sexta-feira, 27 de abril de 2012

MEDO X VOCE : QUEM VAI VENCER

Enfrente seus medos e descubra como sair vencedor

Dizem que, na Bíblia, a expressão "não tenhais medo" está escrita 365 (trezentas e sessenta e cinco) vezes. Isso significa que, para cada dia no ano, temos de nos lembrar de que podemos vencer esse inimigo.
Mesmo que esta conta não seja exata, o certo é que neste duelo: "Medo X Você", Deus quer fazer de você um vencedor. O Senhor não vai lutar por você, mas, com certeza, lutará com você, e não sei se percebeu, mas você já está na arena da vida, a luta já vai começar. Resta saber quem vai vencer: você ou o seu medo.
Existem muitos tipos de medos: medo do passado, do presente, do futuro; medo de pessoas de dentro de casa, medo de pessoas de fora; medo de solidão, de multidão; medo de morrer, de viver; medo de homem, outros de mulher. Existem pessoas que têm medo de quem está vivo, outras de quem está morto…
Alguns com medo da traição, outros da paixão; outros com medo do perdão (dar ou receber); alguns com medo de falar, outros com medo de calar; alguns com medo do conhecido, outros do desconhecido. Enfim, são muitos tipos de temor e escrever uma lista de todos seria talvez algo quase impossível. Certa vez ouvi padre Rufus dizer que o demônio é o “deus do medo” e que esse sentimento é como um louvor aos infernos, quanto mais uma pessoa o alimenta, tanto mais força tem o demônio de fazer mal a ela. Medo e fé são como água e óleo, não se misturam, ou uma pessoa tem fé ou medo; estes não podem existir ao mesmo tempo dentro da mesma pessoa, se o medo vencer, acabará asfixiando a fé.
Ele, na maioria das vezes, surge da nossa imaginação (como Santa Teresa dizia: “A imaginação é a louca da casa”); por isso muitas vezes o medo é como um manipulador, um “cara bom de papo” ou até um ilusionista, que o faz ver o que não existe, acreditar no que não é verdade e assustar-se com fantasmas que já foram sepultados, mas que ele insiste em dizer que estão vivos.
Na grande arena da vida, os ponteiros da decisão apontam a hora de enfrentar os seus medos, não de mãos vazias, mas com “as armas da fé” (cf Rm13,12). Não se esqueça também de que todo lutador tem sempre um técnico que lhe diz o que fazer, o seu é Jesus, que lhe diz: “não tenhas medo” (Lc 8,50)!
Quem não tiver coragem de enfrentar os seus medos nunca descobrirá que é maior do que eles, não importa o nome que tenham; você não pode mais lutar de costas, essa é a posição do pânico, dos covardes, dos derrotados. Na luta entre o Medo X Você, o cinturão da vitória é seu.
Padre Sóstenes Vieira

JESUS NUNCA REJEITA QUEM ESTÁ NO CAMINHO ERRADO


O povo ia a Jesus por causa do pão, pois, para eles, se um homem era capaz de multiplicar os pães, seria capaz também de derrotar os romanos [Israel era dominada pelo Império Romano na época] e fazer deles um povo de Deus. Era uma visão sóciopolítica. Jesus, então, para corrigir a maneira como eles O viam, disse-lhes que Ele era o pão vindo do Céu. Quando as pessoas não queriam acreditar n'Ele, Cristo ia mais à frente, aprofundando a verdade que estava anunciando.
O Corpo e o Sangue de Cristo vão se impregnando em nosso corpo de tal maneira, que o Corpo de Jesus vai tomando posse do nosso e transformando-o, de maneira que, quando Ele vier pela segunda vez, quem estiver vivo, num piscar de olhos, terá o corpo glorioso como o de Jesus e o de Maria. Nós temos dois corpos humanos já gloriosos no Céu! Aqueles que morreram, Deus que criou todo este mundo, não terá nenhuma dificuldade para ressuscitá-los a partir dos elementos do próprio corpo deles. Se nós nos conservarmos firmes em Jesus, recebermos a Eucaristia cada vez mais, seremos ressuscitados com um corpo glorioso.
Os vivos serão transformados. Os mortos serão ressuscitados e arrebatados ao Senhor. Para você comungar o Corpo de Cristo tem de estar na graça de Deus. Se você cometer um pecado grave, precisará se confessar. Assim, se o Senhor vier você estará na graça. Vai ser o maior acontecimento da face da Terra! Muitos sinais mostram que a nossa geração verá maravilhas. 
A Eucaristia é um sacramento maravilhoso. Bendito seja Deus que, no Seu amor, a instituiu!
A Bíblia nos fala a respeito do ocorrido com o diácono Filipe, quando um anjo do Senhor fala para ele ir à estrada que leva a Gaza, onde ele vai encontrar alguém. Filipe obedece, embora para ele não fizesse sentido o que o anjo lhe dissera. No caminho, o diácono encontra uma carruagem: "Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém"(At 8,27).
A primeira coisa que a Palavra diz é que aquele homem era um eunuco, ou seja, ele aceitou ser castrado para servir rainhas e princesas. Muitos judeus não admitiam isso, mas outros, por sua ganância de viver num palácio, de estar numa corte, aceitavam essa mutilação. Os judeus tinham repugnância por esses homens. 
Aquele eunuco, embora sabendo que era rejeitado por seus irmãos e por se sentir rejeitado por Deus, ia a Jerusalém, porque sentia sede do Senhor. 
Quando Filipe encontra a carruagem, ele é ousado e pergunta ao eunuco o que ele estava lendo e diz: "Tu compreendes o que estás lendo?" O eunuco respondeu: "Como posso, se ninguém mo explica?" (At 8,30). O diácono senta-se ao lado dele e lhe explica as Sagradas Escrituras a partir do que ele estava lendo. Filipe vai evangelizando aquele eunuco, de maneira que quando chegam perto de um riacho, os dois descem e aquele homem, que buscava a Deus, é batizado por Filipe. 
Meus irmãos, isso nos diz que Deus não despreza ninguém. Por maior que tenha sido o seu erro, mesmo que você esteja vivendo uma vida errada agora, Jesus não o rejeita. Ele está esperando que você tire da sua mente e do seu coração que você é rejeitado por Deus Pai. Você que está sendo rejeitado pelas pessoas da sua casa, saiba: Deus não o rejeita! O Altíssimo só quer que você dê um passo, volte para Jesus e receba o Espírito Santo. 
 E a Eucaristia é o dom do Senhor para reavivar a nossa esperança. Deus não tem uma lata de lixo. Ele não põe ninguém na lata de lixo. Pelo contrário, se há alguém que é "predileto" de Jesus é aquele que está no caminho errado, para o qual o Senhor exerce a Sua misericórdia de forma especial. 
Reze, neste dia, por aqueles nos quais você já perdeu a esperança - tal é a situação em que eles estão - porque tudo pode ser mudado pela oração. 
Nosso Senhor Jesus Cristo já fez tudo por nós ao ir, por cada um de nós, até a cruz! Volte hoje mesmo para Jesus. Dê esse pulo! Ele pega você e o traz para junto de Si. Só um "pulinho" e você já estará no coração de Deus!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova



SINAIS DE DEUS PARA O NOSSO TEMPO



Faz-se necessário dar o salto da fé!

Tudo começou de novo com a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Passou o que era velho e tudo se fez novo, a partir de dentro, num dinamismo plantado no coração de cada cristão que recebe o Sacramento do Batismo. Caiu a velhice do pecado e do egoísmo, desmoronaram os muros da desconfiança, da inveja e do ciúme. Os cristãos exultam pela sua renovação espiritual, pois recuperaram, com alegria, a condição de filhos de Deus e podem esperar com plena confiança o dia da ressurreição (cf. Oração do III Domingo da Páscoa).
Descrever assim a vida pode parecer sonho, quem sabe, uma ilusão, ou otimismo ingênuo. Alguns chamariam utopia por não perceberem que o sentido originário da palavra aponta para o lugar ideal a ser alcançado e não um projeto imaginário e impossível de se concretizar. É que os cristãos não têm medo de ver as coisas a partir dos olhos de Deus, enxergando, além de todas as chagas existentes no mundo, a grandeza o plano de Deus. “O olho de Deus sobre o mundo é o Coração de Cristo, mas a pupila é aquela ferida de amor! A ferida está no Coração de Cristo. Ele foi ferido porque manifestou por inteiro o amor. Ele é o amor do Pai vindo à terra, e nos amou dando tudo... E nós, se vivermos como Ele, poderemos olhar por dentro e ver a Deus, e o Pai pode olhar dentro da chaga do Coração de Cristo e ver a todos nós” (Chiara Lubich, cf. Nuova Umanità 2012/2, p. 167).
Após a Ressurreição de Jesus, Seus discípulos tiveram que aprender este novo modo de compreender a vida (cf. Lc 24,35-48). Ao mostrar-lhes Suas mãos e Seus pés, com as marcas da crucifixão, Ele abriu-lhes os olhos. Não estavam diante de um fantasma! A experiência da presença do Ressuscitado foi novidade para todos. Madalena pensou estar diante de um jardineiro, os discípulos de Emaús O viam apenas como andarilho, os próprios apóstolos à margem do lago não O reconheceram. Os gestos de delicadeza, com que, de várias formas, se apresentou aos Seus, foram mimos cujos frutos se multiplicam no correr dos séculos para as sucessivas gerações de cristãos, das quais nós somos, por enquanto, os últimos! Não é mais possível ver Jesus Cristo e os acontecimentos com os olhos da carne. Faz-se necessário dar o salto da fé!
Os primeiros discípulos de Jesus receberam a missão de espalharem pela Terra uma vida nova e um modo novo para compreender o mundo e os acontecimentos. Cheios do Espírito Santo, eles começaram a pregar o Evangelho de Cristo. Quando experimentaram a incompreensão e a prisão, ficavam “alegres por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do santo Nome. E cada dia, no templo e pelas casas, eles não cessavam de ensinar e anunciar que Jesus é o Cristo” (At 5,41-42). Quando se desencadeou a perseguição e mataram Tiago, um dos apóstolos (cf. At 12,1), “a palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais” (cf. At 12,24). Todos os períodos mais críticos e de maior sofrimento para a Igreja, com a força da Páscoa de Cristo, suscitaram novos frutos, quando acolhidos como chamado à fidelidade ao Senhor!
Até hoje, “no jardim da Igreja se cultivam as rosas dos mártires, os lírios das virgens, as rosas dos casados, as violetas das viúvas” (Santo Agostinho). Cada pessoa, segundo a vocação e o estado de vida que lhe foi concedido pelo Senhor, é chamada a “ser testemunha” (cf. Lc 24,42). Sua vida fará referência a valores consistentes, que não se abalam com ameaças, segundo a orientação do apóstolo dos gentios: “Não seremos mais como crianças, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos homens e por eles, com astúcia, induzidos ao erro. Ao contrário, vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,14-15).
Comprometer-se com a verdade, denunciar o mal existente, indicando em Jesus Cristo o único caminho e o remédio eficaz, orar pelos que nos perseguem, tomar a iniciativa da caridade, perdoar sempre, valorizar mais o que une do que o que separa as pessoas, esperar com paciência a vitória do bem, são algumas das muitas possibilidades para oferecer o testemunho de Cristo em todos os tempos, inclusive o nosso, a partir do olhar da pessoa que entrou no Coração de Cristo, para ver tudo através da chaga aberta em Seu peito. Ali, o cristão se sente cômodo, sem ser acomodado, para não ficar sossegado até que os confins da Terra reconheçam que Jesus é o Senhor.
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA