terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

SANTA BERNADETE DE LOURDES

Na França no dia 18 de fevereiro comemora-se SANTA BERNADETTE DE LOURDES. Abaixo reproduzimos um breve relato escrito pela própria Bernadette sobre as aparições de Lourdes, onde a Virgem revela ser a IMACULADA CONCEIÇÃO.

"Eu tinha ido com duas outras meninas na margem do rio Gave quando eu ouvi um som de sussurro. Olhei para as árvores e elas estavam paradas e o ruído não era delas. Então eu olhei e vi uma caverna e uma senhora vestindo um lindo vestido branco com um cinto brilhante. No topo de cada pé havia uma rosa pálida da mesma cor das contas do rosário que ela segurava. Eu queria fazer o sinal da cruz, mas eu não conseguia e minha mão ficava para baixo. Aí a senhora fez o sinal da cruz ela mesma e na segunda tentativa eu consegui fazer o sinal da cruz embora minhas mãos tremessem. Então eu comecei a dizer o rosário enquanto ela movia as contas com os dedos sem mover os lábios". Quando eu terminei a Ave-Maria, ela desapareceu.
Eu perguntei às minhas duas companheiras se elas haviam notado algo e elas responderam que não haviam visto nada. Naturalmente elas queriam saber o que eu estava fazendo e eu disse a elas que tinha visto uma senhora com um lindo vestido branco, embora eu não soubesse quem era. Disse a elas para não dizer nada sobre o assunto porque iriam dizer que era coisa de criança. Voltei no domingo ao mesmo lugar sentindo que era chamada ali. Na terceira vez que fui, a senhora reapareceu e falou comigo e me pediu para retornar todos os próximos 15 dias. Eu disse que viria e então ela disse para dizer aos padres para fazerem uma capela ali. Ela me disse também para tomar a água da fonte. Eu fui ao rio que era a única água que podia ver. Ela me fez realizar que não falava do rio Gave e sim de um pequeno fio d’água perto da caverna. Eu coloquei minhas mãos em concha e tentei pegar um pouco do líquido sem sucesso. Aí comecei a cavar com as mãos o chão para encontrar mais água e na quarta tentativa encontrei água suficiente para beber. A senhora desapareceu e fui para casa. Voltei todos os dias durante 15 dias e cada vez, exceto em uma Segunda e uma Sexta, a Senhora apareceu e disse-me para olhar para a fonte e lavar-me nela e ver se os padres poderiam fazer uma capela ali. Disse ainda que eu deveria orar pela conversão dos pecadores. Perguntei a ela, várias vezes, o que queria dizer com isto, mas ela somente sorria. Uma vez finalmente, com os braços para frente, ela olhou para o céu e disse-me que era a Imaculada Conceição. Durante 15 dias ela me disse três segredos que não era para revelar a ninguém e até hoje não os revelei."

*Imagem: corpo INCORRUPTO de Santa Bernadette Soubirous (Bernadette de Lourdes).

ENCÍCLICA DE FRANCISCO TEM A MARCA TRANSIÇÃO DO PAPADO

Sacerdote acredita que documento tem a marca da transição e um grande valor histórico
encíclica lumen fidei
Lumen fidei – a luz da fé. Esse é o primeiro documento do Papa Francisco, uma encíclica que busca recuperar o caráter de luz específica da fé, capaz de iluminar a existência humana.
Uma particularidade do documento é sua autoria. Embora publicada no pontificado de Francisco, a encíclica começou a ser escrita por Bento XVI, hoje Papa emérito. Eis, então, uma novidade para a Igreja: um documento escrito por dois Papas.
Assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, padre Antônio Luiz Catelan Ferreira, comenta que o texto que já estava sendo preparado por Bento XVI, por isso, quando ele renunciou, gerou-se até uma expectativa de qual seria o destino do documento: se seria publicado como uma obra pessoal ou como uma reflexão. Foi, então, que Francisco, com delicadeza, resolveu assumir o texto e o publicou.
Segundo o padre, é possível perceber alguns elementos quando se lê a encíclica. Um deles, é a linguagem típica de Bento XVI; a marca de Francisco está clara mais na introdução e na conclusão.
padre antonio catelan
Padre Antônio Catelan, assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB / Foto: Arquivo
“Eu diria que tem a marca da transição, porque é um documento elaborado por dois Papas, assumido por um. (…) É um texto que, seguramente, mais para o futuro, vai despertar a atenção de muitos estudiosos, vai se descobrir a riqueza maior desse documento”.
Essa duplicidade na escrita reveste o documento de um grande valor histórico, segundo padre Catelan, até mesmo por testemunhar um momento específico da história da Igreja: a transição após a renúncia. Também agrega valor o fato de que Francisco tenha decidido dar continuidade a um projeto pessoal de seu predecessor. De acordo com o sacerdote, isso mostra que a Igreja não é feita de rupturas.
“A Igreja é um organismo vivo, e a sucessão de Papas certamente muda um pouco o estilo, as ênfases, o tom de abordar certos assuntos, mas não é uma nova Igreja. (…) Não tem a Igreja de João Paulo, a Igreja de Bento, a Igreja de Francisco como, às vezes, a gente ouve, sobretudo na mídia, com um menor grau de informação teológica. A Igreja é uma só e o Papa que está à frente é um servidor, é o primeiro dos servidores”.
Padre Catelan explica ainda que, justamente por essas peculiaridades, as características do Papa Francisco não se refletem nesse primeiro documento de forma tão personalizada como acontece em outros textos, como discursos e homilias. “Ele nem teve tempo para imprimir mais o seu caráter ao documento. E acho até que ele quis respeitar o texto feito por Bento do modo como estava”.
A temática da fé é uma das preocupações da Igreja e é abordada de forma diversa pelos Papas. O sacerdote acrescentou ainda que ao convocar a assembleia extraordinária do sínodo sobre a família, o Papa Francisco deu continuidade à grande problemática da transmissão da fé. Isso porque o ambiente familiar é fundamental para a vivência e  a transmissão da fé.

