quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PAPA DESTACA NECESIDADE OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS

papa_missa
Francisco destacou que escutar a Palavra sem praticá-la faz mal / Foto: L’Osservatore Romano
Francisco disse que pronunciar palavras cristãs sem Cristo, ou seja, sem praticá-la, faz mal a si mesmo e aos outros
A homilia do Papa Francisco nesta quinta-feira, 5, na Casa Santa Marta, concentrou-se sobre a necessidade de escutar e praticar a Palavra de Deus. O Pontífice destacou que quem pronuncia palavras cristãs sem Cristo, isso é, sem colocar em prática, faz mal a si mesmo e aos outros, porque é vencido pelo orgulho e causa divisão, mesmo na Igreja.
Escutar e colocar em prática a Palavra do Senhor é como construir a casa sobre uma rocha. O Santo Padre explicou a parábola evangélica proposta pela liturgia do dia, em que Jesus reprova os fariseus por conhecerem os mandamentos, mas não praticá-los. Segundo ele, escutar a Palavra e não praticá-la não só não serve como faz mal, pois engana e faz crer que a pessoa tem uma bela casa, mas sem fundamento.
“Esta figura da rocha refere-se ao Senhor (…) Uma palavra é forte, dá vida, pode seguir adiante, pode tolerar qualquer ataque, se esta palavra tem as suas raízes em Jesus Cristo. Uma palavra cristã que não tenha as suas raízes vitais em Jesus é uma palavra sem Cristo! E as palavras cristãs sem Cristo enganam, fazem mal!”.
Francisco acrescentou que essa palavra cristã sem Cristo leva o ser humano à vaidade, à segurança de si mesmo e ao orgulho. E então vem a palavra de Deus neste dia de hoje, convidando todos a construir a sua vida nesta rocha que é Ele.
“Pedir ao Senhor a graça de ajudar-nos nesta humildade, que devemos ter sempre, de dizer palavras cristãs em Jesus Cristo, não sem Ele. Com esta humildade de ser discípulos salvos e de seguir adiante não com palavras que, para fazerem-se poderosas, terminam na loucura da vaidade, na loucura do orgulho. Que o Senhor nos dê esta graça da humildade de dizer palavras com Jesus, fundadas em Jesus”

O MINISTÉRIO DE PENTECOSTES

O mistério de Pentecostes é um mistério permanente; o Espírito continua a vir sobre todas as almas que verdadeiramente O desejam" (Beata Elena Guerra)

Você está com sede de Deus? Então, clame nesta hora: "Vem, Espírito Santo!" Não há nada que o Divino Consolador não possa mudar em nossas vidas. O Espírito Santo é capaz de transformar nossa tristeza em alegria, nosso desespero em esperança, nossasede em saciedade, nossa agitação em serenidade, nossa descrença em fé. O Espírito de Deus quer nos educar na escola da oração perseverante, da confiança inabalável e do fervor que nada e ninguém consegue esfriar. Seja um homem conduzido pelo Espírito! Aprenda a combater nesta vida com as armas espirituais. Sim, pois somente estas são capazes de derrubar as fortalezas que se ergueram ao nosso redor. As armas da carne de nada servem. Somente as armas do Espírito é que nos levam à vitória da fé. Que neste dia o Espírito de Deus sacie a nossa sede na alma. Para isso existe uma "chave", uma simples palavra que abre sobre as nossas cabeças os reservatórios celestes. E essa chave começa com um sincero e urgente pedido ao Paráclito: "Vem!" Deus abençoe o seu dia, meu irmão! Que o Senhor Jesus ouça a sua súplica e acabe de uma vez por todas com a sua sede de Vida Nova
Alwxandre Oliveira

POR AMOR

É Deus quem opera a salvação, mas podemos dizer que esta não se realiza na terra sem a cooperação do homem. Deus contou com José para dar nome e proteção ao Seu Filho e os direitos da descendência de Davi.
Como Abraão, o pai adotivo de Jesus acreditou na palavra que lhe foi dita: ”José fez conforme o anjo do Senhor havia dito” (Mt 1,24). Em todas as coisas, ele procura reconhecer a vontade de Deus.
O Senhor continua a agir em favor do Seu povo, porque conta com corações humildes e generosos, como o de São José, capazes de renunciar aos planos pessoais em favor de um bem maior.
Nesta hora, em que o mundo precisa tanto de uma intervenção divina, rezemos:
São José, nas horas de maior aflição o anjo não vos valeu?
Valei-me São José.
Luzia Santiago

