segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

AS 5 DICAS PARA NÃO CAIR NA DEPRÊ DE FIM DE ANO

Não consegui alcançar minhas metas
“Não consegui emagrecer os 5kg que tinha como meta no início do ano.” “Não passei no mestrado, fiz toda papelada, segui à risca a ABNT, mas, mesmo assim, não rolou.” “Terminei um namoro de cinco anos.” “Não fiz a viagem que havia planejado.”

Fim de ano é um tempo no qual, querendo ou não, somos submetidos a inúmeros balanços e avaliações. As lojas se fecham para balanço, as empresas para as “avaliações de desempenho”, os cursos universitários, em seus processos de seleção de calouros; na TV, temos inúmeras “retrospectivas”; até o Facebook e o Instragram nos “convidam” a fazer nossa retrospectiva do ano que passou.

Meu caro, não há como fugir, pois o universo conspira “contra você”. Parar um pouco e perceber o que foi vivido torna-se um fato com o qual você precisa saber lidar. 

Você deve estar se perguntando: "Por que ele começou este texto com situações de fracasso? Acontecimentos que, com certeza, não agradam quem os viveu na pele? Eu esperava as cinco dicas para viver bem o momento de fim de ano!".

Sim, fiz de propósito, pois o mal não está em nos avaliarmos ou fazermos nossos balanços, mas em como o fazemos, pois a primeira ação que temos é de supervalorizar o que não deu certo. Infelizmente, nosso cérebro tem uma atração pelo negativo, e com essa atração surgem sentimentos de culpa, remorso, autocondenação etc., os quais, se não forem bem administrados, podem nos paralisar e nos impedir de ter uma vida mais plena e feliz.

O fim do ano pode nos trazer sentimentos que beiram um estado depressivo 
e nos deixam, de fato, sem muita vontade de viver o novo que virá (lembrando que para diagnosticar uma depressão o psiquiatra ou psicólogo precisa levar em conta vários fatores como o tempo de duração, a frequência e a gravidade do estado emocional).

Minha irmã, por exemplo, disse-me recentemente: "Poxa, Adriano, minha vida profissional não foi muito bacana, tentei isso e aquilo, mas parece que nada deu certo”. Sim, de fato é algo que angustia, mas, ao mesmo tempo, ela está começando um novo negócio, está 'mexendo' com a cidade, já tem vários clientes e está caminhando super bem. Eu disse a ela: "Olha que bacana! Você está começando algo novo e promissor; às vezes, aquilo que queria não estava nos planos de Deus, mas, com sua garra, isso que se inicia agora pode estar nos planos d'Ele. Então, lance-se neste novo”.

A situação que coloquei acima precisa ser um insigth para nós, ou seja, não podemos ficar nesse estado depressivo que nos acusa a todo instante. Nada de ficar com os olhos no que deu errado, ficar ruminando os acontecimentos e, depois, colocar para fora em amargura, azedume, autovitimismo, porque isso não rola, não nos faz bem!

Vamos lá a algumas dicas que podem nos ajudar neste momento de New Year's blues. Em inglês, este termo é usado para se referir à tristeza que bate no fim do ano. 

* Pergunte-se: “Pra que eu?”, e não "Por que eu?": O “por que eu” coloca-nos em posição de ficarmos olhando para o próprio umbigo e, assim, ter uma visão limitada dos fatos e dos acontecimentos. O “para que” coloca-nos em uma posição de olhar para a situação e agir sobre ela, usá-la a nosso favor.

* Mudança em ação: Se ao fazermos o balanço e chegarmos à conclusão de que precisamos mudar algo, façamos, primeiro, um firme compromisso com nós mesmos e nossas potencialidades. Não paralisemos, mas estabeleçamos metas.

* Seja específico: Quando fazemos uma revisão de vida, olhamos de maneira global, mas é preciso que sejamos específicos no que foi vivido e demos o peso certo para cada coisa. Às vezes, temos problemas financeiros e, logo, já dizemos: "estou fracassado!", "não tem mais jeito!"... Calma! Não é bem assim. Peso certo, medida certa.

* Examine suas expectativas: São reais ou ilusórias? Sejamos sincero! Às vezes, ganhamos o suficiente para comprar um carro popular, mas já colocamos como meta comprar uma BMW zero quilômetro. Não quero "jogar água fria" em você, mas é melhor dividir os objetivos em etapas do que dar um salto maior do que a perna!

* Sonhe os sonhos de Deus: Tudo que falei acima só tem sentido se a primeira postura assumida for: “Isto está dentro da vontade de Deus para mim?”. Cara, sem isso não rola, não dá para ser plenamente feliz. Não que Deus queira nos manipular e fazer as coisas do jeito d'Ele, mas é por Ele nos conhecer tão bem, que sabe o que o seu coração realmente deseja.

Enfim, olhemos para frente e para o que virá. Saibamos o que não pode ser mudado e usemos a nosso favor para mudar nossa maneira de encarar a vida, pois um novo tempo só está começando! 


PARE DE FUGIR DE DEUS !

A Palavra de Deus, no livro dos Hebreus 4, 10-14, nos diz: “Quem entrar nesse repouso descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas. Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé.”

Irmãos, nós precisávamos ouvir estas palavras no dia de hoje. Devemos nos aproximar, com fé, d'Aquele que compreende as nossas fraquezas. Jesus foi tentado, mas não caiu em tentação. A vontade de Cristo era de desistir e, em um certo momento, até mesmo gritou: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice!” Por todos os sofrimentos que Cristo viveu, Ele sabe e compreende as nossas fraquezas muito mais do que qualquer outra pessoa. Ele entende você!

Ele sabe que você tem lutado e, por conhecer a sua história, sabe das lutas que travou no passado. E o resultado de muitas dessas lutas está em, muitas vezes, transmitir aos outros as dores e angústias que viveu. Por causa disso, muitos pais agridem os filhos, eles fazem isso porque foi o que viveram no passado, quando ainda eram crianças. Esses traumas nos marcam muito. Eu, por exemplo, tive duas namoradas. Quando uma terminou comigo, num baile, me deixou muito triste, me marcou muito aquele fato! Lembro-me de que fui dormir chorando naquela noite. Anos depois, aprendi que devemos respeitar nossas dores, que eu precisava viver intensamente aquilo, para que, através dessa dor, eu pudesse aprender muitas coisas.  

Imagine o quanto Deus o compreende! Amado, chegue mais perto de Deus! Pare de fugir d'Ele, pois se continuar a se afastar do Senhor você irá cair em muitas situações de pecado, as quais poderão levá-lo até mesmo à morte. Pare de ser fugitivo, acredite que é possível mudar!

Depois de saber das mudanças que existem em nós, devemos tentar ver como podemos ajudar os nossos irmãos para que eles também mudem de vida. Precisamos, para isso, falar a linguagem daquele que vive essa situação. Pare de complicar as coisas, facilite a vida daqueles que vivem com você! Fale a respeito do seu passado, partilhe a vida e a história com aqueles que são sua família! Eles o amam e vão entendê-lo, assim como Deus o entende! Promova, em sua casa, um ambiente de paz e não de guerra!

Alguns dias atrás, em uma conversa com a Néia, minha esposa, conversávamos a respeito do nosso futuro, sobre o que queremos viver daqui para frente. Eu e ela temos a mesma idade, cinquenta anos, e chegamos à conclusão de que devemos buscar a nossa felicidade! E é isso que desejo também para você: seja feliz e faça também os outros felizes! 
Mesmo que você esteja vivendo situações difíceis, as coisas vão continuar só piorando ainda mais se você não tentar mudar! O seu problema só vai ser resolvido se você se achegar mais perto de Deus. É tendo intimidade com Aquele, que é misericordioso, que seremos também misericordiosos com nós mesmos e com aqueles que estão à nossa volta. O dia de hoje é o dia de dizermos “sim” a Deus e “não” ao diabo! 

A intervenção de Deus só vai acontecer a partir do momento em que você Lhe der a liberdade para que Ele possa agir. O Senhor exerce conosco a misericórdia, mesmo em meio aos pecados, Ele nos assume, pois é rico em misericórdia! Pegue seu pecado crônico e entregue-o para Deus, Ele é o seu auxílio oportuno. 

Não queira comprar o amor de Deus, pois Ele não está à venda! Somos fruto do amor de Deus, que se deu por meio de duas pessoas [pais], ou seja, o Senhor pensou em você! Pare de fugir!

O nosso Deus o compreende, leve suas misérias até Aquele que é rico em misericórdia!
Dunga 
Comunidade Canção Nova

ORAÇÃO A SÃO RAFAEL ARCANJO



Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado “Medicina de Deus”!

Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias.

Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.

Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.

Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas.

Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade Divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos.

São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu. Assim seja.

* Oração pelos doentes e pedindo solução de problemas

Ó glorioso Arcanjo São Rafael, médico encarregado de nossa saúde, vir do alto do céu curar todos os que estão doentes e resolver os difíceis problemas da vida.

Fica conosco, Arcanjo, vós, a medicina de Deus, afastai para longe de nós todas as doenças do corpo e da alma, trazei saúde para nossas mentes. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

* Oração pelos viajantes

Ó Deus, que em Vossa inefável providência, Vos dignastes escolher o glorioso Arcanjo São Rafael para ser o companheiro de Vossos fiéis em suas viagens.

Fazei que possamos ser sempre conduzidos e defendidos, contra todos os nossos inimigos, visíveis e invisíveis, em todos os caminhos que empreendemos em nossa vida e principalmente em nossa viagem do tempo para a eternidade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

EIS O DESAFIO

Quando você deseja atravessar a rua e percebe que o sinal está vermelho, já sabe que precisa esperar. Se insistir em passar, pode até ganhar alguns mirrados segundos de tempo, mas coloca em risco o que tem de mais precioso, a própria vida. 

Uma criança que está sendo gerada, por mais esperada que seja, todo mundo sabe que o melhor é esperar seu tempo certo de nascer para que venha perfeita. Assim segue a história, afirmando com fatos que cada coisa é boa e proveitosa quando vivida no seu devido tempo. Mas se o tempo passa veloz, como podemos alcançá-lo para viver bem cada coisa? Eis o desafio! Na verdade, eu não sei se é a vida que está indo rápida demais ou se sou eu que estou meio lenta, mas o fato é que quase todos os dias constato que não deu tempo fazer o que havia planejado, por mais que tente ajustar os horários. E, pelo visto, partilho este sentimento com muita gente.

Recentemente, eu estava indo apressada para a Missa quando Deus falou comigo sobre isso. 

Costumo sair do trabalho direto para a Celebração Eucarística, e o tempo é suficiente para o percurso. Porém, se algum imprevisto acontece - e isso é muito comum -, já era! Terei de recuperar esse tempo andado apressada e fazendo tudo que esteja ao meu alcance para não chegar atrasada, inclusive atravessar a rua com o sinal vermelho, sem perceber se não vêm carros na avenida. Acontece que, enquanto eu esperava impaciente o sinal abrir, rodeada de pessoas apressadas como eu, ouvi, no coração, a voz suave e calma de Deus me dizer: “Prefiro que você não vá à Missa!”.


Fiquei surpresa e tive dúvidas se era mesmo coisa de Deus, mas era sim. Após refletir e rezar, percebi o que desagradava o Senhor naquela situação. Não era o fato de eu chegar atrasada, mas sim de arriscar a vida atravessando a rua de maneira imprudente e viver correndo contra o tempo, até mesmo quando o assunto é oração. Depressa percebi que o Senhor não estava assim tão contente com minhas escolhas. Ele mostrou-me que preciso priorizar o que é realmente essencial e chamou-me de volta ao lugar de onde jamais devo sair: “Vinde a mim vós todos que estais cansados de carregar o peso de vosso fardo e Eu lhes darei descanso” (Mt 11, 28). 

Quando permitimos que a pressa e a agitação nos dominem, naturalmente nos distanciamos de Deus e começamos a carregar sozinhos nosso próprio fardo. Não seria esta a razão de encontrarmos tanta gente cansada em nossos dias? Podemos ter metas e focar nossos esforços para alcançá-las, mas conscientes de que jamais vamos conseguir fazer tudo que almejamos, simplesmente porque somos pessoas humanas e limitadas, e não máquinas. Deus, naquela situação, deu-me a chance de recomeçar e eu estou tentando acertar meu passo com o compasso d'Ele. Acima de tudo, como é bonito perceber que Ele se interessa por nós! E se interessa muito mais por aquilo que somos diante d'Ele do que por aquilo que fazemos, mesmo que seja para Ele. Isso faz toda diferença na vida quando temos fé.

Já foi dito que a felicidade é um dom que não se encontra no fim da estrada, mas está distribuída pelo caminho e se esconde nas coisas simples do dia a dia. Se passarmos a vida andando com muita pressa, sem tempo para olharmos ao nosso redor, correremos o risco de não encantá-la e chegaremos ao fim da jornada com as mãos vazias e o coração cansado. E esta certamente não é a vontade de Deus para nenhum de nós. Portanto, calma! Por mais difícil que seja, é preciso desacelerar um pouco para não se perder no tempo nem viver as coisas com superficialidade. 

Os antigos sábios ensinam que o segredo para uma vida feliz e plena é viver bem cada coisa a seu tempo, valorizando o presente a ponto de desfrutá-lo sem se preocupar com o minuto seguinte. Vamos tentar fazer esta experiência no dia de hoje?

Podemos começar agora mesmo, priorizando o que é essencial, neste instante, e colocá-lo em prática; no instante seguinte, faremos o mesmo. Sendo assim, poderemos viver um dia após o outro de maneira cada vez mais intensa, e nossa vida, certamente, será mais plena e feliz a partir deste instante que é o presente, pois é aqui onde Deus está. Ele não é alguém que foi ou que será, mas Aquele que é no momento presente
Djanira Silva

O DEMÔNIO EXISTE MESMO ? O QUE DIZ DO PAPA FRANCISCO ?




O Papa Francisco confirma o que todos os papas e santos da Igreja já disseram: o demônio existe ( 11-10-2013, Gaudium Press). O Papa Francisco alertou sobre os riscos que o demônio pode trazer para nossas vidas. Baseando-se no Evangelho onde Jesus expulsa o demônio, o Papa afirmou que a presença do inimigo no mundo "é real e não uma fábula", ressaltando que o Evangelho nos mostra que "os cristãos devem sempre estar alertas contra o maligno".

Ele disse: "Alguns padres, quando leem esta passagem, ou outras, dizem que Jesus curou aquela pessoa de uma doença mental. É verdade que antigamente se podia confundir epilepsia com estar possuído pelo demônio, mas é igualmente verdade que o demônio existe! A presença do demônio está na primeira página da Bíblia e também no final, com a vitória de Deus sobre ele".

Para resistir às tentações do inimigo, o Papa aconselhou três caminhos: "não confundir a verdade", pois "Jesus luta contra o diabo; e este é o primeiro critério". O demônio é o pai da mentira, e quando mente fala daquilo que lhe é próprio”, disse Jesus (João 8,44). São João diz que “Jesus veio ao mundo para destruir a obra do demônio” (1 João 3,8). Como, então, negar que ele não existe e que não age?

O segundo caminho indicado pelo Papa seria seguir fielmente a Cristo, pois "quem não está com Jesus está contra Jesus". O terceiro é a vigilância do nosso coração: "porque o demônio é astuto e nunca é expulso para sempre". “Vigiai e orai, pois o espírito é forte mas a carne é fraca”.

Para que os cristãos não sejam "ingênuos", o Pontífice explicou a estratégia do diabo: ele diz "Você é cristão, tem Fé, vai adiante que eu não volto. Mas depois, quando você está acostumado e se sente seguro, ele volta". Francisco disse que "O Evangelho de hoje [11-10-13] começa com o demônio expulso e termina com o demônio voltando! É como um leão feroz, que nos circunda. Isto não é mentira". Ele tentou até mesmo Jesus; São Pedro disse que ele é como “um leão que ruge a nosso redor buscando a quem possa devorar” (1 Pedro 5,8)

O Papa ainda alentou: "Peçamos a Ele (Jesus) a graça de levar a sério estas coisas. Ele veio lutar por nossa salvação e venceu o demônio! Não façamos negócios com o demônio; ele tenta voltar para casa, se apoderar de nós. Não devemos relativizar, mas vigiar, sempre e com Jesus".
Felipe Aquino

O ESPÍRITO SANTO NOS CONDUZ A UNIDADE


O Espírito Santo nos conduz à unidade, e lembre-se: unidade, não uniformidade, pois cada um tem suas particularidades, cada um tem sua digital, ninguém é igual a ninguém, Deus nos fez diferentes. As diferenças não são fraquezas, e sim riquezas.

O que nos rege é o tempo litúrgico, não precisamos ser estranhos, mas precisamos dar testemunho do Evangelho. Acolha as pessoas na Igreja, somos convidados a ser testemunho para os outros. Hoje ainda é Natal, ainda é tempo litúrgico de Natal. No Natal o Senhor cumpre a profecia. Deus é o Senhor do tempo e da história.
       
“Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir. E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.

E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.

E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.” (Lucas 1, 5-25)

O relógio de Deus é diferente do relógio do mundo, nem o tempo litúrgico acompanha o calendário civil, o ano litúrgico começa com o Advento.
Diácono Nelsinho Corrêa 
Comunidade Canção Nova

QUANDO ME INVOCAR EU O ATENDEREI

Precisamos invocar o Senhor e colocar nossa família sob a proteção d'Ele. Ao nos colocarmos diante do Santo Pai, sempre teremos uma resposta às nossas questões. É necessário ter fé, mesmo que, muitas vezes, a resposta demore. Deus não nos abandona, temos de confiar n'Ele.

Hoje, não sabemos esperar. Queremos tudo rápido, e, na ânsia de uma resposta, buscamos outros lugares, outras religiões, e acabamos nos frustrando. Na infelicidade, culpamos Deus.

Jesus é Aquele que cumpre a profecia, porque, senão não o fizesse, Ele não seria Cristo. Tudo o que aconteceu com Jesus já estava escrito. Por isso, tudo o que acontece conosco está escrito. Deus nos dá respostas da forma que Ele quer. Ele fala por meio da natureza.

O mundo também quer falar conosco, ele também transmite a sua mensagem; porém, é necessário tomarmos cuidado com elas, pois acabamos ficando insensível ao amor de Deus. Temos de estar com o Senhor para que possamos diferenciar as coisas boas que mundo nos oferece.

No Natal, temos que tomar cuidado, porque tudo gera em torno de comércio, ate presépio sem Jesus vemos. Mas somente Deus pode nos dar as respostas, e não existe Natal sem Ele. Neste tempo, temos de ver Jesus em tudo, até nos presentes, nas confraternizações, porque a alegria vem do Senhor.

É necessário ter fé, confiar e perseverar nas orações, para que possamos ter as respostas na vida. Quando rezamos e nos colocamos na presença do Senhor, ele sempre nos dá uma reposta. Sempre fazemos planos, não é sempre que acontece da nossa forma, porque ao entregar tudo para Deus, Ele sabe o que é melhor para nós. Então, se acontecer tudo errado, ao contrário do que planejamos, temos de confiar que Ele 
está no controle de tudo.

As respostas de Deus não vem com a voz de um anjo, mas por meio de fatos. Ele é a nossa resposta. Ao acordar e dormir, o Senhor está falando conosco.
Deus não nos diz que não teremos desgraças e problemas, mas que Ele estará conosco sempre. Temos de confiar n'Ele.

Na hora da desgraça, temos de invocar o Senhor sempre, louvá-Lo e agradecê-Lo, porque ele está no controle de todas as coisas.

A palavra de Deus nos cura. Mesmo na correria, temos de criar um momento para falar com o Senhopr, para que possamos escutá-Lo, ler a Bíblia.

Deus age da forma que Ele quer, de um jeito misterioso. É preciso confiar!

Àquele que se coloca na proteção de Deus e O invoca, o Senhor lhe dá sempre uma resposta, mas, nunca saberemos o tempo nem a hora. Quando vier a dor e o sofrimento, temos que invocá-Lo, mesmo que seja em lágrimas o Senhor nos vigia e vem ao nosso socorro.

Ainda é tempo de Natal, pois eles se estende até a festa de Reis. Busquemos ao Senhor, para que possamos escutá-lo.
Ricardo Sá

DOM DA CURA

O dom da fé leva, em suas engrenagens, o dom da cura e dos milagres. Além da cura física – coisa muito bela! –, a fé promove a cura interior, a cura do coração, da alma, dos sentimentos. Nem imaginamos o quanto a vida nos fere! Por isso é lindo que haja a cura interior, além da física. O Senhor quer que nos abramos ao dom de orar pela cura interior das pessoas. Você pode pensar: “Mas como vou orar?”. Pedindo pela pessoa, rogando por ela. 

Quem se sente chamado ao ministério de cura do coração sabe de sua importância. Muita gente gostaria de progredir na vida espiritual, mas não consegue por causa dos traumas, dos bloqueios, das feridas e das marcas do próprio passado

Abra-se a esse dom, disponha-se a orar pela cura interior de seus irmãos. Não espere, no começo, fazer grandes orações; apenas ore, e, se vierem as palavras, ore de acordo com elas. Tenha coragem e comece a rezar. Você verá quantas coisas o Senhor vai fazer por intermédio de voce

Monsenhor Jonas Abib