segunda-feira, 24 de março de 2014


CUIDADO COM AS NOSSAS PALAVRAS


“Palavras machucam mais que tapas, tapas ferem o corpo, palavras ferem a alma.
O corpo se recupera fácil, a alma não.
Porque magoar alguém com palavras duras e feias, sempre se tem a opção de não fazê-lo ou não.
Ninguém gosta de ser magoado, então ninguém deveria magoar.
Você falou palavras duras comigo, minha alma chora, chora por te amar e que poderia perdoa todos as ofensas e continua ao seu lado, mas as palavras as vezes continuariam ali dentro para sempre.
Sempre ficaríamos na esperança de que uma dia aquela pessoa, com palavras doces de reconciliação, cure toda a dor que causou…
As suas palavras:
As palavras possuem uma força além de nossa imaginação.
Podem inclusive nos ajudar e muito a vencer nossos desafios, elas podem trazer alivio e sossego a nossos corações....

Desejo que de sua boca saiam palavra hoje sempre cheias de graça que alegra e santifiquem quem ouve, e estas palavra mudem os que estão ao seu redor....
E que Deus te abençoe cada dia mais pelas palavras que saem de sua boca....

Padre Wagner Baia

Ó MARIA SANTÍSSIMA


Ó Maria, minha Mãe Santíssima, desejando desagravar-Vos das ofensas que o Vosso Coração Doloroso e Imaculado recebe, e em especial das blasfêmias que se dirigem contra Vós, ofereço-Vos estes pobres louvores com o fim de Vos consolar por tantos filhos ingratos que não Vos amam, e consolar o Coração Santíssimo de Jesus, Vosso Filho e Senhor nosso, a quem tanto ofendem e entristecem as injúrias feitas contra Vós.
Dignai-Vos, Mãe Dulcíssima, receber este meu pobre e humilde obséquio; fazei que Vos ame e me sacrifique por Vós, cada vez mais; e olhai com olhos de misericórdia para tantos infelizes a fim de que não tardem em acolher-se, arrependidos, ao Vosso colo maternal. Amém.

O MEU AGIR REVELA A QUEM SIRVO

Precisamos colocar Jesus no centro da nossa vida. Nos tempo que estamos eu ouso dizer que só quem tem Jesus no centro será capaz de aguentar até o fim.

O Meu agir revela a quem sirvo. Ao vê este tema eu lembrei do Jovem rico do evangelho. 

Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda? Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.” São Mateus, 19 

Quantos de nós estamos na Igreja, vamos a missa, a grupo, temos uma vida de oração, mas Jesus disse aquele jovem se você quiser ser perfeito, vende tudo e segue-me! O agir daquele jovem rico revelou aquele que ele servia. Aquele jovem estava apegado ao dinheiro, jovens sarados o nosso coração precisa está ancorado em Deus. 

Qualquer apego que não seja Deus, nos impede de ser livre para o Senhor. 

Aquele jovem servia a outro Senhor. E a Sagrada escritura nos diz: “é impossível servir a dois senhores.” Então temos que fazer uma escolha. A quem você quer servir? 

Muitos de nós achamos que para sermos santos precisamos deixar o mundo. Mas são João da Cruz nos ensina que só chegamos a santidade quando vencemos 3 inimigos, primeiro o mundo, segundo o demônio e terceiro a si mesmo, a nossa carne. 

São João nos dá conselhos, ou seja aramar para combater esses inimigos. 

A ninguém devemos prender o coração. São João não é contra o amar, mas sim apego, não apegue as pessoas. Porque quanto mais você se as pessoas, mas você se apega ao mundo. Apegue-se só a Jesus Cristo. 

Jesus não está pedindo para nós deixarmos de amar, o amor que Jesus nos pede para amar nos deixa livres, em Deus nós amamos melhor. A Palavra de Deus é muita clara para nós, a segunda cautela que São João da Cruz irá nos dizer é que não podemos nos apegar aos bens materiais.

A conversão precisa fazer com que a nos desapeguemos dos nossos bens. As vezes, você já tem o que você precisa, o seu guarda-roupa já tem roupas suficientes para você, mas você quer viver na moda. Mas eu lhes digo: a pobreza é para todos nós
Para ser santo, você precisa dar tudo o que você tem! Terceira cautela contra o mundo, falar dos outros, amados irmãos e irmãs, este é um grande pecado, falamos mais da vida do outro do que da nossa. 

O julgamento, é a praga que pode destruir o seu grupo; a fofoca, a crítica pode destruir qualquer obra de Deus. O demônio cativa a fofoca! Se alguém pensa em ser de Deus e não tem freios na língua, é vã a religião. 

O demônio não vai chegar até nós com chifres; tem coisas que nos parecem tão boas. O demônio não joga água fria e nem quente, ele só está te cozinhando. O demônio vem disfarçado em anjo de luz. A primeira cautela contra o demônio: obediência. Obediência significa ouvir a voz de Deus, não pense você que Ele vai chegar até você e vai te dizer as coisas que você deve ou não fazer. A voz de Deus está na sua Igreja. 

Deus quer que obedeçamos a Ele por meio de mediações. Nós só estamos livres da obediência quando esta nos pedir para fazer coisas que ferem a nossa. 

Terceira cautela sobre o demônio: Só pode obedecer quem é humilde. O demônio não consegue obedecer porque ele é orgulhoso. Nada o demônio pode contra uma alma humilde. Podemos nos lembrar de São Francisco de Assis um homem humilde, que o demônio não conseguiu tocar. 

A força para vencer o pecado está em Deus. Só através da graça de Deus você pode ser santo. A santidade não depende da tua força, mas da força de Deus.

São João  da Cruz diz que só poso ser santo se relacionar com as pessoas, e principalmente com aquelas que temos mais dificuldades. O amor de Deus necessariamente precisa passar pelo amor do outro.Você precisa amar.
Frei Gilson 
Carmelita

A CRUZ DE CRISTO É FOGO ARDENTE QUE PURIFICA NOSSO CORAÇÃO

esus faz uma proposta de seguimento aberta a todos, aos de ontem e, a nós, hoje, usando uma condicional: “Se”. Da parte de Deus nada é obrigação, nada é imposição: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me”.
Para Deus a liberdade está acima de tudo! Podemos segui-Lo como também não somos obrigados a fazer esta opção. Agora, para quem desejar ser seu discípulo, deve aceitar três condições bem definidas: renunciar-se; tomar a cruz cotidiana e, por fim, seguir...

Tomar a cruz é não ter medo de ninguém e de nada para poder, justamente, ser grande e forte no enfrentamento das adversidades da vida. Vida sem sofrimentos, angústias, dor, medo, tristezas, raiva, vacilações, etc, não existe. Todos estes elementos fazem parte da vida. Ao menos para quem se considera normal.

Mas quem desejar levar uma vida mansa, sem compromissos efetivos com a proposta do Reino, sem abraçar corajosamente as cruzes da vida, não vai sentir o prazer do crescimento interior. A pureza do ouro está justamente na intensidade do fogo que o purifica.

A cruz de Cristo é fogo ardente que purifica nosso coração, de todos os sofrimentos que o aflige. E é muito bom que continuemos a escutar Jesus, que continua a nos dizer: “Com efeito, de que adianta a uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Não será na vida mansa que vamos alcançar a salvação. A ressurreição de Cristo passou pela cruz. A nossa, não será diferente. Portanto não vamos negar ou fingir que não temos cruzes. Quem nega as próprias cruzes, não será nunca capaz de transformá-las em degraus de crescimento. Cruz nunca poderá ser fatalidade porque, acima de tudo, ela é consequência do amor livre de Cristo.

A única cruz que redime, é a cruz de Cristo

JESUS É TUDO QUE PRECISO

Muitas pessoas se perguntam constantemente sobre a vida. Uns amam viver, outros criticam e nada fazem para melhorar, mas, viver não é apenas levantar e empurrar o dia até que novamente anoiteça. 

Para viver bem é preciso, não é doar um pouco, mas doar sempre, não superar uma ofensa, mas esquecê-la. Não é se compadecer, é ajudar mesmo que seja um grande incômodo. Viver não é apenas sorrir, é fazersorrir as pessoas que estiverem ao seu lado. Quando descobrimos a alegria de viver, encontramos um tesouro. A palavra de Deus em João 16,33 lemos: “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”.

O cristão tem por obrigação ser alegre, aliás dizem os teólogos que um santo triste é um triste santo, é verdade, porém, como o próprio Jesus nos diz, todos nós teremos nossas dificuldades, mas que com Cristo saberemos enfrentá-las. Eu quero te convidar a mudar de vida, a trazer a felicidade para dentro de tua casa.

Quem realmente vive e ama, não faz apenas o que pode, mas ama as pessoas de verdade, como se não houvesse um amanhã por vir!

Deus,
enxuga as nossas lágrimas,
afasta de nós os nossos problemas,
dá-nos sabedoria para que possamos vencê-los,
sê-nos favorável.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

O PECADO A PONTO DE PROGRAMAR NOSSA CONFISSÃO

Parece que nos acostumamos com o pecado a ponto de programar nossa confissão antes mesmo de pecar. É preciso confessar os nossos pecados de maneira correta.

Pecado é tudo o que nos afasta do amor de Deus. Deus está de braços abertos para nos receber, mas nosso pecado é uma muralha construída que nos separa de Deus.

É preciso preparar nosso coração para o encontro com o Senhor.

No Salmo 23, 3-4 lemos: “Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo”.

Quem vai subir ao monte e participar do banquete é aquele que tem as mãos limpas e o coração puro. Alguém tem? Mesmo que não nos julguemos dignos todos temos a oportunidade de nos reconhecer pecadores e pedir perdão. Somos filhos amados de Deus!

Por mais que o nosso pecado tenha nos derrubado, podemos levantar. Como disse Santo Agostinho: “Caio miseravelmente, e tu me levantas misericordiosamente.”

Dedique-se a alimentar-se da Palavra de Deus e praticar os seus ensinos. Assim descobrirá a alegria do arrependimento em contraste com a prisão e falta de paz que o pecado oferece. É preciso buscar uma verdadeira confissão que vem de um coração arrependido.

Senhor, daí-nos um coração generoso, sempre inclinado ao perdão. Afastai de nós o ódio, o desamor e tornai-nos benevolentes para com os nossos irmão. Que a vossa graça esteja sempre conosco. Amém!
Padre Alberto Gambarini

JESUS FONTE DE ÁGUA VIVA

Jesus se dá em Sua Palavra e, de modo especial, na Eucaristia. Ele se dá também na pessoa do irmão, apresenta-se de mil maneiras, porque quer atingi-lo. É seu anseio! Ele é Salvador e sabe que a vida eterna que está em você, em embrião precisa ser alimentada. É Ele o pão, o alimento dessa vida. Por isso se dá, se esquece de Si mesmo. 

Você também é chamado a ser como Jesus, a não viver para si mesmo, mas se dar para que muitos tenham vida e a tenham em abundância. O que Jesus quer é que cada um, por mais pobre que seja, reparta com seu irmão o pão que recebeu. 

Assim como Jesus disse: "Eu sou o pão da vida", agora, Ele diz:"Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (cf. Jo 7,37). É mais um significado, mais um símbolo para mostrar quem é Jesus. Como toda a vida – as plantas, os animais, você e a terra – precisa de água, assim também nossa alma precisa dessa Água, que é vida.

Aquele que acredita em Jesus, que O acolhe, que recebe essa Água Viva se torna também fonte de água. O Espírito Santo desabrocha e você pode atrair muitos para Jesus; pode ser caminho para muitos chegarem até Ele. Esse é o segredo.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova