terça-feira, 29 de outubro de 2013


COMO SE MANTER SOBRIO ?


sobriedade é a capacidade que a pessoa adquire de cultivar o autodomínio de todo seu potencial, colocando-o a serviço da vida plena e da solidariedade.

As máquinas mais perfeitas podem se transformar em perigo, quando manobradas por pessoas não habilitadas. O mesmo acontece quando uma pessoa se torna extravagante no que pensa e no que faz. Facilmente se excede e não se controla, principalmente no uso do que é nocivo, como o álcool, o fumo, as
drogas, a gula, a ganância, o erotismo, a vaidade, o orgulho e o egoísmo...

Quando isso ocorre, torna-se escrava das suas dependências, não acredita mais nem em si mesma e cai no descrédito e na tristeza. E, sem
 esperança, o hospital, a cadeia e o cemitério a esperam. Se não mata, pelo menos sufoca seus familiares.

Como se sentir sóbrio?
 

1 - Cultivando o autocontrole e a docilidade à consciência;
2 - Adquirindo o sentido da vida e a alegria de ser competente para servir.
Deus nos colocou no mundo para os outros;
3 - Fugindo das ocasiões perigosas. "Forte tem que ser você e não a bebida";
4 - Caiu no poço? A única saída é por cima.

Aí você encontrará a mão de quem o ama, do Deus misericordioso, do grupo de autoajuda, da Pastoral da Sobriedade, do Amor Exigente, do AA (Alcoólicos Anônimos), entre outros. Só no ano passado 70 mil jovens foram resgatados pela Pastoral da Sobriedade.

E lembre-se: deixar alguém morrer, quando você pode salvá-lo, é tão grave quanto matá-lo. Saia dessa indiferença e una-se a nós da
 Pastoral da Sobriedade. 
Dom Irineu Danelon
Bispo Assessor da Pastoral da Sobriedade - CNBB

VINDE ESPIRÍTO SANTO



Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos
Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.
Por Cristo, Senhor Nosso,
Amém.

PERDOAR


Deus te faz forte para cortar essa corda que te faz carregar esse 
peso, agora só depende de vc. Tenha coragem de perdoar é de se desvencilhar desse peso que tem te feito amargo e infeliz. A sua vida será mais leve, terá mais sabor e mais luz. Em nome de Jesus perdoe

QUEM NOS CAPACITA PARA MISSÃO É O SENHOR

Jesus compara aquele povo às ovelhas, e o nosso povo também está como ovelhas sem pastor, perdido, machucado, despreparado, doente afetivamente e desorientado. Assim, acaba se arrastando pela vida por não saber aonde ir e passa a procurar em lugares errados, e assim, se fere ainda mais. Muitas vezes, as pessoas sentem-se atormentadas em seus pensamentos, idéias, nos problemas que enfrentam, pois o demônio é como um bicho-de-pé que está lá, mas não se mostra. 

Graças a Deus, existe o ministro de libertação. Deus dá o ministério de libertação a quem Ele quiser, e as pessoas que o recebem não devem ter medo, pois muitos precisam de cura. O Senhor, muito mais do que atacar e repreender os maus pastores, vem para tomar conta, para ter misericórdia de nossas misérias.

Infelizmente, não conseguimos ser "pastores das ovelhas" que estão em nossas casas, mas quando cuidamos das "ovelhas no quintal dos outros", Deus providencia alguém para cuidar das nossas. Quem nos capacita é o Senhor, mas temos de ousar. Para isso, clamemos a vinda e o auxílio do Espírito Santo.

"Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei vós a eles" (Mateus 7, 12).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEVEMOS HONRAR O NOSSO CORPO COMO O LUGAR DA MORADA DE DEUS

Devemos honrar o nosso corpo como o lugar da morada de Deus. Você sabe que o nosso corpo é um sacrário, é um templo vivo, é o lugar onde Deus habita.
“Irmãos, que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos a obedecer às suas paixões” (Rm 6,12).
Vamos meditar a Palavra de Deus a partir da Primeira Leitura (cf. Rm 6,12-18) da Santa Missa de hoje, esta bonita carta que São Paulo escreveu aos romanos.
O convite do apóstolo Paulo é justamente este – uma vez que nós conhecemos Cristo e Ele nos libertou da escravidão, sobretudo da escravidão do pecado e da morte – o pecado não deve mais reinar em nosso corpo.
Você sabe que, em certas ocasiões, nós seguimos as inclinações que o nosso corpo tem – quando digo corpo, digo a nossa natureza humana, natureza mortal, que, muitas vezes, nos chama ao pecado. Quando você olha para o seu corpo, você vê que todo ele pode ser ocasião de pecado – a língua, os ouvidos, os olhos, os membros inferiores e superiores, da ponta dos nossos pés até os cabelos, nós podemos nos deixar ser seduzidos pelo pecado e o pecado nos levar a nos entregar a ele.
Nós conhecemos a Cristo e Ele passou a reinar e a viver em nós graças ao batismo que nos foi concedido. Devemos honrar, cada vez mais, o nosso corpo como o lugar da morada de Deus. Você sabe que o nosso corpo é um sacrário, é um templo vivo, é o lugar onde Deus habita.
É esse corpo mortal que recebeu a graça do batismo, mas esse mesmo corpo recebe, para se fortalecer na fé, a graça da Eucaristia, do Corpo e do Sangue de Cristo, que circula em nós. Como devemos honrar o Cristo que habita em nós; como devemos honrar esse Cristo que faz moradia em nós!
Nós, muitas vezes, podemos nos sentir fracos, impotentes, seduzidos pelo mal, e o pecado reinar em nós; mas é por isso mesmo que nós precisamos da força de Cristo, do amor de Jesus reinando em nossos corações.
Nós precisamos nos decidir, a cada dia, a entregar o nosso corpo, e tudo o que somos e temos, para ser o lugar da moradia de Deus e não o lugar da morada do pecado. Por isso, a cada dia, devemos nos levantar e fazer a persignação ou orar: Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, de todos os nossos inimigos; e depois traçar o sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, de forma a permitir que todo o nosso corpo seja marcado para ser o templo de Deus, o lugar da morada do Senhor.
Padre Roger Araújo