quinta-feira, 6 de março de 2014


O AMOR : É SÓ O QUE DEUS ESPERA DE NÓS !

O amor:é só o que Deus espera de nós!
Todas as graças que são derramadas,têm por objetivo nos fazer chegar ao verdadeiro amor.
No amor não há vaidade,não há soberba,não há fingimento,não há interesse.No amor se encontra a paz,a verdade,a humildade,a bondade,o perdão,a luz. 
(Edwiges Moura)

ESPERAR É SEMPRE CAMINHAR


Deus não nos deixa parados, a espera é movimento, é decisão, nunca acomodação! Avance para a vitória guerreiro! Espera em Deus, Ele te moverá!
Padre Roger

QUARESMA, TEMPO DE JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA

É preciso, contudo, que os Cristãos sacudam a poeira do mundo. A sabedoria divina estabeleceu este tempo propício de quarenta dias, a fim de que as nossas almas se pudessem purificar, e por meio de boas obras e jejuns, expiassem as faltas de outros tempos. Inúteis seriam, porém, os nossos jejuns, se neste tempo os nossos corações se não desapegassem do pecado”.
Lendo estas palavras, parece-nos assistir à abertura de um retiro. Com efeito, a Quaresma é o grande retiro anual de toda a família cristã, sob a direção maternal e segundo o método da Santa Igreja. Este retiro terminará pela confissão e comunhão geral de todos os seus filhos, associados assim, realmente, à Ressurreição do Divino Mestre, e ressurgindo por sua vez a uma vida nova.

As práticas exteriores que devem desenvolver em nós o espírito do Cristo e unir-nos a seus sofrimentos, são o jejum, a oração e a esmola.

O jejum é imposto pela santa Igreja a todos os fiéis, depois de 21 anos completos até atingirem os 60 anos. Seria um engano pernicioso não reconhecer a utilidade desta mortificação corporal. Seria menosprezar o exemplo do próprio Cristo e pecar gravemente contra a au­toridade de sua Igreja. O prefácio da Quaresma nos descreve os efei­tos salutares do jejum, e aqueles que por motivos justos são dele dispensados não o estarão do jejum espiritual, isto é, de se privarem de festas, teatros, leituras puramente recreativas, etc.

A oração. Assim como a palavra jejum abrange todas as mortifi­cações corporais, da mesma maneira compreende a palavra oração todos os exercícios de piedade feitos neste tempo, com um recolhi­mento particular, como sejam: a assistência à santa Missa, a Comu­nhão freqüente, a leitura de bons livros, a meditação especialmente da Paixão de Jesus Cristo, a Via Sacra e a assistência às pregações qua­resmais.

A esmola compreende as obras de misericórdia para com o pró­ximo. Já no Antigo Testamento está dito: "Mais vale a oração acompanhada do jejum e da esmola do que amontoar tesouros" (Tob. 12, 8).

Praticando essas obras preparavam-se antigamente os catecúmenos para o Batismo que iam receber no Sábado de Aleluia, enquanto os penitentes públicos se submeteram a elas com espírito de dor e arrependimento de coração.

Saibamos também nós que aquele que não faz penitência perecerá por toda a eternidade (Luc. 13, 3).

Renovemos em nós a graça do Batismo e façamos dignos frutos de penitência. Os textos das Missas, a cada passo nos exortam a isto.

Convém, entretanto, evitar que a nossa piedade seja exercida por compaixão sentimental ou tristeza exagerada. Sim, é um combate, uma morte terrível que vamos contemplar, mas é também, e sobre­tudo, uma vitória, um triunfo. Em verdade assistiremos a uma luta gigantesca do homem novo; ouviremos os seus gemidos, seguiremos os seus passos sangrentos, contaremos todos os seus ossos; mas isso é apenas um episódio de sua vida; o desenlace é um grito de vitória, um canto de triunfo.

Dom Beda Keckeisen, OSB, em seu Missal Quotidiano (para a Forma Extraordinária do Rito Romano)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

.
A cada ano, desde 1964, a Igreja no Brasil propõe aos cristãos católicos e à sociedade brasileira um tema concreto e atual para reflexão, conscientização e transformação. A CF deste ano, 2014, será lançada na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. Tem como tema “FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO” e como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1).
“A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.” (Fonte: CF 2014)

ORAÇÃO PARA TEMPO DE QUARESMA


"Senhor e Mestre de minha vida,
afasta de mim o espírito de preguiça, 
de abatimento, de domínio, de loquacidade,
e concede a mim, teu servo, um espírito de integridade,
de humildade, de paciência e de amor.
Sim, Senhor e rei,
concede ver meus pecados e não julgar meus irmãos
porque és bendito pelos séculos dos séculos. Amém."

QUARESMA TEMPO DE PENINTÊNCIA

Quando dares esmolas, que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita".

Iniciamos hoje um novo tempo litúrgico, o tempo da Quaresma, por meio do qual Deus vem ao nosso encontro com Sua infinita misericórdia.

É um tempo oportuno para nos convertermos, para mudarmos de vida. É tempo de reflexão, de parar e pensar na nossa caminhada com Deus e verificar em que precisamos de mudança, de conversão.

É tempo de penitência e de voltarmos inteiramente para Deus. O Senhor nos espera de braços abertos!

Viva bem este tempo de graça para todos nós.

Conte com as minhas orações,

Monsenhor Jonas Abib

QUE NOSSOS OLHOS SE ABRAM PARA EXERGAR O PRÓXIMO

Deixemos o Senhor tocar novamente em nossos olhos para que possamos enxergar claramente uns aos outros como irmãos e irmãs.
Então Jesus voltou a por as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergar claramente. Ficou curado, e enxergava todas as coisas com nitidez (Mc 8, 25).
A Palavra de Deus hoje nos ajuda a compreender o processo da ação de Deus na vida de cada um de nós, porque muitas pessoas absorvem a graça de Deus num toque d’Ele, numa graça de Deus, que chega e transforma nossa vida. No entanto, nós somos muito morosos; não é que Deus seja lento e moroso, mas a lentidão é própria de nossa natureza, veja como somos vagarosos para nos converter, para compreender e para entender a graça de Deus. Veja há quantos anos Deus vem batendo à porta do nosso coração e a nossa dificuldade de nos abrir a Ele.
O cego do Evangelho de hoje é um exemplo muito claro, para nós, do que é a nossa natureza humana, Jesus o pega pela mão, cuspe nos olhos dele e passa as mãos sobre os seus olhos. O Senhor, então, disse a ele: ”E agora, você está enxergando alguma coisa?” O homem afirmou: ”Sim, Senhor, eu estou enxergando e, estou vendo os homens, eles parecem árvores que andam”.
Por vezes, andamos para lá e para cá,  e não sabemos enxergar as pessoas; nós só sabemos enxergar a nós mesmos: nossos problemas, nossas dificuldades, a nossa vida.Nós nos isolamos em nosso mundo e a única coisa que nos interessa somos nós! Aquelas famílias que parecem um verdadeiro ”gueto”: é só pai, mãe, filho e acabou; e o mundo é que se exploda!
Ao passo que a pessoa que encontra Jesus na sua vida sai do isolamento e começa a enxergar os outros outros, começa a enxergar que existe mais alguém no mundo além dela.
Quantas pessoas são indiferentes quando alguém morre, quando alguém sofre, com as tragédias que há no mundo. Pensam: “É problema deles!” Não, pois eles são filhos de Deus, são nossos irmãos, são nossas irmãs!
Contudo, quando a Palavra de Deus nos toca, começamos a enxergar que existem outras pessoas; mas, no primeiro toque, pode ser que aconteça conosco o que acontece com este cego: ele vê a pessoa como árvore. Quantas vezes, enxergamos as pessoas como coisas. Sim, como coisas! Pensamos: “Espera aí: essa pessoa vai me dar retorno ou não vai? Ela é vantajosa ou não é vantajosa para mim? Ela me dá retorno ou não me dá retorno!?”.
Nossos olhos não estão tão cegos, mas também não estarão totalmente curados enquanto não pararmos de olhar as pessoas, os relacionamentos e as nossas amizades com interesse. “Eu sou só amigo de quem me interessa, de quem de alguma forma me oferece vantagem!” Muitas vezes, nós usamos as pessoas enquanto elas são úteis para nós e elas estão próximas de nós; depois que elas perdem a “utilidade” são descartáveis.
Deixemos Jesus fazer como o fez com o cego do Evangelho de hoje, deixemos o Senhor tocar novamente em nossos olhos para que possamos enxergar claramente, com nitidez, para que possamos enxergar uns aos outros como irmãos e irmãs. Que não enxerguemos mais as pessoas como coisas, somente movidos pelas vantagens que elas oferecem para nós. Que nossos olhos se abram e possamos enxergar com clareza e nitidez, com aquela luz que vem do céu!
Padre Roger Araújo

Hoje o céu, 
Se abre pra derramar
Sobre os corações toda a graça do Pai
Eu também quero me derramar
De todo o meu coração nos Braços do Pai

Vem Espírito Santo
Com teu poder, tocar meu ser
Fluir em mim

Vem Espírito Santo
Com teu poder tocar meu ser
Fluir em mim

Hoje eu posso ser,
Um novo Homem pelo teu poder, renascer
Hoje eu posso ser,
Um novo Homem pelo Teu poder, renascer
Hoje eu posso ser,
Um novo Homem pelo Teu poder, renascer
Hoje eu posso ser,
Um novo Homem pelo Teu poder, renascer

Vem Espírito Santo
Com teu poder tocar meu ser
Fluir em mim

Vem Espírito Santo
Com teu poder tocar meu ser
Fluir em mim

BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE DEIXA ENCONTRAR

Vivemos em uma sociedade onde a ganância e a cobiça imperam, mas, o foco da vida não deve ser o consumismo e sim a busca pelo reino de Deus. Infelizmente com as mudanças de hábitos de consumo que vem ocorrendo nas últimas décadas, cada vez estamos gastando mais, o que era supérfluo está virando necessidade, deste modo muitas pessoas estão deixando de lado os princípios importantes para garantir uma satisfação momentânea do consumismo.

Em, Colossenses 3,2 lemos: “Afeiçoa-vos às coisas lá de cima, e não às da terra”. Veja, quando estamos mais ligados as coisas terrenas, acabamos colhendo frutos como: endividamento, problemas nos relacionamentos e um grande enfraquecimento espiritual.

É preciso tomar cuidado, não nos moldando ao padrão da maioria que através da busca constante em armazenar coisas, demonstra que ama mais o dinheiro do que Deus. Quem vive assim, uma hora ou outra, vai perceber que o seu vazio interior nunca e preenchido, por mais que obtenha riquezas.

A bíblia afirma a verdade de que a vida de um homem não consiste na quantidade de seus bens. No lugar do amor ao dinheiro devemos buscar a Deus, combatendo o bom combate da fé, que nos aproxima da vida eterna.

Senhor, vós sois o amor,
a misericórdia e o perdão.
Dá-nos sabedoria para nunca vos ofender e
que saibamos recorrer sempre ao
vosso poderoso amparo.
Dai a todos a graça do Teu imenso amor.
Amém!

Padre Alberto Gambarini