quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


CADA DIA É UM DIA DE VIVER BEM

Cada dia é um dia de viver bem.......

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje.

Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. 

Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.

Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.

Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

A vida é linda assim... tudo pode se renovar em Deus e ele nos oferece esta graça a cada dia... de nos tornamos novos e participantes deste dia novo....
Padre Wagner Baia

CORAÇÃO DE MARIA MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA

Oh! Coração de Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa; Coração amabilíssimo, objeto das complacências da adorável Trindade e digno de toda a veneração e ternura dos Anjos e dos homens; Coração o mais semelhante ao de Jesus, do qual sois a mais perfeita imagem; Coração cheio de bondade e que tanto vos compadeceis de nossas misérias, dignai-vos derreter o gelo de nossos corações, e fazei que voltem a conformar-se com o Coração do Divino Salvador.

Infundi nelas o amor de vossas virtudes; inflamados com aquele fogo de caridade em que Vós estais ardendo sem cessar. Encerrai em vosso seio a santa Igreja; custodiai-la, sede sempre seu doce asilo e sua inexpugnável torre contra toda incursão de seus inimigos.

Sede nosso caminho para dirigir-nos a Jesus, e o caminho pelo qual recebamos todas as graças necessárias para nossa salvação. Sede nosso socorro nas necessidades, nossa fortaleza nas tentações, nosso refúgio nas perseguições, nossa ajuda em todos os perigos; Mais especialmente nos últimos combates de nossa vida, à hora da morte, quando todo o inferno se desencadeará contra nós para arrebatar nossas almas, naquele formidável momento, naquele ponto terrível do qual depende nossa eternidade.

Ah! Virgem piedosíssima, fazei-nos sentir então a doçura de vosso maternal Coração, e a força de vosso poder para com o de Jesus, abrindo-nos na mesma fonte da misericórdia um refúgio seguro, onde possamos reunir-nos para bendizer convosco no paraíso por todos os séculos. Amém

CORAÇÃO E EDUCAÇÃO

Corações educados crescem em sabedoria e graça
Pascal, pensador do século XVII, afirmava que “o coração tem razões que a própria razão desconhece: percebe-se isso de mil modos (...)”. Esta sua afirmação tornou-se célebre. O que entendia o pensador por coração? Teria este alguma relação com o grande e nobre desafio da educação?
O coração é um órgão vital do corpo humano, muito estudado, acompanhado e cuidado. A arte médica realizou muitas conquistas no tocante ao cuidado deste órgão vital. No entanto, o coração humano tem conotação mais ampla: é considerado a sede dos sentimentos, expressão da intimidade do ser humano, centro das grandes decisões existenciais e da vida. Para além de considerações fisiológicas, queremos centrar a atenção para aquilo que ele representa.
Podemos dizer que o coração representa o horizonte no qual o ser humano pode atingir o conhecimento de si, de seus sentimentos, de suas paixões, de seus impulsos, tendências, desejos e valores, de suas capacidades e aptidões. São aspectos da existência humana que ultrapassam a mera racionalidade; não são aspectos contrários à razão, mas mais profundos. Assim, o âmbito do coração recebe uma amplidão de possibilidades que está além da razão, sem ignorá-la; indica para experiências originárias de conhecimento! Nessa perspectiva, podemos identificar um horizonte de experiências, no qual a razão lógica não pode penetrar e que, todavia, toca dados objetivos autênticos, segundo uma ordem sua própria.
Tendo presente tais considerações, poderemos perguntar: o que a educação pode fazer pelo coração humano? No que ela pode cooperar para que esta dimensão decisiva da existência humana receba justas orientações para o desenvolvimento de uma existência humana verdadeiramente integrada e integradora? Como as instituições educativas abordam tais aspectos da existência humana, decisivos para o convívio social integrado, harmonioso e respeitoso?
Há, talvez, especialistas e técnicos na arte da educação que desconsideram tais afirmações e indicações. Haveria, talvez, daqueles que considerassem tudo isso tarefa exclusiva dos genitores, da família. Encontraremos outros ainda que, talvez, dirão que tudo isso nada tem a ver com educação... Será?
Certo é que encontramos tantas realidades em que respeito, valores, aptidões, desejos, sonhos, impulsos, regras, aspectos fundamentais do convívio humano civilizado são simplesmente transcurados, senão ignorados. E no empurra-empurra das responsabilidades, vemos um número crescente de pessoas sendo lançadas para as ‘periferias existenciais’.
Não resta dúvidas de que um número sempre maior de pessoas tem acesso à instituição escolar, pois cresceu o número daqueles que chegaram à universidade. Mas sob que condições? Quais seriam os resultados objetivos dessa realidade? Melhorou o convívio social? Vemos pessoas melhor formadas, mais bem informadas? Ora, informação não pode ser considerada sinônimo de formação. Quem, afinal, define o projeto sócio-educativo de um povo, duma nação? E para além de opiniões difusas, não é raro encontrar adolescentes analfabetos que há anos frequentam a instituição escolar; também não é raro encontrar pessoas que passaram pelo terceiro grau e que não conhecem regras básicas da língua madre. Também não é raro encontrarmos professores apavorados, reféns de grupos que agem impunemente; embora em alguns países eles possuem lugar social de destaque, são considerados mestres, gozam de respeito público! 
Corações educados, orientados, formados e informados crescem
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)

A FÉ NO DEUS ÚNICO


A fé no Deus único e três vezes Santo não é e nunca pode ser geradora de violência e de intolerância. Ao contrário, o seu caráter altamente racional confere-lhe uma dimensão universal, capaz de unir os homens de boa vontade. Por outro lado, a Revelação definitiva de Deus em Jesus Cristo torna impossível qualquer recurso à violência ‘em nome de Deus’. E foi precisamente pela sua rejeição da violência, por ter vencido o mal com o bem, com o sangue da sua Cruz, que Jesus reconciliou os homens com Deus e entre eles." -
 Papa Francisco

SUPERANDO OS DESAFIOS

Há fases em nossa vida que somos impulsionados a nos lançar, verdadeiramente, nos braços misericordiosos e amorosos de Deus. Neste mundo em que vivemos, sempre haverá situações nas quais não teremos a solução pronta ou, muitas vezes, ela não estará ao nosso alcance. Quando isso acontece, automaticamente, surge um desafio a ser superado.

É natural do ser humano sentir vontade de recuar quando se vê frente a frente com algo que ainda é incerto, que lhe causa uma grande insegurança interior.

 Na maioria das vezes, o pensamento negativo acaba tomando conta de nossa mente, dando espaço a um sentimento de desânimo, angústia, aflição e medo.

Precisamos mudar a mentalidade de que os desafios existem para atormenta nossa vida; muito pelo contrário, o mundo necessita de pessoas que, mesmo em meio às lutas e dificuldades, saibam que existe um Deus que é o Mestre de sua vida e, por esse motivo, não se deixam desanimar. Com certeza, essa não é uma tarefa fácil, mas se a praticarmos, teremos uma vida mais tranquila, nosso coração estará mais em paz e, consequentemente, seremos mais felizes.

Nossa vida pertence a Deus, Ele é o nosso Criador! Sendo assim, precisamos deixar todas as nossas preocupações, os nossos sonhos, o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro nas mãos d’Aquele que sabe o que é o melhor para nós e que tudo pode realizar! Não podemos deixar que o medo nos paralise; devemos enfrentar, com alegria e coragem, todos os acontecimentos de nossas vidas.
 Mesmo quando estamos passando por uma grande tribulação e parece que nada está dando certo, nosso Deus sempre estará nos dando forças para ultrapassar as provas da vida.

A vida é uma luta, mas, muitas vezes, passamos por ela sem aprender a lutar. Que, a cada dia, possamos aprender a não olhar as lutas como sinônimo de tristeza, mas, sim, nos aproximarmos mais de Deus para que tenhamos coragem e sabedoria para lutar com amor, alegria, esperança e perseverança, pois esta vida é passageira, nosso lugar é o Céu, onde seremos plenamente felizes ao lado de Deus.

-

DEUS ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A NOS PERDOAR

Há necessidade de confessar o nosso pecado para sermos perdoados. E confessar significa colocar às claras, dar testemunho, reconhecer as nossas faltas.
O início do processo da confissão dos pecados está no reconhecimento de nossas falhas.

Infelizmente, temos dificuldade para reconhecer o nosso pecado. Damos muitas desculpas, justificativas...outras vezes ficamos com vergonha, temos medo de contar nossos pecados.

Por não conseguirmos reconhecer nosso pecado, não conseguimos, consequentemente, declará-lo diante do Senhor. Se reconhecemos os nossos pecados, Deus aí está! No ato do reconhecimento de nossas falhas, Deus se faz presente. 

Ore e peça ao Espírito Santo a força para se confessar quantas vezes for preciso.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova