domingo, 22 de junho de 2014


A ALEGRIA NÃO VEM DO DINHEIRO

Podemos até cair no erro e pensar que felizes são aqueles que não têm problemas; os que têm dinheiro de sobra, e não lhes falta nada. Os que trocam de carro todo o ano, os que têm problemas no casamento e com os filhos. Os que têm todas as satisfações do mundo, os que nunca choram. 

Muita gente pensa que ser alegre é viver como mostram as novelas de televisão. Acabam pensando que para viver feliz é necessário ter todas as coisas que as novelas mostram. 

No sistema capitalista em que vivemos, temos uma falsa liberdade e uma falsa alegria. Ele vai tirando Deus de dentro de nós. É como hemorragia interna, em que a gente vai perdendo sangue sem perceber, e, quando se percebe, o estado já é trágico. É Deus a causa da nossa alegria e não o dinheiro. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TER UM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE

Quem vai defender a sua família? Você! Nós estamos em um acampamento com um título muito sugestivo: “Sagrado Coração de Jesus”, um coração que tem misericórdia, um coração que, em nenhum momento, deixa de acreditar em nós!

Já vivemos a experiência de atender os pedidos de nossos filhos, contudo, alguns pedidos feitos por eles não podemos atender por saber que estes não lhes trarão nenhum benefício.

Que alegria quando um filho chega e manifesta carinho pelos pais! Muitas vezes, eles pedem algo aos pais por intermédio das mães. Percebemos algumas mudanças radicais quando fazem algum pedido. Como é bom quando um filho nos pede algo que nós queremos dar a ele, desse modo, percebemos sinais concretos de que aquilo que estão pedindo é realmente o que Deus queria lhes dar!

Hoje vamos pedir a Deus Pai um coração como o d'Ele, para que nos tornemos fortes para vencer qualquer situação. Jesus quer dar um coração novo a cada um de nós, mas Ele não faz mágica. O momento atual da nossa vida é fruto das escolhas que fizemos e, para Jesus fazer uma obra nova em nossa vida, Ele precisa entrar no mais íntimo de nossa alma. Muitas vezes, para que a mudança aconteça em nossa vida, Deus a [mudança] realiza primeiramente na vida de pessoas próximas a nós. Hoje nós não temos paciência para nada, queremos que as coisas aconteçam rápido demais, como se elas fossem um “micro-ondas”. Precisamos nos abrir e nos dispor a ajudar o Senhor a operar a mudança em nossa vida.

Muitos de nós trazemos feridas em nosso corpo e em nossa alma; algumas estão há muito tempo em nós, elas são um convite para que Deus entre em nossa casa e em nossa vida. Muitos casais cristãos vivem crises em seus casamentos, mas nem sempre essas crises são maléficas, pois muitas delas podem agir como peneiras e levar embora tudo o que é mau. Desse modo fica nessa peneira somente aquilo que é bom. Louvado seja Deus pelas crises, pois são a oportunidade para revermos nossa história e para que Deus nos cure. O Todo-poderoso vai usar da nossa história para realizar a mudança de que precisamos. Precisamos aprender a pedir perdão, não da boca para fora, mas sim do coração. A ironia é o sorriso do diabo, e não é a postura de alguém que está buscando a santidade.
Como é bom encontrarmos pessoas que se arrependem verdadeiramente do erro cometido e aceitam que estão colhendo a consequência do mal que fizeram. O sentimento que você causa na pessoa, ao lhe pedir perdão, é uma grande oportunidade para que ela seja livre e feliz. O perdão não é somente para reconhecer se estamos certos ou errados. Somos santos recheados de coisas boas e não tão boas, por isso podemos pedir sem medo: “Jesus, manso e humilde de coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!”

Não vivemos isolados em uma ilha ou em nossas casas; não mudamos de vida sozinhos, mas sim, em uma luta diária ao convivermos com as pessoas a quem nós amamos. Precisamos nos perdoar todos os dias. O que você está precisando para recomeçar a sua vida? Precisamos do coração manso e humilde de Jesus para recomeçar. O recomeço é sempre uma nova descoberta.

A vida é assim: as cicatrizes nos fazem nos lembrar da maneira como Deus agiu em nossa vida e nos curou. Ao longo da nossa vida as marcas, mesmo as ruins, permanecem em nós. Deus usa da nossa história para realizar a mudança de vida de que precisamos. Deus quer nos dar um coração novo.
Dunga

O PAI DAS MISERICÓRDIAS

O tema proposto para esta pregação foi: “As misericórdias do Pai”; mas, ao rezar, senti muito forte em meu coração que hoje deveria pregar sobre o "Pai das Misericórdias".

“Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. Se, pois, somos atribulados, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é para vossa consolação, a qual se efetua em vós pela paciência em tolerar os sofrimentos que nós mesmos suportamos. A nossa esperança a respeito de vós é firme: sabemos que, como sois companheiros das nossas aflições, assim também o sereis da nossa consolação” (II Coríntios 1, 3-7).

Paulo diz, na Carta aos Coríntios, que o Nosso Pai é o Pai das Misericórdias, Aquele que é o consolador. O coração do Pai é um coração de compaixão, é um coração rico em misericórdia. Deus Pai é criativo em compadecer-se de nós!

Muitos acham que a palavra "misericórdia" significa "pena", mas ela tem um significado mais rico do que esse. Na Bíblia, no Antigo Testamento, não bastava apenas a palavra, mas sim a proximidade, o abraço de acolhida entre as pessoas. Deus é amor, por isso devemos ser fiéis ao amor d'Ele por nós.

 Misericórdia é o colo de Deus, quando estamos tristes precisamos de um colo amigo, para falar e, se preciso for, até para chorar. Deus tem um colo para você! Cada um de nós tem um lugar especial no colo de Maria e ao lado do Pai.

Já percebemos que as misericórdias do Pai são infinitas e Ele nos mandou Jesus para nos mostrá-las. Precisamos ser misericordiosos como o Nosso Pai do céu o é. A pergunta é: "Como é essa misericórdia do Pai que Jesus veio nos apresentar?". Percebi que, assim como existem as cinco chagas de Jesus nas quais nós nos escondemos para termos nossas feridas curadas, também temos as cinco misericórdias do Pai para isso. Poucos entenderam e falaram tão bem sobre as misericórdias de Deus como São João Paulo II. Deus é o Pai das Misericórdias e precisamos ser como Ele. Deus é rico em misericórdia.

A primeira das misericórdias de Deus é a “proximidade”. A misericórdia nos torna mais próximos de Deus. Muitas vezes, a nossa religião está distante de Deus, e as pessoas estão longe de Deus. Podemos falar com Deus Pai, Ele é próximo de nós. O pecado original nos tornou pessoas distantes uns dos outros e do nosso Criador, por isso Ele quem vem ao nosso encontro, assim como Ele fez com Abraão e Moisés. O nome de Deus significa “presença”. O próximo é aquele que se faz presente; por essa razão, antes de falar precisamos ir até as pessoas e ouvi-las. O Bom Pastor vai em busca das ovelhas que se perdem! Faça-se próximo daqueles que mais precisam de você!

Maria é o "endereço" que nos leva para junto de Deus Pai! A proximidade revela que podemos ter padres, médicos, padeiros, entre outros, com a misericórdia da proximidade, pois sabem ser próximos com as pessoas que mais precisam deles.

 A segunda misericórdia é a “solidariedade”
. Não basta estar somente próximo, o nosso coração precisa ser solidário com o outro. Deus Pai é sólido conosco, tem uma aliança com Seu povo; Ele cuida e salva a todos. E prefere cuidar dos mais dos mais necessitados
A Igreja é mãe e não suporta ver seus filhos sofrendo; da mesma forma, nosso Deus é solidário com os pobres porque, na face desses irmãos, encontramos o Cristo. Aquele que é pobre não faz propaganda de sua pobreza, simplesmente fica em casa sofrendo sozinho; por este motivo Deus prefere os pobres.

Se lermos a Bíblia do começo ao fim, veremos que Jesus é o Rei dos pobres e dos humilhados. Solidariedade é isso, quantas coisas você tem e poderia doar àquele que não tem? A misericórdia passa pela solidariedade.

A terceira misericórdia do Pai é a “acolhida”. Muitas paróquias ainda estão com suas portas fechadas para acolher os cristãos. O olhar misericordioso de Cristo não julga ninguém, simplesmente acolhe. Nosso Deus tem um colo e um coração aberto para todos nós, porque Ele é um Deus acolhedor! Quantos irmãos deixaram a Igreja porque estavam passando por momentos de dor e não encontraram ninguém que os acolhesse! A Igreja Católica precisa estar de portas abertas para acolher a todos, como recorda o Papa Francisco!

Acolher é um jeito de evangelizar, Jesus é acolhedor! Uma maneira de acolher é perguntar, fazer uma pergunta. Um sorriso também acolhe mais do que mil palavras!

