” se perder. E ainda diz: Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo. Diga ao Senhor: “Senhor, é isso que eu quero ser pela Sua graça.

PRECISAMOS ESTAR ABERTOS PARA RECEBER A FORÇA DO ALTO

Não é necessário muito para que um cristão se torne o sujeito mais fraco do mundo e desista diante de qualquer obstáculo. Desse modo, precisamos estar abertos para receber a força do Alto. Como vamos fortalecer poderosamente nosso homem interior, se nos enchemos com essas "futricas" apresentadas pelo mundo? Somos chamados a coisas grandes. Se temos um projetinho pequenininho para nossa vidinha, estamos no lugar errado. Supliquemos o Espírito Santo, pois Pentecostes é para aqueles que querem ser cheios do Espírito de Deus.
Se quisermos ser do Paráclito, temos de ser animados por Ele. Se Ele nos defende das três grandes acusações (do mundo, do pecado e do encardido), se o salário do pecado é a morte, se todos os pecadores estão privados da glória de Deus, se o encardido é o nosso acusador, de que lado estamos? Se quisermos ser cheios do Espírito Santo, temos de nos esvaziar das coisas do encardido e mudar de lado. Estamos do lado de quem defende (Espírito Santo) ou do lado de quem acusa?

O encardido sempre tem dois instrumentos no bolso: uma lista de todos os nossos pecados não confessados e uma lupa. Se nos reunirmos, em nome de Jesus, o Senhor estará presente, mas se nos reunirmos para acusar alguém, quem estará no meio dessa atitude é o encardido com sua lista de limitações e sua lupa, a fim de aumentar as acusações e diminuir o acusado. Quem nos acusa vê nossos erros ampliados e nós, ao contrário, os vemos bem pequenos.

Para sermos cheios do Espírito Santo, devemos dispensar o encardido e jogar fora sua lista. Somos pecadores, fracos, mas temos um mediador, alguém que morreu para que não sofrêssemos as consequências do nosso pecado. Esse alguém tem nome e, diante dele, todos os joelhos se dobram na terra, no céu, no inferno, e toda língua proclama que Jesus Cristo é o Senhor. É preciso coragem para se afastar de todos aqueles que não são de Deus.

“Estes são murmuradores descontentes, homens que vivem segundo as suas paixões, cuja boca profere palavras soberbas e que admiram os demais por interesse. Mas vós, caríssimos, lembrai das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam: 'No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões; homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito'. Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna”(Jd 1,16-21).
Padre Léo, scj

DEUS NOS DÁ A FORÇA PARA VENCERMOS O RESSENTIMENTO



Nesta pregação vamos ver 10 situação da vida de Jesus que ele teve de lutar contra o ressentimento.

Jesus foi verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e na sua condição humana, houveram situações de dor em que Jesus teve de lutar para vencer Satanás e todo o ressentimento.

Na nossa vida vamos sentir medo, dor, decepção, traição. Ressentir é trazer novamente o que foi sentido antes. Nós corremos o risco de ser 'ruminantes' naquilo que nos aconteceu no passado. Em Jesus nós vamos aprender que não é proibido sentir dores, é inevitável que ninguém não nos decepcione, mas com Ele vamos aprender, primeiramente, que não precisamos ficar presos nos nossos sentidos.
Ele não cometeu pecado, nem se achou falsidade em sua boca. Ele, ultrajado, não retribuía com idêntico ultraje; ele, maltratado, não proferia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça" 1 Pedro 2, 21-23

O nosso problema é que queremos tomar a justiça em nossas mãos quando sofremos alguma. Nós queremos justiça imediata, que nem café solúvel, e desta forma não colocamos nossas dores nas mãos de Deus. A única forma de deixar que o sofrimento não se torne ressentimento é colocando nas mãos de Jesus.
Roberto Tannus