terça-feira, 20 de maio de 2014


NÃO PARE DE SONHAR

Passe todos os seus sonhos pela Cruz de Cristo e espera, o Senhor fará no tempo certo todos se realizarem.

SERVIR A DEUS

É uma grande dádiva servir a Deus. Não tenha receio de se colocar a serviço do Senhor, coloque os seus dons em função das outras pessoas, mesmo que você tenha apensas um sorriso para oferecer, o faça em nome do Jesus. Grandes coisas acontecerão e você saberá da eficácia

QUE O SENHOR TOME POSSE DO MEU CORAÇÃO

Que o Senhor tome posse do meu coração e me transforme por inteiro. Não quero ser o mesmo, Senhor! Muda a minha vida, a minha história, faz tudo novo! Tenha liberdade de trabalhar em mim, Senhor. Tarde abençoada para todos os que querem o novo de Deus! 

Padre Rogar Luis

NOSSO SUSTENTO ESTÁ EM DEUS


Peçamos a Jesus, no dia de hoje, que aumente a nossa fé. Rezemos: “Jesus, eu confio em Vós, mas aumentai a minha fé”.

Na Palavra de hoje, vemos um caso encerrado, uma situação sem volta, sem retorno, que Jesus e o pai da menina enfrentaram. O Senhor estava finalizando um diálogo com a mulher hemorrágica, que acabara de ser curada. Aquele homem estava esperando para falar com Jesus sobre as dores do seu coração, quando, naquele momento, avisam-no sobre a morte de sua filha. Algo que aquele pai estava tentando evitar, pois era a pior notícia que ele poderia receber.

Ele não teve tempo para se preparar para aquela triste notícia: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o Mestre?”. Quantas vezes, nós também escutamos isso: “Seu problema não tem solução. Por que você incomoda Jesus?” ou até mesmo: “Deixe Deus de lado, abandone-O e morra, porque já não há mais o que fazer”. Cristo, no entanto, também ouve esse tipo de notícia, assim como ouviu sobre a filha do chefe da sinagoga. Diante de uma situação de desespero, de situações limites, Ele nos diz: “Não tenhas medo, não te desespere, só te peço que confies em mim.”

Quantas situações violentas passamos nesta hora: desemprego, enfermidades e tantas outras! Nesses momentos de grandes perdas, o coração "quebra-se". Existem sofrimentos tão grandes que o coração racha, a dor se torna insuportável. Dizemos em oração: “Estou desesperado diante de tanto sofrimento! O que eu faço?”. Jesus hoje nos fala: “Não se desespere”.

O que uma pessoa pode fazer quando ela já está entrando em desespero? Não pode fazer nada. Nessa hora, tem de parar tudo. Humanamente, quando perdemos as forças e estamos a ponto de desmaiar, buscamos forças nos braços de uma pessoa amiga, na qual nos apoiamos até nos recuperar. O mesmo acontece quando somos tentados a nos render aos nossos desesperos, mas Jesus nos diz: “Não se desespere!". Nos momentos de sofrimento, agarre-se nos braços d'Ele.

A Palavra de hoje não nos fala “sede forte e corajoso”, pois Jesus sabe que nossa coragem e força, nesse momento, já se foram, mas Ele nos dá o amparo.

Jesus disse no leito de morte daquela menina: "Levanta-te". Aquelas pessoas zombaram d'Ele, pois sabiam que a menina estava morta, mas sabemos que para o Senhor nada é impossível, nem a morte. Sabemos, na teoria, que precisamos estar nos braços de Deus, mas só conseguiremos entender isso quando O experimentarmos, seja por nós mesmos ou pelo sofrimento de outra pessoa.

Quando você não puder mais fazer nada, descanse em Deus. Quando não conseguir ser firme e corajoso, repouse no Senhor. Nesta manhã, talvez seu remédio seja apenas acalmar-se. Está na hora de confiar em Deus, pois o nervosismo pode levá-lo a fazer coisas sem razão. Confie em Jesus!

Deus vai mostrar o que fazer, assim que você se acalmar e confiar. Ele não vai pedir mais do que está ao seu alcance. Você foi lançado no fogo da provação, onde a dor foi tanta que suas forças o sucumbiram? Não entre em desespero. Jesus nos fala: “Confie em mim, Eu o sustentarei e o levarei a salvo”.

Em alguns momentos, não adianta se fazer de forte. Nesta hora, a única solução é confiar em Jesus, pois Ele nos sustentará. Que o Espírito Santo faça brotar, do nosso coração, a confiança, pois Deus reserva uma força maior para as necessidades mais graves.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova.

A POBREZA E A HUMILDADE DE MARIA

Maria,sendo Mãe de Deus nunca se orgulhou; mas permaneceu pobre e humilde
A Igreja ensina que Nossa Senhora foi escolhida por Deus “desde toda a eternidade” (Cat. § 488), para ser a Mãe do Seu Filho. Por causa de sua Maternidade Divina, ela foi sempre ‘Cheia de Graça” (gratia plena), concebida sem o pecado original, permanecendo Sempre Virgem (cf. Cat. §499), e Assunta ao Céu de corpo e alma. Pela altíssima dignidade de escolhida para ser a Mãe do divino Redentor, Maria nunca experimentou o pecado, nem o Original e nem o pessoal. S. Luiz de Montfort, fazendo coro com os Santos Padres, dizia que: “assim como o mar é a reunião de todas as águas, Maria é a reunião de todas as graças. Mas entre todas as virtudes de Nossa Senhora, podemos destacar a humildade e a pobreza. Ela é a Mulher humilde, pobre de espírito – exatamente o oposto de Eva soberba. Santo Irineu de Lião, doutor da Igreja (†202), disse que “a obediência de Maria desatou o nó da desobediência de Eva” (Ad. Haer.).
A humanidade foi lançada nas trevas do pecado e da morte, porque nossos primeiros pais foram soberbos e desobedientes a Deus. Pela humildade Jesus se tornou o “novo Adão” e salvou o mundo (Rom 5,12s). “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fil 2,6-8). Maria, a mãe do Senhor, tornou-se a “nova Eva”. Os santos ensinam que foi a perfeita humildade de Nossa Senhora que fez com que Deus a escolhesse para a mãe do seu Filho, eleita entre todas as mulheres. Ela mesma canta no Magnificat: “Ele olhou para sua humilde serva” (Lc1,48).
A soberba é o pior pecado. É o que levou também os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência mortal para toda a humanidade. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que “só morre meia hora depois do dono”.
Ser humilde é ser santo, é descer do pedestal, é não se auto-adorar, é preferir fazer a vontade dos outros do que a própria, é ser silencioso, discreto, escondido, é fugir das pompas e dos aplausos, como Maria. Sendo Mãe de Deus nunca se orgulhou; mas permaneceu pobre e humilde. São João Batista nos ensina a humildade de Maria: “Importa que Ele cresça e que eu diminua!” (Jo 3,30). Jesus exaltou os “pobres de espírito” (Mt 5, 1) como a Virgem Maria que precisou de muito pouco das coisas materiais para servir o Seu Filho e Senhor, e ser aquela que, como disse João Paulo II, “foi a que mais cooperou para a obra da Redenção da humanidade”. Olhemos e imitemos a Estrela pobre e humilde, que é nossa Mãe.
Prof. Felipe Aquino

SALVOS PELA OBEDIÊNCIA

Jesus era, em tudo, igual ao Pai, e aprendeu, pelo Seu sofrimento, aquilo que era obediência e tornou-se salvação para todos. Aí está a chave! Jesus é causa de salvação para todos que Lhe obedecem. 

Mesmo se alguém tiver um encontro pessoal com Jesus, mesmo que tenha muitas experiência com Ele, se não Lhe obedecer não estará no caminho da salvação. 

O grande veneno que satanás inoculou em nós, desde nossos antepassados, foi a rebeldia e a desobediência a Deus. Há uma rebeldia dentro de nós, e não adianta querer negá-la, não adianta tapar o sol com a peneira. Infelizmente, é real, esse veneno corre em nossas veias. É por isso que precisamos aprender com Jesus a obedecer incondicionalmente. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova