quinta-feira, 31 de maio de 2012

SUA LUZ NOS DÁ A VIDA .SEU AMOR NOS DÁ O CÉU

Amparados na fé, que transforma aflição em conforto e nos faz acreditar em dias melhores, somos iluminados pelo carinho de Nossa Senhora e abençoados por sua presença. Aprendemos com seus gestos o valor de pensar no próximo, o poder de ceder pela harmonia da família, o olhar carinhoso nos momentos em que as palavras fogem e o incondicional amor dedicado a seus filhos.

É com a graça de todos que participam desta obra de evangelização que deixamos nosso carinho a todas as mães que vivem para levar luz e amor ao próximo. Que Nossa Senhora, a Mãe da Divina Providência, interceda por nosso futuro, iluminando e protegendo nossos passos. Mãe de amor e de bondade

VISITAÇÃO DE MARIA SUA PRIMA ISABEL

Uma reflexão sobre o significado da visita de Maria a sua prima Isabel.
reflexão sobre a visita de Maria a Isabel
A Visitação da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel, cuja festa comemoramos dia 31 de Maio, é um acontecimento no mínimo enigmático, que não compreendemos facilmente. Maria estava grávida e partiu para uma longa viagem, pois na época não havia as estradas e os meios de transporte de hoje. De Nazaré, na Galileia, até Ain Karin, na Judéia, onde morava Isabel são 150 quilômetros de distância. Para ir até a casa de sua prima eram necessários vários dias de viagem. Certamente não foi uma viagem fácil, principalmente por causa da gravidez de Maria. Por isso, não é fácil compreender o que levou Nossa Senhora a empreender essa caminhada.
Maria, contra todas as expectativas, depois de receber do anjo Gabriel o anúncio: “Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 31), ela parte para a casa de Isabel. Lembre-se que Isabel estava grávida de seis meses (cf. Lc 1, 36). Quando Nossa Senhora saudou Isabel, “a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo” (Lc, 1, 41). Era João Batista, primo de Jesus, que estava no ventre de Isabel e certamente teve sua vida marcada pelo seu encontro com o Verbo Encarnado.
Isabel, depois de saudar Maria, diz: “Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? (Lc 1, 43). Ela diz isso por que Nossa Senhora, sua prima, estava grávida do Verbo Encarnado e, por isso, estranha a sua visita. Isabel também não compreendeu o motivo daquela visita inesperada de Maria, principalmente por que ela seria mão do seu Senhor.

SENHOR ENSINA-NOS A PROCURÁ-LO

Todo homem tem sede de Deus, mesmo quando ele não sabe dizer o que está procurando.
“Vamos, coragem, pobre homem! Foge um pouco de tuas ocupações. Esconde-te um instante do tumulto de teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te absorvem e livra-te das preocupações que te afligem. Dá um pouco de tempo a Deus e repousa n’Ele.
Entra no íntimo de tua alma, afasta tudo de ti, exceto Deus ou o que possa ajudar-te a procurá-lo; fecha a porta e põe-te à sua procura. Agora fala, meu coração, abre-te e diz a Deus: Busco a vossa face; Senhor, é a vossa face que eu procuro (cf. Sl 26,8).

E agora, Senhor meu Deus, ensinai a meu coração onde e como vos procurar, onde e como vos encontrar. Senhor, se não estais aqui, se estais ausente, onde vos procurarei? E se estais, em toda parte, por que não vos encontro presente? É certo que habitais numa luz inacessível e como chegarei a ela? Quem me conduzirá e nela me introduzirá, para que nela eu vos veja? E depois, com que sinais e sob que aspecto vos devo procurar? Nunca vos vi, Senhor meu Deus, não conheço a vossa face.

Ensinai-me a vos procurar e mostrai-vos quando vos procuro; pois não posso procurar-vos se não me ensinais nem encontrar-vos se não vos mostrais. Que desejando eu vos procure, procurando vos deseje, amando vos encontre, e encontrando vos ame” (Santo Anselmo, Bispo).

Senhor, inclina o nosso coração em Tua direção para que O encontremos e contemplemos a Tua face.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

VINDE E VEDE

Continuando nossa formação na Palavra de Deus, meditemos neste mês de janeiro uma passagem da Sagrada Escritura que vai nos ajudar a acolher a proposta que nos foi apresentada para este ano: Queremos ver Jesus. Ânsia mos por esta presença, como diz o salmista: “Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anela como a terra árida e sequiosa, sem água”. (Sl 62,2). Onde então encontrar Jesus? Onde saciar a sede da nossa alma? Os discípulos André e João, que seguiram Jesus, Fizeram-Lhe esta pergunta: “Mestre onde moras”?. (Jo 1,38). Jesus lhes respondeu: “Vinde e vede. E os discípulos foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia”. (Jo 1,39).
Se desejamos verdadeiramente ver Jesus, encontrá-Lo, precisamos procurá-Lo onde Ele se mostra a nós: no Santíssimo Sacramento. Não precisamos procurar Deus no Céu. Ele está mais perto do que você imagina. É certo que Deus está em toda parte, mas precisamos que Ele se aproxime de nós de forma visível e sensível, como o faz no Santíssimo Sacramento. Na Eucaristia, Jesus não tem mais vida exterior. Não tem mais relações sociais, como fazia, por exemplo, em Betânia quando ia visitar seus amigos, não vai mais às sinagogas evangelizar, curar os doentes. Permanece ali no sacrário, prisioneiro do amor, para estar vinte e quatro horas por dia a nossa espera.
“Vinde e vede”. (Jo 1,39).
O que ainda estamos esperando para aceitar o convite de Jesus? Ele espera que nos aproximemos dEle com nossa humanidade, ou seja, com nossas fraquezas, nossos defeitos de personalidade, de caráter, de temperamento. Ele quer justamente realizar em nossa vida uma transformação, principalmente onde temos mais dificuldades . nas áreas de perigo da nossa vida . é exatamente aí que Jesus quer agir. O Sacrário é o lugar onde mora Jesus. Diante dele podemos contar-Lhe as nossas preocupações, sofrimentos, angústias... também as nossas alegrias e vitórias, com a mesma simplicidade e naturalidade com que fazemos com nossos amigos. Quando vamos ao encontro de Jesus e nos deixamos encontrar por Ele, percebemos que Sua presença vai nos transformando em pessoas novas, melhores. É em Jesus que morremos; morremos para nossa vida velha, para as más inclinações que existem em nós. São João Bosco sabiamente nos ensina:
“Quereis que o Senhor vos dê graças? Visitai-O muitas vezes no Sacrário. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-O raramente”.
“Vós sois na verdade um Deus oculto!” (Is 5,15).
Esse Deus oculto tem muitas graças reservadas para nós. Por que O abandonamos? Por que somos tão incrédulos e indiferentes a Sua presença? Até quando Jesus precisará nos fazer o convite: “Vinde e vede!”. Busque a Ele e encontrará tudo...
Simone Cavazzani
Comunidade Canção Nova