terça-feira, 17 de dezembro de 2013


A FALTA DE PROFECIA NA IGREJA ABRE ESPAÇO PARA CLERICARISMO

.Francisco destacou que, sem a profecia, falta a própria vida de Deus na Igreja
missapapa_profecia
Papa celebra na Casa Santa Marta pelas manhãs/Foto: L’Osservatore Romano
 Casa Santa Marta, Papa Francisco falou da importância da profecia na Igreja. Na ausência dela, o Santo Padre disse que falta a própria vida de Deus e sobressai o clericalismo.
Partindo das leituras do dia, o Papa comentou sobre a pessoa do profeta. “O profeta é um homem de três tempos: promessa do passado, contemplação do presente e coragem para indicar o caminho para o futuro. E o Senhor sempre protegeu o Seu povo com os profetas, nos momentos difíceis, nos momentos nos quais o povo estava desencorajado ou destruído”.
Como um exemplo de dificuldade, o Santo Padre citou o que aconteceu no coração de Maria quando estava aos pés da cruz. Nestes momentos, segundo ele, é necessária a intervenção do profeta, embora nem sempre este seja recebido.
Francisco observou que, quando ao povo de Deus falta a profecia, falta também a vida do Senhor, de forma que a força recai sobre a legalidade. Citando o Evangelho, o Papa recordou que os sacerdotes foram até Jesus questioná-Lo sobre que autoridade usava para as obras que estava realizando.
“Não entendiam as profecias. Tinham se esquecido da promessa! Não sabiam ler os sinais do momento, não tinham nem olhos penetrantes nem ouviam a Palavra de Deus: tinham somente a autoridade (…) Quando ao povo de Deus não há profecia, o vazio que essa deixa é ocupada pelo clericalismo”.
Dessa forma, o Papa explicou que a memória da promessa e a esperança de seguir adiante são reduzidas ao presente: não há nem passado nem futuro esperançoso. E quando reina a legalidade, não há a Palavra de Deus e o povo que crê chora em seu coração, porque não encontra o Senhor: falta-lhe a profecia.
“A nossa oração, nestes dias, nos quais nos preparamos para o Natal do Senhor, seja: ‘Senhor, que não faltem os profetas ao Seu povo!’. Todos nós batizados somos profetas. ‘Senhor, que não esqueçamos a Sua promessa! Que não nos cansemos de seguir adiante! Que não nos fechemos na legalidade que fecha as portas! Senhor, livra o Seu povo do espírito do clericalismo e o ajude com o espírito de profecia”.

AS GRANDES TENTAÇÕES PARA CRISTÃO DE HOJE

As grandes tentações para o cristão de hoje são a falta de entusiasmo e de esperança, um cansaço ante a paganização do mundo e a teimosia humana... A consequência, é a falta de uma alegria verdadeira. 

Procuram-se cristãos alegres, cristãos convictos, cristãos radicais! Precisam-se urgentemente de cristãos apaixonados, cristãos de verdade, cristãos que creiam no que acreditam! Afinal, há alegria duradoura e profunda somente quando se encontra o sentido da existência, e este sentido nos é oferecido pelo Cristo; unicamente em Cristo!

Esperemos Nele: na Sua palavra, no Seu juízo, na Sua graça! Ele não nos esqueceu, Ele não está ausente do mundo e da nossa vida! Recordemos a forte exortação de São Tiago: “Ficai firmes até à Vinda do Senhor! Ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a Vinda do Senhor está próxima! Irmãos, tomai como modelo de sofrimento e firmeza os profetas que falaram em Nome do Senhor!”

O Advento não somente nos prepara para a celebração da primeira vinda do Senhor no Natal, mas sobretudo nos convida a reconhecer Suas vindas na nossa vida e a esperar com ânsia e compromisso Sua Vinda final! Ele virá, Ele conduzirá tudo à Plenitude, Ele tudo julgará, julgará também a minha vida, a sua vida!

Caminhemos, caríssimos, na alegria de quem espera com certeza: “Alegrai-vos sempre no Senhor! O Senhor está perto!"

O MUNDO NÃO CONHECE A DEUS

.

Escolha sempre ser de Deus e abandone o mundo. 

Somos fruto da ação de Deus em nossa vida. Mesmo sem merecermos, Deus nos ama com eterno amor, e nos chama: Vem e segue-me!

Que nós tenhamos a coragem de dizer o SIM de Maria e dizer NÃO ao mundo. O SIM de Jesus ao aceitar o plano salvífico do Pai, o SIM verdadeiro, SIM com a vida. Abandonar o que é mal, e fazer brotar o que é bom, revestir-nos do homem novo nascido pelo Sangue puro do Cristo libertador, Ele que faz novas todas as coisas.

“Todavia, ó Zorobabel, tem ânimo, diz o Senhor. Coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote! Coragem todos vós, habitantes da terra, diz o Senhor. Mãos à obra! Eu estou convosco - oráculo do Senhor dos exércitos.” (Ageu 2,4) “Espírito Santo de Deus destrói o que é mal, e dá vida ao que é bom”.

VAMOS CUIDAR DE QUEM NECESSITA E NÓS

Creio que todos saibam que a regra de ouro do Evangelho é: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,7).
Todos nós gostamos de ser bem cuidados, de receber atenção, de ser bem servidos, bem acolhidos e amados, mas a dinâmica do Evangelho sempre nos leva a ficarmos atentos ao bem que devemos fazer , ou seja, a fazermos ao outro o que gostaríamos de receber dele.
No início desta nova semana, vamos dispor o nosso coração para vivermos de uma maneira diferente. Se cada um se exercitar carinhosamente no cuidado com o outro, a começar na família, depois no ambiente de trabalho, com as crianças, os idosos, e todos as pessoas que vierem ao nosso encontro ou que de alguma maneira passarem pela nossa vida, com certeza construiremos um mundo novo e melhor, onde a paz e o amor terão sempre a última palavra.
Jesus, ensina-nos a cuidar de cada pessoa como o Senhor cuida de nós.
Luzia Santiago

SENHOR NOSSA MAIOR VITÓRIA


Mas tu, Israel, meu servo, Jacó que escolhi, raça de Abraão, meu amigo,tu, que eu trouxe dos confins da terra, e que fiz vir do fim do mundo, e a quem eu disse: Tu és meu servo, eu te escolhi, e não te rejeitei; nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa. Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio. Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel” (Isaías 41,8-13)
Pode ser que você tenha o sentimento de que ainda não contemplou sua vitória. Estamos no “Hosana Brasil”, tempo de celebrar as vitórias de Deus. Querido, deixe-me lhe dizer: Deus não o abandonou! Ele está com você!
Os grandes mártires da Igreja experimentaram, no auge do sofrimento, a experiência com o Santo dos santos. Trago alguns exemplos de mártires, como Inácio, que foi levado a cadeias e recebeu a sentença de ser dado a feras. Ele caiu de joelhos e glorificou a Deus, e expressou o seu “Hosana”. Parece loucura, mais não o é. Isso é certeza de céu, certeza de que Deus estava com ele.
s, já digo aqui, chega de ser um murmurador, quando somos provados por Deus no sofrimento, tomamos a postura de murmurar. Não podemos ter esse tipo de postura. Permita Deus de santificar. A porta do céu está aberta a todos. Posso citar uma menina da china de 14 anos que não negou o senhor e foi decapitada. Mas ela dava brados de vitória. Ela expressava seu Hosana.
Queridos diante das tribulações, você não está só. O Senhor está contigo! Este é um fim de semana de celebração! O Senhor está conosco. Ele não é indiferente a sua dor.
Amado canta Vitória em cada remédio que você tem que tomar. Não murmure com Deus. Se esse é seu martírio branco então abrace. Louve a Deus!
O Senhor é a sua maior vitória! Não temas, no final você vai contemplar a mão do Senhor.
Do Nossos lábios não podem conter palavras de murmuração. Isso é o canto do diabo. Não podemos meus queridos viver essa dimensão. Precisamos amar o Senhor não por aquilo que Ele faz mas pelo o que Ele é.
O Meu auxilio, vem do Senhor. Seja qual for a circunstancia. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso.
Os meus passos estão sempre no Senhor. É esse Deus que precisamos adora-lo. Não desanime diante das dificuldades, pelo contrário cante seu Hosana, pois o Senhor é fiel.
Padre Edimilson Lopes

QUAL É O SEU IDEAL ?

O maravilhoso não é apenas viver; é caminhar pela vida, e apaixonadamente perseguir um ideal que possua raízes tão profundas em nós, que seja capaz de mover as nossas emoções, a nossa vontade, os nossos sentidos, e de impulsionar a nossa liberdade na busca das aspirações mais profundas do nosso coração, a ponto de contagiar e transformar as pessoas e o ambiente em que vivemos. Este ideal não pode ser outro a não ser seguir o Cristo apaixonadamente, porque “somente Jesus de Nazaré é capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano” (João Paulo II).
Hoje é o dia para voltarmos para Jesus de todo o nosso coração, o ponto em que chegou a nossa vida. O próprio Jesus não se cansa de nos chamar: Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo e eu vos aliviarei” (Mt 11,28).
Luzia Santiago

ESTOU PERDIDO COMO ACHAR O CAMINHO ?




Não se apavore se você perdeu o controle da situação!

Há momentos em que Deus toma as rédeas da nossa vida e vivemos um misterioso sentimento de desorientação. São tempos dados a nós para que ofereçamos a Ele a nossa plena e extrema confiança. O tempo é todo d'Ele; é Ele quem toma conta de tudo! 

Muitas vezes, pensamos que

não somos capazes de nada. Bobagem! Em tempos assim, dediquemo-nos mais à oração, pois, se ela, não chegamos a lugar nenhum.

Estou rezando com você!
Ricardo Sá