sábado, 19 de outubro de 2013

AGINDO DEUS QUEM IMPEDIRÁ ?



Agindo Deus, quem impedirá? É no Senhor que confio e nada temo! Nele perdemos os medos, diante de todos os desafios que vivemos! Tenha confiança e enfrente os desafios!

PERDOAR

A medida que usarmos para os outros, será a mesma usada para nós. É isso que o Evangelho nos diz: 'se perdoarmos, seremos perdoados; mas se não perdoarmos, não alcançaremos o perdão. A medida com que medimos aos outros, seremos nós também medidos: com a mesma medida!'(cf Lc 6,37-38)
A palavra ressentimento quer dizer: sentir de novo aquilo que já havíamos sentido [re+sentir]. Se continuarmos guardando mágoas e ressentimentos, as veias do nosso coração ficarão todas fechadas. Não vai demorar para o nosso coração estar todo fechado.
Não temos o direito de ficar magoados com as pessoas que nos ofenderam, nos feriram... Não podemos ficar ressentidos e querer mal à pessoa, porque fez algo errado. Se agirmos assim, estaremos nos matando. Todos nós pecamos e precisamos do perdão de Deus. Ele quer tocar o nosso coração para nos abrirmos à graça do perdão. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

COLOQUE SE SOB A DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Como ocorre com a história de uma pessoa e de uma comunidade, a nossa história pessoal é mudada quando nós nos colocamos sob a direção do Espírito.
“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3).
Hoje nós temos a graça de celebrar o evangelista São Lucas, que era médico, doutor. É por esse motivo que, hoje, nós nos lembramos de todos os médicos, aqueles que exercem a sua profissão em favor da nossa saúde. Que Deus abençoe a cada um dos doutores, doutoras, homens e mulheres que se consagram a essa nobre profissão.
O evangelista Lucas foi um doutor que cuidou de muitas pessoas e, ao mesmo tempo, foi um médico de almas, foi discípulo do apóstolo Paulo e seguidor de Jesus Cristo, acima de tudo.
Lucas, uma vez que conheceu Jesus, procurou entrar nas nuances, nos momentos principais e íntimos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Lucas não escreveu apenas o seu Evangelho, mas também o Livro dos Atos dos Apóstolos.
Quando lemos qualquer coisa escrita pelo evangelista Lucas, temos que ter como chave da direção a Pessoa do Espírito. Na verdade, toda a obra dele, – tanto o Evangelho de Lucas como os Atos dos Apóstolos –, são a obra do Espírito Santo de Deus.
O evangelista preocupa-se em nos revelar como o Espírito Santo age na vida daquele que se coloca sob Sua dependência, sob Sua direção. Como ocorre com a história de uma pessoa e de uma comunidade, a nossa história pessoal é mudada quando nós nos colocamos sob a direção do Espírito.
Lucas deve ter tido uma proximidade muito grande com Maria, a Mãe de Jesus. Ele nos relata detalhes importantíssimos da infância de Jesus, os quais, seguramente, só a Virgem Maria conhecia, como o momento em que o anjo a visitou, a forma como se deu o diálogo entre o anjo Gabriel e ela, o nascimento de Jesus, a visita dos Pastores, o Cântico de Maria.
Enfim, Lucas é o evangelista da infância de Jesus. Depois, ele nos mostra como Jesus foi o homem conduzido pelo Espírito, como o Espírito Santo conduziu a vida d’Ele desde o momento em que Ele vence as tentações ao momento em que começa Sua missão pública, anunciando o Evangelho do Reino de Deus. É o Espírito quem O conduz quando Ele realiza as curas, os milagres e os prodígios de Deus no meio de nós.
É o Espírito quem socorre Jesus no momento da dor, da aflição, é o Espírito quem está com Jesus na hora da cruz, na hora da morte. E é esse mesmo Espírito que Jesus sopra e que O envia para junto do Pai, e para todos nós quando a Igreja nasce no Pentecostes.
Ao celebrarmos hoje o evangelista São Lucas, queremos pedir a ele que interceda por nós, para que também sejamos homens e mulheres do Espírito. Que nos deixemos conduzir por Aquele que conduz a história e muda a direção da vida dos homens.
Que o Espírito Santo venha em socorro da nossa pobreza e da nossa miséria!
Padre Roger Araújo

A EFICÁCIA DO ROSÁRIO

Somos um povo de oração, temos necessidade de momentos de intimidade com Deus, quando O ouvimos e somos por Ele ouvidos. O Rosário é uma das várias possibilidades de oração do cristão e Nossa Senhora tem insistido conosco na importância dele. 

O problema é que não compreendemos seu valor, achamos que o Rosário é uma simples repetição de Pai-Nossos e Ave-Marias e meditação dos mistérios. Na realidade, quem torna eficaz essa forma de oração não somos nós, mas Deus. Como acontece na Eucaristia, antes é simples pão feito com um pouco de farinha e água, mas, após a consagração, pela eficácia do poder do Espírito Santo, torna-se Jesus vivo no meio de nós.

A eficácia do Rosário não vem dos homens, mas do céu.

A recitação do Rosário vem do ano 1200, quando Nossa Senhora revelou a São Domingos a eficácia dessa oração. Havia, na época, hereges que faziam mal à Igreja sem que ninguém os conseguisse deter. São Domingos, então, ia, de cidade em cidade, rezando o Rosário com as pessoas. A partir daí, a situação começou a mudar. Como resultado, os hereges começaram a se converter.
Podemos nos lembrar do que a Santíssima Virgem Maria falou em Lourdes, em Fátima e o que tem falado em Medjugorje. Até quando ela vai ter de insistir conosco para que compreendamos o valor dessa oração?

A vitória é para os atletas. Os “moles” não vão conseguir nada. Da mesma forma, na área espiritual, para você ter fôlego na oração, deve rezar o Rosário. Se não conseguir fazer isso logo de início, não se preocupe! Comece com o Santo Terço e, em pouco tempo, estará rezando dois Terços. Logo, o Rosário. Por amor a Deus, a você e aos seus, reze-o todos os dias!

Una-se a Maria e reze, principalmente, o Terço. Ao contrário do que, muitas vezes, se pensa, essa não é uma oração ingênua, mas de poder. Nós precisamos rezar mais e melhor. Em Medjugorje, os jovens videntes perguntaram a Nossa Senhora como fariam para "rezar melhor", uma vez que ela recomendava sempre a eles que “rezassem com o coração”. A Virgem Maria respondeu como Mãe: “Rezem mais!”.

É assim: se você começa a caminhar – e muitas pessoas fazem caminhada de manhã cedo, à tarde ou à noite, depois que voltam do trabalho, porque não têm outra hora –, quanto mais caminha, tanto mais vai melhorando na caminhada. Por outro lado, quanto menos você caminha, tanto mais “mole” fica. Seus músculos vão ficando mais flácidos, você se cansa mais facilmente, fica sem fôlego. Da mesma forma, quanto mais você corre, melhor fica na corrida. Quanto mais você reza, melhor fica na oração. Para rezar melhor é preciso rezar mais.

A Santíssima Virgem deu uma receita excelente para todos nós. Além das orações que fazemos, é preciso rezar o Santo Rosário todos os dias.

Sei que você já tem rezado, porém, precisa rezar mais, para rezar melhor. Como um atleta que intensifica seu treinamento, quando se aproximam as competições, agora é a hora de intensificarmos nossas orações.

Como família, estejamos unidos também por meio dessa oração. Nós, da Família Canção Nova, estamos unidos também pela oração do Santo Rosário. Temos diversas necessidades e podemos apresentá-las a Deus por meio dessa poderosa oração [Santo Rosário]. Vamos lá, terço na mão e fé no coração! É assim que iniciamos a oração todos os dias na nossa programação. Eu rezo por você e conto com a sua oração.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A QUEM VOCE DARÁ LUGAR ?

Eu e você não podemos cultivar medo sobre a Segunda Vinda de Jesus; ao contrário, devemos aguardar esse momento com alegria e confiança. Quando pensamos nesse momento [Vinda de Jesus], infelizmente, o que vem à nossa cabeça é o “fim do mundo” e nos esquecemos de que será um momento de reencontro com o Senhor e de muita alegria.

É justamente para isso que a Comunidade Canção Nova existe, para preparar uma geração para a Volta de Jesus. Por essa razão, monsenhor Jonas Abib, fundador dessa obra de evangelização, viu que não poderia ficar de braços cruzados, pois ele precisava partilhar, para muitas pessoas, tudo o que o Senhor colocava em seu coração.

Entenda que essa preparação [para a Segunda Vinda de Cristo] também passará por muita provação. E a própria Igreja também é fruto disso. Você pode ver os escândalos que acontecem, as provações que sacerdotes e pregadores enfrentam todos os dias. Sabe o que é isso? O fim dos tempos! O demônio intensificou sua ação maligna, porque deseja ganhar o maior número de almas possível antes da Volta de Cristo. 

Nós, como Igreja, vivendo a expectativa desse encontro com o Senhor, devemos antecipar essa vinda. E o Catecismo da Igreja Católica nos diz que, mesmo que todas as profecias não se cumpram, a Segunda Vinda de Jesus pode acontecer a qualquer momento, pois isso está apenas no coração do Pai. 

Precisamos pedir ao Senhor uma visão espiritual, para que saibamos discernir o que vem do bem e o que vem do mal, a fim de que não sejamos enganados diante da manifestação do anticristo. Pois, quando essa profecia se cumprir, ele [anticristo] virá realizando muitos milagres e prodígios, justamente para enganar e perverter muitos eleitos do Senhor. 

São Tomás de Aquino nos ensina que não é fácil interpretar quais serão os sinais do fim dos tempos, mas a Palavra de Deus nos diz que eles serão como contrações de um parto; o que indica que a humanidade sofrerá antes da chegada desse momento. Nós podemos ver claramente o aumento no número de terremotos e outros desastres naturais, além do crescimento exponencial da miséria no mundo e o aumento dos conflitos armados. 

Todos esses são sinais do fim dos tempos; o apóstolo Paulo alerta Timóteo sobre o egoísmo e a indiferença na partilha, fatos comuns hoje em diante, como sinais de que a Volta de Jesus estaria próxima. Podemos ver isso também na chamada “cultura da morte”, em que 55 milhões de abortos são realizados por ano; nas guerras que já dizimaram milhões de pessoas, suicídios, etc.
Eu comecei a falar da esperança e das coisas boas para que você não se assustasse quando eu começasse a mostrar os sinais [do fim dos tempos]. Eles são visíveis aos nossos olhos e não podem nos causar medo; pelo contrário, devem nos acordar e, principalmente, fazer com que tenhamos ações concretas para mudar esta realidade. Podemos nos engajar em pastorais e em movimentos da Igreja para ajudar nossos irmãos ou fazer algo concreto colocando nossos dons a serviço do irmão. 

Se Deus inspirou um acampamento com este tema, é porque Ele quer que tenhamos consciência de que este dia está próximo e, também, que levemos essa mensagem a outras pessoas, seja em nossas famílias, seja em nossas paróquias, em nosso local de trabalho ou em qualquer lugar que Ele desejar nos levar. 

No entanto, por sabermos que o Senhor voltará, nós não podemos parar a evangelização e simplesmente nos isolar e aguardar o retorno d’Ele. Muito pelo contrário, é tempo de anunciar o Evangelho aos quatro cantos da Terra! 

Deus conta conosco para essa missão e não podemos ser egoístas em guardar essa graça apenas para nós. Estamos no mês missionário; este é o tempo propício para correspondermos ao chamado que Deus nos faz.Se você já serve sua paróquia em alguma pastoral, Deus o abençoe! Mas se você ainda não se engajou, eu lhe peço: saia do seu conforto e vá ao encontro de quem necessita!

Muitas pessoas nem abrem o livro do Apocalipse por terem medo das leituras, porém, irmão, esta é uma verdade de fé. Precisamos, antes de mais nada, perder o medo das coisas que vêm de Deus e ter um coração disponível para acolher Àquele que vem para nos libertar e cumprir as promessas de Deus Pai em nossa vida.
Padre Roger Luís

O TEMPO DE DEUS ESTÁ PROXIMO

O tema deste acampamento nos alerta sobre a Segunda Vinda de Jesus. Depois de fazer um estudo muito aprofundado, com todas as passagens que falam dessa Vinda gloriosa do Senhor, eu parei em uma Carta de São Paulo: “Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite” (I Tessalonicenses 5, 1-2). 

O que acontece quando sabemos que um ladrão vai chegar? Nós vigiamos! Correto? E quando sabemos que o ladrão pode chegar até a casa do nosso vizinho? Neste caso, temos duas opções: nós podemos avisá-lo, para que, mesmo com medo, ele se prepare, ou podemos deixar que as coisas aconteçam e ele seja pego de surpresa. 

Aqui, na Canção Nova, nós anunciamos essa Vinda de Jesus aos quatro cantos do mundo, pois é a missão de todo batizado anunciar a todos a Vinda gloriosa de Jesus, pois esse é um sinal escatológico, um sinal do fim dos tempos, e homem nenhum pode estar despreparado. 

Olhar para a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo é olhar para o nosso presente, pois não podemos mudar mais o que se passou, tampouco podemos mudar o que vai acontecer. Como não sabemos quando será a Vinda de Jesus, precisamos viver o presente como se esse fato fosse acontecer agora. Para anunciar o Evangelho, nós precisamos viver no mundo, mas nunca devemos pertencer a ele. Não podemos “relativizar” nossas ações e nossas palavras com a desculpa de ir ao encontro do hoje. Somos filhos da Igreja e precisamos ter atitudes que testemunhem isso!

A radicalidade que tínhamos assumido no início do nosso encontro pessoal com Deus está se perdendo. Vejo muitas pessoas, inclusive pessoas inseridas na Igreja, que voltaram à vida antiga: ao assistirem novelas, falarem palavrões, consumirem bebidas alcoólicas, entre tantas outras coisas. Porém, quem faz uma experiência com Deus não pode voltar à vida antiga, pois essa experiência deve ser renovada todos os dias. As pessoas vivem buscando ajuda em tantos lugares e se esquecem de que a verdadeira ajuda está na Palavra de Jesus Cristo. 

Você não deve encher sua casa de amuletos, cristais e figas acreditando que isso irá mudar o seu destino! Você tem apenas um destino, que foi selado por Jesus Cristo, e este destino é o céu. De nada adianta, no domingo, você ir à Santa Missa e, na segunda-feira, praticar o sincretismo indo a outras seitas. 

Talvez você já tenha sido tachado de fanático, dentro da sua própria família, por ser radical no seguimento a Jesus. Pode ser que, na sua paróquia, você já tenha sido chamado de careta também. Mas eu lhe digo que prefiro entrar careta no céu a ir para o inferno como esperto! A Palavra nos mostra que existem dois sistemas: o sistema do mundo e o sistema de Deus. E esses dois sistemas são incompatíveis, é impossível permanecer dentro dos seus. Se você quer seguir Jesus, mas continua com um pé no mundo, sinto muito, mas você será julgado como sendo do mundo!

Você quer saber em qual sistema você está? Faça um teste. Você ainda se sensibiliza com o sofrimento do mundo? Com as guerras que acontecem em tantos lugares, que são instrumentos da morte de inúmeros inocentes? Ou com a fome e a sede de milhões de pessoas? Se você não sofre com nada disso, sinto muito, mas você ainda está inserido no sistema do mundo. É justamente isso que o mundo faz: gera em nossos corações a cultura da indiferença. 

Esse sistema do mundo nos insere em inúmeras realidades, umas delas é a ideologia do gênero, que prega uma sociedade genérica, na qual o homem não é mais um ser individual, com dignidade única, mas sim um elemento do sistema, com características inerentes apenas ao indivíduo. O mesmo acontece com o marxismo cultural, que deseja interferir em todas as áreas da vida do ser humano, pregando ao mundo uma igualdade, que, na verdade, só vai gerar desequilíbrio e instabilidade, pois o maior interesse deles é destruir a instituição da família. 

A consequência disso tudo é que os cristãos vão “baixando a guarda”, as pregações ficam leves e pouco usam a doutrina da Igreja. O resultado disso é que, quando estamos envolvidos no sistema do mundo, acabamos por aprovar esse sistema em nossa sociedade. 

O Espírito Santo de Deus e a Esposa dizem: Vem, Senhor Jesus! Qual será sua postura diante de tudo isso? Se você é filho da Igreja, então precisa renovar todos os dias esse desejo da Vinda de Jesus, rompendo com o sistema do mundo e assumindo o sistema de Deus. 

Aquilo que Deus tem preparado para aqueles que tomarem a decisão de viver a fidelidade para com Ele jamais foi visto ou ouvido. Que o nosso coração espere, com anseio, o “Grande Dia”, pois essa é a experiência que não passa e que nos conduz para a eternidade!
Padre Roger Luis

CORAÇÕES RESTAURADOS

O olhar de Deus é sempre de esperança e acolhida
Há momentos em nossa vida que os sonhos e ideais se despedaçam; tudo parece sem sentido e, no labirinto de nossos problemas, não conseguimos achar solução. Com certeza já tivemos, em algum momento, este sentimento: “Não vou conseguir me reerguer. Tudo está perdido!”. Em meio à desilusão, nossas manhãs são sempre sombrias. O sol de um novo dia se esconde atrás de nossas frustrações e decepções. Nossas noites não são mais estreladas e o inverno que chega parece não mais querer partir.

Somos tão frágeis como um vaso de barro; quebramos com facilidade. Um olhar de indiferença, uma ajuda negada ou uma expectativa não realizada pode partir nossa alma em mil caquinhos. Mas nossa fragilidade humana nos põe diante d’Aquele que nos renova e restaura.
O que é restaurar? É consertar, recuperar, deixar em bom estado. Com o tempo, muitos objetos vão perdendo suas cores naturais; o processo de restauração de algum objeto ou imagem é algo de extrema delicadeza. Conheço uma imagem de um santo que sofreu inúmeras pinturas por pessoas que desconheciam o valor histórico dessa imagem. Com certeza, a pintura original desta era bem diferente das tintas que foram usadas nela ao longo dos anos. Cada pessoa deve ter pintado a imagem a seu gosto.

Com o ser humano acontece o mesmo processo. Ao longo do tempo, vamos pintando nossa alma de inúmeras cores, desejos e sonhos. Chega um determinado momento na vida do ser humano que ele já não se reconhece mais, não sabe mais qual era sua identidade original, pois assumiu identidades que não eram suas. Coloriu sonhos com cores que não dariam uma tonalidade de esperança.

Muitas vezes, acostumamo-nos com os cacos de uma existência sem sentido, procuramos restauradores desqualificados e entregamos nosso coração a projetos de restauração enganosos.

Jesus é o grande restaurador de corações. Ele devolveu a dignidade humana aos excluídos de seu tempo. Prostitutas, ladrões e leprosos tiveram suas vidas restauradas pelo Senhor. Os cacos de uma vida sem dignidade foram juntados, e uma vida nova nasceu. O que antes era apenas uma vida de lágrimas e dores, passou a ser uma linda manhã de novas esperanças.

Os cacos de nossa vida podem se tornar a mais bela obra de arte da história. O Mestre da restauração nos espera com um sorriso de alegria e paz. O olhar de Deus é sempre de esperança e acolhida. O nosso projeto original é de vida em plenitude. As pinturas do engano e os cacos de um passado sem sentido esperam a restauração de um novo tempo.
Padre Flávio Sobreiro