sexta-feira, 20 de setembro de 2013



OS PROBLEMAS DE TODA ORDEM SÃO NORMAIS A TODAS AS PESSOAS


Os problemas de toda ordem são normais na vida de todas as pessoas. Não existe nenhuma fórmula para evitá-los. Nestas horas o importante é não se deixar envenenar pelo desânimo. Quando isso acontece uma das nossas decisões é a de desistir de Deus.

Neste momento surgem questionamentos como: “Onde está Deus que não vê meu sofrimento?” Deus está sempre no mesmo lugar: junto de nós. Em Jo 3,16 lemos: “E Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho, para que todo o que Nele crer não pereça”. Deus está dentro de você. Não ocupando um espaço, mas, essencialmente em você, fazendo parte do seu ser.

Você é templo vivo de Deus. Portanto, sempre que estiver trabalhando, descansando, passeando, ouvindo sua música, pensando ... Deus está com você, porque ele está no seu ser, como presença viva a acompanhar cada instante da sua vida. Não existem situações difíceis da nossa vida que não possa ser mudadas pelo amor de Deus. Reaja diante de qualquer problema afirmando a certeza de que você pode enfrentar qualquer situação. E isso é possível para quem mantem acesa a chama da fé.


Meu bom Deus, se estás conosco, quem poderá estar contra nós? Sim, cremos na tua presença e na tua ajuda. Fica conosco. Amém
Padre Alberto Gambarini

DEUS O ABENÇÕE!

Seja um portador da bondade de Deus aos outros
Ao lembrar de meus queridos pais, de nossa casa lá em Sarandira, distrito de Juiz de Fora (MG) - onde eu nasci e fui criado -, a primeira recordação que vem à minha mente é aquele ensinamento basilar de meus queridos pais: "Bênção, papai"; "Bênção, mamãe". Assim, eu fui criado num ambiente abençoado, de verdadeiro respeito e veneração por meus pais, avós, tios e familiares. Abençoado, porque tomava a bênção diária de meus pais para dormir, ao acordar, ao sair para os estudos ou para o trabalho. Em tudo nós éramos muito abençoados pelos nossos pais. Falo não só de mim, mas de todos os meus irmãos, os quais receberam a mesma educação e a mesma bênção que até hoje sentimos nos acompanhar.

Quando nós damos a bênção ou a recebemos, somos portadores da bondade, da clemência e da misericórdia divina. Diz o ditado que "a boca fala do que o coração está cheio". Se o nosso coração está cheio e é portador de bênção, seremos sempre pessoas abençoadas pelo Deus Uno e Trino. Conforme fazemos o sinal da cruz na fronte, somos protegidos dos maus pensamentos. Ao fazer o sinal da cruz sobre o peito, somos protegidos dos maus sentimentos. E ao fazer, por fim, o sinal da cruz nos ombros, somos protegidos em nosso agir cristão.
Falo do costume de pedir a bênção aos pais, aos avós, aos tios, aos padrinhos, ao bispo e ao sacerdote, porque vejo, infelizmente, que no mundo agitado em que vivemos estamos perdendo as bonitas tradições que nos foram legadas pela nossa fé, e estamos perdendo a chance de sermos abençoados pelo Deus Uno e Trino.

Os pais que abençoam os seus filhos são também abençoados. Ela vai e volta. Por isso, quem vive sob a bênção divina é uma pessoa abençoada.
Que bom seria que nossos novos casais também passassem a abençoar os seus filhos como nossos pais nos abençoaram no passado!

Devemos dar a bênção aos nossos amigos. Nas despedidas, devemos dizer: "Que Deus o acompanhe"; "Que Deus o guarde"; "Vá com Deus, que Ele o abençoe"; todas essas manifestações são de nossa religiosidade e da nossa fé, e não devemos ter vergonha de proclamá-las.

O poder da palavra "bênção" é muito rico! Diz que a "bênção é um substantivo feminino que significa: s. f. 1. Expressão ou gesto com que se abençoa; 2. [Religião católica] Sinal da Cruz feito sobre o que se benze. 3. [Figurado] Benefício, graça, favor especial".

Por isso, vamos ensinar aos nossos filhos e amigos o poder da bênção de Deus e a grandeza de nós, como batizados, podermos também fazer chegar essa consoladora bênção ao maior número possível de pessoas.


Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

A QUEM MUITO SE AMA MUITO SE PERDOA

Demonstremos por meio de gestos o nosso arrependimento; grande será o amor do Senhor para conosco. “A quem muito se ama, muito se perdoa”.
Jesus disse: “Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor” (Lc 7,47).
Meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra de Deus nos mostra um dos relatos mais bonitos do Evangelho.
Aquela mulher, cujo nome não sabemos, pois foi apenas identificada como pecadora, apresentou-se diante de Jesus, trouxe-Lhe um perfume maravilhoso, um dos mais caros, em um frasco de alabastro, e o jogou aos pés de Jesus, molhando os pés d’Ele com suas lágrimas. Ao mesmo tempo que banhava aos pés do Mestre com suas lágrimas, ela também os enxugava com seus cabelos. Beijava os pés do Senhor e ungia-o com muito perfume.
Simão ficou indignado com aquela situação e disse: “Este homem é profeta e nem conhece a mulher que está se colocando aos Seus pés”.
Jesus deu-lhe uma catequese maravilhosa. Primeiro, chamou a atenção de Simão, porque ele se achava justificado, santo, se achava o bom, mas não demonstrou nenhum afeto, nenhum reconhecimento, nem ligou quando o Senhor entrou em sua casa. Era apenas uma visita que recebia.
Então, Jesus está chamando a atenção, primeiro, daqueles que se sentem justificados, santos, melhor que os outros. Muitas vezes até participam das coisas de Deus diariamente e, por causa disso, o orgulho cresce e não são mais capazes de reconhecer seus próprios pecados.
Uma vez que nós não somos mais capazes de reconhecer as nossas misérias, as nossas falhas, os nossos próprios erros, nós não precisamos fazer tanto esforço ou demonstrar tanto amor para com o Senhor.
Aquela mulher, no entanto, vista por todos como grande pecadora, deu o melhor de si, deu suas lágrimas em perfeita contrição dos seus erros, dos seus pecados e das suas faltas. Ela demonstrou grande amor. E por tê-lo demonstrado, grande foi a misericórdia do Senhor para com ela.
Se nós tivermos, realmente, a contrição dos nossos pecados, demonstremos por meio de gestos o nosso arrependimento; grande será o amor do Senhor para conosco. “A quem muito se ama, muito se perdoa”.
Padre Roger Araújo

COM DEUS ULTRAPASSAMOS TODOS OS LIMITES



O Senhor nos lembra que é nosso Deus e nos dá forças para avançarmos, para seguirmos adiante e obtermos sucesso. É d'Ele que vem a nossa força, mesmo quando não contamos com ela.

Deus cuida de nós mesmo quando nos esquecemos d'Ele. Sabemos que o Senhor colocou em nós, quando nascemos, uma força que nos faz avançar, nos faz superar e enfrentar os dias difíceis.

A força para atravessarmos anos em sofrimento ao lado de pessoas que não nos amam vem de Deus. Quando chegamos ao nosso limite de sofrimento, Ele está conosco! Com Ele poderemos ultrapassar o nossos limites!

O Senhor pronuncia o Seu nome esta manhã e diz: “Lembra-te que é o Senhor, Teu Deus, que te dá força, que faz poder!”. É Ele quem lhe dá força para crescer e amadurecer.

Toda mãe que diz não querer que o filho cresça fala "da boca para fora", pois todo pai quer que seu filho se desenvolva, seja inteligente, supere seus próprios limites.

Se os pais, que são humanos se alegram com o crescimento dos filhos, imagine a alegria de Deus ao ver Seus filhos se tornando melhores, descobrindo que a vida só vale se nos aproximarmos mais do amor, se deixarmos de lado as fofocas, as mentiras e tantas outras coisas que nos destroem.

Jesus é o nosso Salvador, é a nossa aliança com Deus. Quem se aproxima d'Ele encontra fortalecimento e tem uma vida cheia de amor e esperança.

Se, na vida de uma pessoa, quem manda é o dinheiro, na prática ela serve ao dinheiro e não a Deus, por mais que ela fale que é d'Ele. É inconciliável uma vida assim!

Algumas pessoas transformam coisas boas em ruins, pois colocam as coisas boas no lugar de Jesus e isso se torna ruim. Muitos não vivem a conversão, mas a aceitação, pois aceitam Jesus, mas não se prostram diante d'Ele. Todas as vezes que colocamos uma pessoa ou situação acima de Deus, aquilo nos derruba.

Sem rezar não temos força, a nossa alegria se desfalece, desbota. Sem nos afastarmos de Deus, começaremos a perder vida interior e, assim como quando nos afastamos de um amigo começamos a duvidar da amizade, os que se afastam do Senhor duvidam do Seu poder.

Se, no dia da angustia, você entregar os pontos e não recorrer a Deus, até a força que lhe resta vai embora. Então, não é a hora de se render a um diagnóstico, siga Deus e Ele vai combater o seu problema!

Não se revolte com o Pai, porque o seu filho se foi em um acidente. Deus quis aquela situação, Ele o está apoiando; está na hora de se apegar ao Senhor para não perecer.

Muitas vezes, Ele nos lembra que também perdeu o Seu Filho de uma maneira extremamente humilhante e sofrida, numa cruz.

Fé é você esperar em Deus na certeza de que o socorro virá. Então, fique tranquilo que a Sua força não vai acabar, pois quando achamos que não vamos aguentar, Deus nos manda o socorro preciso.

Para vencer um problema temos de aceitar passar por ele, o que não quer dizer que concordemos com essa situação. Nosso Deus é um Deus de bondade, que passa conosco pelas dificuldades.

Quando estamos com o Senhor, tornamo-nos mais firmes, mais fiéis naqueles momentos em que tudo acontece para nos derrubar. Esta Palavra nos ensina aonde temos de buscar forças: no Senhor!

Peçamos essa força a Ele para não nos deixarmos abater pela tristeza, para irmos mais longe, para que o que está caído, se levante, e o que está em pé, vá um pouco mais adiante. É força para amar mais do que amamos até hoje.

Não se prostre diante de uma dificuldade, mas diante do Deus, pois é n'Ele que tudo podemos.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

COMO CONVIVER COM ALGUÉM DE TEMPERAMENTO DIFÍCIL?

Dê uma resposta diferente!
Quando pensamos em determinados comportamentos e situações, logo nos lembramos dos momentos nos quais não conseguimos lidar com determinados tipos de pessoas pelas características que elas possuem.

Pessoas consideradas “difíceis” encontraremos em todos os lugares: no trabalho, na escola, na família, na comunidade, entre nossos amigos, enfim, no convívio social sempre encontraremos pessoas com as quais teremos algumas ou muitas dificuldades.

O que popularmente chamam de “temperamento forte”, pode revelar uma pessoa determinada, firme em seus propósitos, mas também alguém que pode dificultar relacionamentos, ser dura em seus pensamentos e, muitas vezes, alguém que pode ter barreiras nos seus relacionamentos em grupo. Nosso temperamento traz características herdadas de nossos pais. Se este “nosso tempero” é forte, logo lembramos que pode ter uma dose de Nenhuma pessoa pode ser taxada pela característica mais evidente, ou seja, eu não posso julgar alguém apenas por ter um temperamento forte. Mas como ajudar e ser ajudado nestes casos?

Nos relacionamentos cotidianos, vamos aprendendo a perceber as pessoas e a lidar com seus comportamentos. O primeiro ponto que podemos pensar é: “Será que esta pessoa tem algum comportamento que me irrita, pois se parece em algo comigo?”. Será que você também é uma pessoa difícil? Procure, então, perceber-se, deixe de lado as acusações e passe a observar-se melhor. Ao perceber seus valores, sua forma de agir e perceber o mundo, muitas coisas poderão ser clareadas. 

Claro que pessoas mal humoradas, de atitudes negativas, que apenas criticam ou para as quais o mundo sempre é ruim, pouco colaboram quando estão convivendo com os demais.

Com uma pessoa assim, é importante que sejamos assertivos, ou seja, que sejamos claros ao dizer, de forma adequada, os comportamentos dela que prejudicam aquele ambiente. Quando deixamos o fato de lado, eles podem “crescer” e quando percebemos todo o relacionamento pode ser perdido. Não “caia no jogo”. Você pode ter um temperamento também forte e facilmente irritar-se e até alimentar aquela situação constrangedora. Acalme-se, olhe para a situação de forma racional e dê uma resposta diferente.

Compreender a forma da outra pessoa pensar também ajuda bastante. Procure pensar antes de dizer, não reaja de forma impulsiva. Quando uma situação está muito difícil, às vezes é melhor recuar e conversar quando ambos estiverem mais calmos.
Gosto muito de uma citação do Padre Joãozinho que diz assim: “Nós precisamos viver como patos e não como esponjas. Os patos têm uma glândula que distribui óleo em suas penas para torná-las impermeáveis. Depois que eles mergulham, sacodem as penas e já estão prontos para outra. Tudo fica por fora deles, nem a água nem a sujeira os atingem. Por outro lado, quando vivemos como esponja, absorvemos tudo que as pessoas nos dizem e acabamos nos tornando complexos, cheios de ressentimento”.

Paciência e benevolência são poderosos instrumentos dos quais precisamos nos lembrar para um bom relacionamento com nossa família, filhos, amigos, trabalho, comunidade, escola. Pensemos nisso!“pimenta”, de “sal” e outros tantos sabores
Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com