sexta-feira, 4 de maio de 2012

SÃO PEREGRINO


Padroeiro dos doentes de câncer     São Peregrino nasceu na cidade de Forli, Itália, em 1265. Foi um jovem idealista e de personalidade muito forte. Em 1283, o papa Martinho IV enviou o superior geral dos Servitas, São Filipe Benício, para estabelecer a paz na cidade de Forli. Durante sua missão, São Filipe encontrou forte resistência por parte de um grupo de pessoas, dentre eles, São Peregrino, que se rebelou contra "o missionário do papa", expulsando-o da cidade.
    Mais tarde, arrependido do que fizera, Peregrino correu ao encontro do santo homem e pediu-lhe perdão. São Filipe acolheu-o afavelmente e deu-lhe o perdão em nome do Senhor Jesus. A partir de então, desprezando as vaidades terrenas, São Peregrino decidiu seguir o caminho das virtudes e converter-se ao Cristianismo.
    Certo dia, enquanto orava na Igreja de Santa Maria da Cruz, apareceu-lhe visivelmente a Virgem Maria, que assim lhe falou: "Tu te chamas Peregrino. E Peregrino serás de nome e de fato. É preciso que vás à cidade de Sena. Ali encontrarás os frades chamados Servos da Virgem Maria. Insiste com eles para que te recebam em sua campanha". Ouvindo isso, pôs-se a caminho de Sena. Foi acolhido pelos frades, que o receberam em sua companhia e o vestiram com o santo hábito da Ordem dos Servos de Maria.
    Mais tarde, por ordem do superior, acabou voltando para Forli, sua cidade natal, para pôr fielmente em prática a lei do Senhor. Peregrino destacava-se pela caridade que tinha com os pobres e pelo zelo apostólico. Um de seus grandes feitos em vida, foi a conversão de 30 ladrões, que se tornaram penitentes e eremitas. Domava de maneira extraordinária o corpo com vigílias, jejuns e cilícios. Comia sempre de pé e rezava ajoelhado. Durante a noite, não se deitava: passava o tempo rezando hinos e salmos. Meditava sem cessar a lei de Deus e empenhava-se com todas as forças para imitar os exemplos de Cristo.
    Um inchaço numa perna provocou em Peregrino o surgimento de uma chaga infecciosa. À chaga e ao inchaço da perna juntou-se o câncer, que exalava um mau-cheiro insuportável para os que o assistiam e para ele próprio. Por isso, passou a viver isolado dos confrades. Era visto pelo povo com um novo Jó, tão graves eram as suas dores e sua debilidade física. No entanto, apesar de encontrar-se nessa situação, não se queixava da sorte, mas suportava a enfermidade e o sofrimento com ânimo forte, confiante na palavra do Apóstolo que diz: "Quando sou fraco, então é que sou forte".
    Os médicos decidiram que seria necessário amputar-lhe a perna. Na véspera do dia marcado para a operação, durante a noite, Peregrino resolveu apelar a Jesus Cristo, seu Salvador. Com as forças que lhe restavam, arrastou-se sozinho até à sala capitular, onde havia uma imagem do Crucificado. Enquanto rezava, acabou adormecendo. No sono, viu Jesus descer da cruz e curar a perna, apagando qualquer vestígio da doença. Ao acordar, deu-se conta que a perna estava curada e tão robusta como se jamais tivesse estado doente!
    São Peregrino morreu no dia 1º de maio, com 80 anos, vítima de febre alta. Numerosos milagres aconteceram sobre seu túmulo na Igreja dos Servos de Maria, em Forli. O santo foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII e proclamado "Padroeiro dos Cancerosos" pelo Papa Pio XII.
Oração
    Evocação
    Oh Deus, que destes a São Peregrino um anjo como companheiro, Nossa Senhora como sua mestra, e Jesus como médico para sua enfermidade; te suplicamos, nos conceda pelos méritos deste santo, que enquanto vivamos neste mundo, amemos intensamente ao nosso Anjo da Guarda, à Virgem Santíssima, e o nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.

RESGATADOS PELO SANGUE DE JESUS


Deus nos quer livres, não somos escravos de nada, ele nos constituiu como filhos, sabemos que aquilo que nos escraviza não vem de Deus, pois “Desde o princípio Deus criou o ser humano e o entregou às mãos do seu arbítrio, e o deixou em poder da sua concupiscência. Acrescentou-lhe seus mandamentos e preceitos e a inteligência, para fazer o que lhe é agradável. Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti, ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do ser humano estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. A Sabedoria do Senhor é imensa, Ele é forte e poderoso e tudo vê. Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem; Ele conhece todas as obras do ser humano. Não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença para pecar. Não desejes uma multidão de filhos, se infiéis ou ímpios.” Eclo 15, 14-22 
Eis o meu servo, dou-lhe o meu apoio. É o meu escolhido, alegria do meu coração. Pus nele o meu espírito, ele vai levar o direito às nações.” Is 42, 1
Desde o ventre materno, quando lá fomos fecundados, Deus já nos deu espírito e alma, ou seja, isso é manifestação do Amor de Deus, todos nós ao nascermos já somos amados por Ele. Nenhum de nós nascemos sem amor, podemos ter defeitos genéticos, mas somos perfeitos aos olhos de Deus, em tudo fomos gerados no Amor, mesmo quando nos falta o amor de nossos pais. Deus nos plasmou desde o ventre.
Deus é o nosso Defensor: “Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”Jr 1, 1-8
E cumprindo a voz de Jesus, estaremos vivendo o projeto de Deus: “E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado”Mt 3,17
Deus não nos fez diferentes de Jesus Cristo, somos como Ele, seus filhos.
Qual é a beleza que temos dentro de nós? Precisamos saber, para não darmos brechas ao inimigo, pois ele quer nos influenciar a agirmos conforme ele quer.
Tudo o que vivemos deve nos seguir de aprendizado para nós e para os outros.
Já cheguei a ter 28 convulsões num mesmo dia, os médicos não acreditavam que eu sobreviveria, hoje já fiz 4 faculdades, já tive uma morte clínica. 

Precisamos vencer a morte, pois ela não nos pode dominar, ela não tem mais poder sobre nós.
Segue algumas citações que vão nos ajudar a estender melhor esse mistério:
“De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída, Deus nos dá outra moradia no céu, que não é obra de mãos humanas e que é eterna”
 II Cor 5
“Coisa semelhante acontece com a ressurreição dos mortos: semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível.” 
I Cor 15,42
“Eu respondi: 'Tu é que sabes, meu senhor'. Ele então me disse: 'Estes são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro.”
 Ap 7,14
Estaremos diante de Deus para servi-lo dia e noite: “Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu santuário. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. Nunca mais terão fome, nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água vivificante. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.” Ap 14,15-17
“Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu. Assim foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele.” 
Ap12, 7-9
“Por isso, alegra-te, ó céu, e todos os que nele habitais. Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu para o meio de vós e está cheio de grande furor; pois sabe que lhe resta pouco tempo”. 
Ap 12, 12 
Deus permite que em nossa frente estejam todas as coisas, tanto o bem quanto o mal. Os mandamentos de Deus não são para nos condenar, pelo contrário, Ele nos oferece a vida em plenitude “O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” Jo 10,10 Muitas vezes, em nossa inocência, desconhecendo as leis de Deus, nos inclinamos ao mal. 
O Diabo é um inimigo que está derrotado, mas eu preciso aprender a vencê-lo em minha vida. Ele quer nos seduzir. Ele é mentiroso, e quer nos levar a perdição, mas Deus nos concede o nosso anjo da guarda, vem para nos proteger, e ele não desobedece as leis de Deus. 
Irmãos, a nossa boca é para abençoar e não para amaldiçoar. Se eu amaldiçoo alguém ou alguma coisa. como querer que Deus abençoa? Precisamos querer mudar de vida e querer viver na benção de Deus, vencer o mal é fácil: é só mandar o demônio embora, mas muitas vezes nós que damos muito poder a ele, pois ele por si só não tem poder algum sobre nós. 
“Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes. Submetei-vos pois a Deus, mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.”Tg 4, 6-7 
O demônio só entra em nossa vida mediante ao meu desejo de morte ou na minha vingança... Essa são as brechas que nós mesmos damos ao demônio. 
Com quem você quer se comparar? Aos olhos de Deus somos únicos. Não tem ninguém que pode se comparar com você! 
Quem tem muito amor, muito perdoa! Você já perdoou hoje?Somos gerados para amar. Quando não amamos estamos vivendo segundo o nosso projeto e não no
projeto de Deus. Deus nos fez por Amor e o Amor de Deus está em nós. 
Padre Vagner Baia 
Missionário da Comunidade Aliança Canção Nova



A FONTE DA AMIZADE

Com o Senhor aprendemos a ser amigos

Se buscarmos a Deus com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento, tratando-O como um Verdadeiro Amigo, naturalmente Ele nos providenciará um amigo fiel, bálsamo de vida. Os que temem o Senhor encontrarão esse amigo. O temor ao Senhor é o princípio e origem de toda amizade, isso é uma lei natural do Reino de Deus. Por isso, podemos dizer que a fonte da verdadeira amizade é Deus.
Em vez de procurarmos amigos com nossas forças e iniciativas, precisamos primeiramente ser amigos do Amigo por excelência, Jesus Cristo. Do contrário ficaremos mendigando o “amor” das pessoas com o intuito de preencher nossas carências. Desse modo, certamente, só encontraremos esmolas e restos, uma vez que essas pessoas não poderão – por melhores que sejam – corresponder à nossa necessidade mais profunda de amor. 
 Uma amizade que tem como ponto de partida a nossa vontade pode até parecer verdadeira e eterna, mas com o tempo descobrimos que não passava de um afeto passageiro, inventado por nós mesmos, fruto de iniciativas meramente humanas, não vindas do coração de Deus. Cultivar afetos desse gênero só nos levará a amargas decepções e estas, consequentemente, vão nos causar feridas e nos fechar a outros relacionamentos. Assim, não mais acreditaremos na existência e na credibilidade de amigos.
“Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço, é imponderável seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo vital e os que temem o Senhor o encontrarão” (Eclo: 6, 14-16).
Não são poucos aqueles que afirmam ser 
fácil e simples fazer amigos. O difícil e complicado, porém, é cultivar as amizades que conquistamos. Por vezes, uma amizade que levou um bom tempo para ser solidificada, repentinamente, desmorona em um piscar de olhos. E pior ainda: aquilo que antes parecia ser amor se transforma em um grande sentimento de ódio. Se não soubermos controlar as fragilidades, que existem em nós, perderemos muitos amigos.
É na amizade com o Senhor que aprendemos a ser verdadeiros amigos. É na intimidade com o Senhor que Ele nos ensina a estar atentos ao outro, a acolhermos o outro como ele é, a compreendê-lo com seus problemas e diferenças.
Em vez de nos fecharmos e ter nojo das feridas e misérias do outro, sejamos bálsamo vital e ajudemos o nosso amigo a ser melhor. Sejamos um instrumento de amor e não de julgamento. Não sejamos apenas mais um, mas tenhamos uma atitude de acolhimento sincero. O amigo não desiste diante dos defeitos, mas tem a capacidade de ir além. A amizade gira em torno de Cristo, Ele é o centro e a fonte da amizade verdadeira
Bruno Franco
Missionário da Comunidade Canção Nova

TUDO PODE SER MUDADO PELA ORAÇÃO



Repita com fé esta frase inspirada: "Tudo pode ser mudado pela oração!" Tudo pode ser transformado pela intervenção de Deus.

Leia com fé: "Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai" (Jo 14,12).

Jesus está dizendo com isso que: "Enquanto estou lá, à direita do Pai, e não posso estar aqui; enquanto estou junto do Pai, aqueles que creem em mim farão as obras que eu faço e até maiores. Nesse tempo entre a minha ida e a minha volta, entre a Ascensão e a Parusia, aquele que crer em mim fará também as obras que eu faço".

É por isso que estamos fazendo. Claro, não somos nós, e sim o Senhor! Mas o Senhor está fazendo por meio de nós. Somos as mãos, os braços, a boca do Senhor. Somos os membros do Corpo de Cristo.

Quando Ele voltar, não precisará mais realizar curas, porque então já não haverá doença, nem morte, dor ou pranto. Mas, por enquanto, esta é a lei do Reino de Deus, o princípio eterno: enquanto Jesus está lá, à direita do Pai, os que creem n'Ele deverão fazer as obras que Ele fez. Somos agora, de fato, os membros de Cristo. As nossas mãos é que devem fazer Suas obras

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova