quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ESPÍRITO SANTO, PORTADOR DA VIDA NOVA


Sem o Espírito Santo não somos nada, só Ele nos santifica. Foi o próprio Jesus quem nos deixou o Paráclito e não colocou limite de tempo para estar conosco, é uma promessa eterna. Ele é a Revelação de Deus para nós. Quando o Espírito age, Ele não vem só, n'Ele estão o Pai e o Filho. E o próprio Espírito tem a missão de nos tornar semelhantes à Santíssima Trindade. Como? Com a ajuda do Sacramento da Crisma, Ele nos dá os seteDons Infusos, que nos ajudam no nosso processo de santificação. Esse caminho pode ser difícil, mas não é impossível. E nós temos a missão de colocá-lo em prática.
Somos imagem de Deus, somos livres n'Ele, precisamos lançar mão daquilo que o Espírito nos mostra que é bom, indicando o caminho a seguir. Temos em nossas mãos a livre escolha de agir conforme Ele ou não. Nós nos assemelhamos a Deus Pai quando agimos como Ele age; por isso temos que agir no amor.
O Espírito quer nos reconstruir de tudo o que o pecado destruiu em nós. Ele é o único portador da vida nova contida em Deus. Tudo o que fazemos deve ser regido pelo Espírito Paráclito, seja no nosso trabalho, seja em nossa casa, mesmo nas maiores dificuldades.
O dom da fortaleza é o dom de vivermos com fidelidade a nossa fé diante de qualquer situação, mesmo diante do martírio. “Nada temas diante daquilo que estás a viver.” O Espírito Santo de Deus faz de nós homens e mulheres de têmpera. Nada pode fazer com que neguemos a nossa fé em Jesus Cristo.
Em Pentecostes, os discípulos estavam trancados com muito medo, mas algo surpreendente aconteceu: o derramamento do Espírito Santo, e isso deu um novo vigor a eles. Da mesma forma e intensidade, Deus espera que também escancaremos as portas do nosso coração a Ele!Precisamos perdoar sempre. Se achamos que é difícil fazer isso e não conseguimos, é porque nos falta o Paráclito para nos ajudar nessa tarefa. N'Ele não podemos permanecer como antes. Depois que experimentamos o batismo no Espírito somos os primeiros a ser convidados a dar passos em relação àquelas pessoas mais difíceis.
Deus nos pede radicalidade! Estamos preocupados apenas em ter e não com a nossa alma, precisamos nos abrir ao Espírito. Precisamos ser portadores d'Ele em nossas família.
Na Canção Nova, aprendemos, com o monsenhor Jonas, a logo pela manhã, dizer “Bom dia, Espírito Santo,” para que a partir daí O experimentemos durante todo o dia todo.
Os dons carismáticos nos ajudam a suportar e a superar as dificuldades. Quando clamamos de forma humilde Deus nos ouve. Somos da escola de Jesus, e Ele passou pela dor extrema, e nós Seus seguidores também trilharemos esse caminho, mas o superaremos como amor.
“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém,” somos, em Cristo, chamados a viver uma vida na radicalidade do Evangelho. Jesus nos deu a vida para que n'Ele possamos viver a vida nova. Precisamos, portanto, de coragem, até mesmo quando o assunto for a castidade. A nossa luta será recompensada pela fidelidade a Deus: Não desanimemos, para Deus tudo tem jeito!
“O Espírito prepara para o Senhor um povo bem disposto
Mazinho e Ciliane

CHEGAMOS AO TEMPO DOS FRUTOS



O Reino de Deus está próximo. Ele está às portas. O próprio Jesus explicou na parábola que o Reino dos céus é assim: a força da terra faz com que a semente desabroche, cresça, se desenvolva, dê folhas, flores e frutos. Aí o agricultor vem e colhe.
Foi isso que Jesus fez. Ele veio uma primeira vez: o “Reino do Céu” chegou até nós. Ele semeou entre nós a semente do Reino de Deus. Não calculávamos que fosse preciso tanto tempo... as boas plantas levam anos para dar fruto. Jesus semeou o Reino e o regou com o Seu sangue. Ele tem cultivado durante todos esses séculos a boa semente do Reino.
Demorou todo esse tempo, mas, graças a Deus, já estamos no tempo da colheita. Chegamos ao tempo dos frutos. Essa semente foi cultivada e regada também com o sangue de muitos mártires, com a vida de tantos santos, com o suor, com as lágrimas, com o sangue de muitas pessoas que se dedicaram, que investiram sua vida no Reino de Deus. Agora, graças a Deus, já está chegando o “agricultor”. O Senhor está vindo para colher. Chegou a hora! O Reino de Deus está próximo. Nossa missão é clamar: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”.

Monsenhor Jonas Abib

A VIDA NOVA COMEÇA DENTRO DE VOCE


Hoje você precisa optar por uma vida nova, e é por Jesus que essa decisão deve ser tomada a cada dia. Por amor a Ele é que devemos assumir essa condição em nossa vida.
O Senhor nos fala, com a ajuda de parábolas, como é que o Reino de Deus se instaura em nosso coração. E o nosso coração deve estar preparado para recebê-Lo, pois só um coração fértil será capaz de semear o que Ele nos oferece, sem deixar que o inimigo semeie algo ruim dentro dele.
Por isso, eu lhe pergunto: Qual semente está sendo plantada hoje no seu coração? Será que da forma que foi plantada, ela dará frutos ou hoje você tem semeado em terra infértil? Muitas vezes, no meio da boa plantação surge o joio, que quer ocupar nosso coração com coisas ruins, pois assim não restará espaço para as coisas, das quais nossa vida realmente necessita.
Infelizmente, acabamos deixando que o joio tome nosso coração e, diante do desespero, buscamos refúgio em soluções que não são a vontade de Deus.
Mas o Altíssimo tem o tempo para tudo, inclusive para retirar as coisas ruins de nosso coração. Não queira ser como o ceifador da parábola do “joio e o trigo”, pois decisões baseadas na sua vontade podem levá-lo a consequências ainda piores.
Abra-se à vontade de Deus, permita que Ele trabalhe no seu coração e lhe mostre a direção a seguir hoje. Só Ele é capaz de saber o que retirar e a melhor forma de fazer isso, pois, muitas vezes, ao tentar arrancar o joio você pode se arriscar a tirar o trigo.
Essa é a realidade de todo coração no qual a semente de Deus é plantada. Dentro de nós existem tanto o joio como o trigo, e não cabe a nós, tomados pela autossuficiência, arriscar a fecundidade da semente de Deus fazendo a nossa vontade.
Cada um de nós precisa deixar o Reino de Deus crescer dentro de nós, porém, é mais fácil apontar os erros e a miséria do nosso irmão. Apontar para nós mesmos e aceitar nossas fraquezas é uma tarefa muito maior, pois mais do que conhecer o próximo, nosso maior desafio é conhecer a nós mesmos.
A batalha pela santificação não é fácil, pois, ao iniciá-la, vamos nos deparar com a nossa verdadeira cruz. E a maior prova de que você assumiu o seu "eu cristão" não se dá pela aprovação de outras pessoas, mas sim por seus atos. Atos esses que devem ser fundamentais na conversão da sua vida.
Não somos capacitados por Deus para julgar, mas sim para aceitá-Lo em nossa vida e, a partir daí, ser melhores fazendo a diferença na vida do nosso irmão.
Você é responsável pelas suas escolhas, inclusive as suas amizades. Hoje, quantos amigos o convidam para experimentar o amor de Deus? Escolha-O, mesmo nas coisas mais simples da sua vida.
Dê o primeiro passo, escolha o bem, pois essa deve ser a sua luta. O bem pode ser feito de inúmeras formas, mas ainda não estamos prontos para isso, por essa razão devemos pedir todos os dias a ação do Espírito Santo para que sejamos canais da graça na vida do próximo e recebamos as graças de que necessitamos para ser transformados.
Ricardo de Sá