domingo, 25 de agosto de 2013


A PRIMEIRA PROVIDÊNCIA DIANTE DO SOFRIMENTO DA ALMA

A primeira providência diante do sofrimento da alma e do coração é fazer o mesmo que fazemos com o corpo: uma avaliação para saber a causa do sofrimento. Embora não seja fácil encontrar a causa é preciso acha-la, mesmo que demore. 

Muitas vezes a gente faz com a nossa vida o que fazemos com as gavetas de nossa casa. Vamos guardando coisas sem utilidades, papéis velhos que não serão mais necessários e depois nem sabemos mais o que temos ali. 

De vez em quando é preciso fazer uma faxina na gaveta não é mesmo? Então faça o mesmo com o seu coração. Em Filipenses 4, 13 lemos: “Tudo posso naquele que me conforta”, então separe o que te faz bem do que não presta e fique só com as coisas boas, tendo para isto o conforto do próprio Cristo. 

Às vezes o que te causa sofrimento está entulhado em seu coração, te amargurando e te fazendo perder o que há de bom na vida. Não guarde mágoas, ressentimentos, murmurações.

Peça a Deus em suas orações que te dê a força e o consolo necessário pra arrumar a gaveta do seu coração. Sinta-se sempre forte por ter a certeza de que você é filho de Deus e jamais estará sozinho.

 Meu Senhor, dá-nos um coração compassivo, um semblante alegre e a cura de todas as tristezas da alma e coração. Amém!

Padre Alberto Gambarini

ORAR COM SEU ESPÍRITO DE LIBERDADE

“Os homens partiram daí e foram para Sodoma, enquanto Javé permanecia com Abraão. Abraão aproximou-se e perguntou: "Destruirás o justo com o injusto?Talvez haja cinquenta justos na cidade! Destruirás e não perdoarás a cidade pelos cinquenta justos que estão no meio dela?Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o injusto, de modo que o justo seja confundido com o injusto! Longe de ti! Será que o juiz de toda a terra não fará justiça?"Javé respondeu: "Se eu encontrar cinquenta justos na cidade de Sodoma, perdoarei a cidade toda por causa deles" Gn 18,22-26. Deus tinha uma amizade profunda com Abraão, em um contexto, parece que Abraão está obrigando a Deus a fazer algo, mas sendo um homem de fé, ele quis colocar-se em uma posição de pedir. 

Abraão questiona a Deus, que lhe concede a resposta: “se eu encontrar os justos eu os perdoarei”. Deus é o juiz misericordioso, e se revela diante do coração do homem. Se sua oração é um monólogo, se você só fala e não silencia para ouvir a Deus, você não conseguirá entender a vontade dele para a sua vida, geralmente é uma oração que não produz frutos. 

Às vezes, chegamos na presença de Deus e só falamos, não damos a oportunidade dele falar conosco. A oração é um diálogo ousado, como esse de Abraão. 

Quero lhe questionar: Sendo um combatente você se compadece por alguma cidade ou ao menos pela qual você mora? Ser um combatente é ser um intercessor, pois Abraão rezou por Sodoma e Gomorra. Você se lembra que Jesus também chorou pela cidade de Jerusalém? Ele se compadece! A oração de intercessão não deve partir apenas de um interesse pessoal, mas também por aqueles a quem somos confiados. O Papa Francisco na cidade de Lampedusa (Itália), falou exatamente isso: o intercessor precisa ter compaixão no coração. Você tem chorado pela situação do Egito? E chorar não é sentimentalismo, mas é uma atitude de intercessor. 

Infelizmente temos apenas uma vida intimista para Deus, olhando apenas para nós mesmos, o intercessor deve se colocar numa posição a favor do outro. Reze pelos problemas dos seus irmãos, dos seus vizinhos, da sua cidade e até do seu país, fazendo isso você será levado a sair da globalização da indiferença, onde verá que tem muitas pessoas sofrendo mais do que você. 
Não sejamos cristão satélites, não sabem o que Deus quer, pois não O escuta, Éfata! Abra o seu coração a Deus. Talvez o deus que você tem servido, é um deus criado por sua cabeça, não! Nós temos um Deus que fala conosco e nos pede que rezemos uns pelos outros. Temos um Deus que se compadece pelos seus filhos que se perdem. Se somos combatentes, devemos sentir tudo isso “com” Deus. 

Veja o patriarca Jó, onde a oração trouxe-lhe esperança (cf. Gn 28,10). A oração é o respiro da esperança e quem ora está aberto as surpresas de Deus e não desiste! “Quem não ora vira cristão azedo” (Papa Francisco) e ainda “se torna um cristão vinagre com sal”, onde nada que se faz não lhe serve. Precisamos rezar e cultivar alegria, chega de viver com cara de luto. Nós devemos amadurecer espiritualmente. A oração precisa produzir em nós frutos, a ponto de fazer de nós: vinho novo! 

Seja um cristão autêntico, não temos o direito de dar o pior aos irmãos, se você pode ser um vinho da alegria, porque até hoje você tem sido um cristão vinagre com sal (azedo). 

Somos por vezes, insensíveis espiritualmente. A oração tem o poder de nos resgatar e de nos transformar, se Ele te chama: te capacita! Não resista ao que Deus quer fazer em seu coração. Quanto mais o combatente se coloca a disposição de Deus mais corajosos se tornam. Orar é se colocar numa atitude de filha diante de Deus.
Padre Roger Luís 
Padre da Comunidade Canção Nova

TER UM ESPIRÍTO DECISIVO

Nesse momento quero partilhar , a necessidade de termos um espírito decidido. Eu preciso ter decisões firmes . Eu preciso ! 

Um guerreiro não pode entrar no combate indeciso, não deve entrar em uma luta olhando para atrás. O salmista no salmo 50 suplica a Deus essa graça. 

“Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.” (SL50,12) 

Nossa caminhada e nosso esforço nos leva a uma vida de fidelidade. Costumo dizer “Cristão com Bíblia na mão, Cristão com unção! Bíblia na gaveta, oportunidade do capeta!” 

Meditemos a carta de São Tiago: “Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos.” (Tg 1,22) 

Onde estão as vossas metas? Mesmo diante das provações, não podemos sermos inconstantes, não podemos ser sem esperanças. Portanto Deus nos chama a uma Decisão. Decisão de sermos santos, a chegarmos a estatura e maturidade de Cristo. 

Por isso eu e você precisamos ser decididos na vivência da palavra. Não podemos deixar as bênçãos de Deus passar por entre nossos dedos. A batalha precisa ser constante, não podemos vacilar. Tenho lutado dia a dia , e aproveito as brisas que passam em minha vida. Nós estamos aqui sendo lapidados para chegarmos ao céu! 

Sou apaixonado pela historia de Calebe , ele foi um homem que passou pela prova do tempo. Precisamos ser constantes. Mesmo em meio as tribulações eu creio. Os Milagres são diários. Precisamos ser homens e mulheres da esperança! Só é possível viver isso se tivermos um espírito decidido. 
Se decida hoje a começar um tempo novo! Não fique olhando para o que se passou. O inimigo quer imprimir em mim e em você que somos derrotados. Mas pelo contrário somos mais que vencedores. 

Nós precisamos fazer a diferença a onde estivermos, somos únicos, portanto precisamos ser constantes. Não tenha medo de ser diferente neste mundo tenebroso. 

O maior problema da nossa humanidade é um descrédito que tem se levantado. Minha gente, Jesus é o mesmo de Ontem , Hoje e Sempre! 

Deixa eu te perguntar: Qual é o seu projeto de vida? O que você tem projetado? Ou você já se acomodou? 

Minha gente nós precisamos cumprir a nossa meta que é a busca do homem perfeito que é Jesus Cristo. Portanto não se acostume com as coisas do mundo. Você nasceu para levar a felicidade para outra pessoa. Mas se acomodamos, permitimos que o mundo nos modele, e acabamos travados
Lute, pelas pessoas que você ama! Não permita ficar no abatimento, precisamos levantar. Não fomos feitos para a linha de trás da batalha, mas para a linha de frente! Somos Combatentes! 

Revesti-se da armadura de Deus, revista-se da decisão.Somos guerreiros, não podemos ser frouxos. Pare com essa falta de humildade, deixa de ser covarde! Revista-se de Deus. Faça sua família abençoada.
Padre Bruno

A FORÇA QUE NOS FALTA !

Muitas vezes, olhamos para nós mesmos e, diante de tantas lutas que vivemos a cada dia, percebemo-nos fracos, desfalecidos e sem forças. O mundo tenta nos arrastar com uma avalanche de más notícias, de más ações, de decisões que nos apontam um futuro incerto e fora da vontade de Deus. Nós lutamos, tentamos resistir e nadar contra a maré, mas nos cansamos, nos questionamos e, por vezes, queremos desistir e nos deixar levar. Falta-nos força. Falta-nos a Força!

Depois da
 Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a alegria voltou ao coração dos discípulos, mas, mesmo vendo Aquele a quem eles amavam vivo entre eles, ainda não tinham forças suficientes para enfrentar o mundo do lado de fora daquelas portas fechadas do Cenáculo. Faltava-lhes a Força!

Pode ser que – como os
 discípulos – você já tenha se encontrado com Jesus e, realmente, experimentado a alegria do Ressuscitado, que foi capaz de lhe devolver a alegria e seus sonhos perdidos. Ou talvez você ainda esteja fechado em suas frustrações e amarguras, sem esperança, sem alegria, desejando a morte a cada dia. 

 Recebei a força do Alto

De qualquer forma, quando você olha para o mundo que o espera lá fora, treme e tranca as portas do seu coração com medo de perder tudo o que recebeu. Os discípulos de Jesus, os mais próximos d'Ele, aqueles que conviveram com Ele, também passaram por isso. 
No entanto, uma promessa nos foi feita: “[...] recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós”(At 1,8). Jesus fez essa promessa não somente aos Seus discípulos, mas a cada um de nós. O Senhor sabia que sozinhos não conseguiríamos enfrentar o mundo, pois é natural do ser humano temer o que lhe parece muito grande. Por isso era necessária uma força sobrenatural para além do que é natural em nós. Era necessário para nós o batismo no Espírito Santo: “[...] Vós, porém, dentro de poucos dias sereis batizados com o Espírito Santo” (At 1,5).

O Espírito é a força do Alto, o poder do Senhor, o Amor de Pai por cada um de nós, derramado de forma abundante sobre todos aqueles que pedem, suplicam, imploram e clamam a Ele essa graça. Jesus nos prometeu esse dom. Mais do que isso, Ele afirmou que o Espírito Santo nunca nos seria negado se O pedíssemos. “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lc 11,13). Cristo não disse que o Pai “poderia” nos dar essa graça. Não! Ele disse que o Senhor dará o Espírito a quem Lhe pedir. 

Ser batizado no Espírito Santo é mergulhar inteiramente no Amor de Deus e nele viver, mover-se e existir (cf. At 17, 28). Somos tomados inteiramente pela ação da Força de Deus que nos impulsiona, nos dá coragem e todas as armas necessárias para enfrentarmos as batalhas do mundo; acima de tudo, dá-nos a certeza de que somos amados, que temos um Pai que cuida de nós e, por isso, não há o que temer.  Mas o que precisamos fazer para receber o batismo no Espírito Santo? Só duas coisas são necessárias: desejar isso de todo o coração e clamar que o Senhor renove, pela força do Amor, do Espírito Santo, o nosso coração e toda a nossa vida. 
 A força do Espírito Santo

Deseje, peça, clame, suplique e Deus lhe responderá com a força do Alto, com uma total renovação de vida. Agora, cuidado! Ao pedir o batismo no Espírito Santo você correrá risco de vida. Sim! Risco certo de morrer para uma vida velha e receber de Deus uma vida nova em Seu Espírito!

Somos fracos e reconhecemos isso, por essa razão clamamos a Deus que nos dê Seu Espírito Santo, pois só o 
Paráclito é capaz de nos dar a coragem para enfrentarmos esse mundo sem medo e com toda a alegria daqueles que foram transformados pelo amor de Deus.

Nós precisamos dessa força. O mundo precisa desse testemunho; no entanto, a força invisível do Espírito Santo de Deus só será manifestada ao mundo quando nossas vidas forem verdadeiramente transformadas pelo poder d'Ele!

É só pedir e a força que lhe falta virá: "Veni Creator Spiritus!". "Vinde, Espírito Santo!" 

Por Renan Felix
Missionário da Comunidade CN

A MEDIDA DE TODAS AS COISAS É O AMOR

Dentre todos os dons, o único que não vai acabar é o amor. Da mesma maneira, só permanecerá o que for feito no amor. Até a fé vai acabar um dia. Só permanecerá o que for feito no amor e só permanece o amor com que as coisas foram feitas.
Hoje, você precisa cuidar de sua casa: varrer, cozinhar, passar... e amanhã tudo isso irá desaparecer, porque novamente será preciso varrer, cozinhar...mas o amor com que você fez essas coisas permanecerá.

Na nossa vida tudo vai passar. Por isso, é preciso ser esperto e colocar amor em tudo que fazemos. A vida é feita de alegrias e tristezas, nem tudo serão rosas, enfrentaremos espinhos, teremos que repetir todos os dias as tarefas rotineiras, calar diante de uma injustiça, saber lidar com o chefe, colegas... Depende de cada um de nós ganhar ou perder tudo aquilo que fizemos. Pois, até mesmos as coisas grandiosas que fazemos se não tiver amor de nada valerão. Mas as menores coisas, as mais insignificantes, feitas com amor permanecerão. 
A medida de todas as coisas é o amor.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova