segunda-feira, 26 de agosto de 2013

VOCÊ AINDA SE CONFESSA ?

Reconhecer o pecado já é meio caminho andado

No dia 30 de junho, um site de Campo Grande publicou um artigo sobre a confissão, um assunto que parece fora de moda, quase um tabu. Nele, o autor escrevia: «Drogas, questões sexuais e brigas familiares mantêm o sacramento da confissão em alta mesmo em tempos de “é proibido proibir”. Com novos conceitos, como a troca da nomenclatura “pecado” por “dilema”, fim das penitências folclóricas e até a abolição do confessionário, o ato de reconciliação com Deus ganha ares de terapia em Campo Grande. A procura é tão grande que, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às quartas-feiras, dez padres atendem até 700 pessoas entre 6 e 22 horas».

Ao longo do texto, o articulista deu a palavra a dois sacerdotes que atuam em Campo Grande: o Pe. Wilson Cardoso de Sá, diretor do Instituto de Teologia João Paulo II, e o Pe. Dírson Gonçalves, reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em seu sentido mais profundo, explica o Pe. Wilson, o pecado é adultério e idolatria: quebra ou, pelo menos, enfraquece a comunhão que liga o homem a Deus, ao próximo e à criação. Mesmo quando oculto, ele não prejudica apenas a quem o comete, mas a toda a humanidade.

Seu conceito sofreu uma grande transformação na sociedade. Enquanto alguns cristãos pensam que nada mais seja pecado, outros o resumem ao campo da sexualidade. Esquecem que também a fofoca, a corrupção, a droga, a violência e as infrações no trânsito integram a lista das faltas a serem confessadas e corrigidas. 
E o que dizer da “penitência” que o padre impõe a quem busca o confessionário? Responde o Pe. Wilson: «Se você fez aborto, nada vai trazer a pessoa de volta; mas você pode dar sua ajuda a uma criança, a uma família. Se roubou, deve devolver o dinheiro. Se caluniou, você precisa pedir perdão não só a quem ofendeu, mas também às pessoas que foram contaminadas...».

Por sua vez, o Pe. Dírson orienta os fiéis a se confessarem pelo menos duas vezes ao ano, nas solenidades do Natal e da Páscoa. Mas é bom fazê-lo também ao longo do ano: «Muita gente vem em busca de orientação e de conselhos. Há pessoas que sofrem relacionamentos complicados no namoro, no casamento, na família. Crescem a cada dia os problemas derivados do consumo da droga, da bebida, da falta ou do excesso de bens materiais».

Como os demais sacramentos da Igreja, a confissão é um grande presente de Deus. Reconhecer o pecado já é meio caminho andado, uma atitude que leva à felicidade e à santidade. É o que reconhecem todas as pessoas que experimentam a misericórdia de Deus: «Feliz o homem que foi perdoado, a quem o Senhor não olha mais como culpado! Enquanto eu escondia o meu pecado, os meus ossos definhavam, as minhas forças fugiam e eu passava o dia chorando e gemendo. Mas quando confessei o meu pecado, tu logo perdoaste a minha culpa» (Sl 32,1-5).

Para a Igreja Católica, a confissão é vista como o sacramento da penitência e da reconciliação, instituído por Jesus no domingo da Páscoa: «Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados; mas, se não os perdoarem, eles ficarão retidos» (Jo 20, 23). Tal doutrina é assim apresentada pelo Concílio Vaticano II: «Os fiéis que se aproximam do sacramento da penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, mas que agora colabora para a sua conversão com caridade, exemplo e orações».

Contudo, a confissão não foi dada “apenas” para perdoar pecados. Deus não precisa dela para demonstrar sua misericórdia a quem se arrepende. O grande milagre operado por ela é permitir que Deus penetre em nossa vida através das fraquezas que lhe entregamos. Ao recebermos a absolvição, o pecado perde a sua força e se transforma em graça. Foi esta a descoberta que levou São Paulo a ter uma nova visão da perfeição cristã: «Se a força de Deus se realiza na fraqueza, prefiro gloriar-me dela, pois, quando sou fraco, então é que sou forte» (2Cor 12, 9-10). Descobrir a arte de aproveitar das próprias faltas para dar a Deus a alegria de ser amor e misericórdia: eis o paraíso já aqui na terra!
 
Dom Redovino Rizzardo, cs
Bispo de Dourados (MS)

A VINDA DO GRANDE SALVADOR E MESTRE TEVE PROPÓSITOS ESPECÍFICOS

A vinda do grande Salvador e Mestre teve propósitos específicos. João no livro do Apocalipse, afirma que Jesus nos ama e foi exatamente por esse amor que nos libertou da escravidão do pecado por meio de sua morte.

No evangelho de João 3,16 lemos: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 

Fica evidente para nós, que a salvação obtida pelo sangue de Jesus foi motivada pelo amor Divino ao ser humano. Além do mais, a vinda de Jesus ao mundo não só libertou o povo da escravidão imposta pelo pecado, como também nos constituiu para servir a Deus como seu povo e representantes. Deus tem um amor incondicional por cada um de nós!

Podemos dizer que o principal propósito da salvação é que todos os cristãos estejam em comunhão com Deus e com a Igreja. Não nos basta apenas crer e aceitar a salvação oferecida é preciso agir visando o crescimento do reino de Deus, ou seja, permitindo que mais e mais pessoas sejam beneficiadas por esta salvação.

Meus queridos e minhas queridas, não podemos esquecer que somos apenas servos e que a glória e poder pertencem ao Senhor. O acesso a salvação e o privilégio de servir a Deus e à sua igreja devem ser motivos de gratidão constante, ao mesmo tempo que nos dá o propósito real de nossas vidas.

É preciso ter sempre o firme propósito de seguir a Cristo e apresentá-lo a mais e mais pessoas, contribuindo assim para um mundo mais fraterno e justo, cheio de amor e esperança.


Senhor Misericordioso,
muito obrigado pela tua doutrina maravilhosa.
Queremos te conhecer e te amar cada vez mais.
Precisamos de sua ajuda, de sua orientação,
pois sozinhos nada podemos,
fica conosco e nos dê entusiasmo pela vida.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

TENHAMOS O CÉU COMO META

O combate da oração é a vida do cristão, pois nossa vida é uma luta diária. Para chegarmos ao Reino dos Céus precisamos ser valentes guerreiros. Sabemos que o combate não é fácil, no mundo como diz São Paulo, haverá tribulações, mas coragem! 

A casa que nós precisamos ser deve ser morada de Deus. Devemos afirmar que precisamos ser lugar de oração, como templos do Espírito Santo, ser um lugar de oração. Como família, sabemos que até mesmo Ele quis uma família, e é por isso que a família está sendo tão atacada pelo mundo. Irmãos, precisamos ter famílias que desejem o Céu! 

A parábola do evangelho, nos recorda a pessoa que vendeu tudo para comprar aquela pérola, que lhe perguntar, o que você tem feito para desejar o Céu. Não podemos viver num faz de conta, vivamos para a eternidade. Como está o seu desejo de Céu? 

Peçamos ao Senhor, que não tire de nós o desejo de Céu, e não trata-se de uma luta fácil, mas é uma luta árdua. Sejamos como guerreiros, revestidos pelo poder de Deus, lutemos por aquelo pelo quando fomos feitos. Já temos a vitória pelo morte de Cristo, mas somente se lutarmos contra as coisas do mundo, alcançaremos em plenitude o Céu. 

Estamos nesse mundo de forma passageira, e o “estar” é uma forma passageiros “somos” feitos para o Céu. “Sois a luz do mundo”, esta é a nossa missão, devemos trilhar um caminho de santidade. Você já imaginou uma imagem de você como santo? Isso não é prepotência, mas assumir a nossa vocação: sermos santos! 

Você tem reservados momentos em sua vida para a oração pessoal? É oração que nos dá coragem para enfrentar as dificuldades que nos são apresentadas todos os dias. Precisamos crer naquilo que rezamos: “tudo posso naquele que fortalece”. O que determina a busca do Céu, é o desejo de ir até ele, mas também levar aqueles que estão conosco a este mesmo desejo.

Não se deixe levar pelas tribulações deste mundo tenebroso, e como vencer? Sendo homens e mulheres que lutam pelo Céu. Todos nós passamos por dificuldades, mas coloque no Senhor a sua confiança. Levantemos um povo que acredita em Deus e que coloca prática os seus preceitos.

Mesmo em meio as tribulações, confiemos no Senhor e entregue-se nas mãos dele, Ele é o mesmo de ontem, de hoje e de sempre. Se Ele ainda não tem feito o que você pediu, Saiba que ele não está demorando, mas está caprichando na promessa que tem para a sua vida. Lembre-se que toda a promessa passa pela prova do tempo. Se o Senhor lhe prometeu, Ele cumprirá. O diabo quer famílias descrentes. Assuma portanto, um tempo novo em sua vida, com desejo de santidade.

Meu irmão e minha irmã, não é fácil ir entrar no Céu, mas chegar até lá depende de mim e de você! Só depende da sua disposição e disciplina para chegar até lá. Largue tudo e traga sua vocação primária que é a santidade. 


NUNCA SE NEGUE A PARTICIPAR DA EUCARISTIA


Nunca se negue a participar da Eucaristia, nunca coloque uma outra ocupação no dia em que você precisa e deve participar do banquete celeste que é a Eucaristia.
“Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram” (Mt 22,5-6).
A parábola que Jesus nos conta relata muito bem o que acontece com o Reino de Deus no meio de nós. O Reino é esse grande banquete que o Pai bondoso e misericordioso preparou para nós, para o qual o Grande Rei, o Senhor nosso Deus, mandou os profetas e o Seu próprio Filho para nos convidar.
Qual resposta estamos dando a Deus para participarmos do Seu banquete? Veja que alguns convidados não dão a menor atenção. Sim, eles escutam muito bem, mas simplesmente desmerecem o convite para participar das coisas do Senhor. Outros estão indo para o campo, para os seus negócios, porque estão atarefados demais, tem muitos lucros, muitas coisas para ver.
Enfim, meus irmãos, nós temos ocupação demais em nossa vida, estamos atrelados de trabalho, de compromissos… Estamos, cada vez mais, ocupados com tantas coisas e atarefados com tudo aquilo que nós nos propomos fazer na vida.
Se pararmos para pensar bem, veremos que o nosso tempo é todo voltado para as nossas coisas; e o tempo que temos para Deus, para as coisas d’Ele é mínimo, o menor possível; por isso desprezamos o convite que o Senhor nos fez.
Há aqueles ainda que se agarram aos empregados, batem neles e até os matam. Profetas morrem por esse mundo afora, homens e mulheres de Deus são desprezados por causa da Palavra do Senhor; tudo isso reflete o desprezo que muitos sofrem para anunciar o Reino de Deus.
Hoje, eu quero convidar você a abrir o seu coração, qualificar melhor o seu tempo, dar a Deus o tempo que é d’Ele. Abrir o seu coração quer dizer participar do banquete.
Nunca se negue a participar da Eucaristia, nunca coloque uma outra ocupação no dia em que você precisa e deve participar do banquete celeste que é a Eucaristia.
Padre Roger Araújo

DEUS ESCUTA A MINHA PRECE ?

Muitas vezes quando rezamos, somos tomados pelo sentimento da dúvida sobre a eficácia das nossas orações e questionamos, será que Deus escuta a minha prece?

Tal preocupação deveria nunca povoar os nossos pensamentos e coração, por que Deus mesmo nos diz em Mateus 21,22: “Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis”. A dúvida tira a certeza necessária para que a oração seja eficaz. É preciso clamar, acreditando que Deus já esta agindo em sua vida.

Quando aprendemos a acreditar no poder da nossa oração, aprendemos a dar para Deus todo o nosso ser, todas as alegrias e tristezas, seguranças e inseguranças, e aí experimentaremos uma ajuda como nunca sonhamos ser possível.

Não basta, porém, que você abra seus lábios e articule as palavras, é indispensável a Fé Naquele a quem você se dirige. A Fé é o que anima a oração. Deus se dá aos que se entregam e o buscam intensamente.

Quem está com Deus se torna uma pessoa feliz, determinada e entusiasmada com tudo o que pode conquistar. Portanto, em cada instante da vida, em cada ato que você pratica, em cada pensamento, em cada gesto, em cada olhar, saiba que Deus o vê e o assiste.

Deus,
enxuga as nossas lágrimas,
afasta de nós os nossos problemas,
dá-nos sabedoria para que possamos vencê-los,
sê-nos favorável.
Amém!
Padre Alberto Gambarini

SEREIS BATIZADO NO ESPÍRITO SANTO

Reinflama o carisma, porque a promessa de Deus está se realizando: "Sereis batizados no Espírito Santo". É uma reviravolta que o Senhor está fazendo.

A contribuição que precisamos dar à Igreja é o Batismo no Espírito Santo. É fazer com que esse derramamento do Espírito aconteça e que a promessa de Jesus se realize:

"Sereis batizados no Espírito Santo" (cf. Ato 1,5).

Nós somos parte da Igreja de Cristo e precisamos fazer de tudo para que a promessa de Jesus aconteça:

"...descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará FORÇA; e sereis MINHAS TESTEMUNHAS em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo" (cf. Ato 1,8).

O Senhor quer renovar a Sua Igreja. Esta Igreja concreta que somos nós, que o Senhor está ressuscitando, restaurando, levantando, fazendo dela um grandioso exército. 


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova