quinta-feira, 5 de junho de 2014


JESUS É A PONTE QUE CONDUZ AO CORAÇÃO DO PAI


Jesus é nosso eterno intercessor, Ele é a ponte que nos conduz ao coração do Pai.
“Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”(João 16, 9).
Hoje Jesus conclui a Sua oração de despedida, a sua última oração antes de ser glorificado. Quando falamos da glorificação de Jesus, falamos da Sua entrega amorosa para morrer por todos nós. O Evangelho de João nos dá a graça de poder sentir o coração de Jesus em Seus últimos momentos antes de ser preso, na chamada “oração sacerdotal”. É uma oração muito amorosa, uma oração cheia de confiança do amor de Deus, é uma oração repleta de doçura e de amor, inspirada naquela relação mais profunda e íntima que Jesus tem com Seu Pai.
Nessa última parte, nesse pedaço final dessa oração, Jesus ora por Seus apóstolos, por aqueles que são mais íntimos d’Ele, aqueles que caminharam com Ele. Jesus pede por eles e por todos aqueles que, ao longo da história, vão segui-Lo. Como Ele mesmo disse: “Não Pai, não estou orando pelo mundo não! Agora é especificamente por eles que estou pedindo!”.
Eu gostaria de dizer que é por mim e por você que nos tornamos discípulos do Senhor que Ele faz essa súplica maravilhosa ao coração de Deus. Jesus é nosso eterno intercessor, Ele é a ponte que nos conduz ao coração do Pai e, assim, como Ele orou, assim como Ele intercedeu, assim como Ele pediu, a nossa oração incessante precisa ser como a oração d’Ele! Primeiro, nós precisamos ir ao coração do Pai, nós precisamos cultivar essa relação amorosa e pessoal com o Pai e dirigirmos a Ele tudo aquilo que são os anseios da nossa alma e do nosso coração, derramar o nosso coração na presença desse Pai amoroso.
Quem ora, não ora só por si, não pede só por si, quem ora, clama, roga, intercede pelos outros. Nós, hoje, nos unimos a Jesus para orarmos pela nossa casa, para orarmos pela nossa família, para orarmos pelos nossos. Quantas pessoas precisam dessa proteção de Deus, desse consolo, dessa força de Deus. Como o mundo precisa de pessoas de joelhos no silêncio da adoração, clamando, pedindo e suplicando, como Jesus está fazendo a nós na Sua prece final!
Que a oração de Jesus, que chegou ao coração do Pai, faça com que também as nossas orações feitas com fé e com confiança cheguem ao coração de Deus e sejamos intercessores uns dos outros!
Padre Roger Araújo

A MINHA CASA É TUA CASA SENHOR

Eu começo esta reflexão lhe perguntando: de que lado você está caminhando? De que lado está seu filho? De que lado estão caminhando sua filha, sua família? Ao lado daqueles para os quais Jesus disse: "Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso’, ou do outro lado?

Hoje, estamos aqui para dizer a Deus: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Vou arrastar, se preciso for, a minha família para junto de Ti e caminharemos por Seus caminhos, porque a minha casa é a Tua casa".

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TUDO É POSS[IVEL AO QUE CRÊ

Senti no coração o desejo dar a você esta mensagem de encorajamento, para que jamais você venha a perder a dimensão infinita da misericórdia divina. Deus ama tanto você, que nem os seus erros podem afastá-lo de sua vida. Se esta pequena mensagem ajudar você, envie para um amigo.

Do meu coração de amigo, para você amigo(a) do coração:

Diante de um problema, quando somos tentados a dizer: é impossível, porque não conseguimos enxergar a possibilidade de solução, aparece a esperança dada pela certeza de que os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

A vida se transforma quando nossos olhos se voltam para Deus em uma entrega confiante, fruto da certeza de que Deus agirá. E Ele sempre age porque nos ama.

No evangelho temos uma experiência que nos ajuda a entender este poder de Deus de realizar o impossível. Trata-se do testemunho de um pai deseseperado com a enfermidade de seu filho. Os discípulos haviam orado e nada aconteceu. O pai vai até Jesus e lhe diz: Se podes alguma coisa, e Jesus responde, como lemos Marcos 9, 23: “Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.” Crer em Jesus significa confiar que Ele não nos decepcionará

Padre Alberto Gambarini

O QUE VOCE TEM FEITO DA VIDA ?

Chegou o meio do ano, é importante pensarmos o que temos feito da vida. As metas estabelecidas, no início do ano, estão sendo alcançadas?
“Não consegui emagrecer os cinco quilos que tinha como meta no início do ano.” “Não passei na prova que fiz em março para o mestrado.” “A meta do noivado tornou-se a realidade do fim do namoro”. “Será que conseguirei fazer a viagem que coloquei como propósito das férias de agosto?”
Estamos em junho e uma parada agora é bem oportuna para nos reavaliarmos quanto aos propósitos e metas que tínhamos lá em janeiro. Nessa hora, é preciso coragem para ter um olhar positivo sobre o seu projeto de vida. A primeira coisa é desvencilhar-se da visão pessimista frente àquilo que não saiu como o “combinado com você mesmo”. Eu lhe garanto que uma revisão de vida pode suscitar em você uma avalanche de sentimentos persecutórios e, assim, você corre o risco de assumir uma vida errante, meio ‘The walking dead’, ou ainda atuar como Hardy do desenho ‘Lippy e Hardy’ e seu olhar sobre a vida terá o refrão: “Oh céus! oh, vida! Oh, azar!”. Isso não vai dar certo!
Meu caro, parar um pouco e perceber-se no que foi vivido torna-se um fato com o qual você precisa lidar. O mal não está em se avaliar, mas em como você faz isso, pois a primeira ação é sempre supervalorizar o que não deu certo. E aí surgem sentimentos de culpa, de remorso e autocondenação, os quais, se não forem bem administrados, podem paralisá-lo, impedi-lo de ter uma vida mais plena e feliz, de não olhar para frente, para os meses que ainda o esperam.
A segunda coisa é: nada de ficar com os olhos no que deu errado, ruminando os acontecimentos e, depois, colocar seus sentimentos para fora em amargura e azedume, fazendo-se vítima de si mesmo, porque isso não rola, não nos faz bem!
Algumas dicas para uma boa revisão de vida e de dias melhores à frente:
* Mudança em ação: Se fizer o balanço de sua vida e chegar à conclusão de que precisa mudar algo, faça primeiro um firme compromisso com você e com suas potencialidades. Não paralise; estabeleça novas metas. A rigidez o paralisa. Tenha flexibilidade em suas metas, elas podem ser reajustadas.
* Seja específico: Seja específico no que foi vivido e dê o peso certo para cada coisa. Às vezes, você tem problemas financeiros e diz: “Estou fracassado!”, “Não tem mais jeito!”. Acalme-se! Não é bem assim… Peso certo, medida certa. Há algumas situações que não foram alcançadas, mas isso não quer dizer que todas as situações estão ruins.
* Examine suas expectativas: São reais ou ilusórias? Seja sincero. É melhor dividir os objetivos em etapas do que dar um salto maior que a perna. Se até agora você não conseguiu fazer algo, pode ser que isso esteja mais “no mundo de Platão” do que no seu. Será que uma diminuição de expectativas não traria mais leveza à sua vida?
* Sonhe os sonhos de Deus: Tudo que falei acima só tem sentido se a primeira postura assumida for: “Isso está dentro da vontade de Deus para mim?”. Sem isso, não é possível ser plenamente feliz. Não que Deus queira o manipular e fazer as coisas do jeito d’Ele, mas por Ele nos conhecer bem, sabe quais são os desejos do nosso coração! Às vezes, Deus quer que planos sejam mudados e novas metas sejam estipuladas.
Enfim, olhe para frente e para o que virá. Saiba que se não puder ser mudado poderá ser usado a seu favor para mudar sua maneira de encarar a vida, pois um novo tempo só está começando!

Adriano Gonçalves

POR QUE JESUS SE ESCONDE NA EUCARISTIA ?

Muitos ficam angustiados, porque Jesus esconde a Sua glória na Eucaristia, mas Ele precisa fazer isso para que o brilho de Sua majestade, como o rosto brilhante de Moisés, não ofusque a nossa vista, impedindo-nos de chegar a Ele.
Ele esconde também as Suas virtudes, porque, se a víssemos, ficaríamos humilhados e, quem sabe, desesperados por jamais poder atingir tal perfeição. Tudo para podermos nos achegar a Ele sem medo.
Jesus desce até o nada, na hóstia consagrada, para que desçamos com Ele e sintamos profundamente o que Ele disse: “Vinde a mim. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.
Por isso, podemos chegar a Jesus com toda confiança, porque Ele já retirou todos os obstáculos para chegarmos a Ele; e espera que não sejamos nós a colocar esses empecilhos com os nossos medos e escrúpulos.
Jesus nos ama tão radicalmente, na Eucaristia, que se submete a nós em tudo. Ele desce do Céu tão logo o sacerdote pronuncia as palavras da consagração. Ele obedeceu silencioso aos Seus carrascos e está pronto novamente para receber o beijo dos novos Judas por amor a nós.
Na Eucaristia, perpetua-se a Paixão do Senhor. Ali, Ele a vê renovada diariamente. Muitas vezes, Ele é traído pela apostasia, crucificado pelo vício, flagelado pelas ingratidões e pecados; e, muitas vezes, Jesus renova o Seu Calvário nos corações que O recebem em pecado mortal ou com indiferença.
Escondido no sacrário, Ele continua a dar combate ao velho orgulho com as armas da humildade. O sacrário é a nossa escola. Dali, Jesus nos diz: “Aprendei a esconder as suas boas obras, as suas virtudes e sofrimentos como eu”. O Rei da Glória se rebaixa ao mais baixo grau da humildade para deixar-nos o Seu exemplo.
Este estado humilde e escondido de Jesus anima a nossa fraqueza, dá-nos coragem de falar-Lhe sem receio e contemplá-Lo. Se nem mesmo conseguimos olhar para o sol do meio-dia, quanto mais poderíamos contemplar a Glória do Rei do Universo! “Deus é um fogo consumidor”, disse Moisés. Não é possível contemplar Sua glória e continuar vivo. A nossa natureza humana não está preparada para vê-la. Os apóstolos não puderam suportar o brilho de apenas um raio de Sua glória na transfiguração do Monte Tabor. E tem mais, não foi o Tabor que converteu o mundo, foi o Calvário. O amor se manifesta e opera não pela glória, mas na bondade e humildade.
O véu eucarístico foi colocado também para fortalecer a nossa fé. Crer no Senhor, ali presente, é um ato do espírito desprendido dos sentidos.
O escondimento de Jesus sob o véu eucarístico é um bom incentivo para penetrarmos na Verdade escondida e descobrir os tesouros ali escondidos. Assim, neste exercício espiritual, dilatam-se os desejos de nossa alma, os quais vão descobrindo, sem se cansar, uma beleza sempre antiga e sempre nova. E Jesus vai se manifestando gradualmente à nossa alma, na medida da nossa fé e do amor para com Ele.
A Eucaristia é um verdadeiro Céu escondido, um Céu Eucarístico.
Ao subir ao Céu na Ascensão, Jesus tomou posse de Sua glória e foi preparar-nos um lugar. Mas para nos ajudar a esperar com paciência e perseverança o Céu da glória, Ele deixou entre nós esse Céu antecipado. Ora, o Céu é onde está Deus, e Ele está na Eucaristia; com Ele todos os anjos e santos. Assim, Ele baixou o Céu à Terra. Ao comungar, recebemos não só Jesus na alma, mas também o Reino de Deus. Somos os súditos que têm a honra de hospedar Sua Majestade e toda a Sua corte.
O amor se manifesta em bondade e humilhação, escondendo-se, aniquilando-se; rejeita a glória e os aplausos, oculta-se e desce. Assim fez Jesus ao encarnar-se; assim Ele fez na gruta de Belém, no silêncio de Nazaré, na tentação do deserto, no Calvário; e, por fim, na Eucaristia.
Na verdade, o Sacrário é um novo Tabor, no qual Jesus se transfigura, não diante dos olhos do corpo, mas aos olhos da fé. Nesta montanha, não devemos procurar a felicidade sensível, mas as lições de santidade que Ele nos dá pelo seu aniquilamento.

Felipe Aquino

O QUE É CEREMONIÁRIO ?


Cerimoniário é um dos ofícios da liturgia no rito romano, assim como os diáconos, os acólitos, o sacristão, etc. Sua função é fazer com que a celebração brilhe pelo decoro e ordem, para isso o cerimoniário deve trabalhar em íntima colaboração com o sacerdote celebrante e as demais pessoas que tem por função coordenar as diferentes partes da celebração: o sacristão, o regente do coro, o coordenador dos acólitos, etc.
O cerimoniário deve ser perfeito conhecedor da liturgia, suas leis e preceitos, sua história e sua natureza. Deve levar em conta na preparação e na execução da cerimônia, não apenas sua organização de forma prática, mas também o aspecto pastoral. Nao deve perder de vista a tradição litúrgica da Igreja universal e os pios costumes da Igreja particular.
Cerimoniário é a mesma coisa que Mestre de Cerimônias?
Não necessariamente. Mestre de Cerimônias é o primeiro dentre os cerimoniários. Geralmente as dioceses tem um mestre de cerimônias oficial, mas cada celebração pode ter seu mestre de cerimônias. No Vaticano, o Mons. Guido Marini é o mestre de cerimônias litúrgicas pontificais; além dele, existem outros onze cerimoniários.

O MES DE JUNHO É DEDICADO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS !


O Sagrado Coração de Jesus é a manifestação mais perfeita do Amor de Deus por cada um de nós! Busquemos refugio neste Coração transbordante de Amor!!...
Dá-me, Jesus, a Tua bênção e concede-me a graça de viver o dia de amanhã, também unida a Ti, disponível para o que quiseres de mim!!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amen!!

AS QUINZE PROMESSAS DA VIRGEM MARIA AOS QUE REZAREM O ROSARIO !


1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.
3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.

CANTICO IS 12, 1-6


Exultação do povo redimido
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba (Jo 7,37).
"Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, *
acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.
Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
Com alegria bebereis no manancial da salvação, *
e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, *
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, *
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"
Padre Roger Luis

QUE NÃO TEMA SE APROXIMAR DE MIM

Que não tema de aproximar-se a Mim a alma fraca, pecadora, e ainda que tivesse mais pecados que areias há no mar, tudo desaparecerá no abismo de minha misericórdia".

O AMOR É O VÍNCULO QUE NOS UNE A DEUS !

ORAÇÃO DE SANTA TERESINHA PELOS SACERDOTES


Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob a proteção do Vosso Coração Amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder.
Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio.
Fazei-nos crer no seu amor e fidelidade para Convosco e preservai-os do contágio do mundo.
Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão
e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens.
Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.
Amém!

HÁ UM FUTURO PROMISSOR PARA HUMANIDADE ?

Será que as previsões relativas ao aquecimento global ou outras projeções pessimistas se realizarão?
As cenas de violência, que acompanham as manifestações de protesto das mais diversas bandeiras, multiplicam-se por toda parte. Ao mesmo tempo, a humanidade fica chocada com acidentes de toda ordem, desastres naturais, a grande chaga da guerra e o desentendimento entre pessoas, grupos e culturas. Aquela que uma vez foi chamada de aldeia global se mostra diariamente em nossas casas. Há inclusive meios de comunicação que se comprazem em mostrar, ao vivo e a cores, a miséria humana, tirada do fundo do baú, aquela que outrora se encontrava escondida na sarjetas da vida ou dissimulada através de mil truques. E o que dizer da exposição das pessoas e seus eventuais deslizes, através das chamadas redes sociais? Para muitos, a tentação que vem à tona é a do desânimo. Pode ser ainda a banalização da vida das pessoas e de sua dignidade. Outros são levados inclusive ao desespero.
Há um futuro promissor para a humanidade? Será que as previsões relativas ao aquecimento global ou outras projeções pessimistas se realizarão? Bem perto de nós, como serão os próximos meses com os eventos esportivos e políticos que se avizinham? Seremos capazes de nos manter serenos e fiéis? Jesus, conversando com seus discípulos, reunidos no Cenáculo, por ocasião da última Ceia, pronunciou palavras de fogo, garantindo-lhes as forças necessárias para a caminhada neste mundo. Temos certezas que nos permitem ir ao encontro dos outros sem receios, ajudando a todos na descoberta dos sinais de vida e de esperança.
Para os cristãos existe um ponto de referência, projetado pela esperança, uma virtude teologal. Virtudes teologais, Fé, Esperança e Caridade (Cf. Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, 384-387), são aquelas que têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. São infundidas com a graça santificante, tornando-nos capazes de viver em relação com a Trindade, fundamentam e animam o agir, consolidando e vivificando as virtudes humanas. Elas são a garantia da presença e da ação do Espírito Santo em nós. Pela fé, cremos em Deus e em tudo o que Ele nos revelou e que a Igreja nos propõe para acreditarmos. Pela esperança, desejamos e esperamos de Deus a vida eterna como nossa felicidade, colocando a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos na ajuda da graça do Espírito Santo para merecê-la e perseverar até ao fim da vida terrena. A caridade, por sua vez, é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei. A caridade é o vínculo da perfeição (Cf. Cl3,14) e o fundamento das outras virtudes, que ela anima, inspira e ordena: sem ela “não sou nada” e “nada me aproveita”, afirma São Paulo (Cf. 1Cor13,1-3).
A vida cristã tem sua origem em Deus, que nos chama a partilhar de sua vida e nos oferece a salvação. Quer dizer que a vida, quando começa no alto, tem sentido e rumo. Há uma meta a alcançar e esta é a felicidade plena na eternidade, com Deus e com os irmãos. De fato, Deus nos fez para chegar a esta realização completa e a maldade ou o pecado não têm a última palavra.
Para manter viva a esperança, é necessário acreditar que Deus tem algo a ver com a humanidade e pode, sim, intervir na história humana e na vida das pessoas. Só Ele pode fazê-lo sem violentar a liberdade, dom com que todos foram criados. Há um percurso a fazer, para que se mantenha viva a certeza de sentido na vida humana nesta terra, tantas vezes “vale de lágrimas”, mas destinada a ser lugar de felicidade, “um novo céu e uma nova terra, descendo do céu, de junto de Deus, vestida como noiva enfeitada para o seu esposo, a morada de Deus-com-os-homens. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus-com-eles será seu Deus. Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem grito, nem dor, porque as coisas anteriores passaram. Estas coisas serão a herança do vencedor, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Ap 21, 1.3-6).
O ponto de chegada é muito alto, mas não é complicado caminhar até lá! Basta seguir a receita do Evangelho: Quem ama enxerga e entende o que deve fazer: “Quem me ama será amado por meu pai e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Não é apenas conversa, pois “quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama” (Jo 14, 15-21). Trata-se de praticar os mandamentos! Depois, quem compromete assim sua liberdade e sai de si para amar a Deus e cumprir os mandamentos, tem a certeza de que o Espírito da Verdade, prometido por Jesus, permanece sempre dentro de si e a seu lado. Sabendo que o Espírito Santo prometido age no mundo e na Igreja, não desfaleceremos no caminho e a esperança permanecerá acesa.
Uma das consequências é o testemunho a ser oferecido diante das pessoas. Mesmo quando aparece o sofrimento, é melhor sofrer praticando o bem, se essa for a vontade de Deus, do que praticando o mal. Cristo morreu, justo pelos injustos, para nos conduzir a Deus, mas recebeu nova vida no Espírito (Cf. 1 Pd 3, 15-18). Quando alguém quer saber os motivos da esperança que está em nossos corações, começamos com o Céu, mostramos o rumo futuro, a meta da esperança, mas também olhamos para a terra, enxergando os sinais de Deus existentes no momento presente, ao identificar o bem que é feito e a bondade que se espalha ao nosso redor. Há muita caridade vivida, há muitos gestos gratuitos e generosos, assim como tanta doação de vida. Há pessoas acendendo sinais verdes de esperança, ao invés de se armar com o amarelo do semáforo do medo ou interromper a caminhada com o vermelho que interrompe o trânsito da vida. Que nossa vida corresponda à fé, esperança e caridade que nos foram dadas de presente.

Dom Alberto Taveira Corrêa