A quarta misericórdia do Pai é o “encontro”. Precisamos exercitar essa comunhão que supera diferenças, promover a cultura do encontro e superar as diferenças entre as religiões, os desencontros entre os irmãos e os familiares. Precisamos recuperar este encontro com nossos irmãos. Podemos e devemos ter contato com nossos amigos e familiares pelas mídias sociais, mas não nos esqueçamos que nada supera nem substitui o encontro pessoal que precisamos ter uns com os outros.

 A quinta misericórdia, o fruto de tudo isso, é a "restauração"
. Essa proximidade precisa ser restauradora. Quando nos encontramos com Deus, ficamos com Seu cheiro e nos tornamos mais próximos d'Ele. É Cristo que vive em nós, que nos ama! O Bom Pastor revela em nós o Pai das Misericórdias!
Padre Joãozinho 
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

EM DEUS FELICIDADE SEM FIM



O Senhor é o meu pastor, nada me falta” (Salmo 23,1).
É preciso ter um coração agradecido a Deus por todos os benefícios que o Senhor tem para cada um em particular. No início deste dia, esteja atento às pequenas coisas e aos detalhes, pois o Senhor, a todo momento, vem conduzir a sua vida. Quando você está cansado e desaminado, Ele está contigo.
A sua segurança está no Senhor! Ele o levanta quando você cai e lhe dá força quando se sente fraco. Confie sempre n’Aquele que, até aqui, o ajudou; não desista de com Ele caminhar, pois, assim, encontrará a verdadeira felicidade. “Felicidade e graça vão me acompanhar todos os dias da minha vida” (Salmo 23,6).
Ao longo deste dia, reze: “Jesus, dai-me a graça de viver sempre alegre, porque a tua alegria é a minha força”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

QUE CADA DIA.....


Apesar de todas as tempestades, todos os tropeços, todas as lágrimas a gente sempre tem que acreditar que algo bom está vindo por aí.
É essa fé, que brota da gente, que muda nossas rotas e encontra a felicidade dentro de nós mesmos.
E a cada dia você tenha...
A força de Deus
A luz do sol
O brilho da lua
O resplendor do fogo
A agilidade do vento
A profundidade do mar
A estabilidade da terra
E a firmeza da rocha

A EUCARISTIA É FONTE DE CURA E SALVAÇÃO

Por meio de milagres, Jesus quis que percebêssemos que tudo é possível para Deus. Vemos, no Evangelho de São João, o milagre da multiplicação dos pães (João 6, 8-13); a seguir, o Senhor que caminha sobre as águas (João 18-21) e tantos outros fatos narrados pelos apóstolos e profetas de todos os tempos. Tudo isso foi uma preparação para o que Cristo iria apresentar ao povo, aos discípulos e aos apóstolos, pois, após realizar esses milagres, Jesus lhes fala da grande maravilha da Eucaristia:

“Eu sou o pão da vida” (cf. João 6,48-51). Se Jesus fez com o pão e com o Corpo d’Ele o que quis, multiplicando os pães e andando sobre as águas, por que não pode fazer do Corpo d’Ele verdadeira comida e do Seu Sangue verdadeira bebida?

Quando comungamos, recebemos, realmente, o Corpo do Senhor, de uma Pessoa viva, que tem carne, sangue, ossos, sentimentos e coração.

“Ouvindo isso, os judeus se puseram a discutir violentamente entre si: ‘Como é que esse homem pode dar-nos a sua carne a comer?’” (João 6, 52).

Jesus sabia das dúvidas que viriam e do que haveriam de dizer: que a Eucaristia é apenas um símbolo, uma entrega “espiritual” do Senhor à Sua Igreja. Por isso Ele tornou a afirmar:

“A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue Verdadeira bebida. Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. (Jo 6,55-56)

Quando comungamos, é a pessoa inteira de Jesus que recebemos. É Jesus Ressuscitado, com Seu Corpo glorioso. Entramos em comunhão com Suas chagas, que foram abertas por nós, para curar as nossas feridas e as marcas que o pecado deixou em nós. Comungamos o coração do Senhor, que amou e que ainda ama cada um de nós, o mesmo coração que foi perfurado pela lança. 

Jesus Eucarístico, pela força do Espírito Santo, quer curar toda a área da nossa afetividade e sexualidade. Ele cura toda esterilidade que o mundo nos trouxe. Ele nos devolve a vida e a esperança.

Monsenhor Jonas Abib