quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A INSEGURANÇA EM DETERMINADOS MOMENTOS

Quantos de nós já experimentamos a terrível sensação de insegurança em determinados momentos da vida ... Quando nada mais parece sustentar nossa caminhada, nós percebemos que sem Deus não é possível ter segurança.Em Jeremias 17,7: “Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”. Tropeçar na vida, cair, fazer a experiência de queda diante das dificuldades é algo que faz parte da nossa vida. Mas uma coisa diferencia o homem de fé daquele que não possui fé. A pessoa que possui uma fé verdadeira sabe que, mesmo caindo, pode e deve erguer-se, aprendendo com a queda uma lição de vida. Por mais difícil que seja o caminho que devemos percorrer é preciso ter na mente e no coração de que Deus é sempre a nossa segurança e salvação. Sem Ele nada somos, sem Ele seremos invadidos pelo fracasso, pelo desanimo, pela insegurança. Lembre-se sempre sozinho nada podemos, mas sustentados pela graça de Deus somos mais que vencedores.

Oração:
Bondoso Senhor, vem em nosso auxílio,
aumenta a nossa fé,
para que sejamos capazes de sentir
cada vez mais sua presença. Amém!

Padre Alberto Gambarini

EVITEMOS AS OCASIÕES DO PECADO

Jesus pede de cada um de nós uma decisão firme

Se alguém ou alguma coisa “for para ti ocasião de queda, arranca-o” (Mc 9,47). Talvez hoje em dia se fale pouco das ocasiões de pecado e, contudo, elas não faltam nos nossos tempos. Às vezes até temos a impressão de que elas aumentaram. As circunstâncias externas, com efeito, às vezes incitam as pessoas ao pecado quer por causa das fraquezas morais quer porque elas despertam a concupiscência. As ocasiões, sem serem pecados, constituem momentos imediatos de tentações. 
Ao olhar para o nosso mundo, será fácil ver que as possibilidades de ser imoderado na comida e na bebida se encontram por todas as partes, a internet facilitou uma série de coisas que antes eram praticamente inacessíveis à maior parte das pessoas honestas, as roupas encurtaram-se ou apertaram-se visivelmente… Ocasiões de pecado? Sim. No entanto, dependendo da nossa educação e da nossa sensibilidade, elas poderiam ser ou ocasiões próximas de pecado ou ocasiões remotas.
O Catecismo Romano, precedente do atual Catecismo da Igreja Católica, falava o seguinte sobre tais ocasiões: é preciso ter “a precaução de evitar, para o futuro, tudo o que motivou qualquer pecado, ou que possa dar ocasião de ofender a Deus Nosso Pai” (IV, XIV,22,2). Atenção: fala-se da precaução, isto é, de cautela, de cuidado, de prudência para não aproximarmo-nos de situações que nos coloquem à beira de ofender ao nosso Pai-Deus.
Colocar-nos temerariamente, isto é, sem nenhuma causa justa, em ocasião de pecar é um pecado. Caso se tratasse de uma ocasião próxima de realizar uma ação gravemente pecaminosa, a ocasião mesma já seria gravemente imoral. Quem assim fizesse estaria demonstrando pouco amor a Deus, precário temor em ofendê-lo e certa vontade (talvez débil, porém real) de praticar aquilo do qual se aproxima arriscadamente. Jesus pede de cada um de nós uma decisão firme de estar com ele e de rejeitar tudo aquilo que dele nos separa. Nesse sentido, o Senhor fala tão fortemente de cortar a mão, cortar o pé e arrancar o olho (cf. Mc 9,43-47). 
Logicamente, não podemos cair no erro de interpretar essas expressões ao pé da letra. Coitado de Orígenes, famoso escritor da antiguidade, que entendeu mal essas passagens e se castrou! Mas como a mutilação é pecado, o pobre Orígenes até hoje, apesar das grandes virtudes que tinha, não pode ser canonizado. Outro motivo que veta o seu processo de canonização é o fato de que podem ser lidas muitas coisas estranhas à doutrina cristã nos textos de Orígenes. Nada de fundamentalismo bíblico! O que o Senhor Jesus quer nos dizer ao descrever essas coisas de maneira tão cruenta é que devemos evitar as ocasiões de pecado. Isto é, e de maneira positiva, que mantenhamos uma decisão firme de servir tão somente o Senhor nosso Deus.
Das situações remotas de pecado é praticamente impossível afastar-nos. Isso se comprova rapidamente ao sairmos às ruas das nossas cidades. Neste caso, o importante é que tenhamos a consciência de que devemos viver neste mundo amando-o sem ser mundanos. Também é importante que essas ocasiões sejam apenas remotas e nunca se transformem numa situação próxima de pecado.
Mas poderia dar-se o caso no qual tenhamos que colocar-nos numa situação próxima de pecado. É o caso de um crítico de cinema, o qual teria que assistir aos filmes e emitir um juízo; o crítico poderia colocar em uma situação próxima de ofender a Deus no campo da moral, por exemplo. Também uma pessoa que se dedica a uma tarefa intelectual, às vezes terá que ler alguns livros que vão claramente contra os seus princípios humano-cristãos; talvez um determinado professor tenha que colocar-se em perigo contra a fé. O que fazer?
A primeira coisa que há que dizer é que não podemos colocar-nos, sem causa grave, em ocasião de ofender a Deus. Se houver causa grave, será preciso então colocar todos os meios para que a ocasião próxima se transforme numa ocasião remota. No caso do pesquisador, por exemplo, ele terá que ler, ao mesmo tempo em que lê um livro contra fé, outro de reta doutrina que lhe sirva contra antídoto.
Pe. Françoá Costa

MARIA ESCOLHEU MELHOR PARTE


Somente as coisas essenciais são capazes de preencher o nosso coração e a nossa alma, porque o essencial é divino. Muitas coisas são importantes, mas o que satisfaz, de fato, o nosso coração é o único essencial: Jesus Cristo.
O próprio Jesus disse a Marta no Evangelho: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).
Fomos criados por Deus para amá-Lo e adorá-Lo sobre todas as coisas. Esta é a nossa nobreza.
Vamos hoje adorar a Deus de todo o nosso coração e de toda a nossa alma?
Jesus, ensina-nos a sermos verdadeiros adoradores.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

VOCÊ É ESCOLHIDO DE DEUS...

 
Deus te escolheu para fazer a diferença em meio a multidão.
Ser escolhido por Deus não é um céu sem tempestades,
Caminhos sem acidentes;
Relacionamentos sem decepções.
Ser dele é encontrar força no perdão,
Esperança em meio a luta,
Segurança em meio ao medo.
É reconhecer que vale a pena servi-lo,
Apesar dos desafios,
Incompreensões e períodos de crise...
É também atravessar um deserto e
Encontrar um manancial de Bençãos...
É ter humildade e reconhecer “seus erros“...
Ter ousadia pra dizer “me perdoe“ e
Capacidade pra dizer “Eu Te Amo“.
Ser escolhido de Deus é usar as pedras
Para erguer um altar de testemunhos e ainda dizer:
"Conheço o Senhor!!!Ele é fiel e jamais me deixará!“
Ser escolhido por Deus é ter certeza de que já somos!
mais que vencedores

VOCE É UMA PESSOA AUTÊNTICA ?


Somente a verdade faz de nós homens e mulheres verdadeiramente livres. O nosso coração está sempre em busca da verdade, por isso precisamos ter a coragem de nos questionarmos, de nos colocarmos à escuta e procurarmos respostas para sermos filhos autênticos de Deus, o qual não precisam viver de fantasias nem ostentar mentiras para ser o que são.
Não precisamos mostrar para as pessoas o que não somos, ao contrário, como diz Santa Catarina de Sena: ”Se fordes o que deves ser, colocareis fogo no mundo”.
Jesus nos convida à autenticidade de vida, como João Batista que viveu para preparar o caminho do Senhor e soube desaparecer na hora certa, para aparecer aquele que Ele apresentou: Jesus.
Veja que lindo o elogio que o próprio Jesus tece a respeito de João Batista, porque via que ele era um homem autêntico, que não precisava de roupas finas nem de palácios para construir sua imagem: ”De todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista” (Mt 11,11a).
Senhor, ensina-nos a viver, com autenticidade, a nossa vida.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago