terça-feira, 22 de novembro de 2011

SANTA CECILIA

Hoje celebramos a santidade da virgem que foi exaltada como exemplo perfeitíssimo de mulher cristã, pois em tudo glorificou a Jesus. Santa Cecília é uma das mártires mais veneradas durante a Idade Média, tanto assim que no século V uma Basílica foi construída em sua homenagem. Embora se trate da mesma pessoa, na prática fala-se de duas santas Cecílias: a da história e a da lenda. A Cecília histórica é uma senhora romana que deu uma casa e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa transformou-se em igreja que se chamou mais tarde Santa Cecília no Trastévere; o terreno tornou-se cemitério de São Calisto, onde foi enterrada a doadora, perto da cripta fúnebre dos Papas. No século VI, quando os peregrinos começaram a perguntar quem era essa Cecília cujo túmulo e cuja inscrição se encontravam em tão honrosa companhia, para satisfazer a curiosidade deles, foi então publicada uma Paixão, que deu origem à Cecília lendária; esta foi sem demora colocada na categoria das mártires mais ilustres. Segundo o relato da sua Paixão Cecília tinha sido uma bela cristã da mais alta nobreza romana que, segundo o costume, foi prometida pelos pais em casamento a um nobre jovem chamado Valeriano. Aconteceu que, no dia das núpcias, a jovem noiva, em meio aos hinos de pureza que cantava no íntimo do coração, partilhou com o marido, com transparência, o fato de ter consagrado sua virgindade a Cristo e que um Anjo guardava sua decisão.
     Valeriano, que até então era pagão, a respeitou, mas disse que somente acreditaria se contemplasse o Anjo. Desse desafio Cecília conseguiu a conversão do esposo que foi apresentado ao Papa Urbano, sendo então preparado e batizado, juntamente com um irmão de sangue de nome Tibúrcio. Depois de batizado, o jovem, agora cristão, contemplou o Anjo, que possuía duas coroas (símbolo do martírio) nas mãos. O Anjo colocou uma coroa sobre a cabeça de Cecília e outra sobre a de Valeriano, o que significava um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão por causa da fé abraçada e logo depois Santa Cecília sofreu o martírio, após ter sido presa ao sepultar Valeriano e Tibúrcio na sua vila da Via Ápia.
Colocada perante a alternativa de fazer sacrifícios aos deuses ou morrer, escolheu a morte. Ao prefeito Almáquio, que lembrava Cecília que tinha sobre ela direito de vida ou de morte, ela respondeu: "É falso, porque podes dar-me a morte, mas não me podes dar a vida". Almáquio condenou-a a morrer asfixiada; como ela sobreviveu a esse suplício, mandou cortar-lhe a cabeça. Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: "Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro esposo". Estas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu.
Santa Cecília, rogai por nós!

A CURA PELO AMOR

É uma graça podermos estar aqui junto com a Virgem Maria para que o Espírito Santo faça uma obra em nós. Se eu perguntasse a vocês por que estão aqui, tenho certeza de que responderiam: “Vim para buscar Jesus”. Estamos aqui porque somos maravilhas aos olhos do Senhor, porque Ele fez em nós uma obra diferente.
Pregando sobre cura e libertação tenho me dado conta do que pode nos levar a verdadeiras curas e libertações: o amor. Somos curados pelo amor. Um dos frutos deste acampamento é compreendermos que somos maravilhas aos olhos de Deus, somos fruto do Seu amor.
Deus sorri para cada um de nós, independente de como estejamos, da situação que estamos vivendo. Você já reconheceu sua dignidade, já reconheceu que você é maravilha aos olhos do Pai? Cristão, reconheça a sua dignidade!
Eu nunca vi Deus cara a cara, vejo-O na Eucaristia, mas como Moisés viu eu não nunca vi, mas eu queria que você olhasse para a criação do Senhor e compreendesse quão inteligente Ele é.
Você foi feito para correr para Deus, mas algo o está prendendo. O que é isso? Você poderá perguntar isso a Deus para que Ele possa desatar esse nó a fim de que você possa correr até Ele. E tenho certeza de que isso será feito pela força do amor. O Coração de Jesus está sempre palpitando de amor. O amor de Deus nunca se apaga, é infinito.
Muitas vezes, buscamos no outro ajuda e, muitas vezes, não a encontramos, mas o amor de Deus sempre vem em nosso encontro. Deus, quando respira, joga para nós amor. O Espírito Santo é o amor do Pai. O amor de Deus é um som de um respiro. Deus cria o homem e infunde em suas narinas um respiro. Ele pega Adão e exala nele um respiro, e naquele barro é gerado a vida, o amor. Somos Adão, somos barros, frágeis, pequenos, mas o amor de Deus infundiu na nossa vida um novo respiro.
Se na sua vida não há amor, então ela não tem nada, mas se existe amor sua vida tem tudo. Sua vida passa pelo caminho do amor, deixe Deus inflá-la com esse sentimento nobre. Que a força do amor venha sobre você para que ele [amor] possa se tornar fonte de cura e libertação.
Nossa vida é frágil, mas o Espírito quer descer hoje sobre nós. São Paulo afirma que o Espírito de Deus, o respiro de Deus, está em nós. Diante de Deus Pai eu me sinto muito indigno de pregar para vocês, mas o Senhor me trouxe aqui e eu amo vocês porque Deus os ama. E esse Espírito de Deus, que está em nós, não abre mão de nós. Ele nunca vai deixar de jogar em nós o Seu respiro, porque Ele quer que nós vivamos.
“Não deis lugar ao demônio, não deixeis triste o Espírito Santo” (Ef 4,7). Deixamos o Espírito triste se nos fechamos ao amor de Deus, mas mesmo que façamos isso Ele continua nos amando. O demônio que gerar em nós um desespero, uma crise de amor. É muito próprio do demônio nos enganar, ele nos apresentar o amor de forma errônea. Ele nos apresenta um falso amor que gera morte em nós.
O Todo-poderoso nos dá talentos para que estes rendam; não podemos perder tempo. As pessoas podem nos enganar, a vida pode nos levar por caminhos que não queremos, mas Deus nunca chega tarde. Ele nos diz hoje com amor eterno: "Eu te amei" para todo aquele que veio a este acampamento com alguma dúvida do amor de Deus por nós. “O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito” (Sofonias 3,17).
Eu queria que você entendesse que esse amor que estamos contemplando, esse amor que não passa, nós podemos aumentar em nós, pois nada nem ninguém pode nos afastar do amor de Deus. Quem ama tudo suporta, tudo espera e não duvida de que sua vida vale a pena, pois Deus nunca vai nos deixar.
Uma grande fonte do amor de Deus é o Menino Jesus, que vai nascer por nós no dia de Natal. Quando Jesus nascer, onde quer que você esteja, lembre-se de que Ele o ama.
O demônio tem muita raiva de Deus, porque ele queria ser o redentor da humanidade, mas o Senhor disse que seria Jesus, que se encarnaria num ser humano e o maligno ficou muito chateado, porque ele queria redimir a humanidade. Mas Deus queria Jesus encarnado num ser humano, que nascesse da Virgem Maria.
Contemple o Menino Jesus e que Cristo siga sendo criança em você. Quem não ama o próximo que vê, como amará a Deus que não vê? O amor vai triunfar especialmente na sua vida quando você perdoar. Peça a Deus essa graça e contemple a Jesus que passou por nós e só soube amar.
Jesus estava atento a cada um que passava por Ele, se inclinava e curava, como o fez com a sogra de Pedro, Ele impunha as mãos sobre cada um e os curava. Jesus subiu na barca de Pedro. Ele quer subir na sua barca e navegar ao seu lado e você nunca vai naufragar!
 Olhe para cruz e entenda que, mesmo sofrendo, Ele continua a amá-lo. Quando Ele mais sofreu, mais Ele nos amou.
Cristo dá tudo por você, entregue sua vida ao amor de Deus.
Padre Alexandre Paciolli

A CONFIANÇA NA DIVINA MISERICORDIA

Imagem de Destaque

Não devemos colocar a nossa confiança nas coisas passageiras


Uma das características fundamentais da devoção da Divina Misericórdia é a confiança. Sempre que falamos de confiança, e procuramos um símbolo, algo a quem podemos associar esta palavra, nos lembramos da criança, da sua atitude de lançar-se sem medo nos braços dos pais. É a mesma atitude que Deus espera de cada um de nós se queremos que Ele esteja sempre ao nosso lado. “Estarei sempre a teu lado se fores sempre como uma pequena criança e de nada tiveres medo, assim como fui aqui teu princípio, assim também serei teu fim. Não dependas das criaturas, ainda que seja na mínima coisa, porque isso não me agrada” (Diário de Santa Faustina, número 294).
Jesus promete estar sempre ao nosso lado se formos sempre como uma pequena criança e de nada tivermos medo, pois, assim como Ele foi o princípio da nossa vida, Ele também será seu fim.
Para que fique bem claro que não devemos colocar a nossa confiança e esperança nas coisas passageiras deste mundo, para que não venhamos a nos decepcionar e, desta forma, acusar a Deus de nos ter abandonado, Ele nos diz: “Não dependas das criaturas, ainda que seja na mínima coisa, porque isso não me agrada”. Não agrada a Jesus que dependamos das criaturas, ainda que seja nas mínimas coisas. E o Senhor conclui dizendo: “Quero ficar só Eu na tua alma” (D., número 295).
Jesus nos conhece perfeitamente e sabe que as nossas relações humanas estão, muitas vezes, viciadas, a ponto de até dependermos emocionalmente das pessoas. Ele quer nos libertar disso, pois a nossa felicidade está somente em sermos totalmente de Deus. Por isso, Cristo nos alerta sobre a necessidade de sermos como as crianças, despreocupadas e desapegadas em relação às pessoas. Se observarmos uma criança brincando, ela não quer saber de nada nem de ninguém a não ser de brincar. “A criança não se preocupa com o passado nem com o futuro, mas aproveita o momento presente” (D., n. 333). Elas nos ensinam concretamente a viver a palavra do Evangelho: “A cada dia basta suas próprias preocupações”.
Devemos aprender esta realidade: só é nosso o momento presente. O passado não está nas nossas mãos e não podemos corrigir os erros que cometemos, pois nos resta apenas colocar todo o nosso passado na Misericórdia de Deus. O futuro ainda não chegou. O futuro a Deus pertence. Devemos aproveitar o momento presente. Quem vive no (e para o) momento presente vive com uma confiança absoluta de que Deus não nos deixa faltar nada, pois Ele cuida de cada pequeno detalhe de nossa vida.
Esta é a verdade que eu devo assumir na minha vida. Deus cuida de mim, da minha parte quer somente que n'Ele confie.
'Causa-Me prazer as almas que recorrem à Minha misericórdia. A estas almas concedo graças que excedem os seus pedidos'. (D., n. 1146).
Padre Antônio de Aguiar Pereira