quarta-feira, 3 de julho de 2013

SÃO TOMÉ

Pertenceu ao grupo dos doze apóstolos. O Senhor o chamou dentro de sua realidade, com suas fraquezas e até com suas crises de fé.
Nosso Senhor Jesus revelou a nós coisas maravilhosas através de São Tomé:
“Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim” (Jo 14,6).
Tomé nunca teve medo de expor a realidade de sua fé e de sua razão, que queria saber cada vez mais e melhor. Quando Jesus apareceu aos apóstolos ao ressuscitar, Tomé não estava ali, e aí encontramos seu testemunho: “Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).
O Papa São Gregório Magno meditando essa realidade de São Tomé diz: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.
Segundo a Tradição, Tomé teria ido, depois de Pentecostes, evangelizar pelo Oriente e Índia onde morreu martirizado, ou seja, morreu por amor, testemunhando a sua fé.
São Tomé, rogai por nós !

JESUS CURA

Jesus curou os leprosos, os paralíticos, a cegueira, a mudez, a febre, afastou os demônios, perdoou os pecado enfim, libertou a todos de algo que os escravizava e impedia de ser livres.

Mas, infelizmente, nós ainda continuamos aprisionados às vezes e aprisionando a muitos, gerando doenças, criando problemas que escravizam os nossos irmãos.

Faça uma análise de como você está vivendo:

Quem é o leproso que você exclui do seu convívio por puro egoísmo e orgulho?

Quem é o paralítico que você aprisiona dentro de regras e leis criadas por você mesmo, para sua conveniência, afim de dominá-lo?

Você é luz que ilumina ou luz que ofusca ainda mais para que muitos não enxerguem nada além horizontes?

Você acredita na liberdade de expressão do outro, ou não ouve o outro porque só você sabe o que está certo ou errado, e você considera sua sabedoria divina?

Verifique se você provoca a febre que enfraquece seus colegas ou subordinados, não reconhecendo seus valores e desmotivando-os para uma caminhada ascendente por ciúmes e inveja.

Você é um anjo bom, ou muitas vezes é um tormento que persegue e prejudica o outro?

Você é justo verdadeiramente, correto sempre, promove a vida em qualquer estágio em que ela se encontre?

Jesus veio para curar, libertar e salvar os homens e mulheres aprisionados por esquemas políticos e sociais, e deixou seguidores para continuarem a sua missão.

E, você? Com tem feito a sua parte?
Curti

ABRACEMOS A CRUZ DE CRISTO

Existe em meio de nós pessoas acomodadas, outras pessoas estão à espera do Senhor que vem, mas todos nós precisamos do Senhor, pois somos filhos de Deus e estamos por isso mergulhados no sangue de Cristo, tendo Maria como Mãe. 

Amados, se Deus é por nós, quem será contra nós. Se o Senhor é a minha luz, de quem eu terei medo, o Senhor é o baluarte da minha vida! Se Deus é o Senhor, onde encontraremos as vitória? Elas são colhidas da cruz de Cristo, por isso nós não podemos dispensar a cruz da nossa vida diária. Por vezes temos medo de sofrer, mas é na Cruz de Cristo que encontramos a salvação. 

Está é uma notícia maravilhosa, pois desprezar a cruz é desprezar o remédio de todos os males. Todos nós queremos cura e libertação. Cada ser humana faz neste mundo a sua caminhada pascal e também a experiência de morte e ressurreição, e ilusão imaginar a vida ser a cruz diária. Todos nós temos cruzes. Se você não acredita nisso, saiba que essa é uma verdade, querendo ou não, a diferença é que o homem de fé encontro Cristo na Cruz. 

Sofrer com fé é sofrer menos e por menos tempo. Se nós não associarmos o nosso sofrimento ao de Cristo, corremos o risco de perder o Céu. É muito melhor sofrer com fé, do que sem ela. Para muitos, a cruz se torna pedra de tropeço. Alguns olham para a cruz como amuleto e não como salvação. 

Sabe irmãos, é importante isso que estou falando, pois estamos em tempo de vigília. “O Senhor assumiu nossa enfermidade,” Mt 8,17. A cruz de Jesus é a fonte de toda a cura e libertação para todos nós pois nela o Senhor nos salva. Jesus nos convoca a abraçar a nossa cruz diária. Sejamos participantes da vitória da cruz, para isso precisamos aceitar o que comporta tudo isso. 

O seguimento de Cristo requer que cada um de nós negue-se a si mesmo, tome a tua cruz e O siga. Se nós seguimos ao Senhor teremos a vitória. Todos nós queremos ir para o Céu, mas ninguém quer morrer agora! Isso é agir com incoerência. Nós não estamos prontos para morrer, mas é preciso se preparar. 

Jesus é o único que devemos seguir, mas Ele respeita a nossa liberdade ao dizer “Se alguém quiser...” Ele não nos obriga a largar tudo e segui-lo, mas requer de nós um ato de coragem, então pare de reclama!. Para muitos, a reclamar é um vício, pois há pessoa que não saber viver sem murmurar. Tome a decisão e assuma a sua cruz. 
Só há um modo de seguir ao Senhor, devemos deixar que Ele assuma o lugar dele em nossa vidas. Bem sabemos que todos os dias da nossa vida, nós temos cruzes, a cruz de ontem não é a mesma de hoje, assim como a conversão de ontem, não é a de hoje, somos como diaristas diante do Senhor, pois para caminhar com Ele, precisamos diariamente assumir a fé. 

A consciência do amor e do senhorio e Deus em nossas vidas, faz com que os discípulos não adormeçam, mas que vivam no dinamismo da vida, carregando a cruz que cada um tem e que é capaz de suportá-la. Falar de Cruz não é um assunto simpático, mas nós não devemos parar de falar dela. 

Ao olhamos para a cruz devemos notar na oblação que foi gerada a partir da entrega de Cristo. No mundo atual, não é apenas o diabo que está fugindo da cruz, mas os homens também estão fugindo dela. 
Irmã Maria Eunice

OS PENSAMENTOS COMANDAM O NOSSO BOM OU MAU HUMOR

Se prestarmos atenção aos altos e baixos da nossa vida, vamos constatar que os pensamentos provocam as emoções e estas comandam o nosso bom ou mau humor.

Mas é preciso que cultivemos pensamentos de amor, gratidão, paz, verdade, assim seremos muito mais felizes. O que precisamos dia a dia é nos alimentar da palavra de Deus, é acreditar no que nela está escrito, veja, em Marcos 7, 37 lemos: “Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvirem os surdos e falarem os mudos.”

Nossa batalha é a do amor verdadeiro que transforma muitas vidas, que transforma nossas emoções. Jesus fez surdos ouvirem, mudos falarem, como não poderá te libertar de emoções negativas? Veja, não é contra homens de carne e sangue que estamos lutando, mas contra todas as forças negativas existentes ao nosso redor que insistem em nos atingir.

Por isso, devemos nos revestir da “Armadura do Cristão” para permanecermos inabaláveis no cumprimento do nosso dever, combatendo o bom combate.

Que possamos alimentar cada vez mais a nossa mente com a Palavra de Deus, pois a sua Palavra não é somente fonte de conhecimento: ela é vida, luz e força em todos os momentos. Quando nossos pensamentos são positivos , alegres e justos, igualmente serão o nosso agir e o nosso viver.

Pai,
nós cremos e esperamos em vós.
Tira do nosso coração toda a inquietação
causada pelas tribulações da vida.
Ensina-nos a aproveitar o tempo
para espalhar o vosso amor.
Amém!
Padre Alberto Gambarini

SANTA ROSA DE LIMA

Santa Rosa de Lima um dia estava rezando diante de uma imagem da Virgem Maria, com Jesus Cristo ainda bebê nos braços, quando ouviu uma voz que vinha da pequena imagem de Jesus, que lhe dizia: "Rosa, dedique a mim todo o seu amor..."

A partir de então, tomou a decisão de amar somente a Jesus, mas devido à sua beleza, muitos homens acabavam se apaixonando por ela. Para não ser motivo de tentações, Rosa cortou seus longos e belos cabelos, e passou a cobrir o rosto constantemente com um véu.

Decidiu ingressar em um convento da ordem agostina, entretanto, estando diante da imagem da Virgem Santíssima no dia da sua conversão, sentiu que não podia levantar-se nem mesmo com a ajuda de seu irmão. Foi então que percebeu ser tudo aquilo um aviso dos céus para não ir, e bastou fazer uma prece à Nossa Senhora para que a paralisia desaparecesse por completo.

A partir deste dia, Rosa, que se espelhava em Santa Catarina de Sena como modelo de vida a ser seguido, passou a pedir diariamente a Deus para indicar-lhe em que ordem religiosa deveria ingressar. Percebeu que todos os dias, assim que começava a rezar, aparecia uma pequena borboleta nas cores branco e preta, e com este sinal chegou à conclusão que deveria ingressar na Congregação da Ordem Terceira de São Domingos, cujas vestimentas eram nestas cores. Tendo ingressado na ordem aos vinte anos, pediu e obteve licença de emitir os votos religiosos em casa - e não no convento - como terciária dominicana.

Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, e passou a levar uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. Através de rigorosas penitências, Rosa eliminou de sua vida todo orgulho, amor próprio e vaidade, cumprindo à risca o que Jesus disse: "Quem se humilha será exaltado". Entre as penitências estava o jejum contínuo: Rosa consumia o mínimo necessário para sua sobrevivência e quase não bebia água. Dormia sobre duras táboas e ao olhar para o crucifixo dizia: "Senhor, a sua cruz é muito mais cruel que a minha".

Quando seu pai perdeu toda a fortuna, Santa Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: "Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência". Vivendo fora do convento, renunciou a inúmeras propostas de casamento e de vida fácil, dizendo: "O prazer e a felicidade que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto". Alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística, suas orações e penitências conseguiram converter muitos pecadores

ABRA SEU CORAÇÃO E DEIXE FLUIR A GRAÇA DE DEUS

I
Muitas vezes, nosso coração está fechado e, consequentemente, o Espírito Santo não pode entrar. A vida espiritual em Cristo Jesus consiste no transbordamento do próprio Espírito de Deus que adquirimos e buscamos.

Há dias, na nossa vida, no qual estamos tão desanimados que não conseguimos rezar nem sabemos a quem recorrer. Então, temos um livrinho de oração que nos ajuda a encontrar a paz interior.

Saulo, o discípulo, estava com a mente e o coração fechados. E enquanto seu coração estava fechado, ele era somente um perseguidor. Um dia, ao encontrar-se com Jesus, seu coração dilatou-se e encheu-se do Espírito Santo. Saulo tornou-se São Paulo, a coluna na Igreja de Pedro e Paulo.

Um coração aberto pode experimentar o amor de Deus. Milhões de pessoas, hoje, são impactadas pela palavras de São Paulo.

Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas, esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”(Felipenses 2,1-11).

Neste capítulo, vemos o transbordamento no Evangelho vivido. A humildade nos leva a enxergar que não somos melhores que os demais, ela é um santo remédio que Deus nos enviou.

O Todo-Poderoso humilhou-se, fazendo-se Homem e morrendo na cruz por cada um de nós. Pela humildade nós nos tornamos obedientes a Deus!
Jesus Cristo nos deixou uma joia: o Evangelho, por meio do qual pode imprimir em nós um novo homem. Acompanhados da oração, podemos vencer o orgulho, a vaidade e o mal que insistem em vencer nosso coração.

Quem se converteu por meio do Evangelho de Jesus trilha um caminho maravilhoso, mas para isso é preciso perseverança. Muitas vezes, rezamos sem vontade, mas esta oração é mais eficaz, porque, com fé e ousadia, vencemos o inimigo.

Meus irmãos, a pessoa quando evangelizada, mesmo quando o sofrimento bate à sua porta, tem forças para suportar, pois Deus está com ela. Uma pessoa com o coração fechado está sem a graça, está pronta para ser corrompida, está à disposição do mal.

Se formos evangelizados, poderemos transbordar e contagiar os nossos familiares e amigos. A oração tem o poder de restaurar!

O diabo também vigia e procura corações apodrecidos e fechados, que não se deixaram converter pelo Evangelho. Temos, até o último suspiro, que buscar Deus e estar sempre em oração para que o inimigo não tenha espaço na nossa vida.

Pela graça da oração e da obediência, Jesus é capaz de mudar o trajeto da nossa história. Com isso, a corrupção não tomará lugar em nossas vidas. O inimigo quer manchar nosso coração com o pecado, mas, uma vez que este se abre, o Espírito de Deus o invade e muda tudo.
Vamos abrir nosso coração e deixar a graça fluir!
Eugênio Jorge 

Músico e pregador da Missão Mensagem Brasil