segunda-feira, 31 de março de 2014


TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

Estamos na segunda semana da Quaresma. Quaresma não é tempo de tristeza. Você precisa ter 'vergonha na cara e mudar de vida'; é tempo de decisões. Existem três colunas na quaresma que temos que viver intensamente: oração, jejum e caridade, não a tristeza. Quaresma é tempo de mudança!

Jesus, é o Homem perfeito que eu preciso seguir os passos como cristão. Fazendo esse ano a via-sacra na Terra Santa debaixo de chuva havia um mercado, e enquanto rezávamos o terço alguém nos caçoava, mas foi assim que Nosso Senhor passou.

Quaresma é tempo de mudança, pois, assumindo a sua cruz você entra na redenção.

A primeira leitura vai dizer de José, que era o filho escolhido do pai e os irmãos vendo que José era mais amado, deixaram a inveja entrar. E ele foi vendido, depois, ainda salvou seus próprios irmãos que o julgaram.

Queremos tirar proveito e muitas vezes tiramos, e esquecemos que no outro está Cristo Jesus. Quem ama a Deus aqui? É fácil amar a Deus, mas e os irmãos? Cristo está em mim, Cristo está em você. Precisamos amar uns aos outros. É um desafio, mas o problema da humanidade é este: Queremos estar em primeiro lugar, desejamos os proveitos desse mundo, portanto somos egoístas. 

O que a Palavra nos pede hoje é a confiança divina. Ele já morreu por nós, por isso eu tenho que viver esse amor verdadeiro. E por um que morreu todos tiveram a salvação. “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim”.

Como nós vivemos a nossa fé no mundo de hoje? Será que eu tenho feito como o irmão de José? Detesto determinadas situações feitas na Quaresma, como: “Eu fico sem comer isso, aquilo...”, mas depois que passa come tudo de novo. Vai além, eu não estou condenando quem faz isso, mas é preciso atitudes concretas.

A mulher que chegar ao final dos quarenta dias dizendo: “Eu perdi dez kilos” vou ficar muito bravo! Quaresma não é para emagrecer! Faça jejum sim! Mas tire do seu bolso o dinheiro e dê a quem está sem comer. 

Não sou mais santo, estava em Aparecida, e queria muito comer carne, e faz quinze dias que não como carne. Aprendi que: vontade dá e passa. Então fiz meu prato, e coloquei peixe. Havia um moço que estava rodeando as comidas, percebendo que ele não tinha nada para comer, dei dez reais a ele. Ele agradeceu, e foi embora. Fiquei muito feliz, porque a carne que eu não comi, ele comeu. 

Enquanto retornava da viagem, estava rezando e o que Deus colocava no meu coração é que a Quaresma vai acabar, mas minhas atitudes precisam continuar! O que adianta ficar sem beber, e depois da quaresma beber até “cair”. Perseveremos na fé, para a nossa salvação!
Aí está o segredo, “a perseverança é o segredo dos fortes”. Uma vez eu disse: Que precisamos ser estrela, para brilhar, mas a luz que brilha em mim, não é minha. A Quaresma precisa fazer com que viva meu testemunho. A estrela não tem luz própria, e quem a faz brilhar é o sol, assim somos nós quem nos ilumina é Jesus. A luz não foi feita para ficar debaixo da cama, mas para iluminar.

E depois que você voltar para casa, é preciso perseverar! É difícil, mas é possível. Façam a diferença onde você está, faça valer a pena não queira ser mais um!

José do Egito tinha tudo para condenar seus irmãos, mas mostrou na vida o que era para ser feito. Por isso a Palavra é perseverança. Só vamos conseguir se perseverarmos. O Salmo de hoje diz: “Lembrai sempre as maravilhas do Senhor”. Nossa tendência é ficar com o que é ruim. Não podemos! Temos que ir além, esse é o segredo, não parar, e lançar-se cada vez mais.

Mesmo no tempo Quaresmal vou viver um tempo novo, um tempo de alegria. Quantas coisas você não viveu nesse ano de 2014? Quantas lutas? Quantas decisões? Mas Deus agora te convida a pedir essa constância! 

Na homília do nosso Papa Bento XVI em Portugal, ele dizia que o grande problema da juventude é a falta da perseverança. Todos nós temos desafios. Mas quando persevero, dou passos para frente posso afirmar: “Posso tudo posso Naquele que me fortalece”.
Padre Bruno 
Missionário da Comunidade Canção Nova

PAPA INDICA CAMINHO DA HUMILDADE PARA SALVAÇÃO

Partindo do Evangelho do dia, Santo Padre explicou que Deus salva o homem justamente em seus erros, motivo pelo qual é preciso ser humilde
Papa indica caminho da humildade para alcançar a salvaçãoO que nos salva não é a nossa segurança de observar os mandamentos, mas a humildade de ter sempre necessidade de ser curado por Deus. Esta foi, em síntese, a reflexão do Papa Francisco na Missa presidida, nesta segunda-feira, 24, na Casa Santa Marta.
“Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. A homilia do Papa partiu destas palavras que Jesus dirige aos Seus conterrâneos (Evangelho do dia), os moradores de Nazaré, junto aos quais não podia realizar milagres, porque eles não tinham fé.
Francisco citou os dois episódios recordados por Jesus: o milagre da cura da lepra de Naamã, o sírio, e o encontro do profeta Elias com a viúva de Sarepta. Francisco explicou que, naquela época, os leprosos e as viúvas eram marginalizados, mas esses dois, acolhendo os profetas, foram salvos. Em vez disso, os moradores de Nazaré não aceitavam Jesus, porque estavam tão seguros em sua fé e na observância dos mandamentos que não tinham necessidade de outra salvação.
Segundo o Papa, trata-se do “drama da observância dos mandamentos”, o que acontece sem fé. É uma atitude de pensar que é possível salvar a si mesmo, indo à sinagoga e obedecendo aos mandamentos. Mas Francisco lembrou a necessidade de humildade.
“Jesus nos diz: ‘Mas, veja, se você não se marginaliza, não se sente à margem, não terá salvação’. Esta é a humildade, o caminho da humildade: sentir-se tão marginalizado a ponto de precisar da salvação do Senhor. Somente Ele salva, não a nossa observância dos preceitos. Mas isso não os agradou, ficaram irritados e quiseram matá-Lo”.
Essa mesma irritação atingiu inicialmente Naamã, lembrou o Papa, porque ele achou ridículo e humilhante o convite para que se banhasse sete vezes no rio Jordão, a fim de ser curado da lepra.  Deus pediu-lhe um gesto de humildade e, quando ele aceitou, foi curado. “Esta é a mensagem de hoje, terceira semana da Quaresma: se nós queremos ser salvos, devemos escolher o caminho da humildade”, disse Francisco.
Outro exemplo dado pelo Santo Padre foi o de Maria, que, no seu cântico, diz que é feliz não porque Deus olhou para sua virgindade, bondade e doçura, mas porque olhou a humildade de sua serva.
“É para isso que o Senhor olha. E devemos aprender essa sabedoria de nos marginalizarmos para que o Senhor nos encontre. Não nos encontrará no centro das nossas seguranças; ali o Senhor não vai. Ele nos encontrará na marginalização, nos nossos pecados, nos nossos erros, nas nossas necessidades de sermos curados espiritualmente, de sermos salvos. (…) Peçamos a graça de ter essa sabedoria de nos marginalizarmos, a graça da humildade para receber a salvação do Senhor.”

VIVA COMO AS FLORES ,OLHE PARA OMAR E PARA O CÉU


Em um mosteiro, um jovem discípulo questionou seu mestre:
“Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais ou são ignorantes, outras são indiferentes. Sinto ódio dos mentirosos, sofro com as pessoas que caluniam e não suporto as falsas e invejosas.”
“Viva como as flores!”, advertiu o mestre.
“Como é viver como as flores?”, perguntou o discípulo.
“Repare nas flores”, continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim. “Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permite que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas”.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros nos importunem. Os defeitos deles são deles e não nossos. Se não são nossos, não há razão para nos aborrecermos. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.
Olhe para o mar, majestoso e belo. Ele é grande, porque aceitou humildemente ficar alguns milímetros abaixo de todos os rios da terra; por isso é imenso. Todos podem vê-lo, porque ele permite que todos os rios – grandes e pequenos – nele desaguem e lhes tragam as suas riquezas.
Muitos homens excluem com facilidade os outros e deixam de receber suas riquezas. O mar interliga as nações, une os povos, aceita a simples canoa do pescador e também o gigantesco transatlântico. Ele não discrimina nada nem ninguém, é “pobre de espírito”, por isso é muito rico. O oceano está pronto a dar seu peixe ao pobre pescador e à grande companhia de pesca que o desbrava. Ele só faz mal a quem não conhece a sua natureza e desrespeita a suas leis.
Olhe para o céu. Ele nos ensina muitas maravilhas! Antes de tudo, é imenso, maior do que a terra e o mar, e não pode ser medido. Os cientistas se angustiam procurando os seus limites insondáveis. Eles sabem que o universo se expande com uma velocidade fantástica! Ninguém sabe onde ele termina.
Penso que Deus o fez assim, incomensurável, para nos deixar uma pequena amostra de Sua infinitude, a fim de que ninguém jamais duvide de Sua grandeza e de Seu poder.
Felipe Aquino

PELOS ENFERMOS DO CORPO E DA ALMA


Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Dios te salve, María, llena eres de gracia; el Señor es contigo.
Bendita tú eres entre todas las mujeres, y bendito es el fruto
de tu vientre, Jesús.
Santa María, Madre de Dios, ruega por nosotros, pecadores, ahora y en la hora de nuestra muerte. Amén.
Ave Maria Gratia plena Dominus tecum Benedicta tu In mulieribus
Et benedictus Fructus Ventris tui, Jesu
Sancta Maria, Mater Dei, Ora pro nobis peccatoribus
Nunc et in hora mortis nostrae. Amen

PODEROSO SÃO MIGUEL

Poderoso São Miguel Arcanjo, coloca tua espada na estrada da minha vida, ilumina o meu caminho com tua espada de luz, que as suas asas me cubra e que seu manto esteja estendido onde eu for passar, que a tua força seja a minha força, que a tua gloria seja eterna ao lado de Deus Pai todo Poderoso, e que eu nunca esqueça que a minha frente e ao meu lado o Senhor esta sempre a me proteger, e que eu seja sempre por ti abençoado, para poder levar a tua graça aos meus familiares e a todos meu amigos.
São Miguel Arcanjo interceda por nós sem cessar junto a Deus para que nossos pedidos sejam aceitos e realizados. Amém.

NÃO SOFRA ANTES DO TEMPO

I
nfelizmente, nós brasileiros somos muito emotivos, e nós nos deixamos envolver demais pelas emoções, por isso as preocupações também nos envolvem. 

Preocupar-se é "pré ocupar-se" de algo, sofrer antes do tempo. O ruim é que com isso vamos perdendo a força. Podemos comparar essa situação com uma mangueira que usamos para lavar o quintal, que estando furada vai perdendo a pressão, isso porque está perdendo água no meio do caminho. Deus não quer o seu coração adoeça, Ele quer ver o seu coração saudável, bom. 

É preciso concentrar as nossas forças para a hora em que precisaremos usá-las,como a cobra que se concentra e na hora certa dá o bote. É claro que você não quer ser uma serpente, mas você precisa agir como ela, usar as suas forças na hora certa. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova