quinta-feira, 8 de maio de 2014


Continue firme na oração e no silêncio! Só Deus consegue escutar esse silêncio e vai respondê-lo! Tamo junto! Bom dia!
Curtir ·  ·  

VIVA UM DIA DE CADA VEZ

sky and birds screensaverVocê pode carregar o peso do seu dia de hoje, porque Deus lhe dá forças para isso, mas não pode somar a isto o peso de ontem e o de amanhã.
Jesus ensinou isto bem claro: “Não vos preocupeis pois com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado.” (Mt 6,34)
Qualquer que seja a preocupação que você possa ter com o futuro: desemprego, cuidados dos filhos, doença…, deixe tudo nas mãos de Deus, e aceite o que Ele permitir que aconteça. Faça hoje a sua parte e “seja feita a vontade de Deus”. Viva o presente, em Deus. “O Senhor está perto.”
Lembre-se, Deus não toma a força o peso das suas preocupações, Ele caminha a seu lado, discreto e paciente, esperando que você o chame e lhe entregue as preocupações e tribulações do dia.
Portanto, é preciso você estar sintonizado com Deus o dia todo; daí a importância de você rezar sempre, de manhã, de tarde, de noite, no carro, na rua, na caminhada. O Senhor ressuscitado está perto, mas nos esquecemos disso e ficamos lutando sozinhos…
Habitue-se a falar com Ele, o tempo todo, nas horas boas e más, tome consciência profunda da sua Presença e lhe entregue tudo a todo momento. Aquele trabalho difícil a fazer o inquieta, entregue-o ao Senhor, você verá que será mais fácil. Se é o medo que o angustia, entregue-o a Deus, e descanse nele. Se é uma perda irreparável… entregue-lhe o que foi perdido. Só assim será possível a paz. Aprenda a entregar tudo a Deus e aceitar o que Ele permitiu que acontecesse. Isto é um aprendizado lento, longo e que requer perseverança, mas valioso. A cada dia aceite morrer para as preocupações, angústias, medos e provações. Repita mil vezes com o salmista:
“Nas tuas mãos, Senhor, está o meu destino.” (Sl 30,16)
“Ó Altíssimo, quando o terror me assalta, é em Vós que eu ponho a minha confiança.” (Sl 53,4)
“É em Deus que eu ponho a minha esperança; nada temo.”(Sl 55,12)
“Abrigo-me à sombra de vossas asas, até que a tormenta passe.”(Sl 56,2)
Repita esses Salmos muitas vezes, e muitos outros, especialmente nas horas em que a sua fé balançar. Recoloque o leme da sua vida nas mãos de Deus, a cada dia, e “viva um dia de cada vez”. Não pense no dia de amanhã porque você não terá energias para isto. Se houver tempestades no meio do caminho, não se assuste e nem se desespere.
No final da tempestade você verá que não houve um retrocesso e nem tempo perdido, mas uma rica experiência que você viveu, e que o fará mais forte, mais sereno e contente diante da vida. Perceberá que venceu um pouco mais os desejos egoístas e a sensação de insegurança que costumava oprimir você. É na luta que o combatente se torna mais forte.
Aos poucos você vai aprendendo, na luta da vida, dia após dia, que a sua segurança depende exclusivamente de Deus e não de você, nem de seus bens, nem de sua cultura, nem do seu poder ou de sua influência.
Prof. Felipe Aquino
Oh! Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Rainha do céu e refúgio dos pecadores, ao Vosso Coração Imaculado consagramos nossa vida, todo nosso ser, tudo o que temos, tudo o que amamos, tudo o que somos.
A Vós pertencem nossos lares, nossa pátria.
Queremos que seja vosso, e participe dos benefícios de vossas bênçãos maternais, tudo o que existe em nós, e ao redor de nós.
E para que esta consagração seja realmente eficaz e duradoura, renovamos hoje, aqui aos vossos pés, oh! Maria, as promessas do nosso batismo e da nossa primeira comunhão.
Comprometemo-nos a professar, corajosamente e sempre, as verdades da fé, e a viver como católicos, submissos à sua Santidade, o Papa e aos Bispos em comunhão com ele.
Comprometemo-nos a observar os Mandamentos de Deus e da Igreja, particularmente a santificação do Domingo.
Considerai e depois fazei o que Vos disser o Coração.
Deixai Vosso Coração agir... conto com Ele, confio n'Ele e a Ele me entrego.
Queremos empenhar-nos, ó gloriosa Mãe de Deus e nossa Mãe, para que o Reino de Cristo, vosso Filho, seja uma presença em nossas almas na terra como no céu.
Queremos oferecer cinqüenta rosas pela reza do terço, meditando sobre os mistérios do Santo Rosário. 

O SEGREDO DE TER UM CASAMENTO FELIZ

Pequenos gestos que reforçam os laços da vida conjugal feliz
OsegredocasamentofelizNão é difícil de encontrar casais que relatam suas dificuldades no casamento, ainda que estejam casados há poucos meses. A impressão que a maioria desses casais têm é de que, enquanto estavam namorando, tudo era bem diferente. Eles comentam que, antes de oficializar o casamento, viviam melhor.
Se formos considerar a longevidade da proposta conjugal, certamente alguns poucos anos corresponderiam a um período de lua de mel. É o começo de uma vida nova que se desdobra.
O segredo para ter um casamento feliz é os casais aprenderem a deixar de conjugar os verbos na primeira pessoa – eu vou, eu quero, eu faço… – para conjugá-los na primeira pessoa do plural – nós vamos, nós queremos, nós faremos…
Muitas são as queixas de ambos. Parece que o romantismo vivido por eles no namoro e nas primeiras semanas de casados foi abandonado.
Se ficarem presos às coisas que deixamos para trás ou às situações que têm sido motivos de brigas, em muito pouco tempo os casais começarão a pensar em se separar, antes mesmo de fazerem a experiência da verdadeira vida conjugal, além da cama.
Diante das primeiras crises, eles reclamam que o cônjuge já não se preocupa em ser a mesma pessoa atenciosa com quem, um dia, se casaram. Com isso, muitas farpas são trocadas. Na tentativa de fazer valer sua opinião, o casal se prende ao objetivo de vencer uma batalha, na qual as palavras são as armas.
Obcecados em vencer a briga, eles se esquecem de que o objetivo da vida a dois está em eliminar os motivos de desavenças e não criar barreiras contra alguém que está no mesmo time.
Numa guerra, ainda que o soldado não seja morto, certamente alguns arranhões ele trará consigo. Tal situação não seria diferente para aqueles que travam uma guerra de palavras. Ainda que haja um vencedor, ambos perdem por causa dos resquícios das ofensas lançadas contra o outro.
Poderíamos fazer uma lista com muitas dicas usadas pelas revistas, mas nenhum conselho poderá ser útil se não houver a atitude de resgatar o primeiro objetivo que tiveram ao optar pelo casamento: ser feliz junto com a pessoa por quem se apaixonou. No entanto, nada será diferente se, nos momentos de crise, a pessoa começar a olhar apenas para os sinais que a fazem infeliz no casamento, pois, em pouco tempo, ela cogitará a hipótese de separação.
Em vez disso, será muito mais proveitoso para o casal fazer uma reflexão, em conjunto, sobre a situação, na tentativa de entender aquilo que poderia os tornar mais felizes dentro do novo estado de vida.
Mesmo que as nossas atividades e os nossos trabalhos não permitam que estejamos juntos, podemos fazer outras pequenas coisas que reforçam também os laços da vida de casados

Dado Moura

ORAÇÃO CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro nesta quarta-feira, meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!


É PROIBIDO JOELHAR-SE DURANTE CONSAGRAÇÃO ?

Assim está escrito: “para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra, e, para glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor.” (Fl 2,10)
Ora, o momento da consagração eucarística é o mais solene, o mais importante da vida do cristão. Ele faz memória, ou seja, traz para o presente, o sacrifício de Jesus. A imolação do Cordeiro. A Nova Aliança. A remissão dos pecados. Nada há de mais importante na vida do cristão católico que a celebração da Santa Missa e, por conseguinte, a consagração. Portanto, ajoelhar-se nesse momento e adorar Aquele que é, deveria ser tão natural quanto respirar.

Por que, então, surge a tendência entre os liturgistas de que não é necessário mais ajoelhar-se no momento da consagração eucarística? Alguns alegam razões históricas, razões contrárias à Tradição e tentam, de diversas maneiras, justificar o que não tem justificativa. Eles têm razões, mas não tem razão. A liturgia é regida por leis e estas leis devem ser obedecidas, tudo o mais se torna irrelevante diante dessa realidade.

Assim, é preciso analisar se essa nova tendência provém de algum documento oficial ou se faz parte da protestantização da fé católica, com a comunhão em pé e na mão, diminuição dos símbolos sacros na Santa Missa (como o latim, o canto gregoriano etc.), tudo isso culminando na transformação do sacrifício incruento de Nosso Senhor Jesus Cristo numa simples partilha, deixando de crer na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Não querer ajoelhar-se diante do Deus Vivo e presente na Eucaristia é sinal de que algo desordenado está tomando conta da Igreja. O cristão católico que conhece a sua religião e sabe a importância da adesão ao Magistério da Igreja, à fé dos Apóstolos e às Sagradas Escrituras jamais deixará de enxergar no pão e no vinho consagrados a presença real Daquele que está vivo no meio nós.

DEUS NOS FAZ ENTENDER O CAMINHO A SEGUIR


Cidade do Vaticano (RV) – A Praça S. Pedro acolheu esta manhã cerca de 60 mil peregrinos para a Audiência Geral com o Papa Francisco.
Como faz habitualmente antes de pronunciar sua catequese, por quase meia-hora, o Pontífice percorreu a Praça em seu papamóvel para saudar a multidão – momento em que os fiéis têm o contato mais próximo com Francisco, que retribui o carinho e o entusiasmo abençoando-os e beijando as crianças.
Prosseguindo a série de catequeses sobre os sete dons do Espírito Santo, nesta quarta o Papa falou sobre o “conselho” – o dom que nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia, seguindo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.
O conselho, então, é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas.
Para isso, é essencial na nossa vida a oração, pois ela nos torna dóceis a esta voz, fazendo com que deixemos de lado a nossa lógica pessoal, cheia de limitações, permitindo que mature em nós uma sintonia profunda com o Espírito.
“Sempre voltamos ao mesmo ponto. A oração. Rezar é tão importante”, disse Francisco, afirmando que devemos rezar não somente as orações que aprendemos quando crianças, mas também usando as nossas palavras, pedindo ajuda e conselho.
Ninguém percebe quando nós rezamos no ônibus, na rua: rezemos em silêncio, com o coração, aproveitando desses momentos para rezar. Rezar para que o Espírito nos dê este dom do conselho.
Como todos os outros dons do Espírito, também o conselho constitui um tesouro para toda a comunidade cristã, pois podemos escutar a voz do Senhor através dos nossos irmãos: é um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida! De fato, é justamente isto o que deve acontecer numa comunidade cristã: devemos nos apoiar mutuamente na fé, iluminando-nos um ao outro no Espírito Santo.
A este ponto, Francisco deu um “exemplo” de como este dom funciona na prática e citou uma experiência que teve no confessionário do Santuário de Lujan, na Argentina. Nesta ocasião, na fila havia um rapaz “moderno, com piercings e tatuagens”, o qual confessou um “grande problema”. O próprio rapaz disse que estava ali porque sua mãe o aconselhara a pedir ajuda a Nossa Senhora.
Eis uma mulher que tem o dom do conselho. Não sabia encontrar uma saída para o problema do filho, mas indicou o caminho justo: Nossa Senhora. Este é o dom do conselho, deixar que o Espírito Santo fale. E aquela mulher humilde, simples, deu ao filho o verdadeiro conselho, pois olhando para Nossa Senhora o rapaz entendeu o que deveria fazer. Eu não fiz nada: a mãe, Maria e o rapaz fizeram tudo. Vocês, mães, peçam o dom de aconselharem seus filhos.
Após a catequese, o Papa saudou os peregrinos oriundos de várias partes do mundo. Aos lusófonos, disse:
Saúdo com carinho todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis de Leria-Fátima e os diversos grupos do Brasil. Queridos amigos, peçamos ao Senhor o dom do conselho, para que, nas diversas circunstâncias da vida, saibamos encontrar o modo certo de falar e de nos comportarmos, de tal modo que o nosso testemunho favoreça a difusão do Evangelho. Que Deus vos abençoe!
Nossa colega Jacqueline Oliveira foi à Praça esta manhã e conversou com alguns peregrinos brasileiros. Ouça aqui: RealAudioMP3
Ao saudar os grupos italianos, Francisco agradeceu a presença da comunidade “San Patrignano”, que recupera jovens com problemas de droga. “Saúdo os familiares dos jovens de San Patrignano, aos quais me uno ao dizer ‘não’ a todo tipo de droga”. (BF)
Texto proveniente da páginahttp://pt.radiovaticana.va/news/2014/05/07/audi%C3%AAncia:_atrav%C3%A9s_do_dom_do_conselho,_deus_nos_faz_entender_o_caminho/bra-797069
do site da Rádio Vaticano
Curtir ·  · 

BASTA-TE A MINHA GRAÇA

O Senhor nos chama para estarmos aqui e rezarmos juntos o Salmo 62. Falaremos sobre Nossa Senhora  

São Paulo na Cara aos Coríntios diz que “pela graça de Deus eu sou quem sou e a graça de Deus em mim não foi em vão!” Há também tantas e tantas músicas tão bonitas que falam a respeito da graça, mas você sabe o seu significado? A palavra graça tem v´rios significado: uma pessoa engraçada é uma feliz, uma pessoa realizada.
Quando o anjo disse isto a ela, quis dizer que ela tinha graça! A graça de deus é a presença de Deus, ou seja, alguém que está protegido por Ele e ela [a graça] não nos pode faltar.

Mas, neste momento de alegria, Nossa Senhora também se sentiu triste, pois não se sentia capaz de ser a Mãe do Criador. No primeiro momento ela ficou muito feliz em receber a notícia, mas depois ela se sentiu incapaz de criar seu filho, isto acontece ainda hoje com nossas mães que se acham capaz de ter seus filhos, pois acham que a qualquer momento elas podem falhar no papel de mãe. 

A graça é a presença de Deus em nossas vidas. Em ícones como este da Mãe da Ternura aqui do palco prestemos a atenção nos olhos de Maria. Ela os mantém fixos em Jesus, mas também se estende a nós. 

Como está a graça de Deus em sua vida? Você tem permitido que a graça dele lhe sustente? Ter a graça de Deus não quer dizer que nós não sofreremos ou passaremos por tribulações, mas eu lhes digo é melhor passar com a graça de Deus do que passar sem ela. 

Às vezes, pedimos as coisas para Deus como se fôssemos crianças e não sabemos como pedir. Talvez você pede uma coisa, mas Ele quer lhe dar muito mais do que aquilo que você pediu. Há coisas que o Senhor não nos atenderá. Não podemos sair da realidade em pensar que o que eu pedir Ele me dará. Nós não mandamos em Deus. 
Volte para a graça de Deus! Se você está longe, retorne! Quando nós estamos fora da graça de Deus estamos desgraçados. Não é que Deus não nos ama ou não cuide de nós. No entanto, se você anda na graça de Deus as coisas funcionam, mesmo que você tenha que passar pelo sofrimento, Ele te sustentará, pois até mesmo Jesus passou por isso. Você lembra que até Jesus pediu algo a Deus e não foi atendido? “Pai, se for possível, afasta de mim este cálice” Deus amava Jesus, mas porque então permitiu que ele sofresse? Deus não atendeu a oração de Jesus, pois Jesus ainda disse:“Mas, faça-se em mim segundo a Tua vontade”. E foi a vontade de Deus que se cumpriu. 

A nossa oração também deve ser assim: “Pai, se for possível afasta de mim este cálice, mas faça-se em mim a tua vontade”. Não permita Senhor, que fiquemos longe da graça. Imagino que em alguns momentos da sua vida, Nossa Senhora também teve medo e quis deixar tudo, mas saiba que foi a graça de Deus que a sustentou. 

Nossa Senhora é a mulher das Dores e entenda que ela quer derramar sobre nós a sua graça. Peça ao Senhor que você seja uma pessoa agraciada! Você não será uma pessoa sem problemas, mas será uma pessoa feliz até mesmo diante deles. 

É a mão de Deus que nos sustenta! Segure nas mãos de Deus, pois é a graça dele que nos sustenta

Assis Rocha 
Missionário da Comunidade Obra de Maria

O ESPÍRITO NOS DÁ UMA EXPERIENCIA DE AMOR E DA BONDADE DE DEUS

O Espírito faz nova todas as coisas! Ele renova os sentimentos, cura o que está ferido em nós e nos dá uma experiência nova do amor e da bondade de Deus na nossa vida!
”Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3, 5).
Nicodemos, um homem temente a Deus, um homem sedento das coisas de Deus, foi naquela noite ter com Jesus para saber mais do Senhor quais as condições para entrarmos no Reino de Deus. Afinal de contas, ele admirava Jesus, era um discípulo de Jesus, era um chefe judaico, era um membro do grupo dos fariseus, era um homem temente a Deus e aberto à Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Com toda a experiência que ele já tinha, com toda a idade avançada que ele já tinha, conhecedor como era das Sagradas Escrituras, da Lei de Deus e dos profetas, escuta algo que vai ser fundamental para a sua relação com Deus. E é algo que eu e você também precisamos escutar mais do que nunca na nossa alma e nosso ser: ”Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus, não pode fazer parte do Reino de Deus”, porque todo aquele que nasce da carne é carne, sim, eu nasci do meu pai, nasci da minha mãe, isso dá a minha filiação a eles. Mas para me tornar filho de Deus, de fato, é preciso renascer do Espírito, renascer primeiro nas águas do batismo; aquelas águas que me lavam, me purificam, lavam a minha consciência do meu pecado. E mais do que isso: o batismo renovado e cultivado deve me levar ao encontro pessoal com Jesus.
Olhando, hoje, para nossa realidade de batizados, porque a maioria de nós somos batizados ainda crianças, vemos como nós precisamos desse encontro pessoal com Deus! Como nós precisamos ter um reencontro pessoal com Jesus e permitir que esse reencontro pessoal com Ele renove a nossa consciência, renove a nossa mentalidade, renove o nosso comportamento e molde o nosso caráter, a nossa moral e nossos princípios de vida!
Porque este encontro pessoal com Jesus, quando nós O aceitamos como Senhor da nossa vida, nós permitimos que a Sua Palavra, e, sobretudo, que o Seu Espírito, nos faça nascer de novo.
Nós aprendemos coisas muito boas nesta vida, a educação que recebemos de nossos pais, a formação que recebemos em nossas escolas com a ajuda de muitos mestres, mas tudo isso nós devemos submeter à Palavra de Deus. Devemos submeter nossa vida ao Espírito e permitir que nossos conhecimentos  e nossas experiências humanas sejam revigorados, refeitos e transformados pela experiência no Espírito Santo de Deus.
O Espírito Santo faz nova todas as coisas, Ele renova os sentimentos, cura o que está ferido, sara aquilo que está machucado dentro de nós. Ele nos dá uma experiência nova do amor de Deus e da bondade d’Ele em nossa vida.
Não basta nascer da carne, não basta nascer de nosso pai e da nossa mãe, é preciso renascer de Deus, é preciso renascer em Deus, é preciso ter a vida renovada no Espírito!
Padre Roger Araújo

O SENHOR COMBATERÁ POR NÓS

"Eu me ponho como guerreiro para guerrear em favor de Jesus Cristo. Eu me coloco ao lado de Jesus para ser Seu defensor. Eu sou pequeno, Senhor, mas me coloco ao Seu lado para fazer a Sua defesa com a minha vida, com o meu testemunho. Abençoa-me para isso, Senhor!"

Para entender melhor a guerra, a batalha que nós estamos travando, abramos a Sagrada Escritura no livro do Êxodo, no capítulo 14, que fala de um povo escravo, há quatro séculos, e o Senhor os libertou do Egito, da escravidão para a vida nova.

O Senhor libertou o Seu povo da escravidão para vida nova. Ele nos liberta da escravidão também. Naquele lugar, eles ficavam encurralados, porque, de um lado, eles tinham uma cadeia de montanhas; do outro, o mar; atrás deles, o deserto. Aconteceu que, de repente, o exército do faraó começou a persegui-los. Os israelitas foram tomados de espanto e clamaram ao Senhor. Imagine o desespero daquele povo, que estava sendo perseguido! Eram mães, pais, jovens, velhos e crianças. Humanamente, eles não tinham escapatória.

"Não temais, tende ânimo e vereis a libertação que o Senhor vai operar, hoje, em vosso favor"

Primeira coisa: não temais! Mas como não ter medo naquele momento? Mas era o próprio Senhor lhes dizendo: "coragem! tende ânimo!". Era hora de agir.

Meus irmãos, é isso que Deus está nos falando! "O Senhor combaterá por vós. Quanto a vós, nada tereis a fazer’. Ele tinha de provar que era Ele quem estava combatendo.

O Senhor entrará em ação no momento em que você se puser em ação. É preciso fé, porque fé não é agir naquilo que é seguro, mas caminhar onde não vemos caminho, mas quando caminhamos na direção certa, o Senhor começa a agir
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova