segunda-feira, 2 de junho de 2014

PAPA Á RENOVAÇÃO CARISMÁTICA ;UNIDADE APROXIMAÇÃO DOS POBRES

Francisco participou neste domingo de encontro da Renovação Carismática italiana
Papa à Renovação Carismática: unidade e aproximação a pobres
Papa participou de uma parte do Congresso da Renovação Carismática no Estádio Olímpico de Roma / Foto: Site oficial do encontro
Uma multidão em festa acolheu na tarde deste domingo, 1º, o Papa Francisco no Estádio Olímpico de Roma, para celebrar os 37 anos da Renovação Carismática italiana.
O Presidente do Movimento, Salvatore Martinez, deu as boas-vindas ao Pontífice, afirmando que o Olímpico hoje não é palco de um jogo de futebol, com os times da Roma, da Lácio ou do São Lourenço (da Argentina). Mas há sempre uma equipe, a dos discípulos de Jesus, cujo técnico é o Espírito Santo e o capitão é o Papa Francisco. “A estratégia de jogo é maravilhosa. Colocando em campo a fé, a vitória de Jesus está garantida”, disse ele.
Tomaram a palavra representantes dos sacerdotes, dos jovens, da família e dos enfermos, que deixaram seu testemunho, intercalados por palavras do Santo Padre. Francisco ressaltou aos organizadores que faltava um representante dos avós. “Aos sacerdotes, me vem uma única palavra: proximidade. Proximidade a Jesus Cristo, na oração. Próximos ao Senhor. E proximidade às pessoas, ao povo de Deus que lhes é confiado. Amem sua gente”, disse Francisco.
Aos jovens, suas palavras foram: “Seria triste um jovem que protege sua juventude num cofre. Assim, esta juventude se torna velha, no pior sentido da palavra. Torna-se pano velho. Não serve para nada. A juventude serve para arriscar: arriscar bem, com esperança. Apostá-la em coisas grandes. Deve ser doada para que outros conheçam o Senhor. Não a poupem para vocês, avante!
Para as famílias presentes, o Pontífice recordou que são a Igreja doméstica, onde Jesus cresce, cresce no amor dos cônjuges, na vida dos filhos. Por isso o inimigo a ataca tanto: o demônio não a quer! E tenta destruí-la. “O Senhor abençoe a família e a fortifique nesta crise na qual o diabo quer destruí-la.”
Em seu pronunciamento, Francisco definiu a renovação carismática como uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja. Como em uma orquestra, nenhum movimento pode pensar em ser mais importante ou maior que o outro. “Quando isso acontece, a peste tem início. Ninguém pode dizer: eu sou o chefe. Como toda a Igreja, há um só chefe, um único Senhor: Jesus.”
Como na entrevista que concedeu voltando do Brasil, Francisco repetiu que não amava muitos os “carismáticos”, mas depois se tornou o assistente espiritual da Renovação Carismática, nomeado pela Conferência Episcopal Argentina. “Trata-se de uma força”, afirmou o Papa, pedindo que renovem o amor pela palavra, carregando no bolso o Evangelho.
E advertiu: “Cuidado para não perder a liberdade que o Espírito Santo nos doou. O perigo para a Renovação é a da excessiva organização. Sim, ela é necessária. Mas não percam a graça de deixar Deus ser Deus. Não há graça maior que deixar-se guiar pelo Espírito Santo”.
O Pontífice identificou ainda outro perigo, que é se tornar controlador da graça de Deus. “Muitas vezes, os responsáveis (gosto mais da denominação ‘servidores’) por alguma comunidade se tornam, sem querer, administradores da graça, decidindo quem pode recebê-la. Vocês são dispensadores, não controladores. Não sejam a alfândega ao Espírito Santo”.
Por fim, Francisco disse o que espera da Renovação. Em primeiro lugar, a conversão ao amor de Jesus. “Espero de vocês uma evangelização com a Palavra de Deus que anuncia que Jesus está vivo e ama todos os homens”. Em segundo lugar, dar testemunho de ecumenismo espiritual, de permanecer unidos no amor que Jesus pede a todos os homens. A seguir, a aproximação aos pobres e aos necessitados, para tocar em sua carne a carne ferida de Jesus. “Aproximem-se, por favor.”
O Pontífice concluiu com um apelo: “Busquem a unidade da Renovação, porque a unidade vem do Espírito Santo. A divisão vem do demônio. Fujam das lutas internas, por favor

MANDA SEU ESPÍRITO SANTO

“Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais”.

O QUE VOCE PODE FAZER PARA MUDAR O MUNDO Á SUA VOLTA


Comece mudando a si mesmo. Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo…
Cuide da saúde do planeta. Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e conseqüências de sua exploração.
Seja responsável, não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo. Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres.
Acredite em um mundo melhor. Coragem, honestidade, sinceridade, fé e esperança, são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua honra e caráter. Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo.
Tenha humildade, faça o bem, trabalhe. Não tenha medo de errar. Com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor do teu esforço para alcançar seus objetivos.
Busque a verdade, a perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida. Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela justiça, paz e amor. Um mundo justo é pacífico. E onde há paz, pode-se estar preparado para viver um grande amor.
Padre Wagner Baia

VIDA CRISTÃ NÃO É FESTA , MAS ALEGRIA NA ESPERANÇA

papa_vida crista
Santo Padre  retomou hoje celebrações na Casa Santa Marta após viagem à Terra Santa / Foto: L’Osservatore Romano
“A vossa tristeza se transformará em alegria”. A promessa de Jesus aos seus discípulos esteve no centro da Missa que o Papa Francisco o Pontífice entoou um hino à alegria cristã, algo que, segundo ele, não se pode comparar, mas somente receber como dom do Senhor. A alegria dos cristãos, disse o Papa, é a “alegria na esperança”.
São Paulo era muito corajoso porque tinha força no Senhor. O Santo Padre desenvolveu sua homilia a partir dessa constatação, focando na alegria do cristão. Francisco reconheceu que em alguns momentos da vida existe o medo, mesmo Jesus no Getsêmani teve medo e angústia, mas deixou uma mensagem clara de que o mundo se alegrará.
Devemos dizer a verdade: não toda a vida cristã é uma festa. Não toda! Tantas vezes se chora, quando você está doente; quando você tem um problema na família com o filho, com a esposa, o marido; quando você vê que o salário não chega ao fim do mês e há um filho doente…Tantos problemas, mas Jesus nos diz: ‘Não tenham medo!’. ‘Sim, vocês vão ficar tristes, chorar e também o povo se alegrará, o povo que está contra você”.
O Papa falou ainda de uma outra tristeza, que é aquela vinda quando se segue por um caminho que não é bom, quando se compra aquela alegria do mundo e no final fica um vazio dentro de si. Esta é a tristeza da alegria má, ao passo que a alegria cristã é uma alegria na esperança, uma alegria que é purificada pelas provações de todos os dias.
“É difícil quando você visita um doente que sofre tanto e dizer: ‘Coragem! Amanhã você terá a alegria!’ Não, não se pode dizer! Devemos fazê-lo sentir como o fez sentir Jesus. Mesmo nós, quando estamos na escuridão e não vemos nada: ‘Eu sei, Senhor, que esta tristeza se transformará em alegria. Não sei como, mas sei! Um ato de fé no Senhor”.
Para entender a tristeza que se transforma em alegria, o Papa lembrou que Jesus toma o exemplo da mulher que dá à luz: no parto ela sofre muito, mas depois quando tem a criança consigo, esquece. O que permanece é a alegria de Jesus, uma alegria purificada. Essa é a mensagem da Igreja de hoje: não ter medo.
“Ser corajoso no sofrimento e pensar que depois vem o Senhor, depois vem a alegria, depois da escuridão chega o sol. Que o Senhor dê a todos nós esta esperança. E o sinal de que nós temos esta alegria na esperança é a paz. (…) Você tem paz? Se tem paz, você tem a semente daquela alegria que chegará depois. Que o Senhor nos faça entender estas coisas”.
Essa foi a primeira Missa na Casa Santa Marta que Francisco celebrou após seu retorno da viagem à Terra Santa. Desde semana passada, as celebrações foram suspensas por causa da viagem.

O QUE É A MISSA ?

corpoesangue-corretoNosso olhar de fé nunca será bastante largo nem profundo para compreender a Missa. E por isso temos o dever de fazer tudo para não reduzir nossa visão aos limites de nossas mesquinhas concepções humanas. A Missa é um mistério de fé. Ela está no centro de nosso destino e do destino do mundo. Ela é para o cristão a fonte única por onde lhe vem a salvação, por ela, cada dia, Cristo salva o Universo e a Humanidade.
O que é missa para você?
Uma longa cerimônia que só serve para aborrecê-lo?
Um hábito sociológico de que você não ousa desembaraçar-se?
Um peso necessário para tranquilizar a consciência?
Ou ainda:
A ocasião de um repouso benfazejo para o recolhimento e a reflexão?
Um “exercício de piedade” como todos os outros?
O que é que você faz na missa?
Observa o padre que é seu amigo, ou de quem você não gosta?
Fica ouvindo o canto, condenando ou admirando o desenrolar da “cerimônia?”
Fica olhando a maneira de ser e a roupa dos assistentes?
Você “medita”, fica impressionado pelo sermão, ou “aproveita para rezar”, ou pode acontecer também que você compreenda um pouco a missa, porque se acostumou a participar dela, mas: você fica decepcionado se o padre Fulano não a celebra, porque “ele a reza melhor que… “, você prefere a igreja ou aquela capelinha porque você “parece” que nem assistiu a missa quando…
Assim, em graus diversos os homens rebaixam o Santo Sacrifício da Missa ao nível de uma cerimônia puramente humana, ou então fazem dela uma “devoção” como as outras, a fim de alimentar sua piedade pessoal.
Você se esquece de abrir o estojo que contém a joia.
Você passa ao lado do ESSENCIAL.
Você pensa, julga e se comporta como um homem entre as coisas humanas. Ora, na missa, você é o homem divinizado, o filho de Deus, que deve celebrar e realizar toda a Igreja; a Ação Central da História Humana, a volta da Criação inteira para o Pai pelo Sacrifício Supremo de Jesus Cristo Redentor, Homem Deus.

MARIA, A MULHER DO GÊNESIS AO APOCALIPSE

No começo, Eva foi expulsa com Adão do Paraíso, porque não quiseram ouvir a voz de Deus. Mas o Senhor nos prometeu uma salvação: “Uma mulher vai esmagar a cabeça da serpente”. Deus foi fazendo as coisas em ordem de perfeição. 

O pecado aproveitou-se da fragilidade da mulher. E Deus pensou: “Se por uma mulher entrou o pecado no mundo, por uma mulher vai entrar a salvação”.

Nas bodas de Caná, Jesus disse a Maria: “Mulher, ainda não é chegada a minha hora”. Nos pés da cruz também Ele usou a expressão "mulher" – “Mulher, eis aí o teu filho” –  para representar a nova mulher que nos trouxe a salvação. O Verbo se fez Homem e habitou entre nós. Maria deu o Salvador para a humanidade.

Depois que Jesus salvou a humanidade, Deus nos entregou sua última pérola, Maria. 

Quem tinha de nos salvar era um Homem, por causa do pecado que entrou por meio dele. Por isso, não há salvação fora de Jesus, pois Ele é a ponte que nos une a Deus. Algumas pessoas não entendem isso, e acham que Nossa Senhora é uma ponte paralela, que coloca Jesus à sombra, mas não é isso! Jesus é a única ponte. Os evangélicos, às vezes, pensam que colocamos Maria no lugar de Jesus. Mas não é verdade!

No Concílio Vaticano II, queriam colocar o título de Nossa Senhora como "redentora", mas João Paulo II não permitiu, porque sabia que isso poderia causar confusão. Então, deu-se a ela o título de "corredentora", ou seja, aquela que participa da redenção. Maria ofereceu não somente um simples Filho à humanidade, mas o Filho de Deus. 

Eu quero, hoje, relembrar grandes verdades que a Igreja nos ensina: a beleza de Maria e suas virtudes inesgotáveis. 

Há um livro maravilhoso de São Luís de Monfort chamado "O segredo da Virgem Maria". Eu fiz a consagração de São Luís; depois da consagração a Nossa Senhora, minha vida mudou. O Papa João Paulo II disse que foi o melhor livro que já leu na sua vida. Uma das coisas que ele aprendeu, por meio da consagração, é que ela não nos leva a colocar Jesus à sombra; pelo contrário, leva-nos a colocar um holofote sobre Ele.
O Catecismo da Igreja Católica sempre está ao meu lado. Não quero, hoje, ensinar-lhes algum princípio meu, mas sim da Igreja. 

Em 431, quando começou uma teoria de que Nossa Senhora não era a Mãe de Deus, o Concílio de Éfeso determinou que Maria é a Theotokos (Mãe de Deus). A oração mais antiga que a Igreja conhece foi encontrada, em Alexandria, no Egito, por volta de 900, em um papiro: “Debaixo da Vossa proteção, nos refugiamos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos. Ó Virgem, gloriosa e bendita”.  
Para nós existe o tempo, mas para Deus não existe passado, presente nem futuro. Para Deus tudo é presente; e nós estamos sujeitos ao tempo d'Ele. Para o Senhor está tudo aqui e agora. Então, em Sua eternidade, num instante que não passa, Ele já havia escolhido Maria como "corredentora". Mas, mesmo assim, mandou um anjo para lhe anunciar que ela seria a Mãe do Salvador, porque Deus não tirou a liberdade dela. E Maria disse 'sim'. O 'sim' que cada um de nós dá a Deus está representado no 'sim' de Maria. 

Ninguém jamais sofreu como Nossa Senhora. Quem já viu seu filho ser crucificado? Maria sofreu desde o nascimento até passar tudo o que passou. Ela teve de atravessar o Egito, caminhou uns dez dias de viagem, debaixo do sol, para sair de Nazaré, a fim de livrar Jesus da morte de Herodes. 

Ao levar Jesus ao templo, Simeão disse: “Uma espada transpassará a Tua alma”. Eu fico pensando que espada de dor acompanhou toda a vida dela, mas, mesmo assim,  ela permaneceu de pé. Maria saiu do Egito e voltou a Nazaré. Ela acompanhou Jesus até o calvário. Que relacionamento Nossa Senhora tem com Deus se Ela é Mãe de Deus, se Ela é filha de Deus e esposa? Daí, vem toda a beleza do dogma de Nossa Senhora. É por isso que, na Ave-Maria, rezamos: “Santa Maria Mãe de Deus”. É o mesmo que dizer: “A Senhora pode tudo”. 

São Bernardo, no século XII, chamava Nossa Senhora de “Onipotência Suplicante” não por natureza, mas por graça, porque o que Ela pede, consegue. Jesus mostrou isso nas bodas de Caná. Não era hora de começar os milagres, mas Ela se fez de advogada e disse aos serventes: “Faça o que Ele mandar!”. O Senhor transformou tudo em vinho de melhor qualidade. O que Jesus quis mostrar com esse fato chocante? “Eu sou Deus e atendo o que Minha Mãe me pede!”. 

Maria é a Mãe de Deus e também a nossa Mãe. Se você não agradeceu a Jesus, ainda, por ter lhe dado a Mãe, agradeça-Lhe! Porque Ele, mesmo destroçado na cruz, deu a Mãe d'Ele para nós.
São Luís vai dizer: “Deus reuniu todas as águas e chamou de mar, reuniu todas as graças e chamou de Maria”. Os inteligentes teólogos perguntam: “Por que Deus escolheu aquela menina? Lá, naquela cidade pequena?”. Foi pela humildade dela. Eva foi orgulhosa e desobediente; Deus precisava encontrar o oposto dela. Ele encontrou Maria. Santo Irineu diz: “A humildade e a obediência de Maria desataram o orgulho e a desobediência de Eva”. 

Santo Agostinho já dizia: “Maria é Virgem antes, durante e depois”. Mas como isso? É um milagre! A Igreja ensina que Maria foi virgem na concepção, durante o nascimento de Jesus e depois dele. Ela é Virgem perpétua. Você já olhou uma vidraça? Se a luz passa pelo vidro, como Deus não poderia entrar em uma mulher sem rasgar as paredes? Ela queria ser virgem. Ela concebeu por ordem do Espírito Santo. O Senhor deu a Ela um esposo, José, a fim de que formassem uma família. 

Tudo de Deus é confuso. Como uma rosa, que é plantada no esterco, nasce cheirosa? E como uma vaca, que come capim, pode dar leite? Tudo do Senhor é chocante, porque Ele é Deus. Não queira entendê-Lo.

Maria não teve pecado original. Pelos méritos de Jesus na cruz, ela foi salva pelo Sangue de Cristo. Ela foi salva, antes, como se tivesse sido vacinada. Nós fomos salvos pelo batismo; Maria foi vacinada pelo Sangue de Cristo. A Virgem Maria é imaculada, sem mancha. 

Nossa Senhora é medianeira de todas as graças; e a maior delas é Jesus. Se Maria nos trouxe a maior graça, que é Jesus, imagine as outras que Deus vai nos trazer pelas mãos dela! 
Felipe Aquino 

COMO SER UMA BOA ESPOSA

O mais bonito de ser esposa são os elos que ela constrói com seu esposo, com seus filhos e sua família 
É preciso que estejamos bem com nós mesmos para cultivarmos relacionamentos saudáveis. A esposa deve estar em um ambiente que possa ser aceita, respeitada, valorizada e amada pela família. Um espaço que apresenta essas características é estímulo para que elas possam desenvolver bons relacionamentos com seus cônjuges, filhos e sobrinhos, com sua sogra, seu genro, seus cunhados e amigos; enfim, com as pessoas que lhes são próximas.
Refletir o papel da esposa é o mesmo que refletir: “Esposa, onde você está?”, “Esposo, onde você está?”, “Filhos, onde vocês estão?”, “Família, onde está você?”. Este é o universo que recebe, com festa, uma mulher casada. Ela, animadamente, decide conviver nesse lugar, ter filhos e formá-los; casar-se para sempre. 
Com o passar do tempo, é percebido que o modelo familiar e as contingências que lhe cercam não permitem que a sociedade perceba a esposa como aquela que edifica a sua casa por conta da sua sabedoria. Ao contrário, meninas virando esposas, esposas virando meninas e novos arranjos familiares surgindo; provavelmente, por conta dessa falta de correspondência entre função, habilidade, necessidade e responsabilidade em ocupar um espaço que requer todas essas competências. Contudo, exige também estímulos para estar, reforço positivo para continuar.
Uma das funções mais lindas da esposa é a de desenvolver um relacionamento saudável com o seu companheiro. De acordo com Roberto Shinyaschiki, em seu livro ‘A Carícia Essencial – Viva bem com as pessoas que você ama’, “alguém que vive angustiado vai criar angústia em seus relacionamentos. Alguém que vive irritado vai criar sempre brigas ao seu redor”. Por causa dessas consequências, as esposas deverão sempre se perguntar: “Qual é a minha função diante do lugar em que estou e com quem estou?” “Quem sou eu ou como eu estou sendo como esposa?”. A forma como eu convivo determina o jeito que sou em meus relacionamentos. Portanto, para viver bem, a esposa deverá estar bem consigo mesma, e isso significa estar disposta a cuidar das suas carências afetivas e não permitir que se instale um comportamento de solidão dentro do seu coração.
Complementa Shinyaschiki: “Um coração vazio é lugar para carícias negativas, que somente aumentam a dor da solidão”. Então, esposa, quem é você? Aquela que deverá ser tratada com carícias positivas, que se sente bem ao estar ao lado do seu marido. Que sempre é recebida por seus familiares com saudações – “Que bom que você veio!” –, é solicitada por seu amado para conversar, namorar, sair, rezar e se divertir. Tudo isso, porque a esposa, cercada de influências como essa, também proporcionará ao ambiente do seu casamento e da sua família a alegria, a tranquilidade, a oração, a solução, a festa e a boa convivência.
Que Deus afaste do seu coração o vazio que a leva à solidão, mas também a falta de vontade em continuar sendo a esposa esperada por seu companheiro e por seus filhos. Assim, o esposo deverá refletir sobre o lugar que ele ocupa na vida dela e de seus filhos. Então, esposo, esposa, filhos, onde vocês estão?
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês” (Rm 12,10). É tempo de Páscoa, vamos dar honra aos que estão em nossa família!

Judinara Braz

HOMEM E MULHER ,LUTEM PELA SANTIDADE DE SUAS FAMÍLIAS

A nossa casa precisa ser do Senhor. Nossa família toda precisa ser inteira e unicamente d'Ele. É triste ver que ainda há muitos dos nossos que estão longe de Deus e não querem saber d'Ele; são renitentes, teimosos. 

Não temos o poder de mudar a nossa casa, mas Jesus o tem. É por isso que Ele quer entrar, conosco, em nossa casa.

Eu lhe digo: "Paciência, meu filho! Paciência minha filha! Aguente firme! Retome, agora, o caminho novo do amor e do perdão no seu casamento. Você, filho, manifeste amor, carinho para com seu pai, sua mãe e seus irmãos. Retome tudo do começo. É vida nova!".

Ninguém consegue ficar sem família, sem amor, sem amizade e sem calor humano. Se não temos isso em casa, buscamos fora.
Deus fez você homem para ser pai, fecundar aquela que Deus escolheu para ser sua esposa. Deus fez você homem para criar filhos e construir a sua família. 

Deus tem confiança em você, pai de família, por isso o fez participante do Seu poder criador. Ele escolheu você para gerar vida, mas, infelizmente, o inimigo, a mentalidade do mundo têm feito da sexualidade masculina lama e sujeira. Você não é homem para isso! Sei que a tentação é constante, principalmente por causa das novelas, das propagandas, dos filmes a que assistimos e das músicas que escutamos.

Você não foi feito para a "sacanagem", você não é irresponsável. Pelo contrário, você é filho de Deus, escolhido para ser pai de uma família, para povoar o Céu com os filhos que Ele mesmo escolheu para você. 

Homens, não somos "trouxas" para continuar sendo os destruidores de nós mesmos e das nossas famílias. O Senhor não nos fez para destruir; fomos escolhidos para ser representantes de Deus Pai em nossa família.

Deus fez a mulher inteiramente no amor. Você, mulher, mãe, foi feita toda para o amor. Deus a fez sensível como a pétala de uma rosa. As mulheres são as mais feridas, machucadas, e por isso as mais prejudicadas.

Mulher, você foi escolhida por Deus para gerar filhos no seu próprio ventre. Deus a fez mulher para ser mãe, para ser educadora. Formar, fazer crescer, dar filhos e filhas para Deus. Justamente por causa da beleza da sua escolha, o inimigo tem feito de tudo para desviá-la de sua vocação de mulher, esposa, irmã, companheira e educadora. Ele tem jogado sujo, usando justamente da sua sensibilidade. Você foi feita para amar, para dar e receber carinho... mas o demônio entrou justamente nesta sensibilidade. Ele tem usado das novelas, dos filmes e das músicas para desviá-la do caminho de Deus e levar você a buscar amor e carinho de forma errada, com a pessoa errada, na hora errada. Sua fome era de amor, mas a tentação deturpou tudo, levando você para a sensualidade, para a sedução. Você buscava amor, ele lhe devolveu sexo... Você acabou sendo a mais prejudicada! 

Deus pôs uma imensa confiança em você que é mulher. Ele pode devolver a pureza do seu coração e do seu espírito, pode devolver a sua integridade. Ele a quer pura, santa. Ele a quer mãe, esposa, irmã, companheira e educadora.

Homem e mulher, lutem pela santidade de vocês, pelo matrimônio e pela família. Precisamos ser os primeiros intercessores da nossa casa, precisamos consagrar a nossa família àqueles que são os seus donos: Jesus e Maria. Que Jesus governe e ponha em ordem o seu lar. Que Maria seja a dona da sua casa!

Trecho do livro: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor", de monsenhor Jonas Abib

TODOS SOMOS CHAMADOS A SANTIDADE

O Senhor nos chamou para uma vida de santidade. Para bem vivê-la é necessário o nosso esforço em nos conhecermos, sermos constante, piedosos, fraternos e amar em todas as circunstâncias.
A Palavra de Deus é o nosso auxílio, pois nos faz enxergar o melhor caminho. Empenhemo-nos, a cada dia, a ter um momento de meditação da Palavra.
“Por isso, irmãos, cuidais cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis” (2 Pedro 1,10).
Sejamos firmes na fé, sendo luz aonde passarmos. Peçamos, neste dia, o impulso do Espírito Santo para sermos fortes e resistirmos às lutas que surgirão ao longo deste dia.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

GUARDAR A PALAVRA DE DEUS E CONHECE-LA

Você já se perguntou onde está a cura para a depressão, para o desamor, para o egoísmo, para a avareza, para o orgulho? Veja que bela informação, que magnífico conselho lemos em João 8,51: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte”.

Posso afirmar que, se somos infelizes, muitas vezes a culpa é toda nossa. Nestas palavras estão as curas que sempre estamos pedindo a Deus.

Guardar a palavra de Deus é conhecê-la, saboreá-la, interiorizá-la e principalmente por em prática. Na palavra de Deus, buscamos e aprendemos seus ensinamentos, com o próximo nos esforçamos para por em prática estes ensinamentos. Se agirmos desta maneira não pereceremos em vida e não morreremos eternamente, mas ao contrário, ressuscitaremos com Cristo.

Devemos renascer e amar as pessoas à nossa volta, entendendo que somos diferentes uns dos outros, que temos limitações e problemas. O que é muitas vezes difícil entender é que para chegarmos à Ressurreição temos que passar pela cruz, de uma forma verdadeira e muitas vezes dolorosa, reconhecendo as nossas imperfeições e pecados.

Vamos tentar refletir sobre as nossas atitudes diante das situações em que vivemos, segundo a visão de Deus, e seguir o grande exemplo do Mestre! Na ressurreição o amor se fez eterno, a vida venceu para sempre, portanto a desesperança teve ser eliminada.

Bondoso Senhor, muito obrigado pelas alegrias e dificuldades deste dia. Ficai sempre conosco e daí-nos a vossa salvação. Aumentai a nossa fé e não nos permitais o mal. Amém!

Padre Alberto Gamabrini