domingo, 20 de fevereiro de 2011

QUANDO É HORA DE FALAR E DE CALAR?

Há quem se cale e é considerado sábio, e quem se torne odioso pela intemperança no falar” (Eclo 20,5).
Uma palavra certa, na hora certa, é um bálsamo para o coração, mas uma palavra não certa, pode causar grande estrago. Somente o Espírito Santo de Deus pode nos dar o equilíbrio no falar e no silenciar.
Vamos hoje ficar atentos às nossas inclinações, porque geralmente falamos muito e, às vezes, até o que não devemos. Tomemos por modelo hoje para a nossa vida a Virgem Maria, que era pronta em escutar, e ao fazê-lo bem sabia dar as respostas precisas e essenciais.
Oremos hoje assim: Espírito Santo, ensina-nos a hora certa de falar e a de silenciar. Dá-me ouvido de discípulo.
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago

PELO BATISMO NOS TORNAMOS LUZ DO CÉU NA TERRA



A Palavra do Evangelho meditada hoje está em Marcos 16, 15-20:
 
15. Então Jesus disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Notícia a toda a humanidade.
16. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado.
17. Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;
18. se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados».
19. Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi arrebatado ao céu e sentou-Se à direita de Deus.
20. Os discípulos então saíram e pregaram por toda a parte. O Senhor ajudava-os e, por meio dos sinais que os acompanhavam, provava que o seu ensinamento era verdadeiro.
Essa passagem bíblica tem força de renovação! A expulsão de demônios, a oração em línguas e outros sinais são promessas feitas a todos aqueles que são batizados e para quem crê no Senhor. O batismo é o fundamento de tudo aquilo que nós cristãos vivemos. E o que é um fundamento? Você não constrói nada sem os fundamentos, não tem como construir uma casa sem o seu alicerce.
A sua salvação depende do seu batismo, sim. Esse sacramento não é um simples rito, é uma consagração a Deus. O que essa graça faz por nós? Por meio dele, somos libertados dos nossos pecados. Ninguém tem forças para se libertar do próprio pecado, a não ser pela graça de Deus Pai.
No momento em que somos batizados, nos tornamos membros do Corpo de Cristo. Aonde chega um batizado, o céu chega com ele, pois se torna luz de Deus. Batizar significa "emergir". Por isso as pessoas são imersas na água. A água também é um símbolo da morte, ou seja, com o batismo morremos para o pecado.
É um dever da Igreja batizar você, pois o batismo faz uma reviravolta na sua vida. E se você já é batizado, renove pela fé o “sim” que seus pais deram para você nessa consagração. Esse sacramento não apenas tira os nossos pecados, mas também nos fortalece para enfrentar o pecado, ressuscitamos com ele!
Depois que nascemos para Deus, precisamos do alimento para permanecer firmes. Você precisa da comunhão para perseverar. Renove a graça do batismo no dia de hoje, receba esses sinais que estão na passagem meditada hoje para alcançar a salvação.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

AMA TEU PROXIMO E COMPARTILHA O TEU MILHO

O amor começa com as pessoas mais próximas a nó
Sabemos que devemos amar, porém, muitas vezes, não encontramos o caminho para começar a fazê-lo. Conhecemos o objetivo, no entanto, nem sempre está em nossas mãos a estratégia.
A resposta achamos no Novo Testamento:
Jesus disse: "Ama teu próximo"... É dizer, ao mais perto, o que está a seu alcance fazer por ele.
São Paulo, por sua parte, expressa: "Ama a todos, porém, especialmente os irmãos na fé" (Gal 6, 10).
São Pedro: quando o pescador de Cafarnaum teve êxito naquela pesca tão abundante, cujas redes quase se romperam, não capturou todos os peixes para si, mas compartilhou seu sucesso com seus companheiros que estavam do outro lado da orla. O milagre consistiu em que a barca dos outros também ficara repleta, sem que a de Pedro tivesse menos peixes.
Em uma ocasião, um jovem repórter perguntou a um fazendeiro na Argentina se ele poderia revelar o segredo do porquê, ano após ano, vencera o concurso nacional para o melhor produtor de milho. O lavrador, muito simples, confessou:- "É que eu compartilho minhas sementes com os vizinhos".
- "Mas por que você compartilhar suas sementes com seus vizinhos, se eles também entram na mesma competição?", retrucou o repórter.
- "Veja, jovem, - disse o agricultor olhando para aqueles imensos campos – o vento que vai daqui para lá logo regressa de lá para cá e leva o pólem do milho maduro de um campo a outro. Se meus vizinhos cultivassem um milho de qualidade inferior, a polinização cruzada degradaria a qualidade do minha plantação [milho]. Se vou semear um bom milho, devo ajudar para que meus vizinhos também o façam". O amor começa com as pessoas mais próximas a nós; é com elas que começamos a compartilhar "nossos milhos" para formar um tecido do corpo, onde se vive o Reino de Deus.
O Bom Samaritano não foi chamado para salvar todos os moribundos, apenas um foi encontrado na estrada (cf. Lucas 10, 33-35).
Aqueles que pretendem viver bem, devem apoiar aqueles que estão perto deles. E quem optar por ser feliz deve ajudar seus irmãos e amigos a encontrar a felicidade, porque a fortuna de cada um está hipotecada ao bem-estar daqueles que o cercam. Os países que querem progredir, devem incentivar os seus vizinhos a fazer o mesmo também.
Não é construindo cercas ou muros nas fronteiras que faremos progressos, mas compartilhando o "milho" da nossa alegria, paz e desenvolvimento com o mais próximo. Desta forma, vamos crescer pessoalmente e juntos com mais força.Senhor Jesus, Tu participaste Tua divindade conosco, para nos ensinar a viver como filhos de Deus. Ensina-nos a partilhar a nossa humanidade com os outros, nossos dons e talentos, o nosso material, espiritual e intelectual.
Eu quero aprender a compartilhar o "milho" do meu tempo, minha capacidade de ouvir, a minha solidariedade, e os segredos de meus sucessos e triunfos com aqueles mais próximos a mim. Não me deixe, Senhor, construir muros para defender-me, porque eles me afastam de meus irmãos, que são Seus filhos.
Que o vento impetuoso do Teu Espírito Santo leve, daqui para lá e de lá para cá, a riqueza do melhor de nós mesmos, começando com aqueles mais próximos a nós.
José H Prado Flores