quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MÁGOA , O CÁRCERE DA ALMA


Nós sofremos mais por causa das pessoas do que por causa das circunstâncias. As pessoas nos fazem chorar mais do que as vicissitudes da vida. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Os relacionamento
s dentro da família, no trabalho e até igreja, algumas vezes, se tornam tensos. Feridas são abertas na alma e mágoas profundas se instalam no coração. Amizades são rompidas, casamentos são abalados, relacionamentos sólidos entram em colapso. Nesse processo, a comunicação é rompida, o silêncio gelado substitui as palavras de amor e a desconstrução da imagem do outros se torna uma verdadeira ação de desmonte.
O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro da armadilha da vingança.
A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não tem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.
A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos a nós mesmo quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar. Na igreja de Corinto havia pessoas fracas, outras doentes e algumas que já estavam mortas em virtude de relacionamentos adoecidos (“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” 1Co 11.3). Tiago ordena os crentes a confessarem seus pecados uns aos outros para serem curados (“Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tg 5.16). Há muitas pessoas vivendo cativas no calabouço do diabo, prisioneiras do ódio, acorrentadas pela mágoa, cuja vida espiritual está arruinada. Gente que precisa ser liberta dessa prisão existencial, desse cativeiro espiritual.
O Salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere (“Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome.” Sl 142.7)A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a magoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração. Perdoar é zerar a conta. É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida. Perdoar é lembrar de sentir dor. Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal. Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo não com a espada, mas com o amor. Perdoar é sair do cárcere da alma, é ser livre, é viver uma vida maiúscula, superlativa e abundante. Perdoar é viver como Jesus viveu, pois ele não retribuiu o mal com o mal, antes por seus algozes intercedeu. Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
Chegou a hora de raiar a liberdade em sua vida. A Palavra de Deus liberta: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). Jesus Cristo liberta: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). É hora de sair do cárcere que prende a sua alma com as grossas algemas da mágoa. É hora de experimentar a liberdade do perdão. É hora de tomar posse da vida abundante que Jesus lhe oferece


SANTO ANTONIO MARIA CLARET

O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: "Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável". Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona - Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: "Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo". 

Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a "Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria", conhecidos como Claretianos. 

O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: "Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!" Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado à Nossa Senhora do Cobre. 

Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também tornou-se confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870. 

Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.

Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós!

ORAÇÃO DE CURA DOS TRAUMAS E DECEPÇÕES


Pai, agradeço-te pelo Teu Filho Jesus, que morreu na cruz, não apenas pelos meus pecados, mas também pelos meus sofrimentos, decepções e temores.
Agradeço-te porque Jesus é o mesmo ontem, hoje, e o será para sempre, e porque deseja que eu seja integralmente são de mente, alma, corpo e espírito.
Senhor Jesus, peço-te que voltes ao meu passado e sondes cada segundo de minha vida a fim de curar-me e tornar-me inteiramente são; que voltes até três ou quatro gerações atrás e rompas todos os laços genéticos que me possam ser prejudiciais.
Jesus, Tu sabes de tudo que me diz respeito, até do que ocorreu antes de eu nascer. Agradeço-te pela Tua presença ali, quando minha vida começou.
Caso o medo, a decepção ou qualquer outra força negativa me tenha sido transmitida quando eu me encontrava no ventre de minha mãe, peço-te que me libertes dessas coisas. 
Obrigado, Senhor, por Tua presença, quando da ocasião de meu nascimento, e pelo Teu amor (Ágape) por mim.
Senhor, volta ao meu passado e sonda cada segundo de minha vida nos primeiros anos. Senhor Jesus, penetra no passado e preenche cada vazio de meu ser. Dá-me o amor que não tive. 
Remove de meu ser toda decepção, e todos os sentimentos de rejeição. 
Tira de mim o medo: Medo da escuridão, medo de cair, medo de animais, medo de me perder. Graças Te dou, Senhor, por essa libertação e cura.
Peço perdão a todos pelas decepções que Lhes causei e por qualquer falha para com eles, e os perdôo pelas decepções que me causaram e pelas falhas para comigo.
Apresento diante de Ti meus irmãos.
E onde quer que haja sentimentos de decepção, competição ou ressentimentos, peço-te que o Teu poder restaurador e o Teu amor (Ágape) venha reatar os laços rompidos. 
Perdôo a todos os meus irmãos pelas decepções que me causaram e peço o perdão deles pelas vezes em que os decepcionei ou que falhei para com eles.
Graças te dou, Senhor, pela tua presença comigo durante os anos da adolescência, quando eu estava no colégio. Foram anos de novos temores e emoções.
E, à medida que me vêm à memória cada uma daquelas recordações penosas, peço-te que tomes o apagador do Espírito, e removas de minha lembrança os sofrimentos aí gravados. Nas vezes em que brinquei com coisas perigosas, agradeço-te por teres estado presente com Tua mão protetora.
Remove de mim qualquer sentimento de decepção, humilhação, vergonha, culpa, temor ou fracasso.
Quero sentir que Tu me amavas e estavas comigo em cada uma daquelas situações penosas. 
Senhor Jesus, restaures, consertando aquilo que foi lesado. 
Tira de dentro do meu ser temores, frustrações e mágoas e decepções do passado. Cura -me por completo...
"Senhor Jesus, pelo Teu divino amor (Ágape), peço-te que reates qualquer laço rompido em meu relacionamento com aqueles que amo e apagues todas as recordações penosas, e sentimentos de decepção, culpa, de rejeição, amargura e solidão, remove, Senhor, essas forças negativas.
Cura as feridas profundas e apaga as recordações penosas.
Senhor, dá a cada cônjuge um coração cheio de perdão, de amor e cura-os com Teu poder renovador.
Senhor, agradeço-te pela Tua presença conosco em momentos terríveis como de acidentes, doenças ou operações. Peço-te que removas toda decepção e lembrança das dores. Liberta-me da decepção sofrida.
Agradeço-te pela Tua presença comigoco nesses momentos difíceis.
Agradeço-te por teres segurado minha mão e atravessado o vale comigo; dou-te graças por teres removido o fardo que eu carregava; dou-Te graças por tirares de mim as decepções, tristezas, sofrimento e pranto. Agradeço-te por tua alegria e paz.
E agora, Senhor Jesus, agradeço-te por teres penetrado em meu passado, voltando a cada segundo de minha vida desde o início até este exato momento. 
Obrigado pela cura de todos os meus sofrimentos, temores, recordações penosas e sentimento de culpa; graças te dou por me libertares. 
Agradeço-te por encheres meu coração com Teu amor (Ágape). Ensina-me a amar a mim mesmo. Ensina-me a amar aos outros. 
Mas, acima de tudo, Senhor, ensina-me a amar-te como devo. 
Obrigado pela alegria que me dás e pela paz. Obrigado, Jesus! 
Dou-te graças por haveres penetrado nos recessos de minha mente para curar-me. 
Agradeço-te por haveres restaurado minha mente, emoções e lembranças.
Obrigado, Jesus, por me curares de tudo, tornando-me inteiramente são. Dou-Te todo louvor e toda a glória. AMÉM!

NÃO DESESPERE

A dor, na maioria das vezes, nos impede de ouvir a Deus. É um exercício conter os sentimentos que ficam confusos dentro de nós. Quando estamos no meio de uma tormenta, é difícil enxergar, por isso, na crise, não se toma nenhuma decisão, disse-nos, uma vez, Dom Alberto Taveira. É preciso deixar a poeira baixar para enxergar melhor. Quando a situação nos impede de ter clareza, os nossos sentimentos se misturam, então, o melhor é ouvir o Senhor. Pela Palavra temos uma direção certa da vontade do Pai, a qual nos salva, nos enche de esperança e nos dá um norte a seguir.
Por isso, quando não você conseguir rezar nem escutar o que o Senhor tema lhe dizer, não se desespere; reze, mesmo que seja com as lágrimas. Ofereça a Deus os seus sentimentos, pensamentos e palavras, pois nada passa despercebido ao Seu olhar e amor. Para Ele nada se perde, tudo se transforma. Deus é o único que consegue tirar de um aparente mal um grande bem. Mais isso requer tempo, suor e, às vezes, muitas lágrimas. É preciso seguir com fé, acreditando naquilo que ainda não se vê, pois a tempestade não dura uma vida toda, mas algumas horas apenas; depois, aparecem o sol e o céu azul. Não se esqueça: depois da cruz vem à ressurreição!
"Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar, antes dele, para a outra margem, enquanto Ele despedia a multidão. Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. Chegando à noite, estava lá sozinho. Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: "É um fantasma!" Disseram eles, soltando gritos de terror.

Jesus logo lhes disse: 'Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!' Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: 'Vem!' Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: 'Homem de pouca fé, por que duvidaste?' Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. Então, aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus”. (cf. Mateus 14,22-33).
Na nossa vida, sempre haverá tempestades, pois as maiores não são as tempestades externas, mas as tormentas interiores. Por isso não podemos estar sozinhos, sem Jesus, sem companheiros de caminhada. A nossa fé sempre será provada, é assim que amadurecemos, crescemos. São tantos fantasmas no caminho, mas não podemos nos enganar e confundi-los com Deus. O mais importante é reconhecê-Lo, manter os olhos fixos no Senhor e clamar-Lhe a salvação. Ter a coragem de nadar contra maré, assumir o sofrimento e ouvir dos lábios do Senhor as Palavras da salvação: "Tranqüilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!" 

Jesus repete para você, que se encontra no meio de uma tempestade emocional, de problemas financeiros, de saúde, do relacionamento conjugal, ouvindo muitas vozes e assustado por tantos fantasmas que travam a nossa vida: "Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!" 

Agora reze com confiança esta oração: 

"Senhor, não me deixe perecer nas tempestades da vida, afundar nos momentos de dificuldades. Tudo fica tão escuro e confuso, que eu posso até confundi-Lo. Por isso, quero manter os meus olhos fixos em Ti e não Te perder de vista, estender minhas mãos e tocar as Tuas, ouvindo sempre as santas Palavras: 'Não tenhais medo, sou eu!'. Senhor, aumenta a minha fé e, nos momentos de grande tribulação, quero perceber sempre a Tua presença junto de mim a me salvar. Guarda a minha vida de todo mal e perigo e, principalmente, desejo sempre ser orientado pela Tua Palavra, que é fonte de cura e libertação para mim". Amém
Padre Luizinho - Comunidade Canção Nova

O TAMANHO DO COMBATE É O TAMANHO DA GRAÇA


Somos curados pela misericórdia do Senhor.
Quero partilhar a frase do meu lema sacerdotal:“Sei em que coloquei minha fé, e sei que Ele tem poder para guardar o meu depósito até aquele dia.” 

Se nós ancoramos nossa fé, no Deus todo poderoso e misericordioso, vamos descobrir o valor do tesouro deste mundo. Hoje é dia de louvar a Deus porque fomos criados num ambiente cristão, onde o valor de pedir a benção para o pai e para a mãe ainda é importante.

Se nossa fé estiver firmada na rocha que é Jesus, não seremos abalados. Mas isso não significa que não seremos perseguidos.

Hoje buscamos receita pra tudo! Receita para emagrecer, para ficar mais jovem...mas precisamos da receita de permanecer em Deus.

Você sabe o que é o “CTG”Combati o bom combate, terminei a minha carreira e guardei a minha fé.” Vamos agora destrinchar essa receita começando pelo "C": Combati o bom combate. Tem gente que fala matei um leão hoje. Combater não é morrer por causa de Jesus, mas viver por causa dele.

Queremos experimentar Deus, mas o mundo nos puxa. È uma luta que nós travamos contra nós, contra as fraquezas do próximo, e contra os embates do nosso dia a dia. Deus quer que renovemos o nosso sim a Ele e é Jesus misericordioso que vem vencer por nós e em nós.

Em Deus não existe improviso, mas existe a providência. Sei que muitos de vocês tiveram que vencer a si mesmos e a combater dentro da própria casa. Nós nunca vimos na face da terra, um poder tão extraordinário de Deus agindo na face da terra.

Homem e mulher covarde não vão conseguir segurar mais a sua fé. O combate já está acontecendo. Por isso devemos combater o bom combate da fé. Jesus misericordioso é aquele que se levantará na sua vida, para que você vença o combate.

Aguenta firme! Você vai ver o poder de Deus em tua vida. Você vai ver muita gente que você achava firme, ficando para trás. Por isso olhos fixos no Senhor! Se você estiver no combate louve a Deus, pois é sinal de que você está no caminho certo.
 

O que está reservado para aqueles que combatem, é ir para o céu.”
 Coragem e confiança! Não desista por nada. Você lembra quando você acreditou em Deus pela primeira vez? Lembra como seu coração batia mais forte, quando você abraçou a fé? É essa fé que Deus quer que você tenha. Você vai vencer! Tem muita gente dizendo que você não vai conseguir! Mas se você quiser entrar no céu, você vai precisar combater.

O tamanho do teu combate, traduz o tamanho da graça que Deus tem para você.
Saiba a graça que está sobre você é bem maior do que a dificuldade que você está enfrentando. Você precisa voltar a sua fé original.

“T” diz que é pra nós terminamos a carreira. O que tem de gente começando as coisas mas não termina! O Senhor diz assim: Comece e termine!” Esse terminar para São Paulo significa“Perseverança!” Persevere na resolução de seguir o Senhor até o fim. Deus vai se levantar em sua direção. Aguenta firme!

“G” é o guardar a fé. Mostre com a sua vida, com seu testemunho que você guardou sua fé no senhor, nas leituras que você faz, nas coisas que você assiste ou compra. Guarde a sua fé.

Aguenta firme! Guarde e preserve a sua fé!
"Combati o bom combate,Terminei a minha carreira e Guardei a minha fé.” II Timóteo 4,7
Padre Ednilson de Jesus Dantas 
Sacerdote do Santuário da Divina Misericórdia – Curitiba (PR)