QUANDO NOS DECEPCIONAMOS COM ALGUEM

Quando nos decepcionamos com alguém muito importante na nossa vida, o nosso coração fica dilatado por muito tempo. As vezes sangrando, ou simplesmente machucado. De qualquer forma o coração ferido nos deixar expostos a dor e a magoa. Dependendo ainda dos fatos e das circunstancias, a dor se torna insuportável e a amargura cresce dentro do nós.Mas, se a pessoa tem mesmo importância para sua vida, e a hora de voce avaliar o lugar que esta pessoa ocupa no seu coração. As vezes voce conferiu mais importancia a este relacionamento do que ele merecia. Outras vezes voce se cegou a tal maneira, a ponto de não querer enxergar as fragilidades e os limites na pessoa querida. Nao é questão de jusficar o erro de ninguém. Mas, é mais sabio em vez de deixarmos crescer o sentimento de acusação e magoa, revermos a maneira como nos relacionamos com o outros. Este mesmo relacionamento pode recomeçar com um novo sabor e uma nova direção, desde que queiramos aprender com os erros e amadurecermos com os fatos.
Não tome decisão nenhuma sem primeiro se libertar da raiva ou de qualquer espécie de ira que invadiu o seu coração. Ofereça a quem você ama e te machucou, o melhor que há no seu coração. Se o seu coração tem muito amor, não o retenha deixe que ele transborde através de atos de aproximação, reconciliação e ternura. Mesmo que voce precise de um pouco mais de tempo, reflexão e amadurecimento. Tudo isto só será possível se o seu coração estiver purificado pela força do perdão. Reconheça que na história de vocês o amor é maior que as decepções. Com o coração transfigurado por este Amor maior, você verá que as flores que colheram foram muitos mais significantes do que os espinhos que te machucaram. Agora se você prefere ficar na magoa eterna, voce esta dizendo para você mesmo que você não tem disposição ou capacidade de querer superar seus próprios limites.

Padre Roger Araújo

A CONTRUÇÃO DE UMA CASA PRECIS DE UM PROJETO

A construção de uma casa demanda projeto, planejamento, orçamento, mão de obra, execução…

Assim também é a nossa vida!

Temos muitos sonhos e fazemos muitos projetos, mas os mais importantes são aqueles que brotam do coração, de uma vontade interior que edifica a vida de fato, como a vocação para a família, para a Igreja, para a comunidade, para a sociedade, ou para uma profissão. Todas as pessoas recebem de Deus dons que precisam ser multiplicados na prática dos seus projetos!

Mas, é importante ter o planejamento, ter tempo para o amor, para o laser, para o trabalho, para a família, para a saúde. Se nos esquecemos ou deixamos para trás alguns destes itens, nossa vida entra em desequilíbrio e nosso projeto pode não se concretizar.

Quanto ao orçamento para a edificação da vida, ele se refere à disponibilidade e à disposição para realizar. Tudo vai depender do quanto eu estou aberto para me doar para a realização do meu projeto de vida.

E a mão de obra é a vontade, o querer de fato, que muitas vezes se perde em meio ao mundo que agita outros projetos menores que ocupam muito do nosso tempo. Sem este ímpeto forte e certeiro a obra é embargada.

Por fim, a execução deste projeto é o dia a dia da nossa própria vida. É o arar, o semear e o cultivar a semente constantemente. É acordar e dar graça as Deus por mais um dia que Ele nos permite construir a nossa vida sobre a rocha do Seu amor. E, feliz aquele que sabe agradecer e se fazer merecedor das graças e bênçãos do Pai.

Quem constrói a sua vida sem Deus é insensato porque, uma casa sem sustentação é como um barco à deriva, não se sabe onde vai atracar.

É VIVA A PALAVRA QUANDO SÃO AS OBRAS QUE FALAM

"É viva a Palavra quando são as obras que falam" (Santo Antônio de Pádua)

Ore comigo: "Senhor, usa hoje as minhas mãos, não somente para apontar o que está errado, mas para estendê-las em auxílio daquele que necessita de amparo. Usa meus olhos, não somente para observar o que é injusto na sociedade, mas também para contemplar os Seus simples e constantes milagres na vida de cada um que eu encontrar neste dia. Usa meus ouvidos, não apenas para informar-me daquilo que acontece neste mundo tão apressado, mas, sobretudo, para ouvir o urgente desabafo de tantos corações angustiados ao meu redor. Usa meus lábios, não para que eu machuque o meu próximo com palavras fúteis e agressivas, mas, antes, para revigorar cada alma proclamando e recordando Suas promessas, meu Deus, que são maravilhosas e eternas! Amém". Deus abençoe o seu dia, meu irmão! Sejamos instrumentos eficazes nas mãos d'Aquele que semeia o amor e a verdadeira felicidade entre os homens: Jesus Cristo. Um forte abraço! Oro por você e pela sua perseverança na fé.
Alexandre Oliveira

COMO LIDAR COM SITUAÇÕES DIFÍCIEIS

Muitas vezes nos encontramos em situações bastante difíceis, as quais nos levam a entrar em desespero. Não conseguimos enxergar a luz no fim do túnel, nem sentir paz em nossos corações. São os problemas do dia a dia, pequenos ou grandes, mas que nos incomodam a ponto de tirar o nosso ânimo. 

Somos humanos e nem sempre nossas forças são suficientes para suportar os fardos, sejam eles quais forem. Não aceitamos a nossa realidade e, por isso nos sentimos infelizes. Nosso Deus é tão misericordioso que, sabendo da nossa fragilidade, nos abastece com Sua Força e coloca em nossas vidas pessoas que nos ajudam a seguir.

Em 1Ts 5,11 lemos: consolai-vos mutuamente e edificai-vos uns aos outros, levar uma palavra de consolo, de paz, nos faz bem e edifica os irmãos. Quando estamos tristes e alguém nos consola, isso nos dá um ânimo redobrado. Da mesma forma devemos fazer, aos nossos semelhantes, enxugando as lágrimas, ajudando a retirar as pedras e espinhos de seus caminhos e ajudando no fortalecimento da fé. Isto é também religião: amar, consolar, edificar o próximo. Fazer o bem é também uma prece a Deus.


Bondoso Pai,
assim como recebemos o Vosso consolo,
ajudai-nos a ser instrumentos de Tua paz e de Teu amor,
dá-nos sabedoria para ajudar sempre nossos irmãos.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

NÓS SOMOS CRIAÇÃO DE DEUS

Nós somos criação de Deus e fomos planejados para o bem, para as virtudes do amor e da solidariedade. Se seguirmos os passos sonhados por Deus, teremos o paraíso aqui na Terra. Deus quer dar a todos, Seus braços misericordiosos, que acolhe em todos os momentos, sem olhar o quanto possamos ter magoado o próximo, o quanto fomos cruéis com nossos julgamentos tão humanos.

Em Mateus 12, 36 lemos: “No dia do juízo os homens prestarão contas de toda a palavra vã que tiverem proferido”. Com nossa língua, muitas vezes, matamos sem piedade nosso próximo... e ainda nos julgamos cristãos corretos. É preciso ter cuidado com o que falamos e praticamos. Devemos rezar para que Deus tenha misericórdia dos que se acham imunes ao pecado. Devemos ser reflexos do sublime amor do Pai, acolhendo e amando sem olhar a quem!

É preciso matar em nós os maus pensamentos, sentimentos de rancor, ódio e pré-julgamentos. Nestas lacunas que se formam devemos pedir para que o Espírito Santo ocupe o Seu lugar, com a alegria que nunca se acaba e que nos fortalece na caminhada.

O Pai sabe tudo de nós, quando erramos e quando acertamos. Ele só quer que acreditemos em Seu amor misericordioso, que nos abraça e nos renova. Que você reflita a Luz verdadeira que restaura não somente a sua vida, mas a vida de todos aqueles que estiverem ao seu redor.

Se aproprie da força que vem do Alto e deixe que o plano de Deus para a sua vida aconteça. O que de graça recebemos do Pai, de graça devemos oferecer ao irmão. Neste ciclo de amor, somos curados, salvos e libertos!

Padre Alberto Gambarini

PRECISAMOS PERDOAR QUEM NOS FERIU

Antes de rezar pedindo libertação precisamos, acima de tudo, perdoar quem nos feriu, sem isso não acontece a cura, não acontece libertação. E o segundo bloqueio para nossa libertação é quando não arrependemos do mal que fizemos e culpamos outras pessoas. A Bíblia diz que somos todos pecadores e precisamos confessar nossos pecados todos os dias, precisamos pedir perdão a todas as pessoas que ferimos, principalmente os que estão próximo a nós. Arrependimento não é só com Deus, o problema é entre nós, temos que perdoar entre nós.

E o último bloqueio para a libertação é não ter renunciado as seitas ocultas, esse é maior bloqueio para a libertação, e com frequência as pessoas pensam que não precisam renunciar, e isso é da cultura. Esse é um problema do Brasil, acham que não é necessário e não conseguem renunciar a todas as práticas ocultas que participaram, somente quando remove esse bloqueio, podemos rezar pela libertação.”

Pe. Rufus Pereira

ESPERAR EM DEUS

Uma das coisas mais difíceis para qualquer pessoa é manter viva no coração a esperança. Por vezes, somos submetidos as mais diferentes provações e pouco a pouco vamos deixando com que as influências negativas do mundo, tirem a nossa confiança nas coisas do alto. 

Manter viva a esperança não é fingir que os problemas não existem, mas saber que são passageiros. Esperar é crer que o sofrimento chegará ao fim e que todas as dificuldades podem ser superadas. A fé nos faz entender que apesar dos problemas existirem, podemos enfrenta-los e superá-los.

A esperança é um dos principais ingredientes para não se deixar vencer pelos problemas. É certo que existem momentos em que parecem que vamos perder toda a nossa confiança. No Salmo 36,5 lemos: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá”. Uma das coisas para não perdermos a esperança é não deixarmos escapar as nossas oportunidades, mas aproveitá-las em tempo próprio. Não se deixe abater, o Deus de amor esta com você, levante a sua cabeça e permita que a esperança lhe devolva a coragem diante da vida.

Meu bom Deus,
muito obrigado pela tua graça,
não pagamos nada por ela,
é tudo dom gratuito de tua bondade.
Perdoa a nossa ingratidão e
faz-nos sempre carentes de tua ajuda.
Muda a nossa maneira de ser,
reforma o meu o procedimento,
faz-nos instrumentos de tua paz e
dá-nos o dom do equilíbrio.
Amém!

Padre Alberto  Gambarini