domingo, 6 de fevereiro de 2011

TODOS OS CRISTÃOS SÃO CHAMADOS A SER SAL DA TERRA E LUZ

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.” Mateus 5,11-12
Esses versículos foi a última frase que ouvimos domingo passado, agora na continuação das bem aventuranças Jesus muda o tom do sermão nos dizendo:“Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”, esse contexto é para os cristãos perseguidos.
Todos os cristãos são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, mas principalmente os perseguidos.
Que tipo de perseguição sofremos hoje na Igreja?
Podemos ver pela vida de São Pio de Pietrelcina.
Um frade que tinha estigmas, eram aspectos físicos de sua santidade, mas também aspectos interiores extraordinários, como o da perseguição, perseguição não somente dos de fora, mas dos que estavam dentro da Igreja, marcado pelo sofrimento e zelo pelas almas dizia: “A salvação das almas custam sangue.”
É aquilo que está livro de Hebreus 9,22: “Não há redenção sem derramamento de sangue.” Quantas vezes Padre Pio foi considerado um homem clinicamente morto, com as febres de mais de 50 °C, nesse período em que se encontrava doente, ele recebeu as chagas.
Um homem com um dom, as experiências de confessar-se com ele era extraordinária por que ele lia a alma das pessoas, e também tinha um grande amor pela alma dos seus filhos espirituais, onde falava: “Quando o Senhor me chamar, eu direi: 'Senhor, eu fico aqui, na porta do Paraíso. Entrarei quando tiver visto entrar o último de meus filhos espirituais'.”
Ele realizava esse grande prodígio: Atender confissões e celebrar Missa. Padre Pio foi chamado a se configurar a Cristo de outras formas, não somente no físico através das chagas, mas pelas calúnias, onde foi condenado injustamente, alguns padres e bispos tiveram inveja dele, com tudo isso, ele nunca falou mal da igreja.
Com ele aprendemos que cada alma deve ser salva, e que cada alma tem preço de sangue. Ele pagou o preço da salvação de muitos, foi o único sacerdote que teve as chagas de nosso Senhor, todos os outros foram leigos.
A boa nova do Padre Pio é ter se configurado a Cristo Crucificado. Jesus sofreu e morreu na cruz por todos, mas Ele escolhe algumas pessoas, para partilhar seu sofrimento.
“Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5,16
Jesus nos diz através de Padre Pio: “Vai ama-me de volta! Seja você também caluniado, chagado por mim! Ama-me de volta!”
Por isso, Padre Pio brilha como luz, assim também que a sua luz brilhe para o mundo no seu sofrimento.
Olha a história da igreja que está marcado por tantos inimigos de fora, mas também de dentro. O inimigo que devemos temer não é o que está no externo, mas no interno, aquele que não quer que sejamos fiéis a Deus.
Outro exemplo que temos é o Bem aventurado José de Anchieta que não teve medo dos bárbaros de fora, mas do bárbaros dentro dele, ainda seminarista escrevia poemas para a Virgem Maria, modo de preservar sua castidade.
Reze portanto, pelas conversões.
A Igreja Celeste, são cidades iluminadas edificadas na montanha que não podem ser escondidas, enquanto isso na terra precisamos dessa batalha, para que nossa chama, não se apague. Estamos em perigo, a Igreja triunfante já está plenamente realizado, aqui estamos em luta, contra os inimigos de Deus que estão foram da Igreja, e infiltrados nela, que estão fora e dentro de nós.
Mas a nossa luz não é nossa, é como a luz da lua que não tem luz própria, mas que reflete a luz do Sol, assim é a Igreja.
Vivemos o mistério da lua que reflete a luz de Cristo.
É a luz de Cristo que precisa brilha.

Padre Paulo Ricardo 
Sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá (MT)

 

A VONTADE DE DEUS É CAMINHO DE SANTIDADE

Todos queremos fazer a vontade de Deus, mas como saber qual a vontade d'Ele para nossa vida? Primeiro, é preciso estarmos convencidos de que precisamos aceitar o desígnio do Senhor para nós, pois não há vontade melhor do que a do Pai. Ninguém nos ama mais do que Deus! A prova disso é que o Santo dos santos foi pregado na cruz para nos salvar. Ninguém tem o direito de duvidar do Amor, pois se o fizer, será um blasfemador.
São João da Cruz dizia que, se um dia pudéssemos experimentar todo o amor de Deus por nós, morreríamos de tanta emoção. Deus é amor, é sábio, é santo. Por isso temos de ser ávidos por fazer a Sua vontade.
Na verdade, este mandamento que hoje te prescrevo não é difícil para ti nem está fora do teu alcance. Não está no céu, para que digas: ‘Quem poderá subir ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo fará ouvir para que o possamos cumprir? ’ Não está do outro lado do mar, para que digas: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo fará ouvir para que o possamos cumprir? ’ Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir. Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça” (Deuteronômio 30,11-15).
A coisa que Jesus mais exigiu dos apóstolos foi a fé. O Senhor também nos pede que entremos pela porta estreita, porque a porta larga é a porta da perdição, é a porta das baladas, dos excessos, dos roubos... É a porta da morte! Entre pela porta estreita da justiça, da humildade, do caráter. E Jesus acrescenta que “poucos vão entrar pela porta estreita”. Por isso temos de querer a vontade de Deus, embora nem sempre a vontade d'Ele seja a nossa vontade. Quando você se põe nas mãos do Pai e entrega sua vida a Ele de coração, Ele o guia e realiza Seus planos.Quando aquilo que desejamos é algo que Deus Pai colocou em nosso coração, as coisas vão sendo realizadas em nossa vida. Diga para o Todo-poderoso: “Senhor, eu quero fazer a Sua santa vontade, porque sei que ela é o melhor para minha vida. Guia-me, Senhor, e não permita que eu atrapalhe a Sua vontade de acontecer em minha vida”.
Muitas vezes, Deus está mostrando Seus desejos para nós, mas teimamos em querer outro caminho. Por que os santos são santos? Porque aprenderam a fazer a vontade de Deus. A vontade d'Ele está na Bíblia e naquilo que a Igreja ensina no Catecismo da Igreja Católica.
Muitos católicos não obedecem à Igreja; muitos abortam, usam camisinha, praticam o adultério, não fazem jejum. Mas quanto mais seguirmos os desígnios de Deus para nós, tanto mais seremos santos.
Que cada um de nós, ao chegar ao final da vida, possa dizer a Deus: “Tudo está consumado, fiz tudo para cumprir a Sua vontade, Pai. O meu amor foi fazer Sua santa vontade”. Como Deus ficará feliz conosco se seguirmos os mandamentos da Igreja, fazendo Sua vontade!
Felipe Aquino

CANTEMOS UM CÂNTICO NOVO

201210O Senhor precisa encontrar em nossos lábios um cântico novo, um cântico de vitória, mesmo que o mar da nossa vida esteja agitado, proclamemos que Jesus é o Senhor da nossa vida porque ‘com Ele somos mais que vitoriosos’.
”Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso!”
Façamos deste dia um dia de louvor e ação de graças por tudo e por todos: em vez de reclamarmos, louvemos ao Senhor; em vez de falarmos demais e de criticarmos, oremos; se temos o costume de tratar mal as pessoas, empenhemo-nos em tratá-las bem; sejamos tardos no falar e prontos para escutar.
Observemo-nos neste dia em tudo o que nós fizermos, para que possamos agir não como “o homem velho”, cheio de amargor e revolta, do qual fala a Palavra de Deus, mas como pessoas renovadas pelo Espírito Santo de Deus.
Feliz Dia do Consagrado!
Jesus, eu confio em Vós!