domingo, 15 de julho de 2012

CONSTRUIR UM CAMINHO DE INTERIORIDADE

Estamos refletindo sobre a dinâmica do nosso interior. “No meu interior tem Deus” significa, em primeiro lugar, que Deus habita dentro de nós. Somos portadores da Sua presença. Contudo, esta presença divina em nós é muito discreta. Ela exige de nós um processo de descoberta. Não se trata de um simples “passe de mágica”. Não basta estar ciente de que Deus está dentro de nós e pronto! Não, meus irmãos. É preciso fazer uma linda experiência com esta divina presença em nosso interior.
O nosso mundo é muito imediatista, por isso, somos desafiados constantemente a fazer um caminho de interioridade, precisamos construir esta interioridade
 .
O processo de construção da própria interioridade não nos priva da luta, precisamos nos empenhar neste processo, e voltarmo-nos para dentro de nós mesmos. E isso não em uma espécie de “ostracismo”, fechado egoísticamente em si, mas sim olhando para a presença 

divina que age em nós e através de nós.
Não se iluda: viveremos a luta neste processo. Diante da perda de um ente querido, diante de uma situação de dor e de sofrimento, nós nos questionamos: “Por quê?” Mas a busca verdadeira que precisamos fazer nesta hora dolorosa é a de descobrirmos o sentido PARA o qual caminhamos mediante esta tribulação.
O beato João Paulo II nos ensinou a respeito da dolorosa experiência do silêncio de Deus. Não é fácil, meus irmãos, caminhar sem respostas. O mundo é muito imediatista. Lembra-se? Mas precisamos reconhecer que as respostas virão com o tempo, com os passos a serem dados a cada dia, dentro deste processo da busca de uma interioridade.
Deus quer falar ao nosso interior. E, neste caminho de regresso interioridade, você precisa estar atento a coisas bem concretas. Jesus se fez humano, Ele se fez gente. E por que disso? Para carregar as nossas fragilidades e alegrias, para se fazer um de nós, exceto no pecado.
Deus não é distância. Ele é proximidade. Ele assumiu as nossas fraquezas. Mas, infelizmente, nós ficamos nos culpando pelas nossas limitações. Não somos é o “super-homem” ou a “mulher-maravilha”. Vamos errar, pois ainda não somos perfeito. Portanto, é preciso que respeitemos nossa própria humanidade.
Quantas pessoas vivem cobrando as outras porque, na verdade, elas mesmas se cobram demais. Pessoas que não conseguem se reconciliar com a sua própria história. Quem não consegue fazer uma experiência de fraqueza na vida terá muita dificuldade em reconhecer a grandeza do amor de Deus.

Deus nos ama não somente por aquilo que fazemos de bom. Ele também nos ama pelas nossas virtudes. Mas, saiba, Deus também nos ama a partir daquilo que trazemos de pior. Eis a gratuidade do amor de Deus! Ele nos ama com esse amor ágape. Um amor sem medidas e que vai ao encontro de nossas mais profundas misérias.
Neste caminho de interioridade quantas feridas, quantos recalques, quantas mágoas e ressentimentos encontraremos dentro de nós. Olhe quanto entulho há dentro de nós e que sufoca a voz de Deus em nosso interior. Não tenha receio de entrar nesta “caverna” e arrancar de lá estes entulhos. Reconcilie-se com a sua história!
Vamos encontrar muita coisa que não gostaríamos de nos deparar durante este caminho de regresso. Mas não desista! Vale a pena fazer este caminho regresso. Vale muito a pena descobrir Deus em nosso interior!
Agora, esta descoberta, não fazemos sozinhos. Somente com o auxílio divino. É Deus que se deixa revelar a cada um de nós. Sozinhos nós não conseguimos remover estes escombros, estes entulhos. Somente Jesus, com o Seu jeito de ser e de falar, é que consegue extrair de nós o melhor que trazemos.
Quando nos depararmos com estes escombros, creia: Jesus nos ajudará. Ele mesmo virá em nosso auxílio para retirar estes entulhos que trazemos em nosso interior.
Veja o que nos afirma a Palavra de Deus em João 4,5-19:
"Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me de beber!” Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar algo para comer. A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos. Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”. A mulher disse: “Senhor, não tens sequer um balde, e o poço é fundo; de onde tens essa água viva? Serás maior que nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual bebeu ele mesmo, como também seus filhos e seus animais?” Jesus respondeu: “Todo o que bebe desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”. Ele lhe disse: “Vai chamar teu marido e volta aqui!” — “Eu não tenho marido”, respondeu a mulher. Ao que Jesus retrucou: “Disseste bem que não tens marido. De fato, tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste a verdade”. A mulher lhe disse: “Senhor, vejo que és um profeta!"
Preste atenção, meu irmão, neste diálogo. Veja a paciência com a qual Jesus tem para entrar na nossa história. Esta mulher samaritana tinha uma história “rasa”. Era uma mulher confusa, perdida, tinha vida enrolada. Veja a pedagogia de Jesus: Ele vai pacientemente entrando na história desta mulher, conversa com ela, mostra suas feridas, mas Jesus não fica somente nisso, ele também indica àquela mulher o que ela trazia de bom.
Jesus tem uma “água viva” para nos oferecer, Ele quer hoje saciar a nossa sede, a sede da nossa alma. Você que hoje está se machucando em meio aos vícios, à prostituição, à violência e tantos outros males, saiba: Jesus quer saciar a sede da sua alma! Deixe Ele entrar na sua vida e transformar o seu interior. Jesus revela à samaritana sua identidade de filha de Deus. 
Hoje o Senhor quer fazer isso conosco: Ele nos revela a nossa identidade de filhos de Deus. Esta é a nossa real identidade. Somos feitos para a felicidade e não para a amargura. 
Façamos hoje esta descoberta. Deixemos Jesus sentar-se ao lado do “poço” da nossa existência e falar conosco. Ele quer indicar nossas mazelas e a nossa real identidade. Desta forma, descobrimos a felicidade a partir da bela constatação de que no nosso interior tem Deus.
E, a partir desta constatação, ame concretamente. Porque no nosso interior tem Deus, podemos e devemos agir com amor e por amor. 
Hoje é o dia para você exercer gestos concretos de amor: um beijo, um abraço, um presentinho (quem não gosta de ganhar um?), um elogio, uma palavra de carinho, enfim, porque Deus habita dentro de nós e descobrimos a Sua presença em nosso interior, reconhecemos a força deste amor que supera todas as feridas e mágoas que trazemos.
Padre Adriano Zandoná 

ESTAR COM CRISTO É ESTAR A FAVOR DA VIDA



Deus não quer apenas filhos para esta terra, mas quer uma multidão de filhos com Ele, na eternidade. O Senhor quer "vida eterna"; e o plano do demônio é acabar com a vida: a vida nesta terra e a vida eterna. O próprio Jesus atesta que ele é assassino: "Desde o princípio ele [demônio] se empenhou em fazer morrer o homem" (Jo 8,44b). Ele faz isso por inveja.

Todas as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação, para a vida, para que haja a vida e em abundância. Quem está com Cristo só pode ser a favor da vida e de tudo aquilo que promove a vida.Quem está com Cristo precisa estar contra tudo aquilo que é a favor da morte. Todos os que estão no trabalho de legalizar a morte, sob qualquer forma, estão com aquele que trouxe a morte a este mundo, ou seja, estão com o maligno.

Estamos em Cristo! Estamos com a Igreja! Estamos com o Papa! Estamos com o defensor da vida e da família! Estamos com Aquele que disse: “Eu vim para que os homens tenham a vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEUS TEM COMPAIXÃO DAS NOSSAS FERIDAS

Vamos deixar que o Espírito Santo aja e interceda por nós. Talvez você pense que o Ele venha de algum lugar, mas o Espírito Santo é Deus, Aquele que nos revela, ensina e advoga nossas causas juntos ao Senhor. É este Espírito que habita em nós e move a nossa vida.
Diga estas Palavras do Evangelho: "Em verdade, em verdade, vós digo: quem não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus". Peça a Deus para abrir seu coração ao Espírito Santo.
Neste tempo de graça, somos convidados a olhar para o coração transpassado do Senhor e depositar nele as nossas enfermidades interiores.
São tantas as feridas internas que carregamos; e nesta ferida exposta de Jesus vamos pedir as curas para as nossas chagas. Muitas vezes, nós nos encontramos perdidos, e quem nos encontra é Jesus. Por isso seu coração ficou transpassado para salvar a cada um de nós.
Quando o coração de Jesus foi apunhalado pela lança pontiaguda do soldado e jorrou sangue e água, a humanidade foi curada das suas chagas. É ao lado do Senhor que você pode curar todos seus machucados.
Só em Deus vamos encontrar a cura das nossas feridas interiores, pois o coração d'Ele foi doado a nós. O maior sacramento de cura interior é a comunhão. Só o homem pode se alimentar do Corpo e do Sangue de Cristo para que Ele se torne vida em nós, curando todas as nossas lesões.
Entregue suas enfermidades a Deus, porque você foi chamado a amar mais e melhor. Deposite no coração d'Ele as feridas que estão abertas em seu coração: são traumas emocionais, interiores, que recebemos ao longo da caminhada. É preciso que você cure estes machucados.
O mundo está repleto de pessoas com ferimentos abertos. Deus tem compaixão da sua lesão e se debruça sobre ela, porque Ele é a eterna misericórdia. A palavra "misericórdia" é tão forte que esconde dois significados importantes: miséria e coração. Isso é Deus, compadecido do nosso sofrimento e curando todos as nossas amarguras. 
Precisamos estar no coração de Deus, pois Ele é o Cordeiro que tira todos os pecados do mundo. Portanto, é preciso retirar esta dor, mas não podemos nos entregar ao pecado,  ainda mais depois que Jesus nos deu livre acesso ao Seu coração. De maneira nenhuma, deixe-se entregar ao pecado, porque não podemos nos tornar escravos deste mal.
Todos somos pecadores e não podemos nos entregar, porque o Senhor veio até nós e deixou a porta do Seu coração aberta para que deixemos ali nossos pecados.
Deus cuida de nós, portanto, entregue suas enfermidades e as retire do seu coração. A minha cura está nas 'chagas gloriosas' de Cristo, portanto lançai suas misérias. Se não nos utilizarmos de Suas chagas para nos curarmos, não entraremos no Reino dos Céus.
Hoje, temos uma aliança de sangue com Jesus, pois Ele veio até nós para curar todos os males do mundo. Não importa o tamanho da sua amargura, da sua dor e da sua tristeza,  é preciso que você entregue estes sentimentos na cruz de Jesus, pois Ele é a cura e a força.
Não existe sofrimento algum que Deus não possa curar. Quando você tiver uma grande dor, seja ela qual for, olhe para cruz e para a chaga aberta; tenha a certeza de que é dali que vem o remédio.
Irmã Maria Eunice