EUCARISTIA :PRECISAMOS VALORIZAR NOSSO TESOURO

Temos o privilégio de receber Jesus na Eucaristia, e precisamos valorizar esse tesouro. Os primeiros cristão celebravam a Eucaristia até mesmo nos tempos difíceis de perseguição. Faziam isso de forma clandestina, às escondidas. Algumas vezes, ela era também levada àqueles que não podiam estar na Missa, porque se encontravam longe, não tinham como chegar ou estavam na prisão, à espera do martírio.

Hoje, temos muitos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística que levam Jesus aos hospitais e asilos, ao encontro com as pessoas impossibilitadas de sair de casa. O Senhor quer chegar a todos, sem exceção.

É preciso responder o convite de Jesus em cada Eucaristia: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”.

É preciso reanimar o nosso zelo pela Eucaristia, arrepender-se e voltar-se com ardor, com fé e com gratidão ao tesouro que nos foi dado.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A VERDADEIRA ALEGRIA VEM DE DEUS


Vivemos em uma sociedade em que as pessoas buscam a felicidade em situações que proporcionam somente sentimentos passageiros e artificiais, esquecendo-se de que a fonte da verdadeira alegria vem de Deus. Nas próximas semanas acontecem no Brasil as festas de carnaval, momentos nos quais muitos extrapolam na forma de se divertirem e viverem os sentimentos que afloram neste tempo.
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, explica que nós cristãos devemos celebrar o carnaval e não simplesmente festejar ou pular carnaval, pois devemos viver esse tempo de modo diferente do que é proposto pelo mundo. E reforça que devemos, sim, nos alegrar, mas nunca perder nossos valores, pois, infelizmente, muitos aproveitam esse período para se perderem e acabam se afastando dos desígnios de Deus.

O carnaval é momento festivo, mas não devemos nos esquecer de que a verdadeira alegria está em Cristo. Por essa razão, a Igreja procura fazer desta festa cultural um momento de grande alegria e louvor ao Senhor realizando em muitas comunidades e paróquias os retiros de carnaval.

“A Igreja,  em si, tem estes retiros para dizer que a maior alegria, que realmente deve estar em nosso coração, é Jesus Cristo. Por isso devemos depositar nossa alegria no Senhor e o festejarmos de maneira diferente”, aconselha o sacerdote.

Todo nosso contentamento é fruto do Espírito Santo. A nossa alegria brota da ação de Deus em nossa vida, por essa razão não há necessidade de situações externas para que nos alegremos verdadeiramente.

“A alegria é um estado de espírito, tantas vezes encontramos pessoas que não teriam motivos nenhum para se alegrar, mas estas se alegram por terem a certeza de que Deus está com elas. A certeza de que a alegria está no nosso coração, porque Deus a coloca, e não porque qualquer outra coisa material ou artificial possa nos dar essa graça. Mesmo assim alguns vão se alegrar bebendo, se drogando e até mesmo para se esquecerem de seus problemas”, afirmou padre Anderson.

Neste carnaval faça uma opção diferente de diversão, não se prenda a alegrias momentâneas e sim a alegrias duradouras. Deus é nossa única fonte de felicidade e preenche nossa vida com bênçãos e com os dons do Seu Santo Espírito.

“A alegria de Deus é esta certeza de que Ele está no nosso coração. Não é uma alegria como um momento, mas sim como um estado de espírito”, refletiu o sacerdote.
Padre Anderson Marçal

TENHO GRANDES PREOCUPAÇÕES POSSO ME LIVRAR DELAS ?



As preocupações vão delineando o sentido da nossa vida. Deveríamos ser muito mais atentos ao que, de fato, nos preocupa, a fim de verificarmos o lugar que essas preocupações ocupam em nós.

Quem sabe poderíamos identificar e eliminar aquelas preocupações que, como parasitas, sugam a alma e esvaziam o dom da vida. E você já está se sentindo assim, não é mesmo? Lembro-me de Jesus que pouco se preocupou com Sua dignidade, e saiu de si para nos amar!

E então? O que realmente o preocupa?

Ricardo Sá

GESTOS DE AMOR MARCAM NOSSA VIDA

O amor: “Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (1 Cor 13,7)
Hoje, faça a experiência de amar as pessoas que estão ao seu lado com atos concretos, realizando pequenos gestos, um simples sorriso e uma palavra amiga. Pergunte-se: “Como estou me relacionando com meus familiares, com meus amigos e com as outras pessoas com as quais convivo no meu dia?
“Palavra gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos e marcantes em nossa vida.” (Madre Teresa de Calcutá)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago