sexta-feira, 28 de março de 2014

PAPA CONFESSANDO


MISSA PARA PARLAMENTARES ITALIANOS

Na homilia aos parlamentares italianos, Santo Padre falou da diferença entre corruptos e pecadores
Papa celebra Missa para parlamentares italianos
O Papa Francisco celebrou, uma Missa na Basílica de São Pedro para um grupo de mais de 500 parlamentares italianos. Recordando o exemplo dos doutores da lei que, na época de Jesus, se afastaram da Palavra de Deus, o Papa convidou todos a refletirem se realmente estão caminhando na estrada da salvação.
Francisco se concentrou nas leituras do dia, que falam da infidelidade do povo de Deus. O Santo Padre recordou que, naquela época, os doutores da lei estavam fechados em suas próprias ideologias, de forma que não escutavam a Palavra do senhor. Além de pecadores, tornaram-se corruptos, porque o coração se endureceu tanto que era impossível escutar a voz de Deus.
“É tão difícil que um corrupto volte atrás! O pecador sim, porque o Senhor é misericordioso e o espera. Mas o corrupto é fixado nas suas coisas, e estes doutores da lei eram corruptos. Por isso se justificavam, pois Jesus, com Sua simplicidade, mas com a Sua força que vinha do Pai, os incomodava”.
Francisco explicou que essa classe dirigente da época resistiu à salvação de amor oferecida por Jesus. Rejeitou o amor de Deus para seguir a lógica da necessidade – a ordem é fazer –, onde não há lugar para o Senhor. Essa classe tornou-se “comportamental”, homens de boas maneiras, mas de maus hábitos.
Tendo em vista o tempo da Quaresma, que a Igreja vive atualmente em preparação para a Páscoa, o Pontífice disse que fará bem a todos pensar neste convite de Deus ao amor e refletir sobre o caminho que cada um tem seguido.
“Rezemos ao Senhor para que nos dê a graça de seguirmos sempre pelo caminho da salvação, de nos abrirmos a ela. Peçamos a Deus que nos dê a graça da fé, e não daquilo que propunham esses ‘doutores do dever’, os quais, sem fé, regiam o povo com a teologia pastoral do dever”

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO DESTERRO


Bem-aventurada Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador do Mundo, Rainha do Céu e da Terra, advogada dos pecadores, auxiliadora dos cristãos, protetora dos pobres, consoladora dos tristes, amparo dos órfãos e viúvas, alívio das almas penantes, socorro dos aflitos, desterradora das indigências, das calamidades, dos inimigos corporais e espirituais, da morte cruel dos tormentos eternos, de todo bicho e animal peçonhentos, dos maus pensamentos, dos sonhos pavorosos, das cenas terríveis e visões espantosas, do rigor do dia do juízo, das pragas, dos incêndios, desastres, bruxarias e maldições, dos malfeitores, ladrões, assaltantes e assassinos.
Minha amada mãe, eu prostrado agora aos vossos pés, com piedosíssimas lágrimas, cheio de arrependimento das minhas pesadas culpas, por vosso intermédio imploro perdão a Deus infinitamente bom. Rogai ao vosso Divino Filho Jesus, por nossas famílias, para que ele desterre de nossas vidas todos estes males, nos dê perdão de nossos pecados e nos enriqueça com sua divina graça e misericórdia.
Cobri-nos com o vosso manto maternal, ó divina estrela dos montes. Desterrai de nós todos os males e maldições. Afugentai de nós a peste e os desassossegos.
Possamos, por vosso intermédio, obter de Deus a cura de todas as doenças, encontrar as portas do Céu abertas e convosco ser felizes por toda a eternidade. Amém.

TOME POSSE DA GRAÇA DE DEUS

Deus é Pai, mas não é paternalista – não faz aquilo que podemos fazer por nós mesmos. A bênção que Ele nos dá é para aquilo que não podemos fazer por nós mesmos, pois está acima da minha natureza.

Se o Senhor nos dá uma bênção para cada dia, assim como dava o maná para o povo de Israel. Nós precisamos "pegar" essa bênção.

A graça de Deus nunca é demais! Você pode e precisa pedi-la a cada dia: "Abençoa-me e abençoa-me muito, Senhor". Isso não é egoísmo, mas necessidade.

É Deus quem sabe como e quando a bênção vai atingir a nossa vida. Nós não precisamos nos preocupar com o momento em que Ele vai agir, apenas tomar posse da bênção que Ele nos dá. 

Ele quer que aprendamos a pedir, porque pode ser que a bênção daquele dia reflita em nossa vida inteira.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEIXE-SE PELO ESPÍRITO SANTO


Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito.” (Gálatas 5,25)
No início deste dia, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, sendo conduzido por Ele em todas as nossas ações, gerando assim frutos de uma vida nova em Cristo. Como nos diz a Palavra: “O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio.” (Gálatas 5,22)
Rezemos ao londo deste dia: “Vindo Espírito Santo!”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago


SOBERBA , A CULTURA DO EGO

A soberba é o pior de todos os pecados
A soberba é o pior de todos os pecados. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que “só morre meia hora depois do dono”. 

Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é uma grande virtude, a que mais caracterizou o próprio Jesus, “manso e humilde de coração” (Mt 11,29), e também marcou a vida de Maria, “a serva do Senhor” (Lc 1, 38); José e todos os santos da Igreja. 

São Vicente de Paulo ensinava a seus filhos que o demônio não pode nada contra uma alma humilde, uma vez que, sendo ele soberbo, não sabe se defender da humildade. Por isso, com esta arma, ele foi vencido por Jesus, por Maria, José, São Miguel e os santos. A soberba consiste em a pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Acha-se cheia de si mesma, mas se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do Alto, como disse São Tiago: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes” (Tg 1,17).

O soberbo se esquece de que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, d'Ele depende em tudo. Como disse Santa Catarina de Sena, ele “rouba a glória de Deus”, pois quer para si as homenagens e os aplausos que pertencem somente ao Senhor

São Paulo lembra aos coríntios que: “nossa capacidade vem de Deus” (2Cor 3,5). Aos romanos ele disse: “Não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto” (Rm 12,3). “Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos” (Rm 12,16). Aos gálatas, Paulo diz: “Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6, 3). A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, autossuficiência, amor próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria etc. 
Podemos dizer que a soberba é a “cultura do ego”. Você já reparou quantas vezes por dia dizemos a palavra 'eu'? Eu vou, eu acho, eu penso que…, mas eu prefiro… A luta do cristão é para que essa “força” o puxe para Deus, e não para o ego. Jesus, nosso Modelo, disse: “Não busco a minha glória” (Jo 8,50). São Paulo insistia no mesmo ponto: “É porventura, o favor dos homens que eu procuro ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar os homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Deus” (Gl 1,10). 
A soberba é o oposto da humildade. Essa palavra vem de “humus”, aquilo que se acha na terra, o pó. O humilde, é aquele que reconhece o seu “nada”, embora seja a mais bela obra de Deus sobre a terra, a Sua glória, como dizia santo Irineu, já no século II. São Leão Magno, Papa e doutor da Igreja, no século V, disse que “toda a vitória do Salvador,  dominando o demônio e o mundo, foi iniciada na humildade e consumada na humildade!” 
Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses” (Gen 3,5); Jesus, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura à cruz do Calvário, toda a vida de Jesus foi vivida na humildade e na humilhação. Por isso Jesus afirmou que, no Reino de Deus, os últimos serão os primeiros e quem se exaltar será humilhado. Façamos como Santa Teresinha, que procurava o último lugar.
Felipe Aquino

APRENDA A ENFRENTAR OS SEUS PROBLEMAS

Quando não nos atemorizamos, não nos desesperamos diante dos problemas, mas os enfrentamos conseguimos encontrar a solução.

Que aventura linda é buscar o caminho da solução do problema. Desenvolver os cálculos e chegar a solução dos problemas. Todo problema tem solução, só que assim como na matemática, todos os problemas tem que ser enfrentados. A solução dos problemas é Jesus, mas diante dessa verdade não podemos cruzar os braços.

Caminhando com Jesus vamos chegar a solução de todos os problemas. Eu sou muito mais feliz por encontrar a solução dos meus problemas em Jesus. A Canção Nova só é o que é hoje, porque soube enfrentar os problemas. É isso que Jesus está nos ensinando hoje. Ele é a porta, não só o pastor, mas também a porta. A Palavra de Deus para nós hoje é: CORAGEM.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova