sexta-feira, 6 de junho de 2014


Jesus toda minh'alma se estremece.
Jesus és a razão da minha vida,
O motivo maior do meu viver

MEIO AMBIENTE DEUS AO HOMEM A CRIAÇÃO

Ora, só dá nome a alguma coisa quem é dono dela. Portanto, ao homem, por dádiva de Deus, passa a ser senhor da criação.
“E Deus viu tudo o quanto havia feito, e tudo era muito bom” 1. O Senhor, ao fim da obra da criação, deleita-se com a maravilha que tinha feito. “Deus é inacessível ao mal”2, portanto, de Suas mãos só poderia sair obra boa. A criação, tudo o que Ele faz é bom e belo. “A Glória de Deus é o Homem vivo”, diz Santo Ireneu de Lyon. A esse Homem o Senhor confia a criação, e, no relato de Gêneses, essa missão do Homem aparece de forma clara quando o Pai Lhe dá a faculdade de dar nome às coisas criadas 3. Ora, só dá nome a alguma coisa quem é dono dela. Portanto, o homem, por dádiva de Deus, passa a ser senhor da criação.
“O jardim nos diz que a realidade em que Deus colocou o ser humano não é uma floresta selvagem, mas lugar que protege, alimenta e sustenta; e o homem deve reconhecer o mundo não como propriedade a ser saqueada e explorada, mas como dom do Criador, sinal de Sua vontade salvífica, dom a cultivar e proteger, de fazer crescer e desenvolver no respeito, na harmonia, seguindo os ritmos e a lógica, segundo o desígnio de Deus (cf. Gn 2,8-15).” 4
Todavia, a serpente seduziu o homem contra o Seu Criador. O homem sem o Criador está pronto para destruir a criatura, a começar por si mesmo. Hoje, tantas vezes sem nos dar conta, nós incorremos em quatro grandes erros: o materialismo, o consumismo utilitarista, o cientificismo e o ecologismo
No materialismo, o homem despreza toda a realidade espiritual, transcendente e pauta a sua certeza somente nas realidades materiais, visíveis. A criação se torna causa dela mesma, como se fosse autocriadora, e tudo o que existe é fruto de uma evolução casual. A incoerência desse pensamento se expressa na frase do prêmio Nobel de Bioquímica, Adolf Butenandt: “A probabilidade de ter a vida surgida do acaso é comparável à probabilidade de um dicionário completo resultar da explosão de uma tipografia”.
No consumismo utilitarista, o homem pauta sua esperança nos bens materiais, considera sua felicidade na posse e desfruta deles, entregando-se aos prazeres da carne. Não tendo um bem maior a perseguir, escraviza-se dos bens criados, confundindo a criatura com o Criador: “Tu estavas dentro de mim e eu te buscava fora de mim. Como um animal buscava as coisas belas que Tu criaste. Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo. Mantinham-me atado, longe de ti, essas coisas que, se não fossem sustentadas por ti, deixariam de ser” 5. Se, no âmbito pessoal, o consumismo leva a essa escravidão, no âmbito social, tende a desprezar o meio ambiente, levando à destruição deste em nome do progresso sem ética.
No cientificismo se consideram as ciências experimentais como fonte do conhecimento infalível e método inquestionável de alcançar o progresso. Desconsiderando a ética e a fragilidade dessa fonte de conhecimento (até pouco tempo atrás, a ciência médica dizia que o ovo era terrível para saúde; hoje é bom. Para a Astronomia, Plutão era um planeta; hoje, não o é mais. Coloca-se a ciência como fonte suprema da verdade, e então o veredicto final é a prova científica: “isso é cientificamente comprovado”. Mas a ciência não comprova nada, apenas lança hipóteses a partir das quais novas experiências são feitas. Quanto a isso, exorta Bento XVI na Encíclica Spe salvi, nn. 25 e 26: “A ciência pode contribuir muito para a humanização do mundo e dos povos. Mas pode também destruir o homem e o mundo, se não for orientada por forças que se encontram fora dela… O homem não é redimido pela ciência. O homem é redimido pelo amor”.
No ecologismo, o belo ideal de proteção e preservação da natureza se transforma em ideologia pelo viés marxista, ou seja, a natureza é oprimida pelo homem e deve libertar-se dele. Com um paradigma messiânico e linguagem apocalíptica, “surge uma nova ética que terá que iluminar as inter-relações complexas entre os fatores econômicos, o meio ambiente e a população”6. “O Homem é considerado um parasita da terra. É melhor para a Terra que esse câncer desapareça”, afirmam os mais radicais ideólogos, como Leonardo Boff7. O valor da vida humana relativiza-se em face da primazia da natureza, especialmente os animais. É sob essa perspectiva que donos de animais não os veem mais como criação, mas como um membro de sua família, a tal ponto que, segundo uma pesquisa, entre seu animal e um vizinho, escolheria salvar o seu bicho se ambos estivem sob o risco de morte.
É contra essa tendência enganosa, porque se reveste de um manto de consciência ecológica, que Bento XVI exorta na Encíclica Caritas in veritate, n. 51: “A Igreja sente o seu peso de responsabilidade pela criação e deve fazer valer esta responsabilidade também em público. Ao fazê-lo, não tem apenas de defender a terra, a água e o ar como dons da criação que pertencem a todos, mas deve, sobretudo, proteger o homem da destruição de si mesmo. Requer-se uma espécie de ecologia do homem, entendida no justo sentido. De fato, a degradação da natureza está estreitamente ligada à cultura que molda a convivência humana: quando a ‘ecologia humana’ é respeitada dentro da sociedade, beneficia também a ecologia ambiental.”
Cabe ao cristão encontrar o verdadeiro lugar da criação, que é obra maravilhosa das mãos de Deus e que está a serviço do homem. Este, por sua vez, deve zelar e cuidar da criação que o Senhor lhe confiou, tanto por lhe servir em vários aspectos como manifestar a ele o próprio Criador.
O Catecismo da Igreja Católica nos ensina no parágrafo 54: “Criando pelo Verbo o universo, conservando-o, Deus proporciona aos homens, nas coisas criadas, um permanente testemunho de Si e, além disso, no intuito de abrir o caminho de uma salvação superior, manifestou-se a Si mesmo, desde os primórdios a nossos primeiros pais”. Que o Espírito, desde o início, que pairava sobre o caos da criação8, sopre hoje sobre nós, sobre o mundo, ordenando nossas consciências e nossos gestos para que possamos, em meio a tantas confusões, construir “Uma nova Terra, um Novo Céu”.

André L. Botelho de Andrade

JESUS REZA POR NÓS AO PAI, MOSTRANDO SUAS CHAGAS

Santo Padre falou, nesta manhã, sobre a oração que Jesus faz intercedendo pela humanidade, recordando ao Pai o preço da salvação: suas chagas
Jesus reza por cada um mostrando ao Pai as suas chagas. Essa foi uma das passagens da homilia do Papa Francisco, na Missa desta terça-feira, 3, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que Jesus é o advogado do ser humano e o defende, mesmo quando ele é culpado e cometeu tantos pecados.
As leituras do dia ofereceram ao Papa a oportunidade de se concentrar na oração de intercessão. Quando Paulo foi a Mileto, todos estavam tristes; o mesmo aconteceu com os discípulos quando Jesus pronunciou o discurso de despedida antes de ir ao Getsêmani e começar a Paixão. Francisco destacou, nesse ponto, uma pequena frase da despedida de Jesus que incita reflexão: “Eu rezo por eles”.
“O apóstolo João, pensando nessas coisas e falando de nós, que somos tão pecadores, diz: ‘Não pecais, mas se algum de vós peca, saiba que temos um advogado diante do Pai, um que reza por nós, defende-nos diante d’Ele’. Acredito que devemos pensar muito nessa verdade, nessa realidade: ‘Neste momento, Jesus está rezando por mim. Eu posso seguir adiante na vida, porque tenho um Advogado que me defende; e se eu sou culpado e tenho tantos pecados, Jesus é um bom advogado defensor e falará ao Pai sobre mim”.
O Santo Padre explicou que Jesus ama a humanidade e faz com que o Pai veja as suas próprias chagas. A partir delas, Jesus reza lembrando ao Pai que elas foram o preço da salvação; então, pede que o Este ajude o homem e jamais o deixe só. Francisco defendeu que os fiéis tenham essa fé, que sejam conscientes dessa oração de intercessão de Jesus e não se esqueçam de pedi-la.
“’Jesus, reze por mim. Faça o Pai ver as Suas chagas que são também as minhas, são as chagas do meu pecado, do meu problema neste momento’. Peguemos a palavra que Jesus disse a Pedro: ‘Pedro, eu rezarei por você para que a tua fé não diminua’. Sejamos seguros de que Ele está fazendo isso por cada um de nós”.

TEREIS TRIBULAÇÕES



No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo".(Jo 16,33). Jesus venceu o mundo para que você também seja um vencedor. Entregue sua vida a Ele, tenha a coragem de caminhar com o Senhor, e colherá a vitória. Nunca se esqueça: Ele te ama com amor eterno
Padre Roger Luis

CRIADOS PARA MISSÃO

Pela graça que fostes salvos mediante a fé, e isso é dom de Deus, de forma que ninguém se glorie, assim diz a Palavra: "Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos" (Efésios 2,10)

Nossa vida sempre esteve no coração de Deus; Ele esperava por nós. Imagine a alegria do Senhor quando você fomos concebido! Primeiro, Ele nos amou; depois, deu-nos uma missão, uma tarefa que é só nossa. 

Nós temos pensado muito pouco nisso e vamos vivendo por viver. Trabalhamos, namoramos, casamos, temos filhos... E vamos vivendo sem nos lembrarmos de que temos uma missão, porque, desde sempre, Deus nos escolheu. Fomos criados para o Céu! “Em vista das boas obras que Ele preparou para que nós, temos de praticá-las”.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

É HORA DE REACENDER A CHAMA QUE ESTÁ EM NÓS

Mais do que nunca, é hora de reinflamar o carisma, de reacender a chama que está em nós. Graças a Deus, ela não se apagou! Agora, é preciso usar de todos os meios para reavivá-la. 

Eu creio que essa é a hora do Espírito, é a hora da Igreja! É o momento de obedecer à palavra de ordem de São João Paulo II para este novo milênio – lançar as redes em águas mais profundas – e reinflamar o carisma, porque o Espírito de Deus está em nós. No entanto, é preciso deixar que Ele se manifeste com curas, milagres, prodígios e sinais. O mundo precisa disso e Deus o quer!

A nova evangelização precisa ser nova. Nova de coragem, de ousadia, de desassombro, de intrepidez! Nova de entusiasmo, de carisma, de ministérios assumidos com destemor!

A Palavra de ordem que São Paulo deu a Timóteo é perfeitamente adequada para os nossos dias: "Reinflama o carisma de Deus que está em ti!" (2Tm1,6).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Não deixe de orar e buscar a face de Deus, tenha comunhão com o Senhor, e você verá a grande transformação na sua vid

AMAR -TE

Amar-te mais, que a mim mesmo..
Amar-te mais, que tudo que há aqui,
Amar-te mais, que aos mais queridos,
Amar-te e dar a vida só por ti ...(bis)
Com minhas forças, Com minha alma,
de todo o coração,viverei eu
só pra te amar,
Amar-te, Amar-te, Amar-te e dar a vida só por ti
Amar-te mais, que a mim mesmo..
Amar-te mais, que tudo que há aqui,
Amar-te mais, que aos mais queridos,
Amar-te e dar a vida só por ti ...
Amar-te mais, que a mim mesmo..
Amar-te mais, que tudo que há aqui,
Amar-te mais, que aos mais queridos,
Amar-te e dar a vida só por ti ...(bis)
Com minhas forças, Com minha alma,
de todo o coração,viverei eu
só pra te amar,
Amar-te, Amar-te, Amar-te e dar a vida só por ti..